29/10/2010
Edson Luís Nunes ,José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Sistemas de Transmissão |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Ensinar circuito simples se torna mais fácil, quando antes de desenhar no quadro ou descrever o que é um gerador e um resistor, o aluno tem contato com os elementos dp circuito e os identificam por meio de uma simples montagem, pois assim os nomes passam a ter mais significado para ele. Por isso iniciaremos esta aula realizando uma experiência simples de como acender uma lâmpada.
1.1. Para iniciar a aula de circuito simples, distribua para os alunos os seguintes materiais para cada grupo:
Os passos desta experiência são os seguintes:
1.2. Como acender a lâmpada usando o material que foi entregue.
Distribua o material para cada grupo e solicite que eles tentem acender a lâmpada.
As figuras 1 e 2 a seguir, ilustram as tentativas de se acender a lâmpada.
Figura 1. Tentativas de acender a lâmpada que se observa durante a atividade 1. Somente na tentativa 1 o aluno obtém êxito. Imagem obtida do site: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B8BB22B6C-5905-41A9-BB0F-F9428B5D878D%7D_fig7.jpg
(a)
(b)
Figura 2. Nas figuras a e b, estão fotografias de tentativas que os grupos obtiveram êxito no acendimento da lâmpada, respectivamente com um e dois fios. Imagem obtida do site: http://educa.fc.up.pt/ficheiros/cv_experiencias/355/imagens/506/MVC-336S.JPG
Após as tentativas de acender a lâmpada, promova uma discussão entre os alunos onde cada grupo terá um tempo para responder as questões a seguir. Os alunos podem responder as questões mostrando as montagens e explicando o circuito, nesta hora o professor pode intervir complementando com a linguagem física adequada.
O circuito, montado na atividade 1, é um circuito simples. Num circuito simples há um gerador, fios condutores e uma lâmpada (resistor).
Para conhecer melhor um circuito simples e como é sua representação esquemática, mostre a figura a seguir e peça para os grupos façam um estudo associando ao circuito montado na atividade 1. O objetivo é identificar no circuito cada elemento e representá-lo simbolicamente.
Figura 3. Um desenho de um circuito simples, com gerador (pilha), condutores (fios), resistor (lâmpada) e chave (interruptor). Site obtido:
http://elektron.no.sapo.pt/oqueecircuitoelectrico_ficheiros/image003.gif
Distribua para os alunos o texto ou os mostre no laboratório de informática. O texto "Geradores de Tensão" que pode ser obtido do site http://www.etelg.com.br/downloads/eletronica/cursos/Aulas/geradores.html ilustra a representação do símbolo de um gerador e mostra um circuito simples, após o estudo do texto o aluno deverá desenhar os elementos do circuito simples. Indicando o gerador, o resistor, uma chave e os fios condutores.
Promova uma discussão orientada nas questões que seguem:
No laboratório de informática ou sala de projeção apresente o seguinte filme "Circuitos Elétricos". Neste filme os alunos terão contato com outros diferentes geradores e relacionaram a energia elétrica com a energia solar. Com O filme pode ser acessado do endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=s-PAbfZatxA&feature=related
Após a exibição deste filme peça aos alunos que criem argumentos para reafirmarem as seguintes hipóteses:
No site a seguir pode ser estudado circuitos elétricos simples e seus elementos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/circuitos-eletricos/circuitos-eletricos-1.php
Para realizar simulações de circuitos diversos com fontes e resistores, use o recurso de circuitos do seguinte site: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=int&cod=_circuitos
Após estudar circuito simples o aluno deverá ser capaz de:
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/11/2015
Cinco estrelasGostei muito, vai me ajudar bastante. Sou Professor de Eletricidade Prática, estou iniciando a carreira e esta aula me deu subsídios para melhoras. Agradeço muito!
24/03/2015
Cinco estrelasAdorei bem explicado
04/02/2014
Cinco estrelasJá realizei trabalho com alunos, como Tecnólogo Educacional, tive oportunidade de fazermos em nosso municipio uma feira itinerante de física. Estas atividades manuais aliadas a teoria fixam na emoção dos alunos e auxiliam no aprendizado.
27/07/2013
Cinco estrelasShow de bola essa aula, vou fazer uma aula igualsinha. Adorei ter achado esse site.
21/11/2012
Cinco estrelasMuitoo Bom Ajudou muito no meu trabalho de ciencia :)
31/03/2012
Cinco estrelasdez a aula
13/03/2012
Cinco estrelasadorei o seu desenho
01/10/2011
Quatro estrelasboa.principio basico um bom come;o,parabens