Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A ORIGEM DO CONSUMO DA CARNE.

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá apresder a;

  • Conhecer a origem do consumo da carne:
  • Conhecer alguns tipos de carnes que consumimos;
  • Conhecer algumas propriedades carnes branca e vermelha;
  • Conhecer o veganismo;  
  • Identificar as qualidades nutritivas dos tipos de carne;
  • Elaborar e saborear comida(s) feita(s) com carne branca e vermelha.
Duração das atividades
Quatro aulas cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de "nutrientes".
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - A ORIGEM DO CONSUMO DA CARNE.

1º MOMENTO: O professor deverá questionar as crianças quanto suas preferências alimentares. Para tanto deverá organizar um quadro com duas colunas, uma contendo o nome das crianças e a outra o nome dos alimentos que eles mais gostam.

                                                                              NOSSOS ALIMENTOS PREFERIDOS

                                       ALUNOS

                                ALIMENTOS PREFERIDOS

ANA PAULA QUEIROZ

  MACARRÃO, CARNE, BATATA FRITA

NINA FREITAS DE SOUZA

  CARNE, ARROZ E FEIJÃO

PAULO HENRIQUE SALLES

  CARNE COM BATATA

VITOR OLIVEIRA FONSECA

  ARROZ, TOMATE E CARNE DE SOL

2º MOMENTO: Depois, o/a professor deverá informar que irão elaborar um gráfico para saberem qual alimento é o preferido da turma. Para isto, terão que decidir as cores para cada alimento, ex:

  •  ARROZ = AZUL; 
  •  CARNE =  ROSA;
  •  BATATA = ROXO;
  • FEIJÃO = VERDE;
  • TOMATE = VERMELHO;
  • MACARÃO = LARANJA

3º MOMENTO:  Em seguida cada criança deverá pegar o cartão com as cores dos alimentos que escolheu, e colocar no gráfico

ARROZ

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

CARNE

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

BATATA

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

FEIJÃO

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

TOMATE

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

MACARRÃO

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Depois deverão observar qual alimento foi o preferido das crianças e de posse deste dado, o/a professor/a  poderá começar a estudar um tema muito interessante e que está presente na vida da maioria das pessoas: a carne. Para dar início, lançará dois questionamentos:

  • Quem come carne?
  • Será que  o homem sempre comeu carne?

 Depois de ouvidas as respostas, estas deverão ser registradas em um cartaz e expostas no mural da sala de aula. O/a professor/a poderá apresentar um painel (confeccionado com cartolina e fotos/gravuras) informando a importância do consumo da carne para o ser humano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carne 

Também deverá abordar os hábitos alimentares dos homens, bem como as razões dessas mudanças ao longo do tempo e as conseqüências da alimentação para a formação do corpo, da anatomia do ser humano atual. (Abaixo, site para pesquisa)

http://bp0.blogger.com/_U03-UxqqADM/R1l1lic3FaI/AAAAAAAAAFs/3Dchc4R8YUI/s1600-h/carne.jpg 

http://menusp.com.br/blog/?p=120 

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO OS TIPOS DE CARNE

1º MOMENTO: O professor contará aos alunos que irão fazer visita a um açougue.. Antes da partida deverão estabelecerr alguns combinados:

  • Não se distanciar do grupo;
  • Respeitar os adultos e os colegas;
  • Não mexer nas coisas sem autorização.

2º MOMENTO: Durante a visitação ao açougue, as crianças farão suas perguntas, previamente elaboradas, aos funcionário":

  • Qual a função de um açougueiro?
  • Qual o tipo de carne mais vendida?
  • Como conservam as carnes?
  • Quais os produtos derivados da carne?
  • Qual a procedência das carnes?
  • Como é feita a higiene do lugar?
  • O que tem que saber para ser um açougueiro?.

Obs: A visitação deverá ser registrada por fotos.

3º MOMENTO: O professor juntamente com a turma construirá um texto coletivo relatando a visita ao açougue, sendo este texto exposto em mural, decorado com as fotos do passeio.

ATIVIDADE 03- COMPARANDO O VEGETARIANISMO COM O VEGANINISMO 

 3º MOMENTO: O/a professor/a perguntará às crianças se elas, por acaso, sabem o qeu é vegetal. Depois de escutar as respostas, pesquisará juntmaente com as crianças para compreenderem o conceito de vegetal. Que segundo o site de Wikipédia Vegetal é um termo usado na botânica para caracterizar os seres vivos pertencentes ao Reino Plantae. Pode também significar hortaliça.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mercado_en_la_ciudad_de_Sucre_Bolivia.jpg 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate 

2º MOMENTO: As crianças poderão recortar de revistas, jornais, panfletos de supermercados e sites da internet foto dos vegetais e elaborarem um cartaz com fotos e legendas explicativas sobre as propriedades de cada vegetal.

Cada foto deverá ter a legenda explicativa - Ex: O tomate é  um alimento rico vitaminas  A , B, e minerais, como o fósforo e o potássio. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas.

 Depois, o/a professor/a  pedirá que cada aluno traga, na aula seguinte, um vegetal de casa para  que possam fazer uma deliciosa salada.

2º MOMENTO: Já com os vegetais em mãos, na cozinha da escola, a primeira providência será a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão (aqui uma boa oportunidade de ensinar às crianças a lavar as mãos, incentivando-as a fazerem isso nos momentos certos: antes de se alimentar, depois de irem ao banheiro). Em seguida, o professor, com a ajuda das crianças, lavará todos as verduras, sempre ensinando às crianças como fazê-lo. Com todos os alimentos lavados, o professor começará a cortar os vegetais (alertando que só os adultos devem fazer isso, pois é perigoso manusear facas), podendo aí trabalhar o conceito de tamanho, forma, espessura, cor, textura. Depois disso, com a ajuda das crianças, os pratos serão montados, regados com molho ou azeite. O/a professor/a deverá incentivar a degustação dos vegetais, podendo acompanhar a refeição com suco de frutas.

3º MOMENTO: O professor, agora, fará uma pergunta às crianças:

  • Vocês sabem o que significa vegetarianismo?

Durante a discussão o/a professor/a deverá registrar todas as falas das crianças e expor no mural da sala. Depois deverão pesquisar mais sobre o assunto, que segundo o site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo  Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

  • Vocês conhecem alguém que não come carne?
  • E que nome se dá para quem não come carne?

Depois das respostas, explicará que existem pessoas que não comem qualquer tipo de carne, e que são chamadas de vegetarianas. Elas só comem frutas, verduras, legumes. Em seguida, o professor contará à turma que irão receber a visita de uma pessoa vegetariana e todos poderão fazer perguntas sobre o assunto a ela. Aqui, cabe ao/a professor/a  conduzir o momento, procurando esclarecer os benefícios do vegetarianismo  para a saúde.

3º MOMENTO:  O professor, deverá fazer o seguinte questionamento às crianças:

  • Vocês sabem o que significa veganismo?

O/a professor/a deverá registrar todas as falas das crianças e expor no mural da sala. Depois deverão pesquisar mais sobre o assunto, que segundo o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo   diz que os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

O/a professor/a deverá propor uma pesquisa sobre o veganismo, questionando:

  • Vocês conhecem alguém que é vegano?
  • Quais alimentos eles consomem?
  • Quais alimentos além da carne eles não consomem?

A pesquisa poderá ser feita nos livros, internet, revista, assim como entrevista com veganos.

4º ATIVIDADE - CONHECENDO AS PROPRIEDADES NUTRITIVAS DOS TIPOS DE CARNE.

1º MOMENTO: O/a  professo/ar deverá fazer um levantamento com as crianças sobre quais os tipos de carnes que eles consomem (frango, peixe, boi, porco, etc). Depois deverá propor que façam uma culinária , para tanto deverão eleger o prato favorito, ou mesmo o/a professor poderá sugerir que façam bolinhos de carne, assim cada criança ficará responsavel por um ingrediente.

Receita  -   Bolinho de carne da Vovó

Ingredientes

  •  1/2 quilo de carne moída (patinho)
  •  4 colheres de farinha de rosca de padaria
  •  sal,
  •  coentro,
  •  cebolinha
  •  1 cebola pq. picada
  • 2 dentes de alho
  •  1 xícara de fubá para empanar 

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e amasse bem, faça bolinhas pequenas passe no fubá e frite em óleo. Os bolinhos não vão enxarcar ou leve-os ao forno.

http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=4&codigo=2573 

2º MOMENTO: As crianças terão acesso ao gênero textual - instrucional - receita, que poderá ser transcrita pelas crianças, tendo a função social de comunicar esta receita com os familiares. Durante a culinária o/a professor/a poderá trabalhar a questão de pesos e medidas, higiene com os alimentos, respeito pelo outro.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos devem ser avaliados pelo conhecimento conquistado sobre os vários tipos de carne, pelo seu desempenho durante a realização das atividades, por sua atitude diante dos hábitos de higiene alimentar trabalhados, pela sua capacidade de interligar o assunto trabalhado com o seu cotidiano.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.