Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Hábitos saudáveis

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum  
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter discutido as regras básicas para uma vida saudável: alimentar-se bem, dormir bem, manter bons hábitos de higiene.

Deverão também ter refletido sobre a questão da boa alimentação, que não significa comer muito, concluindo que o importante é uma alimentação saudável que inclua proteínas, vitaminas e carboidratos.

É importante que saibam também que comidas artificiais e enlatados têm muita gordura e poucos nutrientes, devendo-se evitá-los.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Nessa sequência didática vamos trabalhar a relação entre a prática de esportes e a melhoria da saúde. Os alunos terão a oportunidade de discutir que esporte pode trazer alegria, bem estar, que é um exercício de cidadania, ajuda na prevenção ao uso de drogas, enfim, é uma fonte de benefícios para pessoas de todas as idades.

Imagem disponível na internet

Essas atividades terão como produto final um Boletim Informativo para distribuição aos alunos da escola. Assim, combine antecipadamente com a direção escolar o mecanismo para a produção das cópias do Boletim.

Atividade 1 –levantamento de conhecimentos prévios e motivação para o tema

Para iniciar a sequência de atividades, vamos propor um jogo para  a turma: Handeboliche, uma mistura das regras de handebol e boliche.

  • O Handeboliche é jogado com uma bola de borracha leve que pingue no chão.
  • Usa-se uma quadra ou espaço dividido em dois campos com um semicírculo marcado diante de cada alvo.
  • Nessa área não podem entrar nem atacantes , nem defensores.
  • Os pinos de boliche devem ser organizados em triangulo.
  • As regras são iguais as do Handebol, só que, em lugar de fazer gols , as equipes devem derrubar os pinos.
  • Para fazer os pinos, é possível usar garrafas de refrigerante de dois litros pintadas de várias cores.
  • Cada cor das garrafas deve valer um número diferente de pontos . Ao concluir o jogo, os pontos devem ser somados.
  •  Para defender os alvos, os alunos devem se organizar coletivamente para impedir os adversários de finalizar as jogadas acertando as garrafas. De posse da bola, a equipe que estava defendendo passa a posição ofensiva.
  • As jogadas devem ser finalizadas com precisão para conseguir derrubar o maior número de pinos.
  • Assim prossegue a partida até o final do tempo estipulado.

Se quiser visualizar esse jogo, professor,  assista ao vídeo da TV Escola chamado Hábitos Saudáveis, disponivel para baixar em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50434 . A descrição do jogo poder ser vista a partir de 6 minutos e 10 segundos até os 9 minutos e 48 segundos.  

Após o jogo, promova uma roda de conversa lançando a questão: O que esse jogo obrigou-os a fazer?

O jogo envolve domínio do corpo e da bola, drible, passe e recepção.

Nesse levantamento, fomente temas como: movimento, organização, coordenação, articulação em equipe, etc.

Organize, então, a exibição dos dois primeiros minutos do vídeo  Escola e esporte [Esporte na escola] , disponível no Portal do Professor. 

Antes da exibição, peça que os alunos anotem o histórico da atividade física ao longo da história da humanidade. Após a exibição do vídeo, promova a discussão sobre o conceito de atividade física hoje.

A partir dessa conversa, pergunte  como a prática esportiva pode influenciar a vida de uma criança, de um adulto e de um idoso.

Essa etapa de levantamento de conhecimentos prévios é muito importante para avaliação do processo, bem como, para motivar para a sequência de atividades que você irá propor para a turma. Anote as respostas dos alunos para avaliar  a complexidade que as mesmas respostas ganharão após as pesquisas.

Imagem disponível na internet

Informe que farão pesquisas sobre o tema “Prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva” a partir da próxima aula, considerando as diferentes faixas etárias que podem ser beneficiadas.

Atividade 2 – delimitação dos temas de pesquisa e orientações gerais 

A partir do tema “Prática de atividades corporais e a melhora da saúde individual e coletiva”, promova uma tempestade de idéias: que assuntos estão relacionados a esse tema?

 

 Imagem disponível na internet

Se perceber dificuldades da turma em apontar relações, comece a listar tópicos tais como:

  • tipos de práticas esportivas,
  • periodicidade da pratica de exercícios,
  • melhores atividades para cada idade,
  • influência de práticas esportivas nos quadros de alergia,
  • influência das atividades no sono, etc.

Em seguida, organize grupos para um trabalho de pesquisa sobre os tópicos levantados. Cada grupo deverá assumir uma das questões e irá produzir um artigo para publicação em um Boletim Informativo da turma. Cuide para que cada grupo tenha uma tarefa diferente a desenvolver. Assim , de acordo com o número total de alunos na turma, indique mais tópicos, se for preciso.

Oriente que deverão utilizar diferentes fontes de informação: consulta bibliográfica em diferentes fontes (livros, jornais, revistas, internet), bem como deverão buscar opiniões de especialistas ou praticantes de esportes, de acordo com o tema de pesquisa do grupo, por meio de entrevistas, a serem realizadas pessoalmente ou virtualmente. Assim, a tarefa começará em aula e deverá ter continuidade fora da escola.

No laboratório de informática ou usando laptops, possibilite que os grupos iniciem as pesquisas na internet.

Atividade 3 – organização das pesquisas   

Use um projetor multimídia para apresentar e ler o seguinte artigo para a turma:  

Dançar melhora saúde e combate o estresse *

Entregue-se ao prazer de acompanhar o ritmo da música. Esse é o remédio que garante saúde física e mental, com um efeito colateral dos bons: diversão garantida.

por Thais Szegö

Tonificação muscular, combate às gorduras extras, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração, mais disciplina... A lista de benefícios que a dança proporciona parece não ter fim. E é em primeiríssimo lugar a preocupação com a saúde que leva muita gente a arriscar seus primeiros passos em diferentes coreografias.

Dançar conforme a música não faz bem apenas ao corpo. Piruetas, rodopios e afins são puro deleite. "Tudo isso motiva os praticantes a prosseguirem com as sessões na maior animação", acredita o fisiologista e médico do esporte Antonio Claudio Lima da Nóbrega, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Outro incentivo que fideliza os dançarinos é a possibilidade de conhecer gente e de espantar o estresse. "Durante as aulas fica fácil deixar os problemas de lado", enfatiza o professor de dança de salão Willamy Natan, de São Paulo.  

Quem se interessa pela dança mas acha que não leva o menor jeito para a coisa está enganado. "Todo mundo consegue aprender", garante a professora de dança de salão Paula Domingues, de São Paulo. "Pena que poucos sabem do que o corpo é capaz."

O ortopedista Ricardo Cury, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, só faz uma ressalva: "A turma que tem problema nas articulações do joelho deve consultar um especialista antes".

Conheça a seguir algumas modalidades e escolha a que mais combina com seu jeito de ser — e, claro, com seu gosto musical.    

(*disponível em http://saude.abril.com.br/edicoes/0283/corpo/conteudo_218841.shtml)     

Chame a atenção da turma com perguntas que levem à observação sobre a  organização do texto:  um título, informações de autoria, articulação entre conceitos e opiniões, forma de apresentação dos comentários de outras pessoas, etc.  

A partir dessa discussão sobre as características do gênero textual, peça que elaborem o artigo  do grupo  referente a questão pesquisada.   

Durante a atividade, é importante que você circule entre os grupos, acompanhando a seleção das informações e fazendo as intervenções necessárias.

Oriente também para que não copiem trechos das fontes pesquisadas sem usar aspas ou sem fazer  a citação da origem das idéias apresentadas.

Os artigos devem ser organizados pelos alunos em um processador de texto.

Por fim, peça que façam um busca por imagens para ilustrar ou complementar as explicações elaboradas.  Oriente a inserção de imagens no texto: em geral, os processadores apresentam a ferramenta  “Inserir Figura”, oferecendo as opções para a localização do arquivo no computador ou em dispositivo de armazenamento.

Algumas dicas:

  • Se não conseguirem movimentar a imagem inserida no documento quando desejarem, indique que cliquem sobre a mesma com o botão direito do mouse e escolham a opção  “Formatar  Figura”. Na janela que se abre peça que escolham Layout, e em seguida a opção “Na frente do texto” e, então, cliquem em OK. Assim conseguirão movimentá-la para onde precisarem.

  • É possível ajustar o tamanho da imagem clicando em um dos cantos e arrastando-o ao tamanho desejado ou clicando sobre a mesma com o botão direito do mouse e escolham a opção  “Formatar  Figura”, definindo o tamanho desejado.

Atividade 4 – organização do produto final coletivamente

É chegado o momento da organização dos textos no Boletim Informativo da turma. Como cada grupo tem um assunto diferente, este material trará informações diversificadas  e entretenimento aos demais alunos da escola e a comunidade. A organização de um produto coletivo irá exigir do grupo discussão, negociação, argumentação para a busca do consenso.

A organização deve ocorrer  na sala de informática ou a uma sala de aula com um projetor multimídia. Cada grupo deverá apresentar sua produção, discutindo-se em qual página irão copiá-la e colá-la.

Recursos de processadores de texto, tais como o tamanho da letra, a organização de colunas, a inserção de imagens devem ser  explorados.

É possível também utilizar um modelo previamente formatado. Em alguns processadores de texto como o Word,  é possível obter um modelo  clicando em “Arquivo” e escolhendo a opção “Novo”. Na nova janela que aberta aparece uma lista de modelos e, entre eles, a opção Boletim Informativo. Se o computador estiver conectado à internet, automaticamente será feito o download do modelo escolhido.

Um dos modelos de boletim informativo disponível no Word

Algumas sugestões para a organização do material:

  • Se ficarem espaços vazios, proponha a inserção de outras imagens.
  • Oriente-os a elaborar legendas para as imagens escolhidas.
  • Lembre a seus alunos que as imagens também devem ter indicação das respectivas fontes.
  • Provoque reflexões sobre como deixar os títulos mais atraentes.
  • Instigue para que todos os alunos opinem na organização coletiva.

Após reunirem todas as produções formando o Boletim Informativo, encaminhe para a realização de cópias pela direção da unidade escolar, promovendo-se a distribuição posteriormente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escola e esporte [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Durante o processo verifique e faça anotações:   

  • O aluno participou na busca de respostas, bem como na organização das informações ?
  • O grupo conseguir sintetizar as informações em um texto coerente?
  • Houve ampliação entre as explanações das hipóteses iniciais e as explicações elaboradas pelos grupos?   

Ao final do processo, promova uma avaliação com a turma:

  • O que aprenderam ao longo do processo?
  • Quais foram as dificuldades superadas para chegar ao produto final?
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.