Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A chegada dos portugueses: a questão do descobrimento do Brasil

 

31/07/2012

Autor y Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula o aluno poderá compreender a conjuntura das “grandes navegações” e identificar o “choque cultural” do contato entre europeus e indígenas. Além disso, os educandos perceberão a contribuição da religião na colonização portuguesa no Brasil.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esse tema, espera-se que o aluno conheça o contexto europeu do surgimento das "grandes navegações" e a teoria mercantilista.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar a abordagem sobre as grande navegações e sobre o processo de colonização portuguesa no Brasil, o professor iniciará uma conversa com seus alunos sobre o conceito de alteridade, da construção do “outro”. Esta relação com o diferente se processa por critérios de exclusão. O diferente consiste naquilo que não me pertence, o exótico, o não-familiar.  

 

ATIVIDADE 1:

Os alunos observarão as imagens abaixo, das mulheres muçulmanas (imagem 1) e dos homens aborígenes (imagem 2). A análise dessas figuras deverá estimular nos educandos um sentimento de estranhamento e, ao mesmo tempo, de curiosidade. Em forma de debate, a turma deverá expressar suas opiniões sobre os personagens das figuras 1 e 2. Essas discussão poderá circulará pelos temas: diferenças étnicas, diferenças de gênero, religiosidade, (in)tolerância, convivência, conflito, relações internacionais, entre outros.

Imagem 1:

Disponível em: <http://primeirafeiramistica.com.br/sessao-religiao/21-islamismo/21-historia-do-islamismo> Acesso em: 13/08/10 

Imagem 2:

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Abor%C3%ADgene_australiano> Acesso em: 13/08/10 

 

 

O termo “descobrimento”, largamente utilizado pela historiografia positivista para definir a chegada dos portuguesa em terra brasileiras, passou a ser contestado com a ampliação das tipologias das fontes históricas, decorrentes dos questionamentos elaborados pela Escola dos Annales e da chamada História Cultural, como também da recente linha da Nova História Cultural e da Micro-história. Questionar a utilização do termo diz respeito a problematização da teoria da eventualidade da descoberta do "Novo Mundo".

 

A ampliação dos estudos desse tema acabaram por revelar que havia de fato uma intencionalidade na chegada dos portugueses ao Brasil. Muitos historiadores chegaram a utilizar o termo "achamento". Com esse problema conceitual em mente, os alunos assistirão o vídeo produzido pela TV Câmara sobre os " Pedro Álvares Cabral: os construtores do Brasil"

 

 

  Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28852 Acesso em: 01/08/10 

 

 

ATIVIDADE 2:

Após a exibição do vídeo, os alunos deverão atentar para a conotação positivista atribuída ao personagem do descobridor Pedro Álvares Cabral. Como analisar com mais profundidade historiográfica essa questão do descobrimento  do Brasil? Como ponto de partida, sugere-se a exibição do trecho sobre o Brasil colônia apresentado pelo historiador Bóris Fausto. Após disso, os alunos deverão propor uma mesa redonda sobre os termos "achamento" e descobrimento.

Uma parte da turma pode defender a tese do descobrimento,enquanto outro grupo argumentará em defesa da tese do "achamento". Os grupos poderão utilizar recursos áudio-visuais, como a elaboração de um vídeo com o auxílio do movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Actualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm       

Sobre o kino:  O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394 (também conhecida como FireWire ou i.Link), manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm

  

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 01/08/10 

 

 

ATIVIDADE 3:

Imagem 4: Primeira Missa de Victor Meirelles

Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/a-primeira-missa-no-brasil/> Acesso em: 13/08/10 

 

Depois de contextualizar o momento da chegada dos portugueses, os alunos observarão a imagem 4  a fim de promover um debate sobre a religião e a colonização portuguesa.

Depois do debate, o professor deverá retornar a noção da alteridade e da construção "do outro" no contexto do decobrimento do Brasil. Para tanto, os alunos farão um jogo de mímica, onde as mensagens passadas só poderão ser transmitidas sem o auxílio do uso da palavra. Essa atividade demonstrará as dificuldades da comunicação entre portugueses e indígenas na ocasião o primeiro contato.O professor poderá contar com a colaboração do professor de Educação Física para avaliar a expressão corporar dos alunos durante a performance na brincadeira.

 

ATIVIDADE 3:

Para concluir, os alunos assitirão o documentário narrado por Maria Bethânia sobre a religiosidade e a língua portuguesa nas ex-colônias lusitanas na África e na Ásia. A exibição desse vídeo deverá suscitar nos alunos uma curiosidade acerca dos temas ligados ao sincretismo religioso e sobre a língua portuguesa. O professor poderá estabelecer contato com os professores de Sociologia e Língua Portuguesa para a realização de uma exposição na semana cultural da escola relacionada aos temas abordados em discussões anteriores, incorporando noções mais elaboradas de linguística e rituais.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18937 Acesso em: 01/08/10 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18669 Acesso em: 01/08/10 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pedro Álvares Cabral [Construtores do Brasil] Vídeo
Rituais [Além mar] Vídeo
Língua [Além mar] Vídeo
Recursos Complementares

Documentário "Racismo: uma história". Promove uma boa refelxão sobre temas relacionados a diversidade cultural, preconceito e intolerância.

O programa produzido pela BBC aborda as teorias raciais desenvolvidas na era vitoriana, a eugenia, o darwinismo social e o racismo científico, desenvolvendo a narrativa a partir da descoberta dos restos mortais encontrados no deserto da Namíbia pertencentes às primeiras vítimas do que ficaria conhecido como campo de concentração, 30 anos antes de o nazismo chegar ao poder na Alemanha.

Documentário em seis partes.

parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16109

parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16110

parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16111

parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16112

parte 5: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16113

parte 6: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16114

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser analisado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate; respeito a opinião dos colegas;
  4. empenho para problematizar os temas.

Referências Bibliográficas

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas.São Paulo:  UNESP, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.

CASTRO, Celso (org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CUNHA, Manuel C. (org.) História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.  

_________. Cultura com aspas e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1992.

SOUZA, Laura de Mello. Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. Coleção História da Vida Privada no Brasil. v. 1. São Paulo. Companhia das Letras, 1999.

VAINFAS, Ronaldo (Org.). Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro, Objetiva, 2000.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • José Jocivando Gomes da Silva, E.E.F. ENEAS FERREIRA NOBRE , Ceará - dijo:
    wando-74@hotmail.com

    15/09/2010

    Quatro estrelas

    Sem duvida esta é uma boa aula, o conteúdo estar muito bom, as atividades e os vídeos estão ótimas. Parabéns Vanessa Maria.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.