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Evidências da evolução

 

27/09/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§   Definir as evidências da evolução.

§  Relacionar as evidências da evolução com as descobertas mais recentes que os paleontólogos já publicaram.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Criacionismo e evolucionismo. Teorias da evolução.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula levando os alunos ao laboratório de informática. Acesse o infográfico “Árvore da Vida”, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/arvore-vida-432386.shtml (acessado dia 08/08/10). De que maneira os pesquisadores concluíram que as espécies surgiram nesta ordem e nesta época geológica? Peça que os alunos contribuam com suas opiniões (conhecimento prévio que detém do tema) oralmente.

 

 ATIVIDADE  1

Para aprofundar e sistematizar o conhecimento sobre as evidências da evolução, encomende aos alunos uma pesquisa direcionada (há uma série de sítios interessantes para a pesquisa, indicados nos recursos adicionais). Os alunos poderão realizar esta atividade no laboratório de informática, em grupos de três a quatro alunos. Ao final da atividade, devem sintetizar um texto com suas próprias palavras, referenciando os sítios que pesquisaram. Este texto deve ser publicado em um blog. Ao criar um blog, os alunos podem sistematizar as pesquisas que fizeram, exercitar o poder de síntese textual e divulgar conhecimento para toda a rede mundial de computadores.

 

 O blog é um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No site

www.escolabr.com, existem muitas sugestões de sites para o trabalho com blogs e a orientação pedagógica para isso. Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198     e http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388 

(acessado  dia 10/08/10).

 

 ATIVIDADE 2     

 Leve os alunos ao laboratório de informática, instrua-os a abrir a webquest sugerida abaixo.

Webquest Brasil, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=17681&id_pagina=1 (acessado em 09/08/10).  Esta webquest vai trabalhar com os conceitos de evolução que os alunos já devem ter conhecimento, entretanto, propõe pesquisa e aprofundamento sobre o tema. Eles poderão realizar as tarefas solicitadas dentro dos mesmos grupos da atividade anterior. As respostas devem ser registradas e publicadas no blog já aberto pelos alunos. 

 Afinal, o que é Webquest?

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org caso o professor deseje criar e postar sua Webquest personalizada. Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9 (acessado dia 18/06/10).  

Outro tutorial (documento PDF) interessante encontra-se disponível em:  

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (acessado dia 12/06/10).   A Webquest sugerida abaixo encontra-se na língua inglesa, entretanto, se o professor usar o navegador Chrome, há a possibilidade de tradução automática, facilitando a leitura das tarefas propostas aos alunos. PBS, disponível em:

 http://www.pbs.org/wgbh/evolution/educators/lessons/lesson3/act2.html (acessado em 09/08/10). 

    

 Ainda no laboratório de informática, teste os conhecimentos dos alunos acerca do tema. Mostre a eles o recurso abaixo.

Crânio do dinossauro 

 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3324 (acessado dia 09/08/10). Então questione-os: Como que os pesquisadores relacionaram o crânio encontrado (dinossauro) com os demais répteis? Que evidências evolutivas estão correlacionadas neste conhecimento? Peça que os alunos escrevam suas conclusões e publiquem no blog.  

ATIVIDADE 3

 Peça que os alunos selecionem uma das evidências da evolução estudadas. Eles devem em grupo encontrar uma maneira de explicá-la visualmente (fotografias, fotomontagens, desenhos, charges, história em quadrinho, etc).  Marque um dia para que eles apresentem suas criações para a turma e depois instrua-os a digitalizar estas imagens e publicar no blog.

 

Reúna os alunos em sala de aula e levante com eles as principais evidências da evolução. O professor poderá listar cada conceito que os alunos falarem no quadro. Depois de listados, debata com os alunos que exemplos podem ser dados de cada evidência. Será que as modificações ambientais causadas pelo ser humano podem  influenciar algumas dessas evidências? Estas evidências apareceram na história evolutiva do ser humano? O resultado deste debate também poderá ser sintetizado na forma de texto de opinião própria e publicado pelos alunos no blog. 

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor poderá contar com a disciplina de geografia (contatando o colega desta área) para enriquecer esta temática. Por exemplo, a geografia pode contribuir com as modificações do relevo ao longo da evolução da Terra, as descobertas fósseis e o tipo de solo onde é encontrado e as interações antrópicas sobre o relevo e o impacto que causam nos registros fósseis.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Crânio do dinossauro Animação/simulação
Recursos Complementares

Revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/tempo-geologico-432383.shtml    (acessado dia 10/08/10). 

Revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/festa-fosseis-475521.shtml (acessado dia 10/08/10). 

Wikipédia, disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Evidências_da_evolução (acessado dia 10/08/10). 

Brasil Escola, Evidências da evolução, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/evidencias-evolucao-biologica.htm (acessado dia 10/08/10). 

 Ateus net, evolução biológica, disponível em: http://ateus.net/artigos/ciencia/a-evolucao-biologica/ (acessado dia 10/08/10). 

You tube, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9nYLF4Rps80 (acessado dia 10/08/10).   

Avaliação

A avaliação poderá se dar sobre as produções e participações dos alunos. Para tanto, é interessante que o professor divulgue aos alunos que critérios irão ser observados em cada atividade. Por exemplo, na atividade de pesquisa direcionada e criação de blog, o professor poderá observar: criatividade, organização, poder de síntese textual, número de sítios pesquisados, profundidade da abordagem do tema, se o conteúdo está correto, etc. Na atividade Webquest os mesmos critérios podem ser utilizados, adicionando o trabalho de equipe e a pontualidade na entrega das tarefas. E na atividade de criação de elemento visual o professor poderá avaliar a criatividade, a correlação com o tema estudado, a profundidade que abordaram o tema via imagem e o trabalho em equipe.

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