26/10/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
O aluno deve dominar a leitura e escrita do português.
Estratégias
Trabalho individual, em duplas e discussões em grupo.
Recursos:
Sites da internet para pesquisa.
Vídeos disponíveis na internet.
Exercícios que serão acessados via Kword.
Atividade 1
Peça aos alunos que distribuam as palavras abaixo em dois grupos na tabela, conforme o modelo.
ALMOFADA, AUDIÇÃO, ALFAIATE, AUDIÊNCIA, ALCACHOFRA, AUTARQUIA, ÁLCOOL, ALFACE, ÁLGEBRA, AUMENTO, ALICATE, AUDITORIA, AUDÁCIA, ALMIRANTE, AUTOMAÇÃO, ALGARISMO, AUTÓGENO, AUTÓGRAFO, AURICULAR, ALBOQUE
ALMOFADA | AUDIÇÃO |
Peça aos alunos que pesquisem a origem das palavras escritas com a primeira sílaba em AL e, posteriormente, assistam ao vídeo sobre a influência do árabe no português individualmente.
Disponível em: < http://ysahdsalloum.multiply.com/reviews/item/685 >. Acesso em 20 set. 2011.
Disponível em: < http://www.libanoshow.com/home/cultura_arabe/iberica.htm > Acesso em 20 set. 2011.
Disponível em: < http://videos.sapo.pt/8FLb0nv4B4VB82F2CjJz >. Acesso em 15 set. 2011.
Imagem 1. Escrita árabe. Disponível em: <http://ysahdsalloum.multiply.com/reviews/item/685>. Acesso em: 25/10/2011.
Imagem 2. Alboque. Disponível em: < http://sangseno.blogspot.com/ >. Acesso em: 25/10/2011.
Atividade 2
Peça aos alunos que acessem os links abaixo, pesquisem a formação dos plurais a partir da sílaba final em -L e apresentem aos colegas o que descobrirem. Professor, modere as discussões e conduza-as para que o plural em IS fique claro para os alunos.
Disponível em: < http://www.flip.pt/FLiP-On-line/Gramatica/Morfologia-Partes-do-discurso/Numero/Plural-dos-adjectivos-e-substantivos.aspx >. Acesso em: 15/09/2011.
Disponível em: < http://portugues-bahia.tripod.com/id18.html >. Acesso em: 15/09/2011.
Imagem 3. Um girassol - dois girassóis.
Disponível em < http://2.bp.blogspot.com/-vL6Vc24Eyko/To4Hbzpj0eI/AAAAAAAADeM/4iYMsHjra_s/s1600/girassol.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-vL6Vc24Eyko/To4Hbzpj0eI/AAAAAAAADeM/4iYMsHjra_s/s1600/girassol.jpg >. Acesso em: 26 out. 2011.
Atividade 3
Atividade individual
Peça aos alunos que acessem os exercícios no link: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/L%20x%20U%20exercicios_aluno.odt>; completem a atividade A com as palavras no singular e no plural a partir das imagens nela contidos. Corrija-os.
Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/L%20x%20U%20exercicios_professor.odt>.
Atividade 4
Faça o ditado do trava-língua “A cruel criatura cometeu um grande crime: entrou na casa e devorou três vitrolas, pregou trinta pregos no vitrô, trançou o tricô da Cremilda e estragou treze tortas de creme. Credo!”, disponível em < http://shirlenealvares.blogspot.com/2008/10/trava-lnguas.html>. Acesso em: 20 out. 2011.
Imagem 4. Monstro
Disponível em: < http://pt.dreamstime.com/criatura-amarela-dos-desenhos-animados-thumb11610518.jpg>. Acesso em 26 out. 2010.
A partir deste ditado, o professor explica aos alunos que os verbos da 3ª pessoa de singular no pretérito perfeito sempre terminarão em –U ( cantou, correu, partiu) e que não há nenhum verbo que termina em –L.
Para leitura do professor
· <http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/construindo_escrita/pdf/gram_e_ortog_vol2.pdf > Páginas 69-71
· <http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Concord%C3%A2ncia/Concord%C3%A2ncia_nominal/Plural> Plural em -IS
· <http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm> Plural AL,EL, OL
· < http://www.abralin.org/revista/RV9N1/1_1.pdf> Plurais irregulares do português brasileiro: efeitos de frequência
Este é um conteúdo que deve ser internalizado pelo aluno à medida que este é exposto aos padrões da língua, o que demanda uma avaliação contínua. Para que haja uma avaliação pontual, sugerimos que o professor liste palavras escritas com -L e -U e peça aos alunos que fiquem em pé, quando ouvirem palavras em -L e que se assentem ao ouvirem palavras em -U.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/07/2012
Quatro estrelasMuito legal, adorei.