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O Estado Líquido

 

01/02/2011

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e aplicar as principais características do estado líquido;
  • Relacionar as propriedades dos líquidos com as características de alguns materiais;
  • Identificar a aplicação da resistência à compressibilidade dos líquidos em situações do cotidiano;
  • Identificar as relações dos conteúdos abordados com as disciplina Física.
Duração das atividades
Três aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Propriedades da matéria.
Estratégias e recursos da aula

Professor leve para o laboratório de Química: béqueres de 50 ml, 100 ml e 250 ml, na quantidade suficiente para distribuir um conjunto para cada grupo, formado por três a quatro alunos. Além dos béqueres, serão utilizados recipientes de formatos diferentes, no caso poderão ser garrafas PET, copos descartáveis e tubo de ensaios desde que sejam transparentes e uma seringa. Coloque uma balança em um local de fácil acesso na sala de aula. Providencie também uma máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Após a organização dos grupos, peça para que os alunos citem exemplos de substâncias e materiais que são líquidos. Um dos exemplos que os alunos citarão é a água. Informe aos alunos que será utilizado o exemplo da água para identificar algumas características físicas dos líquidos.

Figura 1 – Estado líquido

Fonte: http://infoedu-agua.zip.net/images/agua-lagoa.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Obs.: o procedimento a seguir será descrito como se fosse conduzido na sala de aula, mas o ideal é que o professor leve os alunos para uma área aberta da escola, como por exemplo, o pátio, pois será uma atividade que utilizará água.

Inicialmente, entregue para cada um dos grupos os recipientes graduados, um béquer de 50 ml, um béquer de 100 ml e um de 250 ml. Informe aos alunos que eles deverão separar uma folha para anotar as observações, a mesma deverá ser utilizada para a elaboração de um relatório que deverá ser entregue para o professor. Além disso, peça para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.

Após a explicação, peça para que os alunos coloquem água no béquer de 50 ml, até ocupar todo o volume. Em seguida, deverão transferir toda a água para o béquer de 100 ml e depois para o béquer de 250 ml. Feito isso, os alunos deverão responder as questões abaixo, para isso deverão utilizar as observações feitas.

1 – A água ocupou todo o espaço disponível do recipiente?

2 – Considerando que matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço, como você pode definir o que é o “espaço disponível nos béqueres”?

3 – Como você explicaria o fato da água não ocupar o volume disponível nos recipientes de 100 e 250 ml?

Depois que os alunos responderem as questões propostas, explique cada uma delas, em especial diga que o espaço ocupado pela água é definido como sendo a grandeza volume e que a água, assim como todos os líquidos possuem um volume fixo, ou seja, constante. Após essa explicação escreva no quadro a seguinte frase: os líquidos possuem volume fixo.

Após essa atividade os alunos deverão utilizar a balança para verificar que os líquidos possuem massa, para isso, peça para que um integrante de cada grupo determine a massa do béquer de 50 ml vazio e depois cheio de água. Informe que a massa da água será a diferença entre a massa do béquer cheio de água e a massa do béquer vazio. Em seguida, escreva no quadro que os líquidos possuem massa.

Os alunos deverão anotar as suas observações, para que no final da aula eles façam um relatório sobre as atividades feitas em sala de aula.

Aula 2:

Atividade 2:

Figura 2 – Recipientes com formatos distintos

Fonte: http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200709/24/fisicayquimica/20070924klpcnafyq_28_Ies_SCO.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010

Para identificar outra propriedade dos líquidos, entregue para os alunos três recipientes de formas variadas. Peça para que os eles coloquem 100 ml de água no primeiro recipiente e observe a forma que o líquido adquiriu, em seguida transfira a água para o segundo recipiente e depois para o terceiro sempre observando a forma do líquido. Após a atividade, os alunos deverão responder a seguinte questão:

De acordo com suas observações o que você pode concluir sobre a forma dos líquidos?

Informe aos alunos que os líquidos possuem forma variável, por isso que eles adquirem a forma do recipiente que está sendo ocupado.  

Figura 3 – Características dos líquidos

Fonte: elaborada pelo autor

Atividade 3:

Professor, retome as três características dos líquidos que foram estudadas, explique novamente cada uma delas. Após isso, informe que você irá demonstrar uma propriedade dos líquidos que pode é aplicada em situações do dia-a-dia. Para isso encha a seringa de água, tampe a ponta da seringa e tente empurrar o êmbolo, peça para que alguns alunos também pressionem o êmbolo.

Explique aos alunos que não será possível comprimir o líquido dentro da seringa, pois os líquidos não são compressíveis. Pergunte aos alunos com qual das características anteriormente estudadas pode explicar essa nova característica? É provável que os alunos respondam que é pelo fato de que os líquidos possuem volume fixo, ou seja, não sofrem alteração no seu volume.

Figura 4 – Recipientes com formatos distintos

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/image02/02_013_01.gif. Acessados em 23 de julho de 2010 

Reserve o restante dessa aula para que os alunos elaborem o relatório das atividades desenvolvidas ao longo das aulas, deverá ser um relatório por grupo e constar as respostas das questões levantadas ao longo das aulas, bem como os conceitos e definições abordados. No final da aula o relatório deverá ser entregue para o professor.

Aula 3:

Leve os alunos para o laboratório de informática, eles deverão ficar nos mesmos grupos da aula anterior. Os alunos deverão pesquisar como funcionam o sistema de freios dos carros, procurando relacionar com os conceitos sobre as características dos líquidos. Para isso, eles deverão pesquisar nos sites abaixo:

http://carros.hsw.uol.com.br/freios.htm

http://www.redeoficinabrasil.com.br/detProduto.asp?id=8

Com esse tema é possível trabalhar de maneira interdisciplinar com o professor de Física da sua escola, onde o mesmo poderá utilizar esses conceitos para exemplificar situações que envolvam a Física dos Fluídos.

Após a pesquisa informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.
 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Corrija o relatório produzido no final da segunda aula para compor a sua avaliação. Poderá avaliar a pesquisa feita pelos alunos no laboratório de informática.

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