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Noções de passado, presente e futuro na história vivida e na história escrita.

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender as noções de passado, presente e futuro.

- Compreender as noções de passado distante, recente e remoto na história vivida e escrita.

- Compreender as noções de passado na história vivida e escrita.

- Entender a história a partir das noções de passado, presente e futuro.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas  sobre a contagem do tempo e também sobre as diferentes durações temporais. É interessante trabalhar as atividades sugeridas nas aulas: "A contagem do tempo: século, mês, ano, década, milênio" e " As diferentes durações temporais dos acontecimentos históricos" disponíveis no portal do professor.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Noções de passado, presente e futuro.

- Cole na parede imagens que representam o passado recente, passado distante, passado remoto, presente e futuro.

Observação: como exemplo de passado remoto o professor pode utilizar a imagem das Pirâmides do Egito, já como imagem do passado distante uma imagem de um prédio antigo da cidade, como passado recente uma foto do professor ou da escola anos atrás. Um exemplo de presente pode ser uma foto da turma e como exemplo de imagem do futuro o professor pode utilizar uma imagem de um carro do "futuro".

- Deixe que os alunos observem as imagens e em seguida questione-os sobre as imagens.

              1- o que estão vendo?

              2- a que tempo pertence cada imagem: passado, presente ou futuro?

Observação: Neste momento apesar de ter imagens que representam as 3 categorias de passado, elas não devem ser exploradas, a noção a ser trabalhada aqui é a de passado, presente e futuro.

- Em seguida peça para os alunos escreverem no caderno o que entendem por passado, presente e futuro.

- Peça para os alunos lerem os seus registros e vá anotando no quadro as diferentes definições que eles elaboraram.

- Após todos terem se manifestado, discuta as diferentes definições elaboradas pelos alunos e construa, a partir delas, uma definição sintética das noções de passado, presente e futuro.

Atividade 2 - Passado recente, passado distante e passado remoto.

- Inicie a atividade reproduzindo as imagens abaixo que representam o passado recente, distante e remoto. Indague os alunos se eles sabem diferenciar quais dessas imagens representam cada um dos tipos de passado, colocando em ordem crescente a imagem que representa o passado remoto, distante recente.

                                                                                                    Passado Recente

                                                               

                                               O mascote da copa do mundo na Àfrica pode ser classificado como passado recente.

Mascote da copa do mundo na Àfrica 2010, disponível em: http://br.oleole.com/fotos/copadomundo2010/worldcup2010mascot/mp81un.asp

                                                                                            Passado Distante 

                                                                  

          Cenas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Uma montagem de cenas da guerra, disponível no site:   http://sgm.galeon.com   

                                                                   

Imagem que remonta a abolição da escravidão no Brasil em 1888. Este desenho foi retirado do Blog da Tia Cris em uma sugestão de atividade para trabalhar sobre a Abolição da Escravidão. Disponível em:  http://tiacrisamoremeducar.blogspot.com/2010/05/13-de-maio-dia-da-abolicao-da.html

                                                                                                   Passado Remoto

                                                                                                          

Imagem que representa a existência dos dinossauros na Terra há milhões de anos. Disponível http://magazinedosdinossauros.blogspot.com/2009/11/tyrannosaurus-rex.html   

                                                                       

                                 Imagem que representa a Guerra de Tróia, que ocorreu possivelmente, entre 1300 a.C. e 1200 a.C. . Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/guerra-de-troia.htm

- Em seguida peça para os alunos escreverem no caderno o que entendem por passado recente, passado distante e passado remoto.

 - Peça para os alunos lerem os seus registros e vá anotando no quadro as diferentes definições que eles elaboraram.

- Após todos terem se manifestado, discuta as diferentes definições elaboradas pelos alunos e construa, a partir delas, uma definição sintética das noções de passado recente, distante e remoto.

Possibilidade de Registro:

Passado recente: podemos definir  como algo que ocorreu ontem, há uma semana, há um mês, há alguns anos, como por exemplo o seu aniversário de 1 aninho.

Passado distante: podemos definir como algo que ocorreu há bastante tempo. Por exemplo, a Segunda Guerra Mundial, o nascimento do seu avô, a abolição da escravidão no Brasil.

Passado remoto: podemos definir como algo que ocorreru há muito, muito tempo atrás. Por exemplo, a existência dos dinossauros da Terra, a construção das pirâmides do Egito, a Guerra de Tróia.                                                              

Observação: Professor você pode trabalhar também com o texto: "Noções de passado, presente e futuro na história vivida e escrita" disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com 

Atividade 3 - História vivida e história escrita.

- Distribua para os alunos trechos de uma história vivida por alguém e trecho de uma história escrita por um historiador.

Possibilidade de trechos:

1- História vivida

O velho capitão

No dia em que o capitão ficou velho

E não conseguia mais navegar,

Foi morar na vila de Portobelo

Numa casa que dava para o mar.

Um sobrado formoso, azul e verde.

Com gangorras de ferro no quintal,

Cadeiras de balanço, muita rede,

E na sala um aquário de cristal.

Fosse no meio da noite ou do dia,

Ele se balançava sem parar,

Era que o velho capitão sentia

Um saudade infinita do mar.

(Do livro Histórias com poesias, alguns bichos E Cia. de Duda Machado. São Paulo: Editora 34, 1997).

2- História escrita

Breve História da Escravidão no Brasil

Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América. A escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde o começo da História.

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos. O transporte era feito da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.

 Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.

O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas, onde os integrantes viviam em liberdade, através de uma organização comunitária aos moldes do que existia na África. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi. Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel. 

(Texto adaptado pela Professora Ana Flávia Ribeiro retirado do site: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/escravidao.htm )

- Após a leitura dos dois textos pelos alunos e resolução de dúvidas referentes as palavras desconhecidas, solicite aos alunos que definam qual das duas histórias é a escrita por historiadores e qual é a história vivida.

Importante!!! Professor, o objetivo dessa atividade é chamar a atenção do aluno para a reflexão sobre a história escrita e a história vivida. Ressalte que para a história escrita é necessário o trabalho dos especialistas que estudam a História, que são os historiadores. Por exemplo, para escrever a história da escravidão no Brasil, é  necessário um longo trabalho de análise e interpretação dos documentos históricos, que são os vestígios deixados pelos homens ao longo do tempo. Já a história vivida é experimentada por todos nós no nosso dia-a-dia, nos diferentes tempos e lugares, as histórias vividas são recheadas de senso comum, são contadas quase sempre colocando o personagem que viveu a história no centro dos acontecimentos.

- Após esse debate, peça aos alunos que identifiquem que tipo de passado cada uma das histórias representam; se passado recente, remoto ou distante. E a partir dos textos, se é possível encontrar o século, ano inicial e ano final desses acontecimentos.

- Em seguida peça para os alunos descreverem como é o tempo em que eles vivem: passado remoto, passado distante, passado recente, presente ou futuro.

Recursos Complementares

Para enriquecer o seu trabalho referente ao tempo histórico para as primeiras séries do Ensino Fundamental faça a leitura do artigo disponível no site: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1317t.PDF  

Outro recurso para enriquecer e aprofundar a noção de passado, presente e futuro é o filme: "A turma da Mônica em uma aventura no tempo". No site do youtube: http://www.youtube.com/results?search_query=turma+da+monica+uma+aventura+no+tempo&aq=5  encontramos trechos desse filme, mas é interessante trabalhar todo o filme, pois ele possibilita ao aluno perceber claramente a diferença entre cada um desses tempos. 

Sinopse:  Franjinha tem a idéia de criar uma máquina do tempo. Mas a chegada de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali ao laboratório faz com que os quatro elementos fundamentais - água, fogo, terra e ar - que controlavam a experiência caíssem dentro do portal. Agora, a turma tem de recuperá-los. Caso contrário, os relógios irão parar e o mundo irá, literalmente, congelar no espaço. Para tentar recuperar os quatro elementos cada membro da turma vai parar em um diferente período: passado, presente e futuro.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem compreender  e distinguir a idéia de passado recente, remoto e distante. Devem também compreender e ter noção de presente e futuro. Além disso, o aluno deverá compreender esses diferentes tempos no processo histórico.

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