Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As versões de Chapeuzinho Vermelho: Um trabalho de reescrita

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Gloria Maria e Miriam Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Reconhecer as características dos contos  infantis;
  •  Produzir textos;
  • Estabelecer relação entre as partes lidas das diversas versões do mesmo conto;
  • Desenvolver a habilidade de revisar textos;
  • Ler e ouvir uma história;
  • Interpretar a história.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante;

Ter contato com livros infantis.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade

Reúna os alunos em roda e  pergunte quem conhece o conto " Chapeuzinho Vermelho". Solicite àqueles que já conhecem a história e peça que  contem a história para os demais. Pode solicitar aos que já conhecem a história que emitam suas opiniões sobre a história em questão.

Converse com os alunos que  existem outras versões do mesmo conto e apresente o livro abaixo.

  • Título: Nove Chapeuzinhos
  • Autor: Flavio de Souza
  • Editora: Cia. das Letrinhas

Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40439  

É importante informar que é usual os contos apresentarem, ao longo do tempo, variações, e que elas podem ocorrer também de  uma região para outra, ou de um autor para outro. Se houver possibilidades, enriquecerá  a aula a apresentação de outros livros de Chapeuzinho Vermelho.

Apresentando as capas, você poderá chamar a atenção da turma como a ilustração da Chapeuzinho varia de obra para obra, explicando que  cada  ilustrador dá a  interpretação sobre a personagem, mantendo as caracteristicas básicas, tais como o capuz vermelho. Da mesma forma pode fazer o autor , alterando alguns fatos da história sem comprometer o enredo original

Segue abaixo algumas indicações de edições:

Fonte:  http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3482&kw=chapeuzinho+vermelho 

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=15002206&sid=710510994121116628291088581&k5=36AAF6FD&uid= 

Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/6704716/livros/infantojuvenil/literaturainfantil/livro-chapeuzinho-vermelho 

Fonte: http://www.planetanews.com/produto/L/119724/chapeuzinho-e-o-lobo-mau-pedro-bandeira.html 

Fonte:  http://www.educacaoecia.com.br/educacaoecia/interface/findresults.asp?spec=chapeuzinho+vermelho&tipo=1&template_id=65&tu= 

Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=309 

Abra espaço para a exploração dos livros  e levantamento de questões.

2º Atividade:

Proponha a leitura do livro "Nove Chapeuzinhos" de Flavio de Souza, em nove dias  consecutivos para a construção da versão da turma.

Informe-os sobre o autor, um especialista em versões diferenciadas.

Leve-os para sala de informática para visitar a página do autor n Internet. O endereço é:

http://www.flaviodesouza.com.br/ 

Deixe-os explorar livremente  a página e depois os conduza na leitura da biografia   e  das resenhas de alguns livros do autor.

Ao retornar para a sala, registre, através de um texto coletivo, as informações que os alunos apreenderam da visita  à página do autor.

3º Atividade

Durante nove dias leia uma das versões do livro do Flavio de Souza.

Ao final preencha com o auxílio de toda turma um painel com as seguintes questões:

ITENS

1º VERSÃO

2º VERSÃO

3º VERSÃO

4º VERSÃO

5 ºVERSÃO     

6ºVERSÃO

7ºVERSÃO

8ºVERSÃO

9ºVERSÃO

PERSONAGENS

CARACTERISTICAS DA REGIÃO

ACONTECIMENTO

CENTRAL

FINAL

AS NOVIDADES

No item "PERSONAGEM"  deve-se anotar as personagens principais, inclusive aqueles que sejam próprios daquela versão.

No item " CARACTERISTICAS DA REGIÃO" pretende-se que se anote as características físicas e ambientais do local onde ocorre àquela versão;

No ítem " ACONTECIMENTO CENTRAL" pretende verificar se o eixo central da história foi mantido ou alterado.

No item " FINAL" pretende também verificar a manutenção ou alteração do final tradicionalmente conhecido

No item " NOVIDADE" deve-se anotar aquilo que torna uma versão diferente da outra.

Todo o texto anotado no painel deve ser o resultado do debate  e da negociação  com o  coletivo da sala de aula

4º Atividade

Proponha a construção coletiva da versão da turma para "Chapeuzinho Vermelho". Lembre-os  que uma versão precisa resguardar elementos básicos da história original. Também chame atenção para os termos característicos do conto, tais como "Era uma vez", " e assim foram felizes...."

Escreva o texto ditado pela turma, e vá adequando a linguagem oral para a escrita, destacando os elementos característicos do conto de fadas e  aproveitando para discutir as regularidades e irregularidades ortográficas  que surgirem durante a produção textual .

Digite o texto e entregue uma cópia para cada aluno para que eles produzam as ilustrações e as capas.

Faça uma exposição dos trabalhos para as outras turmas e para os familiares.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita do decorrer do processo , observando como e quais alunos estão avançado na compreensão da característica do gênero "Contos de Fadas", assim como na produção e  interpretação textual. Avaliar como os alunos interpretaram  as diversas versões do mesmo conto.

Também se deve observar o avanço na compreensão dos modos de falar e modos de escrever.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.