Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DE ONDE VEM O LEITE?

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno (na facia etária de cinco anos) poderá aprender com esta aula a:

  •          Identificar alguns animais produtores do leite que consumimos;
  •          Identificar algumas plantas ou frutos que extraímos o leite;
  •          Conhecer os tipos de leite;
  •          Conhecer as propriedades físicas dos leites;
  •          Identificar as qualidades nutritivas dos tipos de leite;
  •          Conhecer alguns sintomas da alergia ou intolerância ao leite;
  •          Elaborar e saborear comida(s) feita(s) com leite.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de prpriedades físicas;
  • Noção de nutrição.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - DESCOBRINDO DE ONDE O LEITE VEM.

1º MOMENTO: O/a professor/a fará um levantamento com a turma pesquisando o que eles tomam no café da manhã. A medida em que as crianças forem falando, o/a professor/a deverá registrar em uma cartolina, como: leite, sucos, yogurtes. A partir daí, o/a professor poderá informar que o leite tem muitos derivados, como as margarinas, os queijos, os yogurts,em seguida poderá lançar a seguinte pergunta:

  • De onde vem o leite? 

Quando as crianças responderem, o/a professor/a deverá transcrer em  uma cartolina, a qual ficará exposta na sala

2º MOMENTO:, O/a professor/a fará a seguinte dinâmica com a turma: colocará figuras/fotos: mulheres, cabra, vaca, baleia, cachorro, cavalo e pé de soja. Depois deverá colocar estas fotos dentro de bexigas/balões. Depois, pedirá que cada criança retire uma bexiga, a estoure e veja a figura/foto encontrada(o). Neste momento, o professor lançará a pergunta: O leite vem (fala o nome da figura/foto em questão)? Cada aluno terá que responder ou refutar a proposição, daí o grupo ou o professor dirão se ele acertou ou não a resposta. Haverá, numa cartolina com duas colunas: uma com o título De onde vem o leite, e outra De onde não vem o leite, então cada criança, terá de fixar sua figura na coluna correspondente.

3º MOMENTO: O/a  professor/a proporá para as crianças que elas representem, desenhem, pintem um dos animais que estão na coluna.  De onde vem o leite. Para isso, deverão utilizar a técnica de bricolagem, a qual poderão utilizar diferentes materias de suporte, como: tecidos, algodão, botão, plásticos, lã, papel, tinta, cola, tesoura, lápis grafites, lápis de cor, borrachas, hidrocores, entre outros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bricolagem 

ATIVIDADE 2: OS TIPOS DE LEITE.

1º MOMENTO: O professor fará a turma refletir sobre a seguinte questão: Se o leite vem de fontes diferentes (plantas e animais) logicamente existirão vários tipos de leite. Sendo assim, cada tipo de leite terá própriedades e características distintas..

2º MOMENTO: A partir das respostas, o/a professor/a deverá propor uma pesquisa, para que as crianças se apropriem do tema em questão. Uma vez feita a pesquisa,  o professor proporá a seguinte dinâmica: para as crianças provarem e tentar identificar qual o tipo de leite cada copo conteém (previamente, serão providenciandos copos contendo tipos de leite, como: de cabra, de vaca, de soja, estando cada copo devidamente numerado). Cada criança terá a oportunidade de entrar em contato com o líquido percebendo se 'os sabores são diferentes. Depois, o professor questionará, cada aluno, sobre qual o tipo de leite  que ele acha que  tomou e quais as razões dele achar isso. Após todos os alunos falarem, o/a professor/a finalmente dirá qual o tipo de leite que cada copo continha, saciando a grande curiosidade da turma.

http://www.balsamo.sp.gov.br/view.asp?id=671 

ATIVIDADE 3: CONHECENDO OS VALORES NUTRITIVOS DE CADA LEITE.

1º MOMENTO: O professor, seguindo a mesma linha de raciocínio, dialogará com as crianças, a fim de conduzi-las à seguinte lógica: se um tipo de leite é diferente do outro, ele deverá ter características nutritivas diferentes também. Por isso é importante pesquisar que propriedades nutritivas cada leite tem, e o que elas trazen de beneficios ou maleficios para as pessoas. (Abaixo alguns sites contendo informações sobre o assunto)

2º MOMENTO: O professor montará uma imensa tabela (poderá ser confeccionada com cartolinas, contendo o nome de cada tipo de leite e espaço para escrever suas características nutritivas, fixará a mesma na parede e, lendo juntamente com os alunos, um texto conciso, o qual fará uma comparação nutricional entre os tipos de leite mais comuns, irá simultaneamente preenchendo a tabela.

3º MOMENTO: Agora, o professor proporá às crianças que assistam a um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=H5SuJzg2gIM 

Depois, lançará algumas perguntinhas:

  • Todos vocês mamaram?
  • Alguém se lembra se foi amamentado?
  • Como vocês imaginam que é o gosto do leite materno?
  • Por que mamamos?
  • Alguém sabe o significado da palavra "mamífero"?

http://matrice.wordpress.com/2009/08/18/1750/ 

ATIVIDADE 4 - CONHECENDO OS SINTOMAS DA ALERGIA AO LEITE.

1º MOMENTO: O/a professor/a lançará aos alunos a seguinte pergunta: Será que todas as pessoas podem tomar leite? Após as crianças responderem, o professor explicará que há pessoas que nascem com alergia ao leite de vaca, por isso não podem bebê-lo, tendo que consumir outro tipo de leite. Essas pessoas, quando bebem leite de vaca, sentem-se muito mal, ficam com diarréia, vômito a barriga inchada. Porém, como o leite é importantíssimo para a saúde, essas pessoas tem que consumir alimentos que possam substituir os nutrientes do leite, como iogurtes, leites fermentados, o leite de soja ou de cabra. (Site que aborda o assunto: http://www.queijosnobrasil.com.br/intolerancia_leite.htm )

2º MOMENTO: Depois disso, haverá a seguinte atividade: o professor pedirá que as crianças se dividam em grupos de três componentes, entregará uma revista para cada grupo e pedirá que, quando virem qualquer alimento que contenha um derivado de leite ou o próprio leite que destaque a fotografia. Cada grupo apresentará as figuras encontradas e explicará os motivos pelos quais achou que cada um daqueles alimentos ]é derivado do leite.  Aqui, vale a experiência do cotidiano, por exemplo "o bolo tem leite porque vi minha mãe colocando"

3º MOMENTO: O professor pedirá, antecipadamente, que cada criança traga de casa um alimento que contenha leite para que possam fazer um delicioso lanche. Durante a degustação, as crianças serão instigadas a sentirem o cheiro, o gosto, a textura de cada alimento, para detectarem tanto a presença do leite como dos demais ingredientes que compõem as mesmas. O lanche poderá ser registrado por fotos e essas expostas num mural devidamente legendadas. 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado pela sua participação durante as atividades, pelo conhecimento obtido sobre o assunto estudado, pela consciência obtida acerca da importância nutritiva do leite, por sua interação com os colegas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Claudinéia, Divino Espírito Santo , Pernambuco - dijo:
    clau4321@gmail.com

    23/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom! Apresentar aos aprendizes mamíferos dentro desse contexto é muito mais vantajoso do que insistir em ficar transmitindo a eles o que é um mamífero de maneira a ficar explanando apenas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.