24/10/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Distinguir a diferença de pronúncia entre o som dos fonemas R e de RR.
Relacionar a escrita à pronúncia do R no início, no meio e no fim das palavras.
Diferenciar quando se usa o R ou RR entre vogais.
Empregar adequadamente as letras R/RR em textos e exercícios diversos.
Atividade 1
O professor deverá iniciar a aula colocando a turma em círculo - laptop sobre a carteira
Professor, incentive seus alunos a usarem seus laptops para desenvolverem as atividades. |
Para motivar a introdução do tema, use o vídeo da canção Refazenda, de Gilberto Gil.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mUliwjOoN-8 (Acesso em 03/04/2011)
Imagem disponível em:
http://sambazul.blogspot.com/2009/02/gilberto-gil-refazenda-1975.html (Acesso em 10/04/2011)
(Esta atividade poderá ser desenvolvida em grupo de 4 alunos).
3. Anotar, neste mesmo arquivo, todas as palavras ouvidas no vídeo (com R e RR).
4. Discutir, entre os membros do grupo, que sentido poderá ser atribuído à palavra "Refazenda", anotando-o, também, após a atividade anterior.
Atividade 2
Turma em grupo de 4 alunos
http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/Refazenda_a_completar.doc
IMPORTANTE: A letra para o professor encontra-se em:
http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/Refazenda_professor.doc
2. A partir da leitura sobre o álbum em que se encontra a música, disponível em: http://sambazul.blogspot.com/2009/02/gilberto-gil-refazenda-1975.html (Acesso em 10/04/2011), oriente os alunos para realizarem as seguintes tarefas:
A) Comparar se há semelhança entre o sentido por eles dado ao título, atividade 1, e a explicação:
“Refazenda", como sugere o título, é repleto de referências ao sertanejo que tenta a vida em uma grande cidade.”
B) Identificar na canção os elementos que fazem referência ao sertanejo.
C) Atribuir sentido para o jogo de palavras: REFAZENDA/REZANDO.
D) Apontar as duplas interpretações que há em: "anoitecerá tomate e amanhecerá mamão" e a noite será tomate e a manhã será mamão, e "seu agosto azedo" e seu gosto azedo.
(Clareie bastante os sentidos para seu aluno)
Ao final, faça uma rodada de apresentação das discussões feitas pelos grupos.
Atividade 3
O professor deverá solicitar aos alunos que formem grupos de 4 estudantes, cada um com seu laptop, mas sentados bem próximos.
http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/O%20som%20do%20R_posi%C3%A7%C3%A3o.doc, separando as palavras escritas com R, de acordo com a sua posição de uso.
1º) Agora, solicite aos alunos que criem, no kword, uma tabela separando as palavras em que ocorrem o R/RR nas seguintes situações:
A) palavras iniciadas com R. |
B) palavras escritas com RR entre vogais. |
C) palavras escritas com R no final das palavras. |
Atividade 4
ATIVIDADE EM GRUPO DE 3 0U 4 ALUNOS
http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%202/A%20cigarra%20e%20a%20formiga%28R%29.doc
A) Ler em voz alta as palavras ARROZ, CARREGA, ARARA, ARANHA, ARRANHA, ARADO, (entre outras escolhidas no vídeo pelo professor), posicionando a palma da mão na garganta para perceberem em que posição da boca (posterior/superior) o som do RR/R é pronunciado e também em que posição, eles fazem as cordas vocais vibrarem.
B) A partir desses exercícios, peça aos alunos que criem uma regra de uso do RR/R.
C) Para finalizar a atividade, oriente-os a criar um vídeo para documentar o que aprenderam sobre o uso do RR/R.
D) Estabeleça um tempo de 10 minutos para os alunos socializarem suas produções com os colegas.
Atividade 5
Professor, passe uma tarefa para casa para que os alunos possam fixar o que aprenderam em sala.
Caso seus alunos possam transportar seus laptop para casa, oriente-os a resolverem os jogos, acessando:
http://www.cp.ufmg.br/aula_3_portugues_2_ano/completar_palavras_com_r_rr.htm (Acesso em 03/04/2011)
Imagem disponível em: http://roseartseducar.blogspot.com/2011/03/fabula-cigarra-e-formiga-com-imagens.html ( Acesso em 30/03/ 2011)
Sugira também aos alunos que assistam ao vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=hqVvZmr3dhE&feature=player_embedded ( Acesso em 30/03/2011)
Professor, enriqueça sua aula, acessando:
Blog sobre o uso do R e RR:
http://portuguesbrasileiro.blogspot.com/2010/11/gramatica-ortografia-r-ou-rr.html (Acesso em 03/04/2011)
Quando usar um ou dois R:
http://www.klickeducacao.com.br/materia/21/display/0,5912,POR-21-99-874-5594,00.html (Acesso em 03/04/2011)
Proposta alternativa de aula:
http://www.klickeducacao.com.br/2006/pl_aula/pl_aula_ficha/0,6994,POR-1751-1768-1982-,00.html (Acesso em 03/04/2011)
Vídeo sobre a fábula A cigarra e a formiga:
http://www.youtube.com/watch?v=XUTHH35S0j0&feature=player_embedded (Acesso em 03/04/2011)
A avaliação dessa aula será processual, ou seja, durante e ao final das atividades. O professor deverá verificar se os alunos se interessaram pelas atividades e, se quiser, ao final, o professor poderá solicitar aos estudantes que respondam perguntas, tais como:
Use também a opção de FORCA para verificação e consolidação da aprendizagem. Vide exemplo disponível em:
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca.htm ( Acesso em 13/04/2011)
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