13/10/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Converse com os alunos o que leram ou ouviram falar sobre a Copa do Mundo 2010.
Professor,
Nessa sequência didática discutiremos o respeito mútuo que deve permear as práticas esportivas. Para a discussão sobre o respeito às diferenças, os alunos pesquisarão as características de alguns países participantes da Copa de Mundo 2010.
No processo, será interessante propor a discussão sobre mitos que envolveram o futebol. O primeiro é a associação do futebol a um esporte para homens. O segundo mito é referente às pessoas deficientes, sendo importante informar que elas praticam quase todas as modalidades, inclusive futebol, em campo e em quadra.
Cabe também ressaltar que, nos últimos anos,"nos estádios têm aflorado traços nada nobres do comportamento humano, como o racismo e a xenofobia. Nas arquibancadas da Europa, torcedores já foram flagrados imitando sons de macacos e fazendo saudações fascistas, entre outras barbaridades." (Revista Nova Escola, Edição 192, Maio 2006 disponível em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/bate-bola-escola-424007.shtml), nos remetendo à necessidade de provocar debates sobre tais questões.
Atividade 1 : apreciação de vídeo e o debate sobre o exercício da cidadania nas práticas esportivas |
Imagem disponível na internet
Leve a turma para uma sala com projetor multimidia para exibição do vídeo
Cidadania em construção [Esporte na escola] , disponível no Portal do Professor .
Peça que anotem quais aspectos são apontados no vídeo como exercício de cidadania com a prática de esportes. Para essa discussão, exiba o vídeo do início até 1 minuto e 42 segundos.
Lance, então, o debate: como está o exercício da cidadania no Brasil no que se refere a prática de esportes? Para tal discussão, divida a turma em dois grupos. Um grupo deverá ressaltar os aspectos já conquistados hoje pelos brasileiros nas práticas esportivas e o outro deverá apontar o que ainda há por fazer para o exercício desse direito. Combine um tempo para os grupos elencarem os fatos e os argumentos. Cada grupo deverá eleger os redatores e os apresentadores das idéias discutidas, antes do debate ser iniciado.
No decorrer das argumentações, fomente a discussão, articulando as relações, as críticas e as reflexões sobre as contradições de nosso país. Comente, por exemplo, a ideia, mundialmente difundida, de que o Brasil é o país do futebol, mas que no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência.
Atividade 2: vivência e discussão sobre o respeito ao ritmo e às diferenças na prática de esportes |
Imagem disponível na internet
Proponha a discussão sobre diferentes maneiras de jogar futebol, tais como o futebol de campo, society, de salão, explorando o que os alunos sabem e quais regras conhecem.
Em seguida, conduza a turma à quadra da escola. Organize, então, a formação de times mistos, para uma partida diferente: o jogo de futebol ocorrerá com os participantes de cada time em duplas, de mãos dadas.
Após um período de jogo, amplie o desafio: proponha que um dos participantes de cada dupla jogue com os olhos vendados.
Decorrido o tempo previamente definido com a turma para o final da partida, discuta os desafios de jogar de mãos dadas, de olhos vendados, ou com alguém de olhos vendados, abordando a atuação em equipe e o respeito ao ritmo e às diferenças.
Aproveite e comente informações relacionadas a superação de paradigmas com o futebol, tais como:
(Fonte: Revista Nova Escola, Edição 192, Maio 2006 disponível em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/bate-bola-escola-424007.shtml)
Atividade 3: utilização de mapa mundi interativo e pesquisa sobre a diversidade em uma Copa do Mundo |
Imagem disponivel na internet
Levante com a turma quais foram os países participantes da Copa do Mundo em 2010:
Na sala de informática, ou utilizando laptops com acesso à internet, proponha a organização de grupos com, no máximo, quatro participantes. Cada grupo deverá escolher dois países que tenham participado da Copa do Mundo em 2010 para saber mais.
Os grupos deverão acessar, entre outros, um site indicado por você: o mapa mundi interativo, lançado pelo IBGE, disponivel em http://www.ibge.gov.br/paisesat/ . Nesse site os alunos terão que localizar os países no mapa e, ao clicar sobre eles, acessarão informações sobre a população, economia, rede, meio ambiente, bem como, encontrarão imagens sobre os mesmos.
Complementando as informações com pesquisas em outros sites, os grupos deverão organizar uma breve apresentação sobre os países pesquisados, utilizando também imagens para ilustrar os conteúdos abordados.
Combine quanto tempo cada grupo terá para sua apresentação e viabilize que a socialização das informações pesquisadas ocorra com o uso de um computador e um projetor multimídia.
No fechamento das apresentações, enfatize que a Copa do Mundo e outros torneios internacionais possibilitam o encontro da diversidade mundial em um mesmo tempo e espaço. Aponte que, em 2010, a Copa foi uma oportunidade para que os países imprimissem maior relevância ao combate à discriminação racial, tendo como palco o país onde houve um regime oficial de segregação, o apartheid, que durou 42 anos, instituindo direitos e obrigações distintos entre brancos e negros.
Atividade 4: vivência em grupo, leitura e debate sobre a violência nos campos de futebol |
Imagem disponível na internet
Professor, assista no mesmo vídeo já exibido aos alunos Cidadania em construção [Esporte na escola], a proposta de atividade que será desenvolvida a seguir, partir dos 6 minutos até 7 minutos e 35 segundos. Em síntese a atividade consiste em:
Salve-se com um Abraço
Depois de conhecer melhor a proposta assistindo o vídeo, professor, proponha a atividade para a turma (ou faça uma parceria com um professor de Educação Física para a realização da atividade).
Após o jogo, converse com o grupo:
Explore as questões do envolvimento emocional, das comemorações e das situações de solidariedade em partidas de futebol, envolvendo os atletas ou a torcida.
Introduza, então o tema que fica em oposição a essa vivência: a violência dentro e fora dos campos. Pergunte-lhes se já foram a um estádio, se já vivenciaram a torcida em uma partida de futebol. Explore o que pensam sobre a rivalidade entre torcidas. Apresente as seguintes informações para fomentar o debate:
(Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional, 27/06/2008 . Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1790)
Em seguida, disponibilize cópias do artigo de opinião Brasil X Brasil na Copa de 2014, publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, em 07/11/2007, disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1183 , ou leve a turma para o laboratório de informática para acessá-lo e realizar a leitura on line.
Após a leitura, divida a turma em grupos. Cada grupo deverá elencar ações que consideram importantes para que a Copa de 2014 no Brasil transcorra sem violências. Após alguns minutos de discussão, promova a socialização das opiniões.
Nome | Tipo |
---|---|
Cidadania em construção [Esporte na escola] | Vídeo |
Conheça outros materiais relacionados aos temas, disponíveis no Portal do Professor:
A Bola , http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18369
Brasil Futebol Clube , em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18381
Observe:
Proponha que os alunos usem esse mesmo roteiro para uma autoavaliação. Posteriormente discuta as respostas com aqueles alunos que realizarem avaliações incoerentes.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!