Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que é dança?

 

11/11/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a dança enquanto elemento artístico-cultural presente nas mais diversas culturas e nos mais diversos períodos históricos da civilização.

Conceituar o termo “dança”.  

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula reunindo os alunos em uma sala com recursos multimidia e apresentar os vídeos que seguem:  

Balé:

http://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE

Dança de salão:  

http://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38    

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/03/foto-valsa-danca-de-salao-1.jpg&imgrefurl=http://www.bicodocorvo.com.br/cultura/musica/valsa-danca-de-salao&h=450&w=300&sz=11&tbnid=gvsbhJJ69dP_1M:&tbnh=127&tbnw=85&prev=/images%3Fq%3Dvalsa&zoom=1&usg=__SRXiEP4dZkzNL-I_NNLW93-QrHg=&sa=X&ei=n7dvTJaBOMKBlAfznpi_Dg&ved=0CDUQ9QEwBg  

Dança contemporânea

http://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related

Street dance

http://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE

(Acessos dia 18 de agosto de 2010).

Ao término das apresentações, o professor iniciará um debate com a turma acerca dos vídeos e seu conhecimento sobre as práticas apresentadas, lançando algumas questões norteadoras da discussão: O que estas pessoas estão fazendo? Qual o contexto social onde estas práticas estão inseridas? O que elas representam? Quais destas práticas vocês conhecem? Direcionar as discussões no sentido de que estas práticas sociais são denominadas danças, inseridas nos mais diversos períodos históricos e culturais, sendo usadas para representar vários momentos históricos através do movimento corporal.

Atividade 2:

O professor deverá dividir os alunos em 4 grupos e solicitar uma pesquisa das modalidades de dança apresentadas e do período histórico de sua criação, onde deverá conter:

  • origem histórica;
  • principais passos;
  • curiosidades.

Estas pesquisas deverão ser apresentadas em um círculo de discussão, onde os alunos irão explanar os resultados das pesquisas para os colegas, respondendo às perguntas que serão feitas pelo professor:

  • Qual o estilo (modalidade) de dança que vocês pesquisaram?
  • Onde e quando esta foi criada e porquê?
  • Quais são as características dos passos desta dança?
  • Existe alguma curiosidade sobre esta dança?

Os alunos deverão responder a estas perguntas, sendo que o professor deverá abrir um espaço para questionamentos da turma.

Sugestão de sites para orientação das pesquisas:

http://danseur.br.tripod.com/index_arquivos/ballet.htm

http://www.sitedasartes.hpg.ig.com.br/bale.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balé

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dança_de_salão

http://pt.shvoong.com/humanities/1654074-história-da-dança-salão/

http://www.clertonvieiraproducoes.com/curiosidades-pag2.htm

http://www.jornaldeteatro.com.br/materias/danca/427-identidade-danca-contemporanea-brasileira.html

http://www.dancaderuabrasil.co.cc/2009/02/historia-do-street-dance.html 

http://www.efdeportes.com/efd104/street-dance.htm

http://uaibaledeminas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57

(Acessos dia 18 de agosto de 2010).

Atividade 3

Vivência das modalidades apresentadas: o professor deverá organizar, junto aos alunos que realizaram as pesquisas, vivências dos passos básicos de cada uma das danças pesquisadas.

Dica: o professor, caso não tenha domínio técnico das modalidades apresentadas, poderá usar como recurso os links abaixo:

BALÉ:

http://www.mundodoabc.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=36

http://www.vetorial.net/~mmartinatto/links/passosbasicos.htm

http://balletomanes.blogs.sapo.pt/1817.html

http://www.youtube.com/watch?v=l7N1nIH-k4E&feature=related

DANÇAS DE SALÃO:

http://www.youtube.com/watch?v=A9UP6Bl42QI&p=F371408BE6F36359&playnext=1&index=1

http://passobase.com/artigos/valsa-rainha-dancas-salao

DANÇA COMTEMPORÂNEA:

http://www.youtube.com/watch?v=W6vd762WZQM

STREET DANCE:

http://www.derua.com.br/oselementos/Break/Litoral.htm

http://www.youtube.com/watch?v=rj4x9FIq5cA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=c0VZ9xGCUsw

http://www.youtube.com/watch?v=rj4x9FIq5cA&feature=related

(Acessos dia 17 de agosto de 2010)

Os alunos responsáveis por cada modalidade de dança deverá fazer uma pequena apresentação dos passos básicos das danças pesquisadas por eles, com a ajuda do professor. Os links dos passos podem ser disponibilizados para os alunos de forma a servir como material de apoio. Ao término desta apresentação, os colegas da turma serão instigados a participar e vivenciar os passos apresentados.

DICA: o professor poderá disponibilizar algum tempo de aula para que os grupos organizem as vivências.

Atividade 4: Ao término das apresentações e das vivências, iniciar um último debate com a turma, partindo da questão: “Afinal de contas, o que é dança?”. A partir dos debates e das vivências, direcionar os alunos no sentido de que as danças são manifestações artístico-culturais, onde os movimentos corporais são atribuídos de sentido acompanhados de um ritmo (normalmente musical).

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos, de posse das discussões feitas na aula, deverão construir um painel denominado “O que é dança?” onde deverá conter fotos e informações das modalidades apresentadas e a definição de dança desenvolvidas por eles na última atividade.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.