Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Prosa e poesia na Educação básica

 

30/03/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer diversas poesias;     

Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;

Elaborar um sarau de poesia on line. ·       

Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;

Elaborar uma animação comparativa entre diferentes poetas.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discuta com os alunos o que eles conhecem sobre poesia, suas preferências, etc.

Estratégias e recursos da aula

A ideia deste projeto é que ele seja uma atividade de intercambio entre 2 turmas.

O objetivo é estudar a poesia e trocar informações sobre o que eles estão aprendendo. Para a comunicação podem ser usadas várias ferramentas, tais como: o e-mail, conversa instântanea via MSN ou SKYPE, o importante é fazer com que os alunos troquem informações e tenha um destinatário para debater sobre as produções elaboradas durante a execução do projeto. Caso haja a possibilidade de ser uma classe de outra cidade, municipio ou estado seria mais interessante, pois além dos alunos trocarem informações sobre a poesia poderiam conhecer crianças de outros lugares.  Para o professor também seria uma experiencia riquíssima, pois estaria trabalhando colaborativamente via on line efetivamente e rompendo os muros da sala de aula através da tecnologia. O planejamento colaborativo é um ótimo instrumento para o professor ter novas referências.    

 Antes de se propor uma atividade que confronte prosa e poesia é preciso ter muita clareza quais são as características de cada uma delas. Para ajudar nessa caracterização, professor, segue um link de um texto publicado no site Recanto das Letras, que de forma muito didática faz essa distinção.

 

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1357485    

 “Na poesia o eu se volta para o exterior, na tentariva de exprimir o seu interior. É uma escrita de dentro para fora. Já na prosa a escrita é de fora para dentro, com o eu tentando interiorizar a realizade...Interessa então o mundo, as descrições, as situações, o que acontece, como acontece e quando acontece. A prosa acontece num período passado. Possui objetividade do contrário da poesia”...

Fábio Melo Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1357485  

A poesia dessa forma é uma forma subjetiva, única de ver e expressar o mundo. Nesse aspecto somos privilegiados de nossa nacionalidade, pois temos um rico e vasto mundo escrito por nosso poetas. Mais do que nuna a poesia faz sentido em nossas vidas, numa era no qual as informações tem a velocidade de clicks, é fundamental refletirmos como somos e o que sentimos. A tecnologia pode incorporar outras formas e sentidos a poesia, o que constitui o objetivo central desta aula, associar poesia e tecnologia em busca do conhecimento reflexivo da língua e daquilo que somos, seres humanos em busca do conhecimento.   

ATIVIDADE 1- O QUE É POESIA- COM DRUMMOND   

Apresente a ideia do projeto colaborativo. Façam um e-mail coletivo, apresentando a turma. Envie fotos da classe e do local em que estudam. Combinem de verem e analisarem o livroclip e a poesia de Drummond.   Para iniciar essa viagem pelo mundo da poesia, o Portal do Professor, dispõe uma animação muito interessante, o livrolip de Carlos Drummond.    

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19161

     

Apresente o livro clip aos alunos, peça que explorem os diferentes recursos, desde o jogo até a biografia do autor. Depois dessa pesquisa pelo site ,apresente novamente a poesia “No meio do caminho” de Carlos Drummond de Andrade.   

No meio do caminho tinha uma pedra   

tinha uma pedra no meio do caminho   

tinha uma pedra   

no meio do caminho tinha uma pedra.      

 Nunca me esquecerei desse acontecimento   

na vida de minhas retinas tão fatigadas.   

Nunca me esquecerei que no meio do caminho  

tinha uma pedra  

Tinha uma pedra no meio do caminho  

 

Fonte da imagem: : http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond04.htm

 Conte um pouco sobre a história do poema e o quanto ele causou críticas na época, os tradicionalistas contras os modernistas.

Questione os alunos sobre quais sentimentos o poema “no meio do caminho” transmitem?

Peça para os alunos pesquisarem o contexto em que a poesia foi publicada em 1930.

Traga a poesia para o mundo dos alunos, quais são as pedras no caminho deles?

Explique sobre a relação entre a poesia e o que vemos e sentimos.

Lance a questão: Você acha a poesia importante? Por quê?

Incentive aos alunos a exporem suas opiniões.

Depois da atividade realizada elaborem um email com as principais descobertas sobre Drummond e seu poema “No Meio do caminho.”     

 

ATIVIDADE 2- POEMAS VISUAIS  

 Leia a resposta da outra turma e comente com os alunos sobre as diferenças e semelhanças no entendimento do poema..   

A magia da poesia pode ir além das palavras com a associação a tecnologia, a poesia ganha um “novo vestuário”, assim fica divertido ver a poeisa sob o olhar do outro que veste.   

Seguem alguns links de poesias postadas no Youtube.  

 Ou isto ou aquilo- Cecilia Meirelles

 http://www.youtube.com/watch?v=4PO3NH0MYSw&feature=related    

Leilão de Jardim-  

 Credito da imagem: http://algarvebecre.blogspot.com/2009/05/leilao-de-jardim.html   

http://www.youtube.com/watch?v=quO2R5nQM-8&feature=related   

a Bailarina- Cecilia Meirelles

 

 Crédito da imagem: http://balletnaomasoquista.blogspot.com/2010/06/ola-pessoas-ou-bailarinasnao-que.html   

http://www.youtube.com/watch?v=9UsKkiIx3Iw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Z-l1C9qOwKc&feature=related    

 As borboletas

Crédito da imagem: http://www.colmagno.com.br/TodoDiaPoesia/imagens/Borboleta_Gabriela.jpg

 http://www.youtube.com/watch?v=ryuWHNlomek&feature=related    

A Casa

    

Crédito da imagem: http://www.diariodovale.com.br/noticias/11107,print.html      

 http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA&feature=related    

 A Corujinha     

Crédito da imagem: http://www.toquinho.com.br/pagina.php?BuscaL=A&cod_menu=8&sub=12      

http://www.youtube.com/watch?v=uCNZkklNZYo

Mistério do passado José Paulo Paes  

 Crédito da imagem: http://universofantastico.wordpress.com/2009/07/page/2/

  http://www.youtube.com/watch?v=uCNZkklNZYo   

Cadê- José Paulo Paes

http://www.youtube.com/watch?v=Tr6U3XFw6a0&feature=related              

 

João e Maria Chico Buarque

http://www.youtube.com/watch?v=CRIXprZqRd4&feature=more_related  

Menino azul- Cecilia Meirelles   

http://www.youtube.com/watch?v=4Wb1-pI1NxM

 

A língua do Nhem   

http://www.youtube.com/watch?v=Wl_-Sio2TBE&feature=related  

 Depois de ver esses belos poemas visuais, lance um desafio para os alunos, criar videoclips de poemas e enviar para os colegas da outra turma.

  

3ª ATIVIDADE-  VIDEOCLIPS DE POESIAS  

Divida a classe em equipes de no máximo 4 alunos, cada grupo deverá seguir a seguinte sequência:  

 1.    Escolher uma poesia para fazer o videoclip;

 2.    Devem pesquisar sobre o contexto em que a poesia foi escrita;

 3.    Depois de selecionada a poesia, devem fazer um roteiro do videoclip, listando materiais necessários para a encenação, trilha sonora, definição de papéis no videoclip, etc. Acompanhe a execução de todas as fases e faça intervenções quando necessárias.

 4.    Depois de gravado o video clip, os alunos podem usar o programa MovieMaker para edição- colocar narração, trilha sonora e texto.

 5.    Avalie com o grupo se a produção está pronta para ser postada ou enviada por email.

 6.    Assim que cada grupo finalizar sua produção, faça uma socialização de todas as produções.

 7.    Combine com os alunos se qual será o meio para enviar para a turma parceira poder ver a produção deles, as sugestões são: postagem no youtube, montagem de um blog, postar no slideshare ou serem enviados por email.

 8.    Escolhido o meio de comunicação  auxilie cada grupo no envio ou postagem para a turma parceira.    

 

 4ª  ATIVIDADE- RECEBENDO AS POESIAS DOS COLEGAS  

 Depois de trocarem e verem os videoclips dos colegas, peça para os alunos escreverem uma comparação entre a poesia que o grupo enviou e a que recebeu. Para tal podem utilizar um editor de texto, também devem escrever uma carta de finalização do projeto, agradecendo o empenho e dedicação dos colegas. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Drummond e o jogo da pedra Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Faça uma autoavaliação com cada equipe em relação aos seguintes itens:  

1-    O que aprenderam sobre poesia?

2-    Qual foi a descoberta mais surpreendente?

3-    Como foi trabalhar colaborativamente?

 4-    Qual foi a contribuição de cada um na elaboração das tarefas?

5-    Que nota o grupo dá para o videoclip que produziram?

6-    Que nota o grupo dá para o videoclip que receberam?

7-    Em relação ao uso das tecnologias, oque foi mais dificil?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Simone Guerra, FAEL , Rio de Janeiro - dijo:
    simoneag70@yahoo.com.br

    21/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho que possibilita expandir o tratamento com a língua portuguesa, além de poder fazer conexões com diversas disciplinas dentro de cada poema trabalhado, pois potencializa o aprendizado das crianças. Obrigada pela dedicação no seu trabalho, pois garante a outros educadores poderem compartilhar e ampliar através do seu olhar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.