Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - As letras L e U em final de sílabas. Qual usar?

 

26/10/2011

Autor y Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir o uso das letras L e U no final de sílabas.
  • Formar o plural de palavras terminadas em L  com IS  e U com US.
  • Conhecer a influência árabe no português.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve dominar a leitura e escrita do português.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

Trabalho individual, em duplas e discussões em grupo.

Recursos:

Sites da internet para pesquisa.

Vídeos disponíveis na internet.

Exercícios que serão acessados via Kword.

Atividade 1

Peça aos alunos que distribuam as palavras abaixo em dois grupos na tabela, conforme o modelo.

ALMOFADA, AUDIÇÃO, ALFAIATE, AUDIÊNCIA, ALCACHOFRA, AUTARQUIA, ÁLCOOL, ALFACE, ÁLGEBRA, AUMENTO, ALICATE, AUDITORIA, AUDÁCIA, ALMIRANTE, AUTOMAÇÃO, ALGARISMO, AUTÓGENO, AUTÓGRAFO, AURICULAR, ALBOQUE

ALMOFADA AUDIÇÃO
   
   
   
   
   
   
   
   
   

Peça aos alunos que  pesquisem a origem das palavras escritas com a primeira sílaba em AL e, posteriormente, assistam ao vídeo sobre a influência do árabe no português individualmente.

Disponível em: < http://ysahdsalloum.multiply.com/reviews/item/685 >. Acesso em 20 set. 2011.

Disponível em: < http://www.libanoshow.com/home/cultura_arabe/iberica.htm > Acesso em 20 set. 2011.

Disponível em: < http://videos.sapo.pt/8FLb0nv4B4VB82F2CjJz >. Acesso em 15 set. 2011.

 

Imagem 1. Escrita árabe. Disponível em: <http://ysahdsalloum.multiply.com/reviews/item/685>. Acesso em: 25/10/2011.

Imagem 2. Alboque. Disponível em: < http://sangseno.blogspot.com/ >. Acesso em: 25/10/2011.

Atividade 2

Peça aos alunos que acessem os links abaixo, pesquisem a formação dos plurais a partir da sílaba final em -L e apresentem aos colegas o que descobrirem. Professor, modere as discussões e conduza-as para que o plural em IS fique claro para os alunos.

Disponível em: < http://www.flip.pt/FLiP-On-line/Gramatica/Morfologia-Partes-do-discurso/Numero/Plural-dos-adjectivos-e-substantivos.aspx >. Acesso em: 15/09/2011.

Disponível em: < http://portugues-bahia.tripod.com/id18.html >. Acesso em: 15/09/2011.

Imagem 3. Um girassol - dois girassóis.

Disponível em < http://2.bp.blogspot.com/-vL6Vc24Eyko/To4Hbzpj0eI/AAAAAAAADeM/4iYMsHjra_s/s1600/girassol.jpghttp://2.bp.blogspot.com/-vL6Vc24Eyko/To4Hbzpj0eI/AAAAAAAADeM/4iYMsHjra_s/s1600/girassol.jpg >. Acesso em: 26 out. 2011.

Atividade 3

Atividade individual

Peça aos alunos que acessem os exercícios no link: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/L%20x%20U%20exercicios_aluno.odt>; completem a atividade A com as palavras no singular e no plural a partir das imagens nela contidos. Corrija-os.

Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/L%20x%20U%20exercicios_professor.odt>.

Atividade 4

Faça o ditado do trava-língua  “A cruel criatura cometeu um grande crime: entrou na casa e devorou três vitrolas, pregou trinta pregos no vitrô, trançou o tricô da Cremilda e estragou treze tortas de creme. Credo!”, disponível em < http://shirlenealvares.blogspot.com/2008/10/trava-lnguas.html>. Acesso em: 20 out. 2011.

Imagem 4. Monstro

Disponível em: < http://pt.dreamstime.com/criatura-amarela-dos-desenhos-animados-thumb11610518.jpg>. Acesso em 26 out. 2010.

A partir deste ditado, o professor explica aos alunos que os verbos da 3ª pessoa de singular no pretérito perfeito sempre terminarão em –U ( cantou, correu, partiu) e que não há nenhum verbo que termina em –L.

Recursos Complementares

Para leitura do professor

 

·         <http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/construindo_escrita/pdf/gram_e_ortog_vol2.pdf > Páginas 69-71

·         <http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Concord%C3%A2ncia/Concord%C3%A2ncia_nominal/Plural> Plural em -IS

·         <http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm> Plural AL,EL, OL

·         < http://www.abralin.org/revista/RV9N1/1_1.pdf> Plurais irregulares do português brasileiro: efeitos de frequência

Avaliação

Este é um conteúdo que deve ser internalizado pelo aluno à medida que este é exposto aos padrões da língua, o que demanda uma avaliação contínua. Para que haja uma avaliação pontual, sugerimos que o professor liste palavras escritas com -L e -U e peça aos alunos que fiquem em pé, quando ouvirem palavras em -L e que se assentem ao ouvirem palavras em -U.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.