Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A relação entre a dança e a música.

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dançar
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia); 
  • Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança;
  • Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido).
Duração das atividades
4 aulas totalizando 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula “O que é dança?” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22181  de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho; 

Conceito de dança.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Partindo dos vídeos e discussões apresentados na aula “O que é dança?”  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22181 de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho, o professor deverá expor que música é uma forma ordenada de sons e silêncios e mediará um debate sobre a importância da música na dança, com as seguintes questões provocadoras: Será que existe dança sem música? A música determina a forma de dançar? Como? Como é produzido o som e como o ouvimos? O norteamento a ser dado será que a dança tem uma relação direta com a música e que, em muitas vezes, o ritmo é que determina as formas de movimentação do corpo. Quanto à última pergunta, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem em livros, sites e etc. as formas de propagação do som, sua produção e como acontece o processo de decodificação do som pelo cérebro.   

Dica: por este conhecimento ser específico recomendamos que esta parte da aula seja realizada com o professor de Física ou de Ciências do Colégio.   

Sites sugeridos:

http://www.energia.com.br/material/2006/JS_32_Edson-Cebola_Web.pdf

http://www.fisica.net/ondulatoria/elementos_de_acustica.pdf

Acessos dia 17 de agosto de 2010.

http://plenaharmonia.files.wordpress.com/2010/08/musica-no-lar.jpg, acesso dia 28 de outubro de 2010. 

Atividade 2

O professor, munido de um aparelho de som com um cd de músicas diversas (de roda, valsas e outras), explicará aos alunos que a música é importante na dança pois conduz o ritmo desta. Apresentar aos alunos que existem 3 tipos de compassos (marcações) nas músicas:

  • Binário: onde os sons e ruídos repetem de dois em dois (usar uma música de roda como exemplo);
  • Terciário: onde os sons e ruídos repetem de três em três (usar uma valsa como exemplo);
  • Quaternário: onde os sons e ruídos repetem de quatro em quatro (usar uma música que não se encaixa nos exemplos acima como exemplo).

O professor apresentará várias músicas aos alunos, que deverão escutá-las e marcar o ritmo musical com palmas.

Sugestão de músicas:

Hip hop: 1, 2 step

Ciara. http://letras.terra.com.br/ciara/125527/

Funk: Ela dança, eu danço

MC Leozinho. http://letras.terra.com.br/mc-leozinho/486100/

Rock: We are will rock you

Queen. http://letras.terra.com.br/queen/64490/

Rock around the clock

Raul Seixas. http://letras.terra.com.br/raul-seixas/828303/

Forró: Xote da alegria

Fala Mansa. http://letras.terra.com.br/falamansa/14353/

Axé: Lirirrixa  

Babado Novo. http://letras.terra.com.br/babado-novo/84140/

Valsa: Valsa das flores.

Música de roda: Ciranda, Cirandinha.

Links acessados dia 28 de outubro de 2010.

O professor solicitará que os alunos identifiquem os compassos binários, terciários e quaternários nas músicas diversas. Assim, ao término, os alunos deverão elaborar um cartaz com o nome da música e qual o ritmo que ela pertence.

Além disso, os alunos deverão utilizar o corpo para marcar esses tempos musicais, executando um tipo de movimento para cada batida (devem ser movimentos simples, como andar, levantar os braços, etc.).

DICA: o professor pode, também, pedir que os alunos tragam as músicas que mais gostam para identificar o ritmo e serem anotadas no cartaz, desde que não sejam ofensivas a gênero, classe ou orientação sexual ou religiosa, nem que contenham palavras de baixo calão.

Atividade 3:

Dividir os alunos em 3 grupos e solicitar que eles criem sons ritmados utilizando o corpo ou objetos comuns, como parede, garrafas, grades e etc., nos ritmos binario, terciário e quaternário. Por exemplo: bater com as mãos no peito de forma intervalada, como ritmo binário, ou no peito e duas palmas como quaternário. Os grupos deverão se apresentar para toda a turma, onde os outros alunos serão convidados a vivenciar os ritmos criados pelo grupo que está apresentando. Segue um exemplo com um vídeo, que poderá ser mostrado aos alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=Ghgrc8Mj_-s 

 Acesso dia 28 de outubro de 2010.

Recursos Complementares
Avaliação

A turma deverá juntar as 3 seqüências criadas pelos grupos em uma única apresentação.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • gilvana cristofoli, C E I Recanto dos Amiguinhos , Santa Catarina - dijo:
    gilvanacristofoli@gmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    Atividade com música e dança pode ser explorado varias coisas nas crianças, movimento lateralidade,quantificação. A partir da música as crianças vão identificando som das letras,dançando aprendem a cantar os números,essas disciplinas liberam as energias .


  • marizete Rocha Ferreira, E.E Paulo Pinheiro Chagas , Minas Gerais - dijo:
    rochateze@hotmail.com

    28/08/2011

    Cinco estrelas

    falando sério, amei a aula. o conteúdo maravilhoso. sou habilitada em educação física mas trabalho arte. e ja cursei ate o 3ºperiodo de arte mas parei.vç está de parabénas!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.