Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Anura: lá vem o sapo para ver o que é que há...

 

27/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o posicionamento taxonômico dos sapos na classificação dos seres vivos;
  • Verificar as relações ecológicas nas quais os sapos estão inseridos;
  • Compreender o desenvolvimento indireto dos anfíbios;
Duração das atividades
3 aulas de 45 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré-requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos seus alunos por que o grupo dos sapos, rãs e pererecas é chamado de anfíbio. Discuta a relação da palavra anfíbio e dos estágios de vida tão diferentes destes animais.

Os sapos vivem na natureza, e podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, apresentando características bastante incomuns para sobreviver em situações extremas. São carnívoros e portanto predadores, com importante papel na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Por passarem uma parte da vida dentro da água e outra no meio terrestre, são bastante estudados na tentativa de compreensão da evolução: como a vida surge na água e o desenvolvimento de estruturas que permitem a sobrevivência fora da água.

O professor pode fazer uma breve explanação sobre as características desta classe de vertebrados cordados antes de introduzir as atividades.

Uma sugestão: Os anfíbios são animais vertebrados que têm por característica mais marcante seu ciclo de vida, que se divide em duas fases: uma aquática e outra terrestre. Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático de água doce e respiração branquial. Quando adultos, após a metamorfose, a dependência da água é superada parcialmente, e estes animais podem  viver em habitat terrestre. Apesar de passarem à respiração pulmonar, os representantes dessa classe possuem uma superfície alveolar muito pequena, que não supre a demanda gasosa do animal, sendo complementada pela respiração cutânea, e para tanto possuem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida.

Para mais informações sobre anfíbios, o artigo da wikipedia disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anfíbios (acessado em 11/08/2010) pode ser de alguma ajuda.

Atividade 1

Após esta introdução, leve os alunos ao laboratório de informática e apresente os seguintes recursos:

Anfíbio: Anura: Ceratophrys aurita (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15881 acessado em 10/08/2010).

Anfíbio: Anura: Brachycephalus ephippium (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15835 acessado em 10/08/2010). 

Anfíbio: Anura: Rhinella veredas(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15204 acessado em 10/08/2010).

Anfíbio: Anura: Rhinella ocellata(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15152 acessado em 10/08/2010).

Anfíbio: Anura: Rhinella marina (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15151 acessado em 10/08/2010).

Anfíbio: Anura: Rhinella icterica (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15150 acessado em 10/08/2010).

Anfíbio: Anura: Rhinella arenarum (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15767 acessado em 10/08/2010). 

Anfíbio: Anura: Melanophryniscus moreirae (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15751 acessado em 10/08/2010).

Anfíbio: Anura: Melanophryniscus cambaraensis: comportamento de defesa  (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15652 acessado em 10/08/2010). 

Salamandras http://www.youtube.com/watch?v=Oy_bsegISeM (acessado em 10/08/2010). 

Tritões http://www.youtube.com/watch?v=jzyWCQiou2E (acessado em 10/08/2010). 

Cobra-cega (Gymnophiona) http://www.youtube.com/watch?v=sRsV8HO0-Eo (acessado em 10/08/2010).

Perereca (Agalychnis callidryas) http://www.youtube.com/watch?v=O2dAlOPVeUk (acessado em 10/08/2010).  

A partir da observação dos diferentes animais, reúna os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça que listem as características semelhantes e as diferenças percebidas nos exemplares.

Peça que construam uma wiki com os dados observados, confrontando-os com os dados de uma pesquisa sobre as 3 ordens de anfíbios (Anura, Gymnophiona ou ápoda e Urodela). Uma sugestão é que pesquisem na própria wikipedia.

Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anura   (acessado em 10/08/2010).  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gymnophiona  (acessado em 10/08/2010).  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Urodela (acessado em 10/08/2010).  

Nestes endereços você poderá criar suas wikis http://wiki.org/ (acessado em 10/08/2010) e http://www.wiki.com (acessado em 10/08/2010).

Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  (acessado em 10/08/2010).

O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 10/08/2010).

Atividade 2

O desenvolvimento indireto da grande maioria dos anfíbios é uma das principais características desta classe. No laboratório de informática, peça aos seus alunos que acessem os vídeos que apresentam a reprodução e desenvolvimento dos animais da ordem urodela.

http://www.youtube.com/watch?v=QFTCDDL_VlI (acessado em 10/08/2010) apresentando imagem de girinos.   

http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8 (acessado em 10/08/2010) video explicativo de como nascem os sapos.  

http://www.youtube.com/watch?v=S1pdOrVKjXo (acessado em 10/08/2010) contém uma sequência de imagens com a metamorfose dos girinos.  

http://www.youtube.com/watch?v=l6StY8zEcck (acessado em 10/08/2010) também apresenta a metamorfose em anfíbios. 

Depois de assistir ao vídeo, peça que se dividam em grupos de 4 a 5 alunos e criem em uma folha destacada do caderno, um quadro comparativo com a reprodução e desenvolvimento de outros grupos de animais já estudados.

Se o professor sentir que está havendo dificuldade, pode partir de exemplos como no caso humano. Fale sobre como ocorre a fecundação, interna, dentro do corpo da mulher, assim como o desenvolvimento do bebê, dentro do corpo da mulher, e depois de nascer, não sofre uma metamorfose radical, passando por estágio de larvas. O professor pode direcionar esta atividade colocando alguns animais como peixes, aves, mamíferos, mosquitos e solicitar que preencham o quadro.

Depois de fazer o quadro, como maneira de socializar, o professor pode pedir para cada um dos grupos apresentar a forma de fecundação e desenvolvimento de um dos animais relacionados.

Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:

  • Relações intra-específicas harmônicas: Sociedades e Colônias;
  • Relações interespecíficas harmónicas: Simbiose ou mutualismo;
  • Protocooperação; Inquilinismo ou epibiose e Comensalismo;
  • Relações interespecíficas desarmônicas: Amensalismo ou antibiose; Predatismo; Herbivorismo; Parasitismo e Sinfilia ou esclavagismo;
  • Relações intra-específicas desarmônicas: Competição e Canibalismo.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010)

Após apresentar os principais tipos de relações ecológicas, divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que pesquisem em que tipo de relações ecológicas os sapos aparecem e qual sua importância para a manutenção do equilíbrio destas relações. Solicite que montem uma apresentação em conjunto apresentando estas relações com exemplos.

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em   http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010) 

Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point(acessado em 10/08/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office. 

Existem algumas curiosidades interessantes dentre os sapos, rãs e pererecas que podem estimular os alunos e tormar a aula mais atrativa. Depois das atividades 1 e 2, apresente estas curiosidades. Entre os sapos, rãs e pererecas existem muitos extremamente venenosos. Grande parte deles apresenta uma coloração diferenciada bastante chamativa como alerta. Esse vídeo a seguir apresenta uma sequência de imagens de sapos, rãs e pererecas venenosas com sua colorações bastante chamativas.

http://www.youtube.com/watch?v=-uhtEbdMCLA (Acessado em 11/08/2010).

Por que os sapos cantam? É verdade que o sapo lança uma substância que pode cegar? O vídeo a seguir apresenta uma reportagem com um cientista especialista em sapos. http://www.youtube.com/watch?v=BQoqohR0s-M  (Acessado em 11/08/2010)

Após assistir a estes vídeos, discuta com seus alunos sobre a função do veneno do sapo para sua sobrevivência. É importante que os alunos percebam que as cores chamativas servem como alerta, e o veneno, no caso dos sapos, não serve como mecanismo de ataque, mas de defesa de predadores.

Atividade 3

Após a realização das atividades 1 e 2, como uma forma de sintetizar todo o conteúdo trabalhado nesta aula, divida a turma em rupos de 4 a 5 alunos e solicite aos grupos que se organizem montando um mapa conceitual englobando todos os assuntos.

Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . O Cmap tool é uma ferramenta didática para a construção de mapas coceituais, que apresentam a informação de forma visual, clara e resumida Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. 

Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/08/2010).

A turma agora está mais familiarizada com os anfíbios e suas relações ecológicas. A partir das produções desenvolvidas pelos alunos, estabeleça relações comparativas com as demais classes de cordados, apontando as semelhanças e diferenças entre elas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Anfíbio: Anura: Melanophryniscus moreirae Imagem
Anfíbio: Anura: Ceratophrys aurita Imagem
Anfíbio: Anura: Brachycephalus ephippium Imagem
Anfíbio: Anura: Rhinella veredas Imagem
Anfíbio: Anura: Rhinella arenarum Imagem
Anfíbio: Anura: Rhinella icterica Imagem
Anfíbio: Anura: Rhinella marina Imagem
Anfíbio: Anura: Rhinella ocellata Imagem
Anfíbio: Anura: Melanophryniscus cambaraensis: comportamento de defesa Imagem
Recursos Complementares

Alguns vídeos complementares que podem auxiliar na compreensão deste conteúdo

 http://www.youtube.com/watch?v=wXqK5QulbJ8 neste vídeo, pode-se observar a ação dos sapos como predadores a partir de seus hábitos alimentares.

Este outro vídeo em 3 partes apresenta as principais características dos anfíbios de forma simples e bem exemplificada, com muitas curiosidades.

http://www.youtube.com/watch?v=xZkTQMEzmgY(parte1)

http://www.youtube.com/watch?v=hSFPnSIeDl0&NR=1 (parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=YRwLYKMC4Ks&NR=1 ´(parte 3)

Avaliação

O professor deverá estabelecer os critérios de avaliação de forma participativa com a turma, de forma que estes critérios estejam claros e que o grupo se comprometa com as atividades. O interesse pelo conteúdo deve ser estimulado pelo professor durante a realização das atividades, apontando os caminhos e possibilidades, auxiliando o alunos a transpor suas dificuldades.

Como sugestão dos critérios de avaliação:

  • participação das atividades;
  • clareza nas apresentações;
  • comprometimento com seus colegas de grupo durante o desenvolvimento das atividades;
  • capacidade de síntese das informações e capacidade de relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos integrando as atividades;
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.