12/10/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
- Identificar a evolução, ao longo das décadas, dos tipos físicos de atletas em diferentes modalidades: futebol e vôlei.
- Comparar os corpos de atletas em diferentes modalidades esportivas, destacando as suas funcionalidades.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá apresentar diferentes “tipos físicos” de atletas em distintas modalidades esportivas e analisar, junto com seus alunos, a evolução ao longo das décadas dos corpos dos competidores.
Atividade 1:
Inicie a aula com uma pergunta problematizadora sobre as principais características de um atleta esportivo moderno. As respostas serão certamente variadas: obstinado, forte, corajoso, disciplinado, talentoso, sarado, rápido, etc. Faça uma lista no quadro negro com todos os termos destacados pelos alunos. Peça posteriormente para que os alunos agrupem os termos em grupos de afinidade, por exemplo, aqueles relacionados a aspectos psicológicos dos atletas ou relacionados ao corpo.
Comunique à turma que nessa aula o debate será focado nas características físicas dos atletas. Estimule os alunos pela última vez a citarem algum qualificativo relacionado ao corpo dos atletas e complete a lista. A aula ficará mais rica com um número elevado de opções.
Dica: Caro professor, os outros termos citados pelos alunos – não relacionados a aspectos físicos – podem ser fonte para reflexão em aulas futuras.
Atividade 2:
Após esse primeiro momento, o professor deverá pedir aos alunos para identificarem na lista elaborada na atividade 1, características físicas que sejam contrastantes entre si, como por exemplo, forte/ magro; alto/ baixo; pesado/ leve. Realize um debate com a turma sobre diferentes tipos físicos observados em diferentes modalidades esportivas.
http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Gustavo_Kuerten.jpg
http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/07/20090725225129volei.jpg
Maratona de Nova Iorque 2008
http://blogs.jovempan.uol.com.br/endorfina/tag/maratona-de-ny/
1- Na opinião de vocês, há um tipo físico ideal de atleta? Descreva e desenhe esse tipo físico?
2- Identifique cinco atletas brasileiros em diferentes modalidades esportivas. Como são os tipos físicos desses competidores? Aponte as diferenças e as semelhanças. Além da descrição das diferenças físicas é importante que os alunos compreendam os principais motivos que determinam a variabilidade de tipos físicos nas diferentes modalidades. Por exemplo, nas duas fotografias apresentadas com corredores temos atletas que executam a mesma técnica (corrida), porém as exigências físicas das provas apresentadas nas fotografias são distintas. Temos corredores da prova de 100 metros rasos e maratonistas (42.195 metros ou 42, 195 km). É importante que os alunos sejam capazes de relacionar a especificidade da modalidade esportiva com exigências físicas (mais força; maior capacidade aeróbica; altura como fator fundamental e etc.)
Atividade 3:
Ao final do debate realizado na atividade 2, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet. Cada grupo – composto por 5 alunos – será responsável pela pesquisa de fotografias e informações adicionais como a altura, o peso e outras medidas corporais de um atleta selecionado na atividade anterior.
Indico algumas opções de sites de atletas que apresentam as informações necessárias para a pesquisa. Cabe ressaltar entretanto, que o professor poderá incentivar os alunos a buscarem mais informações sobre atletas do seu interesse na internet.
http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas/2009/06/12/ult4367u3070.jhtm
A pesquisa deverá durar 10 minutos. Terminado esse momento os alunos deverão apresentar oralmente para os demais colegas de classe seus achados. Caberá ao professor mediar um debate exaltando similaridades e diferenças observadas nos tipos físicos pesquisados.
Dica: Professor, caso a escola disponha de impressora peça para os alunos imprimirem fotos dos corpos dos atletas pesquisados para incrementar ainda mais as apresentações orais dos grupos. Outra opção é o professor selecionar previamente fotos de atletas de diferentes modalidades para exaltar os diferentes tipos físicos presentes nas práticas esportivas.
Atividade 4: Nesse momento, os alunos já são capazes de identificar diferentes tipos físicos comparando modalidades distintas. O professor irá tornar o debate mais complexo:
1- É possível identificar ao longo das décadas uma mudança no tipo físico de atletas de futebol ou vôlei?
2- Quais são essas mudanças?
3- Por que elas ocorreram?
4- Quais são suas implicações para o desporto?
Nesse momento, a comparação entre os tipos físicos não será mais entre modalidades, mas sim em uma mesma modalidade em períodos históricos distintos. Divida a turma em grupos de 5 alunos. Selecione uma única modalidade esportiva que será objeto de analise de todos os grupos.
Peça aos alunos para pesquisarem em revistas, jornais e na internet fotos sobre atletas da modalidade previamente selecionada em diferentes décadas. Indico a pesquisa nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Cada grupo deverá ser capaz de responder as perguntas realizadas no início da atividade atual (atividade 4):
1- É possível identificar ao longo das décadas uma mudança no tipo físico de atletas de futebol ou vôlei?
2- Quais são essas mudanças?
3- Quais fatores possibilitaram a evolução, por exemplo, na altura dos jogadores de vôlei ou tênis nas últimas décadas?
4- Quais são suas implicações para o desporto? (velocidade da bola; potencia dos golpes - cortadas ou raquetadas -; novas estratégias táticas etc.)
O trabalho deverá ser realizado no modelo de dever de casa e apresentado na semana seguinte pelos diferentes grupos. Cada um deverá responder as perguntas e apresentar evidências que corroborem com as respostas apresentadas. Por exemplo, se um grupo responde que são claras as mudanças no físico dos jogadores de vôlei é preciso apresentar evidências para sustentar tal afirmação (por exemplo, fotos, dados sobre o peso dos atletas, altura, entre outros).
Ver reportagem veiculada no Jornal Zero Hora "Um reino de gigantes toma conta da Superliga de volêi"
Ver reportagem veiculada no Jornal Zero Hora "A gigante e a baixinha"
http://debpedroso.wordpress.com/2010/03/20/conheca-o-mais-novo-gigante-do-volei-brasileiro/
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Volei/0,,MUL183014-4435,00.html
Indico o artigo "O desempenho do homem-massa nas práticas corporais esportivas: uma relação de amor e ódio" para aprofundamento do professor no tema.
RODRIGUES, Rogério. O desempenho do homem-massa nas práticas corporais esportivas: uma relação de amor e ódio. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v27, n1, p. 153-167.
Ao final da aula, o professor realizará uma avaliação oral com a turma.
1- Quais as características físicas recorrentes em um jogador de Basquete ou vôlei?
2- Por que tais características são próprias desse esporte? (por exemplo, a altura elevada dos jogadores).
3- A altura dos jogadores de vôlei ao longo das décadas tem aumentado, diminuído ou se mantido estáveis?
4- Quais fatores possibilitaram o aumento progressivo na altura dos jogadores de vôlei?
5- Por que observamos em diferentes modalidades esportivas tipos físicos tão heterogêneos em termos de estatura, massa muscular e percentual de gordura? Peça aos alunos para indicarem atletas que apresentem tais diferenças.
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