07/10/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Identificar a interpenetração entre os gêneros textuais;
evidenciar a função comunicativa de um gênero em outro;
reconhecer as distinções de estrutura dos gêneros relacionada ao conteúdo;
reconhecer a mescla de gêneros (hibridismo) como múltiplas possibilidades de compreensão e produção textual;
produzir textos de um gênero a partir de outro.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Conhecimento básico sobre gêneros textuais.
Professor, para iniciar a aula é necessário que seus alunos já tenham uma noção do que é um gênero textual, as funções comunicativas que cada um pode desempenhar, e conheçam exemplos variados desses gêneros.
Para facilitar a lembrança, abaixo está transcrita uma pequena definição do que é gênero, com alguns exemplos.
GÊNEROS TEXTUAIS
(MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade)
Acessado em: http://www.proead.unit.br/professor/linguaportuguesa/arquivos/textos/Generos_textuias_definicoes_funcionalidade.rtf
Para a realização da primeira atividade, indique para os alunos a pesquisa do seguinte poema de Manuel Bandeira:
Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira-livre e morava
[no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se jogou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado
(BANDEIRA, Manuel. Libertinagem, 1930)
http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira04.html#poema
(1) após a busca do poema, leia com seus alunos.
(2) passe para seus alunos a definição para os gêneros poema e notícia, abaixo, e peça que todos leiam oralmente:
Poema: composição poética em versos, de tamanho muito variado.
Notícia: relato ou narrativa de fatos, acontecimentos, informações, recentes ou atuais, do cotidiano, ocorridos na cidade, no campo, no país, no mundo, os quais têm grande importância para a comunidade e o público leitor, ouvinte ou espectador. Esses fatos são, pois, veiculados em jornal, revista, rádio, televisão, internet... (...) deve informar quem fez o que, a quem, quando, onde, por que e para que (...)
(COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008)
Como visto nas definições acima, seus alunos poderão concluir, mesmo que de modo bem simplificado, que a notícia tem como função informar sobre o acontecimento de um fato verídico, seus atores, o local, a data, o motivo etc. Já o poema não tem compromisso com a realidade (Professor, chamar a atenção dos alunos para as distinções entre a linguagem literária e a não-literária), e carrega em si uma função estética (forma, sons, significados) que faz com que seja apreciado como arte.
Por esse motivo, sabemos que o texto de Manuel Bandeira, apesar de trazer os elementos básicos informados em uma notícia, é fictício, isto é, construído como pano de fundo para os objetivos estéticos da composição do gênero poético. Tanto é assim, que o título já indica essa intertextualidade intergêneros: "Poema tirado de uma notícia de jornal": é um poema, mas com uma narrativa semelhante à notícia e apresenta a característica estrutural mais marcante do poema, segundo a definição acima, o verso; além de possuir uma linguagem não-objetiva, mas subjetiva, que sugere múltiplas interpretações.
Para que os alunos percebam essas distinções das funções e estruturas dos gêneros:
(3) peça para que escrevam uma notícia baseada nas informações colhidas no poema. É importante que devam especificar alguns dados que estão indefinidos no texto de Bandeira como data, título da notícia, motivo para a morte do homem etc.
O resultado da atividade deverá ser semelhante ao do exemplo abaixo produzido por um aluno de Ensino Fundamental. Lembrar que a ordem das informações e o estilo da redação podem variar, mas os dados básicos não devem ser suprimidos.
Notícias frescas - 15/09/2001
Feirante suicida-se na Lagoa
João Marcos Martins de Almeida Campos, mais conhecido como João Gostoso, carregador de feira-livre, morreu afogado, ontem, depois de atirar-se na Lagoa Rodrigo de Freitas. O homem de 45 anos morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Testemunhas disseram que após divertir-se no bar Vinte de Novembro, onde bebeu, cantou e dançou, João Gostoso disse que iria se matar. Os mais íntimos relatam que o motivo teria sido uma traição amorosa.
Professor, antes de partir para a segunda atividade:
(1) peça que os alunos formulem hipóteses para um conceito de intertextualidade intergêneros.
Já que produzem e conhecem diversos gêneros comunicativos (e após realizarem a atividade anterior) é possível que se aproximem do conceito abaixo em suas definições:
A hibridização ou a intertextualidade intergêneros é o fenômeno segundo o qual um gênero pode assumir a forma de um outro gênero, tendo em vista o propósito de comunicação.
Para esta atividade, o enfoque será dirigido ao gênero receita culinária.
(2) peça que os alunos leiam essa definição:
Receita: instruções que orientam a preparação de uma iguaria. (...) predomina uma linguagem instrucional com uso de formas verbais (imperativo, infinitivo) de valor imperativo ou impessoal. Em culinária, a receita estrutura-se geralmente em duas partes: Ingredientes e Modo de Preparo (Confecção), incluindo-se, muitas vezes, a maneira de servir. (COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.157)
Abaixo, a transcrição de uma receita produzida por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental:
(imagem do autor)
Após a leitura da receita:
(3) abra um espaço para a discussão entre os alunos com o objetivo de apontarem as características deste texto:
a) qual a forma deste gênero?
b) possui os elementos da receita conceituada acima?
c) qual função comunicativa ele exerce?
d) de que gênero se trata?
Após o exercício, os alunos chegarão às seguintes conclusões:
(4) apesar do texto trazer as características da receita, não o é de fato, porque o leitor compreende que não se trata de instruções para que se possa preparar uma comida.
(5) a forma é de receita, mas a função não é. Trata-se, na verdade, de um conselho ou um guia de caráter didático, com a intenção de instruir e convencer o interlocutor para que assuma um determinado comportamento para conseguir êxito nas avaliações escolares.
Caso haja necessidade, peça aos alunos que elaborem, em grupo, textos semelhantes.
Professor, para a terceira atividade acompanhe os alunos até uma sala de multimídia, ou use o retroprojetor, e exiba as seguntes imagens publicitárias.
(imagens do autor)
Após, a visualização das imagens:
(1) divida os alunos em grupos.
(2) sugira que elaborem um quadro comparativo entre os gêneros "anúncio"; "cartaz de cinema"; "placa de trânsito".
Depois de trocarem ideias, questione-os e veja a que conclusão chegaram seus alunos sobre a hibridização dos gêneros:
a) em qual gênero se encaixa cada texto?
b) qual a função comunicativa que exercem?
c) o que as imagens provocam na recepção do texto?
d) é possível considerar mais de uma função para cada gênero?
Para finalizar:
(3) sugira que produzam um cartaz publicitário utilizando um outro gênero qualquer, que sua estrutura seja do conhecimento de todos (poema, carta, bilhete etc).
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos dao texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno07-06.html
A avaliação deve basear-se na compreensão do aluno sobre a hibridização dos gêneros, avaliada oralmente na troca de idéias e nas produções escritas sugeridas durante as aulas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!