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UCA - R e RR: uso, análise e reflexão

 

24/10/2011

Autor y Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir a diferença de pronúncia entre o som dos fonemas R e de RR.

  • Relacionar a escrita à pronúncia do R no início, no meio e no fim das palavras.

  • Diferenciar quando se usa o R ou RR entre vogais.

  • Empregar adequadamente as letras R/RR em textos e exercícios diversos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de ortografia
  • Leitura e produção escrita
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laptop
  • Editor de texto Kword
  • Internet
  • Vídeo Youtube: Refazenda de Gilberto Gil.
  • Exercícios interativos
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Câmera para produção de um vídeo

 

Atividade 1

 

O professor deverá iniciar a aula colocando a turma em círculo - laptop sobre a carteira

 Professor, incentive seus alunos a usarem seus laptops para desenvolverem as atividades.

 

Para motivar a introdução do tema, use o vídeo da canção Refazenda, de Gilberto Gil.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mUliwjOoN-8 (Acesso em 03/04/2011)

Refazenda

Imagem disponível em:

http://sambazul.blogspot.com/2009/02/gilberto-gil-refazenda-1975.html (Acesso em 10/04/2011)

 

  • Professor, para melhor organização de sua aula, entregue xerox para os alunos com o roteiro para a atividade com o vídeo. Assim eles poderão acompanhar a tarefa com mais organização.

 

ROTEIRO

  1. Assistir ao vídeo, prestando atenção na letra.
  2. Criar um novo arquivo no Kword para anotar palavras e frases ouvidas na música. Crie um nome para este arquivo e salve-o em sua pasta.

(Esta atividade poderá ser desenvolvida em grupo de 4 alunos).

3. Anotar, neste mesmo arquivo, todas as palavras ouvidas no vídeo (com R e RR).

4. Discutir, entre os membros do grupo, que sentido poderá ser atribuído à palavra "Refazenda", anotando-o, também, após a atividade anterior.

 

  • Professor, ouça as respostas dos alunos, complementando-as, sempre que necessário.

 

 

Atividade 2

Turma em grupo de 4 alunos

 

  1. Os alunos deverão assistir novamente ao vídeo, agora confrontando a letra R com o que anotaram na atividade anterior. Peça-os ainda que completem a letra da canção, acessando a página:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/Refazenda_a_completar.doc

IMPORTANTE: A letra para o professor encontra-se em:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/Refazenda_professor.doc

     

2. A partir da leitura sobre o álbum em que se encontra a música, disponível em: http://sambazul.blogspot.com/2009/02/gilberto-gil-refazenda-1975.html (Acesso em 10/04/2011), oriente os alunos para realizarem as seguintes tarefas:

 

A) Comparar se há semelhança entre o sentido por eles dado ao título, atividade 1, e a explicação:

“Refazenda", como sugere o título, é repleto de referências ao sertanejo que tenta a vida em uma grande cidade.”

B) Identificar na canção os elementos que fazem referência ao sertanejo.

C) Atribuir sentido para o jogo de palavras: REFAZENDA/REZANDO.

D) Apontar as duplas interpretações que há em: "anoitecerá tomate e amanhecerá mamão" e a noite será tomate e a manhã será mamão, e "seu agosto azedo" e seu gosto azedo.

(Clareie bastante os sentidos para seu aluno)

Ao final, faça uma rodada de apresentação das discussões feitas pelos grupos.

 

Atividade 3

 

O professor deverá solicitar aos alunos que formem grupos de 4 estudantes, cada um com seu laptop, mas sentados bem próximos.

  • Professor, peça aos alunos que completem a tabela disponível em:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/O%20som%20do%20R_posi%C3%A7%C3%A3o.doc, separando as palavras escritas com R, de acordo com a sua posição de uso.

 

1º) Agora, solicite aos alunos que criem, no kword, uma tabela separando as palavras em que ocorrem o R/RR nas seguintes situações:

A)    palavras iniciadas com R.

 B)    palavras escritas com RR entre vogais.

C)    palavras escritas com R no final das palavras.

     
 

 


Atividade 4

 

ATIVIDADE EM GRUPO DE 3 0U 4 ALUNOS

 

  • Professor, oriente seus alunos a acessarem a fábula  A cigarra e a formiga, de Jean de la Fontaine no site abaixo:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/A%20cigarra%20e%20a%20formiga%28R%29.doc

 

  • Professor, os estudantes deverão assistir à fábula, prestando bastante atenção para perceber a diferença entre o som da consoante vibrante múltipla – RR/R intervocálico - e o R usado em outras posições. Posterior a isso, oriente seus alunos a realizarem as seguintes tarefas:

A)    Ler em voz alta as palavras ARROZ, CARREGA, ARARA, ARANHA, ARRANHA, ARADO, (entre outras escolhidas no vídeo pelo professor), posicionando a palma da mão na garganta para perceberem em que posição da boca (posterior/superior) o som do RR/R é pronunciado e também em que posição, eles fazem as cordas vocais vibrarem.

B)    A partir desses exercícios, peça aos alunos que criem uma regra de uso do RR/R.

C)    Para finalizar a atividade, oriente-os a criar um vídeo para documentar o que aprenderam sobre o uso do RR/R.

D)    Estabeleça um tempo de 10 minutos para os alunos socializarem suas produções com os colegas.

 

  • Professor, a regra do uso do RR/R a ser feita pelos alunos pode ser melhorada por você.
  • Lembre-se: aproveite ao máximo as sugestões dos estudantes.

 

Atividade 5 

 

Professor, passe uma tarefa para casa para que os alunos possam fixar o que aprenderam em sala. 

Caso seus alunos possam transportar seus laptop para casa, oriente-os a resolverem os jogos, acessando:

 

http://www.cp.ufmg.br/aula_3_portugues_2_ano/completar_palavras_com_r_rr.htm (Acesso em 03/04/2011)

A cigarra e a Formiga

Imagem disponível em: http://roseartseducar.blogspot.com/2011/03/fabula-cigarra-e-formiga-com-imagens.html ( Acesso em 30/03/ 2011)

Sugira também aos alunos que assistam ao vídeo em:

http://www.youtube.com/watch?v=hqVvZmr3dhE&feature=player_embedded ( Acesso em 30/03/2011)

  • Na próxima aula, conversar com eles a respeito do que assistiram no vídeo.
Recursos Complementares

Professor, enriqueça sua aula, acessando:

Blog sobre o uso do R e RR:

http://portuguesbrasileiro.blogspot.com/2010/11/gramatica-ortografia-r-ou-rr.html (Acesso em 03/04/2011)

Quando usar um ou dois R:

http://www.klickeducacao.com.br/materia/21/display/0,5912,POR-21-99-874-5594,00.html (Acesso em 03/04/2011)

Proposta alternativa de aula:

http://www.klickeducacao.com.br/2006/pl_aula/pl_aula_ficha/0,6994,POR-1751-1768-1982-,00.html (Acesso em 03/04/2011)

Vídeo sobre a fábula A cigarra e a formiga:

http://www.youtube.com/watch?v=XUTHH35S0j0&feature=player_embedded (Acesso em 03/04/2011)

Avaliação

A avaliação dessa aula será processual, ou seja, durante e ao final das atividades. O professor deverá verificar se os alunos se interessaram pelas atividades e, se quiser, ao final, o professor poderá solicitar aos estudantes que respondam perguntas, tais como: 

  • Quando uma palavra tem o som de R entre vogais como em garrafa, usa-se um ou dois R?
  • E quando há um R entre vogais, o som é como em jarro ou caro?

Use também a opção de FORCA para verificação e consolidação da aprendizagem. Vide exemplo disponível em:

http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca.htm  ( Acesso em 13/04/2011)

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