06/09/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Identificar as fases do ciclo celular.
Relacionar possíveis erros do ciclo celular com doenças e com fatores genéticos.
Analisar o ciclo celular e seus processos fisiológicos.
Noções de citologia e organelas celulares.
Muitas vezes os alunos questionam a praticidade de determinados conteúdos, "afinal para que tenho de saber isso", perguntam. O ciclo celular envolve o conhecimento das organelas citoplasmáticas, do crescimento celular e seus processos fisiológicos e da divisão celular. Mas, qual a importância que o conhecimento de meiose e mitose, da intérfase, enfim de todo o ciclo celular tem para a saúde das pessoas? Promova um debate com os alunos sobre este tema, para averiguar o que eles entendem e como relacionam o ciclo celular com outras áreas do conhecimento. Para enriquecer o debate, o professor poderá usar de alguma reportagem que tenha afinidade com o assunto.
Sugerimos a reportagem da Agência FAPESP, Nova arma contra o câncer, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/10346/divulgacao-cientifica/nova-arma-contra-o-cancer.htm (acessado dia 11/08/10).
O professor poderá promover a leitura da reportagem durante o debate, pedindo que os alunos se revezem lendo (assim pode estimular a leitura e a oralidade dos alunos). Depois da leitura, questione o que esta reportagem tem a ver com o tema ciclo celular. As impressões dos alunos poderão ser registradas em textos individuais no caderno de cada um.
ATIVIDADE 1
Peça aos alunos que pesquisem sobre ciclo celular e sua importância nos processos fisiológicos do corpo humano. O conhecimento do ciclo celular está relacionado com a biotecnologia e com avanços na medicina e saúde? Existem doenças relacionadas ao mau funcionamento do ciclo celular? Estas questões também devem ser contempladas na pesquisa direcionada. Leve os alunos ao laboratório de informática e instrua-os a explorarem a internet em sítios de biologia e medicina, buscarem por vídeos e imagens sobre o tema e ao final, sintetizarem o conhecimento com suas próprias palavras, redigindo um texto a ser publicado em uma wiki. Esta wiki será alimentada com outras atividades sugeridas ao longo das aulas.
Sobre a Wiki...
Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, oportunizando tornar público nossas ideias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.
Oficina Wiki do Escola BR - disponível em:http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI (acessado dia 10/08/10).
Tutorial Wiki - Incubadora Virtual FAPESP - disponível em: http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki (acessado dia 10/08/10).
Wikispace Página para criação de Wiki - disponível em:http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 10/08/10).
Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10)
Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em:
http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10).
Para aprofundar o tema e o entendimento dos alunos, mostre a eles os recursos visuais disponibilizados no Portal do Professor.
Apoptose 2: papel no controle populacional (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10251 acessado dia 11/08/10).
QUESTÕES
Qual a relação do ciclo celular com a apoptose?
Que outras situações pode ocorrer apoptose?
(as respostas devem ser registradas na wiki, na forma de texto sob o tópico "Apoptose").
(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25103 acessado dia 11/08/10).
QUESTÕES
Como o conceito de células tronco se relaciona com o ciclo celular?
De que maneira o conhecimento de ciclo celular pode auxiliar avanços na terapia de células tronco?
Em que áreas as células tronco podem ser utilizadas e de que maneira isso ocorre?
(as respostas devem ser registradas na wiki, na forma de texto sob o tópico "Células tronco").
ATIVIDADE 2
Mantendo ainda os alunos nas mesmas equipes das outras atividades, o professor poderá encaminhar um seminário, onde os alunos devem abordar temas relacionados com o ciclo celular. Sugerimos alguns temas, mas o professor é livre para propor outros.
TEMAS
O professor deve sortear um tema por equipe. Os alunos terão uma aula para montar o seminário, dando preferência pela pesquisa já realizada e registrada nas wikis. Estimule os alunos a usarem de recursos midiáticos (imagens, vídeos, fotografias) para realçar suas apresentações. Marque uma aula, determinando o tempo máximo de cada apresentação, a fim de que todos os alunos se apresentem no mesmo dia. Recursos de pesquisa e vídeos podem ser encontrados nos recursos adicionais desta aula.
ATIVIDADE 3
Agora que os alunos detém bastante informações sobre o ciclo celular, divida-os em equipes para esta atividade.
Mostre a eles a imagem do ciclo celular.
Cell cycle ( disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11426 acessado dia 11/08/10).
Agora instrua-os a confeccionar um modelo tridimensional do ciclo celular, usando a criatividade. Este modelo poderá ser filmado para dar a noção de movimento, e na narrativa os alunos devem falar dos aspectos do ciclo celular e relacionar este processo com aspectos da saúde humana.
O professor poderá marcar um dia para a exibição dos vídeos e modelos. Ao final, estes vídeos podem ser publicados na wiki aberta anteriormente, ou disponibilizados em sítios especializados em vídeos, como o You tube (disponível em:http://www.youtube.com, acessado dia 11/08/10).
INTERDISCIPLINARIDADE
CÂNCER - O câncer é uma doença que está diretamente relacionada com o ciclo celular. O professor poderá trabalhar conjuntamente com o colega de física e química, relacionando o ciclo celular com a radioterapia (física) e quimioterapia (química). Estes conhecimentos poderão inteirar as wikis abertas anteriormente pelos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Apoptose 2: papel no controle populacional | Animação/simulação |
Células tronco | Áudio |
Cell cycle | Imagem |
Brasil escola, Biologia celular, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/nivel-celula.htm (acessado dia 11/08/10).
Brasil escola, Ciclo celular, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-celular.htm (acessado dia 11/08/10).
UFMG, ciclo celular, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/prodabi/grupo1/ciclo.html (acessado dia 11/08/10).
Colégio Web, ciclo celular, disponível em: http://www.colegioweb.com.br/biologia/interfase-e-cromossomos (acessado dia 11/08/10).
Wikipédia, ciclo celular, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_celular (acessado dia 11/08/10).
REPORTAGEM
Agência FAPESP, Desafio do glioma, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12558/especiais/desafio-do-glioma.htm (acessado dia 11/08/10).
Agência FAPESP, Genes desregulados, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/8306/especiais/genes-desregulados.htm (acessado dia 11/08/10).
Agência FAPESP, Regeneração em mamíferos, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11902/divulgacao-cientifica/regeneracao-em-mamiferos.htm
(acessado dia 11/08/10).
VÍDEOS
You tube, Stop-motion de massinha, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wrp84Gl1IYI (acessado dia 11/08/10).
You tube, como o ciclo celular funciona, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5hyUaZT01-A (acessado dia 11/08/10).
You tube, ciclo celular 1, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AcKYqRJ8VF8 (acessado dia 11/08/10).
You tube, ciclo celular, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_LRxFc21oXk (acessado dia 11/08/10).
OUTRAS AULAS
Divisão celular, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=338 (acessado dia 11/08/10).
O professor poderá avaliar os alunos pela participação nos debates e pelas produções nas atividades sugeridas. Abaixo citamos alguns critérios que podem auxiliar o professor a avaliar significativamente os alunos.
PESQUISA E WIKI: número de fontes pesquisadas (referenciadas na pesquisa), qualidade de escrita (boa ortografia e gramática), poder de síntese, organização da equipe.
SEMINÁRIO: profundidade do conteúdo, pontualidade, organização da equipe, senso crítico e criatividade, uso de mídias visuais (vídeos e ilustrações).
MODELO TRIDIMENSIONAL: criatividade, qualidade do modelo (se o conteúdo estudado foi abordado corretamente), organização da equipe, pontualidade na entrega.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!