27/09/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Não há pré-requisitos para esta aula
Inicie a aula perguntando aos seus alunos por que o grupo dos sapos, rãs e pererecas é chamado de anfíbio. Discuta a relação da palavra anfíbio e dos estágios de vida tão diferentes destes animais.
Os sapos vivem na natureza, e podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, apresentando características bastante incomuns para sobreviver em situações extremas. São carnívoros e portanto predadores, com importante papel na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Por passarem uma parte da vida dentro da água e outra no meio terrestre, são bastante estudados na tentativa de compreensão da evolução: como a vida surge na água e o desenvolvimento de estruturas que permitem a sobrevivência fora da água.
O professor pode fazer uma breve explanação sobre as características desta classe de vertebrados cordados antes de introduzir as atividades.
Uma sugestão: Os anfíbios são animais vertebrados que têm por característica mais marcante seu ciclo de vida, que se divide em duas fases: uma aquática e outra terrestre. Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático de água doce e respiração branquial. Quando adultos, após a metamorfose, a dependência da água é superada parcialmente, e estes animais podem viver em habitat terrestre. Apesar de passarem à respiração pulmonar, os representantes dessa classe possuem uma superfície alveolar muito pequena, que não supre a demanda gasosa do animal, sendo complementada pela respiração cutânea, e para tanto possuem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida.
Para mais informações sobre anfíbios, o artigo da wikipedia disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anfíbios (acessado em 11/08/2010) pode ser de alguma ajuda.
Atividade 1
Após esta introdução, leve os alunos ao laboratório de informática e apresente os seguintes recursos:
Anfíbio: Anura: Ceratophrys aurita (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15881 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Brachycephalus ephippium (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15835 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Rhinella veredas(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15204 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Rhinella ocellata(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15152 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Rhinella marina (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15151 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Rhinella icterica (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15150 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Rhinella arenarum (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15767 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Melanophryniscus moreirae (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15751 acessado em 10/08/2010).
Anfíbio: Anura: Melanophryniscus cambaraensis: comportamento de defesa (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15652 acessado em 10/08/2010).
Salamandras http://www.youtube.com/watch?v=Oy_bsegISeM (acessado em 10/08/2010).
Tritões http://www.youtube.com/watch?v=jzyWCQiou2E (acessado em 10/08/2010).
Cobra-cega (Gymnophiona) http://www.youtube.com/watch?v=sRsV8HO0-Eo (acessado em 10/08/2010).
Perereca (Agalychnis callidryas) http://www.youtube.com/watch?v=O2dAlOPVeUk (acessado em 10/08/2010).
A partir da observação dos diferentes animais, reúna os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça que listem as características semelhantes e as diferenças percebidas nos exemplares.
Peça que construam uma wiki com os dados observados, confrontando-os com os dados de uma pesquisa sobre as 3 ordens de anfíbios (Anura, Gymnophiona ou ápoda e Urodela). Uma sugestão é que pesquisem na própria wikipedia.
Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anura (acessado em 10/08/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gymnophiona (acessado em 10/08/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Urodela (acessado em 10/08/2010).
Nestes endereços você poderá criar suas wikis http://wiki.org/ (acessado em 10/08/2010) e http://www.wiki.com (acessado em 10/08/2010).
Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI (acessado em 10/08/2010).
O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 10/08/2010).
Atividade 2
O desenvolvimento indireto da grande maioria dos anfíbios é uma das principais características desta classe. No laboratório de informática, peça aos seus alunos que acessem os vídeos que apresentam a reprodução e desenvolvimento dos animais da ordem urodela.
http://www.youtube.com/watch?v=QFTCDDL_VlI (acessado em 10/08/2010) apresentando imagem de girinos.
http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8 (acessado em 10/08/2010) video explicativo de como nascem os sapos.
http://www.youtube.com/watch?v=S1pdOrVKjXo (acessado em 10/08/2010) contém uma sequência de imagens com a metamorfose dos girinos.
http://www.youtube.com/watch?v=l6StY8zEcck (acessado em 10/08/2010) também apresenta a metamorfose em anfíbios.
Depois de assistir ao vídeo, peça que se dividam em grupos de 4 a 5 alunos e criem em uma folha destacada do caderno, um quadro comparativo com a reprodução e desenvolvimento de outros grupos de animais já estudados.
Se o professor sentir que está havendo dificuldade, pode partir de exemplos como no caso humano. Fale sobre como ocorre a fecundação, interna, dentro do corpo da mulher, assim como o desenvolvimento do bebê, dentro do corpo da mulher, e depois de nascer, não sofre uma metamorfose radical, passando por estágio de larvas. O professor pode direcionar esta atividade colocando alguns animais como peixes, aves, mamíferos, mosquitos e solicitar que preencham o quadro.
Depois de fazer o quadro, como maneira de socializar, o professor pode pedir para cada um dos grupos apresentar a forma de fecundação e desenvolvimento de um dos animais relacionados.
Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010)
Após apresentar os principais tipos de relações ecológicas, divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que pesquisem em que tipo de relações ecológicas os sapos aparecem e qual sua importância para a manutenção do equilíbrio destas relações. Solicite que montem uma apresentação em conjunto apresentando estas relações com exemplos.
A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010)
Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/08/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point(acessado em 10/08/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.
Existem algumas curiosidades interessantes dentre os sapos, rãs e pererecas que podem estimular os alunos e tormar a aula mais atrativa. Depois das atividades 1 e 2, apresente estas curiosidades. Entre os sapos, rãs e pererecas existem muitos extremamente venenosos. Grande parte deles apresenta uma coloração diferenciada bastante chamativa como alerta. Esse vídeo a seguir apresenta uma sequência de imagens de sapos, rãs e pererecas venenosas com sua colorações bastante chamativas.
http://www.youtube.com/watch?v=-uhtEbdMCLA (Acessado em 11/08/2010).
Por que os sapos cantam? É verdade que o sapo lança uma substância que pode cegar? O vídeo a seguir apresenta uma reportagem com um cientista especialista em sapos. http://www.youtube.com/watch?v=BQoqohR0s-M (Acessado em 11/08/2010)
Após assistir a estes vídeos, discuta com seus alunos sobre a função do veneno do sapo para sua sobrevivência. É importante que os alunos percebam que as cores chamativas servem como alerta, e o veneno, no caso dos sapos, não serve como mecanismo de ataque, mas de defesa de predadores.
Atividade 3
Após a realização das atividades 1 e 2, como uma forma de sintetizar todo o conteúdo trabalhado nesta aula, divida a turma em rupos de 4 a 5 alunos e solicite aos grupos que se organizem montando um mapa conceitual englobando todos os assuntos.
Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . O Cmap tool é uma ferramenta didática para a construção de mapas coceituais, que apresentam a informação de forma visual, clara e resumida Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros.
Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/08/2010).
A turma agora está mais familiarizada com os anfíbios e suas relações ecológicas. A partir das produções desenvolvidas pelos alunos, estabeleça relações comparativas com as demais classes de cordados, apontando as semelhanças e diferenças entre elas.
Nome | Tipo |
---|---|
Anfíbio: Anura: Melanophryniscus moreirae | Imagem |
Anfíbio: Anura: Ceratophrys aurita | Imagem |
Anfíbio: Anura: Brachycephalus ephippium | Imagem |
Anfíbio: Anura: Rhinella veredas | Imagem |
Anfíbio: Anura: Rhinella arenarum | Imagem |
Anfíbio: Anura: Rhinella icterica | Imagem |
Anfíbio: Anura: Rhinella marina | Imagem |
Anfíbio: Anura: Rhinella ocellata | Imagem |
Anfíbio: Anura: Melanophryniscus cambaraensis: comportamento de defesa | Imagem |
Alguns vídeos complementares que podem auxiliar na compreensão deste conteúdo
http://www.youtube.com/watch?v=wXqK5QulbJ8 neste vídeo, pode-se observar a ação dos sapos como predadores a partir de seus hábitos alimentares.
Este outro vídeo em 3 partes apresenta as principais características dos anfíbios de forma simples e bem exemplificada, com muitas curiosidades.
http://www.youtube.com/watch?v=xZkTQMEzmgY(parte1)
O professor deverá estabelecer os critérios de avaliação de forma participativa com a turma, de forma que estes critérios estejam claros e que o grupo se comprometa com as atividades. O interesse pelo conteúdo deve ser estimulado pelo professor durante a realização das atividades, apontando os caminhos e possibilidades, auxiliando o alunos a transpor suas dificuldades.
Como sugestão dos critérios de avaliação:
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