Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Espírito esportivo: o papel do esporte nas relações internacionais

 

13/10/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir  atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência
  • Localizar informações sobre os países que participaram da Copa do Mundo 2010
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Converse com os alunos o que leram ou ouviram falar sobre a Copa do Mundo 2010.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Nessa sequência didática discutiremos o respeito mútuo que deve permear as práticas esportivas. Para a discussão sobre o respeito às diferenças, os alunos pesquisarão as características de alguns países participantes da Copa de Mundo 2010.

No processo, será interessante propor a discussão sobre mitos que envolveram o futebol. O primeiro é a associação do futebol a um esporte para homens. O segundo mito é referente às pessoas deficientes, sendo importante informar que elas  praticam quase todas as modalidades, inclusive futebol, em campo e em quadra.

Cabe também ressaltar que, nos últimos anos,"nos estádios têm aflorado traços nada nobres do comportamento humano, como o racismo e a xenofobia. Nas arquibancadas da Europa, torcedores já foram flagrados imitando sons de macacos e fazendo saudações fascistas, entre outras barbaridades." (Revista Nova Escola, Edição 192, Maio 2006 disponível em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/bate-bola-escola-424007.shtml), nos remetendo à necessidade de provocar debates sobre tais questões.

Atividade 1 :  apreciação de vídeo e o debate sobre o exercício da cidadania nas práticas esportivas

Imagem disponível na internet

Leve a turma para uma sala com projetor multimidia para exibição do vídeo  

 Cidadania em construção [Esporte na escola] , disponível no Portal do Professor .

Peça que anotem quais aspectos são apontados no vídeo como exercício de cidadania com a prática de esportes. Para essa discussão, exiba o vídeo do início até 1 minuto e 42 segundos.

Lance, então, o debate: como está o exercício da cidadania no Brasil no que se refere a prática de esportes? Para tal discussão, divida a turma em dois grupos. Um grupo deverá ressaltar os aspectos já conquistados hoje pelos brasileiros nas práticas esportivas e o outro deverá apontar o que ainda há por fazer para o exercício desse direito. Combine um tempo para os grupos elencarem os fatos e os argumentos. Cada grupo deverá eleger os redatores e os apresentadores das idéias discutidas, antes do debate ser iniciado.

No decorrer das argumentações, fomente a discussão, articulando  as relações, as críticas e as reflexões sobre as contradições de nosso país. Comente, por exemplo, a ideia, mundialmente difundida, de que o Brasil é o país do futebol, mas que no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência.

Atividade 2: vivência e discussão sobre o respeito ao ritmo e  às diferenças na prática de esportes

Imagem disponível na internet

Proponha a discussão sobre  diferentes  maneiras de jogar futebol, tais como o futebol de campo, society, de salão, explorando o que os alunos sabem e  quais regras conhecem.

Em seguida, conduza a turma à quadra da escola. Organize, então, a formação de times mistos, para uma partida diferente:  o jogo de futebol ocorrerá com os participantes de cada time em duplas, de mãos dadas.

Após um período de jogo, amplie o desafio: proponha que um dos participantes de cada dupla jogue com os olhos vendados.

Decorrido  o tempo previamente definido com a turma para o final da partida, discuta os desafios de jogar de mãos dadas, de olhos vendados, ou com alguém de olhos vendados, abordando a atuação em equipe e o respeito ao ritmo e  às diferenças.

Aproveite e comente informações relacionadas a superação de paradigmas com o futebol, tais como:

  • "O primeiro jogo feminino de que se tem notícia no Brasil foi disputado em 1913, em São Paulo".
  • "Os primeiros Jogos Olímpicos para atletas com deficiência foram organizados em Roma, em 1960, com cerca de 400 participantes de 23 países. O futebol de 5 é praticado em quadras de futebol de salão por jogadores com deficiência visual. A bola tem guizos. O futebol de 7 é jogado em campo de society por atletas com paralisia cerebral. Não existe impedimento e o arremesso lateral pode ser feito com uma ou as duas mãos."

(Fonte: Revista Nova Escola, Edição 192, Maio 2006 disponível em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/bate-bola-escola-424007.shtml)  

Atividade 3: utilização de mapa mundi interativo e pesquisa sobre a diversidade em uma Copa do Mundo

Imagem disponivel na internet

Levante com a turma quais foram os países participantes da Copa do Mundo em 2010:

  • África do Sul
  • Alemanha
  • Argélia
  • Argentina
  • Austrália
  • Brasil
  • Camarões
  • Chile
  • Coréia do Norte
  • Coréia do Sul
  • Costa do Marfim
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • França
  • Gana
  • Grécia
  • Holanda
  • Honduras
  • Inglaterra
  • Itália Japão
  • México
  • Nigéria
  • Nova Zelândia
  • Paraguai
  • Portugal
  • Sérvia
  • Suiça
  • Uruguai

Na sala de informática, ou utilizando laptops com acesso à internet, proponha a organização de grupos com, no máximo, quatro participantes. Cada grupo deverá escolher dois países que tenham participado da Copa do Mundo em 2010 para saber mais.

Os grupos deverão acessar, entre outros, um site indicado por você: o mapa mundi interativo, lançado pelo IBGE, disponivel em http://www.ibge.gov.br/paisesat/ . Nesse site os alunos terão que localizar os países no mapa e, ao clicar sobre eles, acessarão informações sobre a população, economia, rede, meio ambiente, bem como, encontrarão imagens sobre os mesmos.

Complementando as informações com pesquisas em outros sites, os grupos deverão organizar uma breve apresentação sobre os países pesquisados, utilizando também imagens para ilustrar os conteúdos abordados.

Combine quanto tempo cada grupo terá para sua apresentação e viabilize que a socialização das informações pesquisadas ocorra com o uso de um computador e um projetor multimídia.

No fechamento das apresentações, enfatize que a Copa do Mundo e outros torneios internacionais possibilitam o encontro da diversidade mundial em um mesmo tempo e espaço. Aponte que, em 2010, a Copa foi uma oportunidade para que os países imprimissem maior relevância ao combate à discriminação racial, tendo como palco o país onde houve um regime oficial de segregação, o apartheid, que durou 42 anos, instituindo direitos e obrigações distintos entre brancos e negros.

Atividade 4: vivência em grupo, leitura e debate sobre a violência nos campos de futebol

Imagem disponível na internet

Professor, assista no mesmo  vídeo já exibido aos alunos Cidadania em construção [Esporte na escola],   a  proposta de atividade que será desenvolvida a seguir, partir dos 6 minutos até 7 minutos e 35 segundos. Em síntese a atividade consiste em:

Salve-se com um Abraço

  • Trata-se de um jogo de pega -pega .
  • Para iniciar, sorteia-se um pegador e os demais se espalham pelos espaço que for determinado para o jogo.
  • Os participantes devem abraçar um colega para escapar do pegador. Quem for pego transforma-se em pegador.
  • Após um tempo de jogo pode-se ampliar o desafio: escapam se abraçarem-se em grupo, em um número pré determinado (trios, quartetos, um número ímpar, etc.)

Depois de conhecer melhor a proposta  assistindo o vídeo, professor, proponha  a atividade para a turma (ou faça uma parceria com um professor de Educação Física para a realização da atividade).

Após o jogo, converse com o grupo:

  • O que o jogo exigiu deles?
  • O que foi mais difícil?
  • Em que situações eles veem acontecer abraços em partidas de jogos oficiais?

Explore as questões do envolvimento emocional, das comemorações e das situações de solidariedade em partidas de futebol, envolvendo os  atletas ou a torcida.

Introduza, então o tema que fica em oposição a essa vivência: a violência dentro e fora dos campos. Pergunte-lhes se já foram a um estádio, se já vivenciaram a torcida em uma partida de futebol. Explore o que pensam sobre a rivalidade entre torcidas. Apresente as seguintes informações para fomentar o debate:

  • "Hoje as torcidas organizadas são registradas juridicamente como Grêmios Recreativos, tal como as Escolas de Samba, e se constituem como clubes dentro do clube. Existem em função dele, mas têm economia e sede próprias."

  • "O futebol também é uma leitura do que acontece na sociedade.A lógica da violência grupal nos estádios aqui começou nos anos 70, mas piorou em meados de 80.  No Brasil, a primeira morte intencional de um chefe de torcida, o Cleo, da Mancha Verde, do Palmeiras, ocorreu em 1988. Hoje, há membros de torcidas que têm relação com o crime organizado, são vinculados a facções."

(Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional, 27/06/2008 . Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1790

Em seguida, disponibilize cópias do artigo de opinião Brasil X Brasil na Copa de 2014, publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, em   07/11/2007, disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1183  , ou leve a turma para o laboratório de informática para acessá-lo e realizar a leitura on line.

Após a leitura, divida a turma em grupos. Cada grupo deverá elencar ações que consideram importantes para que a Copa de 2014 no Brasil transcorra sem violências. Após alguns minutos de discussão, promova a socialização das opiniões.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cidadania em construção [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Conheça outros materiais relacionados aos temas, disponíveis no Portal do Professor:

A Bola , http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18369 

Brasil Futebol Clube , em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18381 

Avaliação

Observe:

  • Participação no debate proposto na atividade 1
  • Utilização do mapa mundi interativo
  • Clareza na apresentação das características dos países
  • Participação nas discussões propostas na atividade 3
  • Coerencia entre os pontos de vista e argumentos apresentados na atividade 4 e as discussões que foram realizadas nas etapas anteriores.

Proponha que os alunos usem esse mesmo roteiro para uma autoavaliação. Posteriormente discuta as respostas com aqueles alunos que realizarem avaliações incoerentes.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.