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O sexo das minhocas

 

27/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o posicionamento taxonômico das minhocas na classificação dos seres vivos;
  • Compreender as relações de reprodução entre as minhocas;
  • Examinar a função das minhocas no meio ambiente;
Duração das atividades
1 aula 45 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando a trova infantil que fala das minhocas.

"Minhoca, minhoca, me dá uma beijoca,

não dou, não dou, não dou.

Então eu vou roubar.

Minhoco, minhoco,

você está ficando louco.

beijou do lado errado,

a boca é deste lado"

Imagem disponível em http://cmota.no.sapo.pt/Hot/5/DivAnimais/1FormaCorpo/minhoca.jpg (acessada em 13/08/2010)

Pergunte aos alunos o que eles acham que esta canção infantil quer dizer. Por que motivo poderia haver esta dúvida com relação ao lado da cabeça das minhocas.

Os anelídeos compreendem animais de corpo cilíndrico e alongado, com metameria, ou seja, o corpo é formado por vários anéis.  Os representantes mais conhecidos do grupo são as minhocas (classe Oligochaeta) e as sanguessugas (classe Hirudinea); além desses há um  outro grupo com  grande número de espécies e abundante no ambiente marinho: os dos poliquetos (classe Polychaeta).

Uma das características mais ineressantes das minhocas refere-se à sua reprodução. A minhoca é hermafrodita . Assim, em um mesmo indivíduo há sistema reprodutor masculino e o feminino, porém a fecundação  é cruzada e mútua, quer dizer, esses animais se dispõem de tal forma que o poro genital masculino de um coincide com o receptáculo seminal do outro. Assim, os espermatozóides de um indivíduo passam para o receptáculo seminal do outro, e vice-versa.

No laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem os recursos abaixo:

Zoologia - invertebrados II  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731 (acessado em 13/08/2010)

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16614 (acessado em 13/08/2010)

Estes dois recursos apresentam as principais caractrísticas dos oligochaetas.

Atividade 1

Após apresentar os dois recursos, ressalte a posição do filo Annelida e suas características. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que realizem uma pesquisa sobre a classe oligochaeta. Peça que cada um dos grupos construa um mapa conceitual ressaltando as principais características dos oligochaeta com relação aos demais anelídeos.

Estes sites podem auxiliar nas informações para esta pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oligochaeta (acessado em 13/08/2010).

http://www.biorede.pt/glossarypopup.asp?GID=1016 (acessado em 13/08/2010).

http://www.infopedia.pt/$oligoquetas (acessado em 13/08/2010).

http://www.minhobox.com.br/ (acessado em 13/08/2010).

http://www.agrobyte.com.br/minhoca.htm (acessado em 13/08/2010).

http://www.brasilescola.com/animais/minhoca.htm (acessado em 13/08/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhocas (acessado em 13/08/2010)

Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. Este mapa deverá ser complementado ao longo da aula com mais informações. 

Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/08/2010)    

Apresente o vídeo do telecurso sobre a reprodução em indivíduos hermafroditas: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16613 (acessado em 13/08/2010)

E mostre a imagem que ilustra a reprodução das minhocas, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-annelida/imagens/fecundacao-minhocas.jpg (acessado em 13/08/2010)

Atividade 2

Para esta atividade, será necessário providenciar cartolinas (1 por grupo de 3 a 4 alunos) e pincéis atômicos ou canetinhas

A partir do vídeo do telecurso sobre a reprodução em indivíduos hermafroditas e da imagem que ilustra a reprodução das minhocas disponíbilizados logo acima, peça aos alunos que montem cartazes em grupos de 3 a 4 alunos, apresentando a reprodução em minhocas. O importante é que fique claro que apesar de serem hermafroditas, as minhocas realizam reprodução sexuada, ou seja, existe a troca de material genético. Discuta com seus alunos qual seria a relevância para essa troca de material genético durante a reprodução.

Os cartazes deverão ser apresentados ao restante da urma, como uma exposição.

As minhocas são animais detritívoros, ou seja, alimentam-se de restos vegetais e matéria orgânica em decomposição no solo e atuam diretamente com fungos e bactérias transformando esse material em húmus agrícola rico em minerais e matéria orgânica.

Esses anélideos retiram minerais do solo (argilas, siltes, macro e micro elementos) e incorporam com componentes orgânicos de seu organismo formando um composto estruturado constituindo firmeza e fertilidade. As galerias produzidas pela movimentação desses indivíduos permitem a aeração do solo e facilitam a respiração das raízes e entrada da água.

Atividade 3

No laboratório de informática, separe os alunos em grupos de 4 a 5 alunos para que realizem uma pesquisa sobre a importância das minhocas para a agricultura e como podem ser utilizadas na compostagem. Construa uma webquest para orientar a pesquisa.

Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ , e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf. Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).            

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabaho:   

http://www.minhobox.com.br/reportagens/diarinho%200707.htm (acessado em 13/08/2010)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/compostagem-3.php (acessado em 13/08/2010)

http://www.agrobyte.com.br/minhoca.htm (acessado em 13/08/2010)

De posso de todos os conhecimentos desenvolvidos durate esa aula, promova um debate, uma discussão em sala com os alunos sobre o papel das minhocas para o equilíbrio do ecossistema em que estão inseridas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Zoologia - invertebrados II Hipertexto
Recursos Complementares

Estes três artigoss da wikipedia contém diversas informações de forma clara e simples, que podem ser úteis para o desnvolvimento da aula.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhocas (acessado em 13/08/2010)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anelídeo (acessado em 13/08/2010)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oligoqueta (acessado em 13/08/2010)

Avaliação

A avaliação do conteúdo deverá ocorrer pautada em critérios previamente estabelecidos junto com a turma, assegurando sua participação e comprometimento.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos apreendidos, relacionando-os com seu dia a dia;

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