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Intertextualidade intergêneros

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a interpenetração entre os gêneros textuais;

evidenciar a função comunicativa de um gênero em outro;

reconhecer as distinções de estrutura dos gêneros relacionada ao conteúdo;

reconhecer a mescla de gêneros (hibridismo) como múltiplas possibilidades de compreensão e produção textual;

produzir textos de um gênero a partir de outro.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Conhecimento básico sobre gêneros textuais.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para iniciar a aula é necessário que seus alunos já tenham uma noção do que é um gênero textual, as funções comunicativas que cada um pode desempenhar, e conheçam exemplos variados desses gêneros.

Para facilitar a lembrança, abaixo está transcrita uma pequena definição do que é gênero, com alguns exemplos.

GÊNEROS TEXTUAIS   

  1. realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas;  
  2. constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas;     
  3. sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função;
  4. exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta.eletrônica, bate-papo virtual, aulas virtuais etc.                                                                                                                                                              

(MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade)

Acessado em: http://www.proead.unit.br/professor/linguaportuguesa/arquivos/textos/Generos_textuias_definicoes_funcionalidade.rtf    

Atividade 1

Para a realização da primeira atividade, indique para os alunos a pesquisa do seguinte poema de Manuel Bandeira:

Poema tirado de uma notícia de jornal 

João Gostoso era carregador de feira-livre e morava

   [no morro da Babilônia num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se jogou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado

(BANDEIRA, Manuel. Libertinagem, 1930)

http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira04.html#poema 

(1) após a busca do poema, leia com seus alunos.

(2) passe para seus alunos a definição para os gêneros poema e notícia, abaixo, e peça que todos leiam oralmente:

Poema: composição poética em versos, de tamanho muito variado.

Notícia: relato ou narrativa de fatos, acontecimentos, informações, recentes ou atuais, do cotidiano, ocorridos na cidade, no campo, no país, no mundo, os quais têm grande importância para a comunidade e o público leitor, ouvinte ou espectador. Esses fatos são, pois, veiculados em jornal, revista, rádio, televisão, internet... (...) deve informar quem fez o que, a quem, quando, onde, por que e para que (...)

(COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008)

                                                                                                                                                                                                                                                      

Como visto nas definições acima, seus alunos poderão concluir, mesmo que de modo bem simplificado, que a notícia tem como função informar sobre o acontecimento de um fato verídico, seus atores, o local, a data, o motivo etc. Já o poema não tem compromisso com a realidade (Professor, chamar a atenção dos alunos para as distinções entre a linguagem literária e a não-literária), e carrega em si uma função estética (forma, sons, significados) que faz com que seja apreciado como arte.

Por esse motivo, sabemos que o texto de Manuel Bandeira, apesar de trazer os elementos básicos informados em uma notícia, é fictício, isto é, construído como pano de fundo para os objetivos estéticos da composição do gênero poético. Tanto é assim, que o título já indica essa intertextualidade intergêneros: "Poema tirado de uma notícia de jornal": é um poema, mas com uma narrativa semelhante à notícia e apresenta a característica estrutural mais marcante do poema, segundo a definição acima, o verso; além de possuir uma linguagem não-objetiva, mas subjetiva, que sugere múltiplas interpretações.

Para que os alunos percebam essas distinções das funções e estruturas dos gêneros:

(3) peça para que escrevam uma notícia baseada nas informações colhidas no poema. É importante que devam especificar alguns dados que estão indefinidos no texto de Bandeira como data, título da notícia, motivo para a morte do homem etc.

                                                                 

O resultado da atividade deverá ser semelhante ao do exemplo abaixo produzido por um aluno de Ensino Fundamental. Lembrar que a ordem das informações e o estilo da redação podem variar, mas os dados básicos não devem ser suprimidos.                                                                               

Notícias frescas - 15/09/2001

Feirante suicida-se na Lagoa

João Marcos Martins de Almeida Campos, mais conhecido como João Gostoso, carregador de feira-livre, morreu afogado, ontem, depois de atirar-se na Lagoa Rodrigo de Freitas. O homem de 45 anos morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Testemunhas disseram que após divertir-se no bar Vinte de Novembro, onde bebeu, cantou e dançou, João Gostoso disse que iria se matar. Os mais íntimos relatam que o motivo teria sido uma traição amorosa.                                                                        

Atividade 2

Professor, antes de partir para a segunda atividade:

(1) peça que os alunos formulem hipóteses para um conceito de intertextualidade intergêneros.

Já que produzem e conhecem diversos gêneros comunicativos (e após realizarem a atividade anterior) é possível que se aproximem do conceito abaixo em suas definições:

A hibridização ou a intertextualidade intergêneros é o fenômeno segundo o qual um gênero pode assumir a forma de um outro gênero, tendo em vista o propósito de comunicação.

Para esta atividade, o enfoque será dirigido ao gênero receita culinária. 

(2) peça que os alunos leiam essa definição:

Receita: instruções que orientam a preparação de uma iguaria. (...) predomina uma linguagem instrucional com uso de formas verbais (imperativo, infinitivo) de valor imperativo ou impessoal. Em culinária, a receita estrutura-se geralmente em duas partes: Ingredientes e Modo de Preparo (Confecção), incluindo-se, muitas vezes, a maneira de servir. (COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.157)

Abaixo, a transcrição de uma receita produzida por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental:

(imagem do autor)

Após a leitura da receita:

(3) abra um espaço para a discussão entre os alunos com o objetivo de apontarem as características deste texto:

a) qual a forma deste gênero? 

b) possui os elementos da receita conceituada acima?

c) qual função comunicativa ele exerce?

d) de que gênero se trata?

Após o exercício, os alunos chegarão às seguintes conclusões:

(4) apesar do texto trazer as características da receita, não o é de fato, porque o leitor compreende que não se trata de instruções para que se possa preparar uma comida.

(5) a forma é de receita, mas a função não é. Trata-se, na verdade, de um conselho ou um guia de caráter didático, com a intenção de instruir e convencer o interlocutor para que assuma um determinado comportamento para conseguir êxito nas avaliações escolares.

Caso haja necessidade, peça aos alunos que elaborem, em grupo, textos semelhantes.

Atividade 3

Professor, para a terceira atividade acompanhe os alunos até uma sala de multimídia, ou use o retroprojetor, e exiba as seguntes imagens publicitárias.

(imagens do autor)

Após, a visualização das imagens:

(1) divida os alunos em grupos.

(2) sugira que elaborem um quadro comparativo entre os gêneros "anúncio"; "cartaz de cinema"; "placa de trânsito".

Depois de trocarem ideias, questione-os e veja a que conclusão chegaram seus alunos sobre a hibridização dos gêneros:

a) em qual gênero se encaixa cada texto?

b) qual a função comunicativa que exercem?

c) o que as imagens provocam na recepção do texto?

d) é possível considerar mais de uma função para cada gênero?

Para finalizar:

(3) sugira que produzam um cartaz publicitário utilizando um outro gênero qualquer, que sua estrutura seja do conhecimento de todos (poema, carta, bilhete etc).  

Recursos Complementares

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos dao texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm 

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno07-06.html 

Avaliação

A avaliação deve basear-se na compreensão do aluno sobre a hibridização dos gêneros, avaliada oralmente na troca de idéias e nas produções escritas sugeridas durante as aulas.

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