Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ciclo celular

 

06/09/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as fases do ciclo celular.

Relacionar possíveis erros do ciclo celular com doenças e com fatores genéticos.

Analisar o ciclo celular e seus processos fisiológicos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de citologia e organelas celulares.

Estratégias e recursos da aula

Muitas vezes os alunos questionam a praticidade de determinados conteúdos, "afinal para que tenho de saber isso", perguntam. O ciclo celular envolve o conhecimento das organelas citoplasmáticas, do crescimento celular e seus processos fisiológicos e da divisão celular. Mas, qual a importância que o conhecimento de meiose e mitose, da intérfase, enfim de todo o ciclo celular tem para a saúde das pessoas? Promova um debate com os alunos sobre este tema, para averiguar o que eles entendem e como relacionam o ciclo celular com outras áreas do conhecimento. Para enriquecer o debate, o professor poderá usar de alguma reportagem que tenha afinidade com o assunto.

Sugerimos a reportagem da Agência FAPESP, Nova arma contra o câncer, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/10346/divulgacao-cientifica/nova-arma-contra-o-cancer.htm (acessado dia 11/08/10). 

O professor poderá promover a leitura da reportagem durante o debate, pedindo que os alunos se revezem lendo (assim pode estimular a leitura e a oralidade dos alunos). Depois da leitura, questione o que esta reportagem tem a ver com o tema ciclo celular. As impressões dos alunos poderão ser registradas em textos individuais no caderno de cada um. 

ATIVIDADE 1

Peça aos alunos que pesquisem sobre ciclo celular e sua importância nos processos fisiológicos do corpo humano. O conhecimento do ciclo celular está relacionado com a biotecnologia e com avanços na medicina e saúde? Existem doenças relacionadas ao mau funcionamento do ciclo celular? Estas questões também devem ser contempladas na pesquisa direcionada. Leve os alunos ao laboratório de informática e instrua-os a explorarem a internet em sítios de biologia e medicina, buscarem por vídeos e imagens sobre o tema e ao final, sintetizarem o conhecimento com suas próprias palavras, redigindo um texto a ser publicado em uma wiki. Esta wiki será alimentada com outras atividades sugeridas ao longo das aulas.

Sobre a Wiki...

 Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, oportunizando tornar público nossas ideias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em:http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI   (acessado dia 10/08/10).

Tutorial Wiki - Incubadora Virtual FAPESP - disponível em: http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki (acessado dia 10/08/10).

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em:http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 10/08/10). 

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10)

Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em:

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10).          

Para aprofundar o tema e o entendimento dos alunos, mostre a eles os recursos visuais disponibilizados no Portal do Professor.

Apoptose 2: papel no controle populacional (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10251  acessado dia 11/08/10).

QUESTÕES

Qual a relação do ciclo celular com a apoptose?

Que outras situações pode ocorrer apoptose?

(as respostas devem ser registradas na wiki, na forma de texto sob o tópico "Apoptose").

Células tronco 

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25103 acessado dia 11/08/10). 

QUESTÕES

Como o conceito de células tronco se relaciona com o ciclo celular?

De que maneira o conhecimento de ciclo celular pode auxiliar avanços na terapia de células tronco?

Em que áreas as células tronco podem ser utilizadas e de que maneira isso ocorre?

(as respostas devem ser registradas na wiki, na forma de texto sob o tópico "Células tronco").

.

ATIVIDADE 2

Mantendo ainda os alunos nas mesmas equipes das outras atividades, o professor poderá encaminhar um seminário, onde os alunos devem abordar temas relacionados com o ciclo celular. Sugerimos alguns temas, mas o professor é livre para propor outros.

TEMAS

  1. Células tronco - pesquisa em células tronco.
  2. Células tronco - terapia com células tronco, doenças que podem ser tratadas.
  3. Câncer - fisiologia, agentes cancerígenos.
  4. Câncer - avanços da medicina no combate ao câncer.
  5. Clonagem terapêutica.
  6. Clonagem reprodutiva.
  7. Cultura celular para transplantes.

O professor deve sortear um tema por equipe. Os alunos terão uma aula para montar o seminário, dando preferência pela pesquisa já realizada e registrada nas wikis. Estimule os alunos a usarem de recursos midiáticos (imagens, vídeos, fotografias) para realçar suas apresentações. Marque uma aula, determinando o tempo máximo de cada apresentação, a fim de que todos os alunos se apresentem no mesmo dia. Recursos de pesquisa e vídeos podem ser encontrados nos recursos adicionais desta aula.

ATIVIDADE 3

Agora que os alunos detém bastante informações sobre o ciclo celular, divida-os em equipes para esta atividade.

Mostre a eles a imagem do ciclo celular.

Cell cycle ( disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11426   acessado dia 11/08/10).

Agora instrua-os a confeccionar um modelo tridimensional do ciclo celular, usando a criatividade. Este modelo poderá ser filmado para dar a noção de movimento, e na narrativa os alunos devem falar dos aspectos do ciclo celular e relacionar este processo com aspectos da saúde humana.

O professor poderá marcar um dia para a exibição dos vídeos e modelos. Ao final, estes vídeos podem ser publicados na wiki aberta anteriormente, ou disponibilizados em sítios especializados em vídeos, como o You tube (disponível em:http://www.youtube.com, acessado dia 11/08/10). 

INTERDISCIPLINARIDADE

CÂNCER - O câncer é uma doença que está diretamente relacionada com o ciclo celular. O professor poderá trabalhar conjuntamente com o colega de física e química, relacionando o ciclo celular com a radioterapia (física) e quimioterapia (química). Estes conhecimentos poderão inteirar as wikis abertas anteriormente pelos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Apoptose 2: papel no controle populacional Animação/simulação
Células tronco Áudio
Cell cycle Imagem
Recursos Complementares

Brasil escola, Biologia celular, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/nivel-celula.htm (acessado dia 11/08/10). 

Brasil escola, Ciclo celular, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-celular.htm  (acessado dia 11/08/10). 

UFMG, ciclo celular, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/prodabi/grupo1/ciclo.html  (acessado dia 11/08/10). 

Colégio Web, ciclo celular, disponível em: http://www.colegioweb.com.br/biologia/interfase-e-cromossomos  (acessado dia 11/08/10). 

Wikipédia, ciclo celular, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_celular  (acessado dia 11/08/10). 

REPORTAGEM

Agência FAPESP, Desafio do glioma, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12558/especiais/desafio-do-glioma.htm (acessado dia 11/08/10). 

Agência FAPESP, Genes desregulados, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/8306/especiais/genes-desregulados.htm   (acessado dia 11/08/10). 

Agência FAPESP, Regeneração em mamíferos, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11902/divulgacao-cientifica/regeneracao-em-mamiferos.htm  

(acessado dia 11/08/10). 

VÍDEOS

You tube, Stop-motion de massinha, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wrp84Gl1IYI   (acessado dia 11/08/10). 

You tube, como o ciclo celular funciona, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5hyUaZT01-A  (acessado dia 11/08/10). 

You tube, ciclo celular 1, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AcKYqRJ8VF8 (acessado dia 11/08/10). 

You tube,  ciclo celular, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_LRxFc21oXk  (acessado dia 11/08/10). 

OUTRAS AULAS

Divisão celular, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=338    (acessado dia 11/08/10). 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos pela participação nos debates e pelas produções nas atividades sugeridas. Abaixo citamos alguns critérios que podem auxiliar o professor a avaliar significativamente os alunos.

PESQUISA E WIKI: número de fontes pesquisadas (referenciadas na pesquisa), qualidade de escrita (boa ortografia e gramática), poder de síntese, organização da equipe.

SEMINÁRIO: profundidade do conteúdo, pontualidade, organização da equipe, senso crítico e criatividade, uso de mídias visuais (vídeos e ilustrações).

MODELO TRIDIMENSIONAL: criatividade, qualidade do modelo (se o conteúdo estudado foi abordado corretamente), organização da equipe, pontualidade na entrega.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.