Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os textos humorísticos: estratégias de leitura e compreensão

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cistina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as estratégias utilizadas  para causar humor;  
  • Aprimorar a habilidade de ler e compreender textos  humorísticos;   
  • Produzir respostas por escrito de acordo com as questões propostas. 
Duração das atividades
3 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

Primeira Etapa

Professor: escreva no quadro a palavra HUMOR e peça que os alunos digam o que entendem por essa palavra.

Indague sobre os textos humorísticos que eles conhecem e vá fazendo uma lista no quadro com os gêneros que eles ditarem (ex: piadas, tirinhas, charges, programas de televisão)

Pergunte se eles sabem qual o objetivo dos textos humorísticos. É provável que eles digam algo como : "divertir", "fazer graça".

Com a ajuda de um data show ou de um retroprojetor, apresente então os textos abaixo para eles.

Disponìvel em : http://opanca.blogspot.com/search/label/Sal%C3%B5es%20de%20Humor 

Professor: faça as perguntas abaixo oralmente aos alunos :

  • É possível localizar nas tirinhas o nome do autor delas. Quem é o autor?
  • O título das tirinhas é apropriado ao conteúdos delas? Que outro título você daria?
  • Por que os personagens dos quadrinhos ficaram com os olhos cheios de lágrimas?
  • Por que as tirinhas são engraçasdas?

Apresente agora as tirinhas abaixo.

Fonte: http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=tiras&num=01508 

 Fonte: http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=tiras&num=01514 

Fonte: http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=tiras&num=03564 

Professor: peça que os alunos observem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal das tirinhas e digam a que se deve o humor de cada uma delas. Peça que apontem a relevância da linguagem não verbal na compreensão das tirinhas. Destaque  a importância da junção das linguagens verbal e não verbal nesse tipo de texto humorístico.

Providencie uma cópia dos textos abaixo para os alunos:

Texto I:

No guichê da Rodoviária de São Paulo, o português presta atenção na forma como o brasileiro que está na sua frente pede uma passagem ao vendedor:

- Aparecida, ida.

Finalmente, chega a vez de o português pedir a sua passagem.Resoluto, certo de que aprendeu como deve proceder, ele se dirige ao vendedor:

- Ubatuba, uba.

Texto II:

Uma loira chega em uma certa loja e chama o vendedor:

 - Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali!!!

O vendedor respode:

-Minha senhora, não vendemos pra loiras.

A loira foi em casa, pintou o cabelo de preto, voltou à loja e chamou o mesmo vendedor:

 -Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali!!!

O vendedor responde:

-Minha senhora, já disse, não vendemos pra loiras.

A loira volta em casa e pinta o cabelo de ruivo. Volta à mesma loja e chama o mesmo vendedor:

-Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali.

O vendedor responde:

 -Minha senhora, já disse, não vendemos pra loiras.

Aí ela pensa, pensa (isso é raro) e logo fala:

- Eu fui em casa e pintei meu cabelo de preto, depois voltei e pintei meu cabelo de ruivo, como sabe que sou loira?

O Vendedor responde:

 - Por que aquilo não é uma televisão. É um microondas!!

Texto III:

Na escola, a professora manda um aluno dizer um verbo qualquer e ele responde:

- Bicicreta.

A professora, então, corrige:

- Não é “bicicreta”, é “bicicleta”. E “bicicleta” não é verbo.

Ela tenta com outro aluno:

-Diga um verbo!

Ele arrisca:

- Prástico.

A professora, outra vez, faz a correção:

- Não é “prástico”, é “plástico”. E “plástico” não é verbo.

A professora faz a sua última tentativa e escolhe um terceiro aluno:

- Fale um verbo qualquer!

- Hospedar.

A professora comemora:

- Muito bem! Agora forme uma frase com esse verbo.

– Os pedar da bicicreta é de prástico.

Professor: Solicite que alguns alunos leiam em voz alta os textos. Após a leitura, peça que façam as atividades propostas abaixo:

ATIVIDADES:

1.É fácil perceber que os textos lidos são piadas. Liste pelo menos três características que podemos observar nesse gênero textual.

2. Que fato provoca o humor no texto I?

3. A que se deve o humor do texto II?

4. O que provoca o humor no texto III?

Professor: após corrijir as atividades propostas, chame a atenção dos alunos para o fato de que as três piadas apresentadas exploram algum tipo de preconceito. Ajude-os a perceber que:

  •  no texto I, há preconceito contra o português, que é tido em nossa sociedade como " o burro" ou "menos inteligente que os brasileiros";
  • no texto II, o preconceito é direcionado à loira, que também é conhecida como "de pouca inteligência";
  • já no texto III, o preconceito gira em torno da forma diferenciada de falar dos alunos em questão, o que constitui um preconceito linguístico.

Ressalte que são frequentes as piadas que constroem o humor explorando os diversos preconceitos existentes em nossa sociedade e pergunte se eles conhecem outras piadas que se valem desse artificio.

Segunda etapa: 

Professor: Apresente as pegadinhas abaixo para os alunos

Pegadinha 1:

Você sabe como é que muda pede café?

- Tira o pé de café de um lugar e planta em outro.

Pegadinha 2:

Quem é que sempre precisa de uma mãozinha pra trabalhar?

- A manicure

Pegadinha 3:

Por que o namoro da goiabada com o queijo não deu certo?

- Porque o queijo era fresco

Professor: você pode apresentar primeiramente só as perguntas e deixar que os alunos tentem respondê-las. Após a leitura, peça que expliquem por escrito a que se deve o humor das pegadinhas. Ajude-os a perceber que o humor das três pegadinhas está nas diferentes formas de se ler/entender os enunciados delas ( em 1: pede café / pé de café - mãozinha (parte do corpo humano) / mãozinha (ajuda) - queijo do tipo fresco / queijo afeminado )

Proponha as atividades abaixo:

Leia atentamente os textos e explique a que se deve o humor contido neles.

Texto I

Texto II

Texto III

Texto IV

Texto V

Após a cirurgia;

- Doutor, entendo que você médicos se vistam de branco, mas porque essa luz tão forte?

- Meu filho, eu sou São Pedro.

Professor: corrija as atividades acima em sala de aula com os alunos. Deixe que eles deem as respostas deles e depois construa, conjuntamente, as respostas mais adequadas.

Avaliação:

Professor: informe aos alunos que além dos gêneros humorísticos estudados, existem outros, como a charge, que exploram o humor através de uma crítica a algum acontecimento ou situação da atualidade.

Apresente então a charge abaixo:

Esclareça que para entender o humor da charge acima é preciso que o leitor tenha conhecimento da situação da violência do Rio de Janeiro.

Como avaliação, proponha que os alunos expliquem, por escrito, o humor contido nas charges apresentadas abaixo, apontado a situação à qual elas se referem. Solicite que entreguem os exercícios para que você corrija.

Charge 1

Charge 2

Charge 3

Recursos Complementares
Avaliação

Professor: como avaliação, além da observação do envolvimento dos alunos no desenvolvimento das aulas, propomos a realização da última atividade do campo "Estratégias e Recursos".

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.