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A Corrente Elétrica

 

27/08/2010

Autor y Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes ,José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Análises Químicas
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Mecatrônica
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Química
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Sistemas de Transmissão
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Como ocorre a movimentação de cargas num condutor.
  2. Qual o sentido convencional da corrente Elétrica.
  3. Como determinar a intensidade de corrente num condutor.
Duração das atividades
2 aulas (100min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Cargas eletricas
  2. Campo elétrico
  3. Potencial elétrico
Estratégias e recursos da aula

1. As cargas elétricas podem se mover ordenadamente.

Inicie a aula distribuindo aos grupos o texto: "Corrente elétrica. O movimento ordenado de elétrons em condutores" que pode ser obtido do site http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u35.jhtm . Neste texto é abordado como surge o movimento das cargas elétricas, o que faz com que as cargas se movimentem ordenadamente, qual o sentido convencional de corrente elétrica. 

Figura 1. Sentido convencional da corrente em um circuito elétrico. Imagem obtida do site: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/corel/corel7.jpg  

Atividade 1.  O movimento ordenado das cargas elétricas.

Após ter distribuído o texto sugerido acima, forme grupos de alunos para discutirem as seguintes questões:

  1. De onde os aparelhos elétricos e eletrônicos recebem a energia.
  2. Como esta energia chega aos componentes do circuito.
  3. O que são fios condutores.  Quais são mais usados.
  4. Cite exemplos de materiais condutores de eletricidade.
  5. Nos materiais condutores o que facilita a corrente elétrica.

Atividade 2.  Filme sobre a corrente elétrica

Exiba o filme "Física - Carga e Corrente Elétrica - Parte 1 - 2", numa sala de vídeo ou no laboratório de informática. Ele explica como ocorre a corrente elétrica nos condutores, nas soluções e nos gases. Este filme pode ser obtido no site: http://www.youtube.com/watch?v=MKmvAjm3YJ4 

Figura 2 . Corrente elétrica num fio, nesta imagem está em destaque, uma pequena parte do fio condutor, apresentando como bolinhas as cargas (elétrons) que movimentam ordenadamente ao longo do fio. A imagem pode ser acessada pelo sitio: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/isolantes-eletricos/imagens/corrente-eletrica-3.gif 

Após a exibição do filme, peça aos alunos para apresentarem uma discussão sobre os seguintes afirmações:

  1. A corrente de elétrons num circuito elétrico sai do pólo negativo da bateria em direção ao pólo positivo, onde há falta deles.
  2. O sentido convencional da corrente é contrário ao da corrente de elétrons, isto é, sai do pólo positivo do gerador (pilha ou bateria) em direção ao pólo negativo.
  3. Os geradores são capazes de fornecer os elétrons aos circuitos.
  4. A corrente elétrica relaciona a quantidade de cargas ( em Coulomb), que atravessa a seção reta do condutor, que liga os componentes do circuito ao gerador, por intervalo  de tempo (segundo).
  5. A unidade usual para corrente elétrica é o ampere (A).

Atividade 3. A condução  de corrente em soluções líquidas.

O vídeo "Corrente Elétrica" obtido do site http://www.youtube.com/watch?v=6i3sqSjiUok&feature=search  , que dura apenas 1 minuto, exibe como ocorre a corrente elétrica numa solução aquosa de água e sal (NaCl). Esta mesma experiência pode ser assistida pelo vídeo http://www.youtube.com/watch?v=rfw78ziYPxw&feature=search , com maior riqueza de detalhes.  

Após a exibição do filme, peça aos alunos para apresentarem uma discussão sobre os seguintes afirmações:

  1.  As soluções líquidas podem transportar os elétrons.
  2. Os gases ionizados podem transportar cargas elétricas.
  3. O transporte de cargas numa lâmpada fluorescente, que contém em seu interior um gás, é  diferente do que ocorre numa lâmpada incandescente, que possui um filamento.
  4. A condução elétrica na água com sal é melhor que na água com açúcar.
  5. A solução de água e sal é uma solução iônica e favorece a condução de eletricidade, devido aos seus íons. 

Após a discussão realizada anteriormente. onde destaca-se o transporte de cargas de diversas formas produzindo a corrente elétrica, peça aos alunos que listem pelo menos dois exemplos de meios em que o transporte de carags e realizado por:

  1. Elétrons livres.
  2. Gases ionizados
  3. Íons de uma solução iônica.
Recursos Complementares
  1. Uma aula completa sobre corrente elétrica, exibindo como ocorre a corrente elétrica em um circuito, pode ser acessada em: http://www.scribd.com/doc/3370305/Fisica-Aula-20-Carga-eletrica-e-Corrente-eletrica  
  2. O seguinte filme "Introdução à electricidade",   possui uma animação que ilustra a corrente elétrica, embora a narração esteja em inglês, é possível entender como ocorre o transporte de cargas, pois as ilustrações são legendadas. Ele pode ser acessaodo de:
    http://www.youtube.com/watch?v=CcgLdgJj5Uo&feature=related  
Avaliação

Apos estudar a corrente elétrica o aluno deverá ser capaz de:

  1. Explicar como ocorre a movimentação de cargas num condutor.
  2. Determinar o sentido convencional da corrente elétrica entre dois pontos de potenciais diferentes.
  3. Relacionar a quantidade de cargas que atravessa uma seção reta  do condutor com a  intensidade de corrente.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
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  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniones

  • cacio, SR , Rio Grande do Sul - dijo:
    cacius@gmail.com

    02/11/2010

    Cinco estrelas

    eu amei,com essa aula agora eu sei como apresentar meu trabalho de quimica


  • Any Grazielle Ostetto, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - dijo:
    any@seed.pr.gov.br

    27/09/2010

    Quatro estrelas

    Para nós educadoras fica difícil fazê-lo imaginar uma carga elétrica, então da forma apresentada acima o aluno consegue imaginar melhor o movimento dos elétrons. Proporcionando uma melhor entendimento e visualização do mesmo.


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