Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Voleibol: Atividades para o sistema de jogo 4x2 e 5x1

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Jogar os sistemas 4x2 e 5x1 no jogo do voleibol;

Identificar no jogo o uso das estratégias possibilitadas pelos sistemas 4x2 e 5x1;

Praticar os jogos e atividades que levem a aplicação dos sistemas 4x2 e 5x1 no voleibol.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Voleibol - Sistema 4x2

Foi um sistema muito utilizado até a década de 70. Nas equipes de base, é um sistema apropriado por dois motivos:

1 - Desenvolve um maior número de levantadores, dois titulares e mais dois reservas, concomitantemente;

2 - Não depende, exclusivamente, de um único levantador, como ocorre no sistema 5x1.

O sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração. A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa).

Após o saque, o levantador desloca-se para frente em direção as posições 3 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico e um bom sistema de recepção de saque, caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o mais indicado.

A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2 sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede e um levantador e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre três atacantes na rede, pois quando um dos levantadores estiver nas posições 4,3 e 2, atuará como atacante de saída de rede.

Voleibol - Sistema 5x1 

Com as mudanças nas regras do jogo, é para se esperar mais evolução. É apropriado pelas principais razões:

1 - Apenas um levantador organiza o sistema ofensivo da equipe, o que melhora a sensibilidade estratégia do mesmo;

2 - Desenvolve dois levantadores (um titular e um reserva) de grande categoria, ao invés de quatro do sistema 4x2, o que é muito difícil;

3 - Acrescenta mais um atacante nato, em relação ao sistema 4x2, antecessor do 5x1;

4 - Nas rotações em que o levantador está na rede (posições 2, 3 e 4), os jogadores mais velozes dispõem de maior espaço, para atacar após deslocamentos.

Apresenta algumas desvantagens e, em virtude das mesmas, não é apropriado às equipes de iniciantes, de base, etc..., ou seja:

1 - Centraliza responsabilidade excessiva, para o levantador;

2 - Requer ao levantador atributos como inteligência, tática individual, habilidade e controle emocional;

3 - O levantador deve ter um perfil psicológico especial, com características como a "renúncia ao aplauso" e o "prazer em servir";

4 - Requer extrema eficácia, da recepção do saque.

Vídeo sistema 5X1:

http://www.youtube.com/watch?v=pDfakAk4W8M 

AULA 1

ATIVIDADE 01

Antes de falar propriamente destes dois sistemas, que são os mais empregados no Voleibol Escolar, o professor têm que ensinar alguns tópicos iniciais, sem os quais não há como o professor conseguir montar o seu plano tático de jogo e os alunos devem conhecer profundamente sobre posicionamento dos jogadores na quadra, em relação à regra.

POSICIONAMENTO E RODÍZIO DO JOGADORES EM QUADRA

http://www.infoescola.com/esportes/volei-volleyball/  

Diagonais

Esta é uma regra bastante simples, mas de fundamental importância para o desenvolvimento do jogo de volei. O professor poderá mostrar em um quadro negro para os alunos as posições na quadra e suas respectivas diagonais.

Fonte: Apostila Curso Nacional Treinadores Voleibol Nível II - Confederação Brasileira de Voleibol -

 Diagonal 1x4 - 5x2 - 6x3

- A posição n° 1 - defesa direita e posição do saque.

- A posição n° 2 - saída de rede.

- A posição n° 3 - meio de rede.

- A posição n° 4 - entrada de rede.

- A posição n° 5 - defesa esquerda.

- A posição n° 6 -defesa central.

As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque.

ATIVIDADE 02

Realizar a atividade mostrada no quadro negro para os alunos agora na quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição e sua respectiva diagonal. Fazer os rodízios de modo que todos compreendam e pratiquem todas as posições na quadra.

A compreenção deste posicionamento é fundamental para que se aplique os sistemas táticos.

ATIVIDADE 03

Realizar um jogo em que cada aluno passe pelas posições na quadra, assumindo a função em que se encontra no rodízio. Ex: definir entre os integrantes dos times 2 levantadores, 2 jogadores de ponta e  2 jogadores de meio para jogar o sistema 4X2. Definir 1 levantador, 2 jogadores de ponta, 2 jogadores de meio e 1 jogador oposto para jogar o sistema 5X1. Para melhorar o rendimento do treino-jogo o professor pode optar por dar um treino de volume onde o mesmo ficará sacando para dar ritmo ao jogo.

AULA 2

ATIVIDADE I

O professor no laboratório de informática ou de posse de um computador portátil na quadra poliesportiva da escola passará os vídeos abaixo para melhorar o conhecimento do posicionamento do levantador para seus alunos. 

CONHECENDO O POSICIONAMENTO LEVANTADOR

.Combinação de ataque - Levantador na posição 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GPxjNyREMeE&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 2 - http://www.youtube.com/watch?v=z4USYJtm_DU&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 3 - http://www.youtube.com/watch?v=kAnvB0jNEB8&feature=related   

Combinação de ataque - Levantador na posição 4 - http://www.youtube.com/watch?v=ZiJn5aFrIhk&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 5 - http://www.youtube.com/watch?v=jJxyNctR1FY&feature=related  

Combinação de ataque - Levantador na posição 6 - http://www.youtube.com/watch?v=-ABAqPZ5dU4&feature=related 

É de fundamental importância que o professor o conheça e oriente o seu (a) levantador (a) quanto ao posicionamento correto nas diversas situações de jogo. Portanto, o seu posicionamento ideal é: receber o passe entre as posições 2 e 3, estar de frente para a posição 4 (entrada de rede). Dessa, forma ele terá toda a extensão da rede, e a visão total de seus atacantes, para efetuar com tranquilidade as jogadas de armação do ataque, com bolas na entrada, meio, saída e fundo de quadra. 

Levantamentos para trás são de: saída de rede curta, atrás e fundo pela 1;

Levantamentos para frente são de: entrada de rede, chutada no meio ou curta à frente. Com relação ao bloqueio, quando o levantador estiver nas posições 3 ou 4, deverá fazer a troca e bloquear na posição 2, pois dessa forma, quando houver contra-ataque, ele já estará na sua posição ideal de levantamento.

JOGADOR DE MEIO, PONTA, LÍBERO LEVANTADOR E OPOSTO

Escolhendo os jogadores para desempenho específico das suas funções na quadra: 

Para que o professor possa armar a sua equipe no sistema 4x2 ou 5x1, primeiramente ele deverá treinar e preparar seus alunos para o desempenho específico de cada função:

Os jogadores de meio ou central devem ser os mais altos por causa da função principal de bloqueio e ataques de bolas de 1º tempo. Ataque de meio: http://www.youtube.com/watch?v=Juo3Klx5dIo&feature=related  

http://www.jfsolucoes.com/regras-do-volei-voleibol-de-quadra-atualizado.html 

- Ponteiros - devem ser aqueles que têm uma boa velocidade e explosão de ataque, além de serem os melhores passadores da equipe. Ataque de ponta: http://www.youtube.com/watch?v=gV5Y2HDEEH8 

  

http://heldervolei.blogspot.com/2010/05/mercado-do-volei.html 

- Oposto - selecionar aquele que tenha facilidade e força em todos os tipos de ataques. Obs.: Não precisa ser bom passador. Ataque oposto: http://www.youtube.com/watch?v=kIdR1vWaEhk&feature=related  

http://superpericles.blogspot.com/2008/05/esportes-voleibol.html 

- Libero - escolher o jogador de melhor passe e defesa e que seja corajoso (normalmente os mais baixos).

Líbero: http://www.youtube.com/watch?v=EfexV6LHTzc&feature=related   

http://www.esportesite.com.br/2008/05/21/selecao-brasileira-adulta-feminina-de-volei/ 

- Levantador - escolher os que tenham o melhor toque, possuam uma boa velocidade, e principalmente que sejam inteligentes. Levantamento: http://www.youtube.com/watch?v=bUqOknWCdws&feature=related   

http://www.esportesite.com.br/2009/02/06/finasaosasco-e-rexona-ades-decidem-titulo-do-terceiro-turno/ 

ATIVIDADE 02

Após o estudo dos alunos o professor pedirá para que desempenhem cada função específica na quadra, o professor terá toda a condição necessária para armar a sua equipe dentro do plano tático de jogo. Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição. Fazer os rodízios de modo que todos compreendam e vivencie todas as posições na quadra. 

ATIVIDADE 03  

Realizar um jogo em que cada aluno passe pela posições do jogo, assumindo a função em que se encontra no rodízio.

AULA 3

Sistema 4x2

O professor explicará para os alunos o posicionamento de cada jogador na quadra nos sistemas de jogo 4x2 e 5x1. Poderá usar recursos como vídeos, desenhos geométricos e explicação no quadro de giz. É interessante usar coletes de cores diferentes nos alunos para diferenciar as posições em quadra.

Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 2 levantadores, 2 jogadores de meio e 2 jogadores de ponta.

Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador (a) na 2, outro (a) na 5, um (a) jogador (a) de meio na 4, outro (a) na 1, um (a) jogador (a) de ponta na 3, outro (a) na 6.

Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor possa mostrar na quadra, por meio de desenhos, esta posição, determinar uma figura geométrica ou usar coletes de cores diferentes nos alunos para demonstrar cada função específica.

ATIVIDADE I

Realizar um jogo com os alunos e fazer as correções necessárias para o aprendizado dos rodízios e das situações do sistema 4X2.

ATIVIDADE 02 

Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colcoar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição.

Eleger os levantadores, os jogadores de ponta e de meio, mostrando como se realizará o rodízio e as trocas para as posições.

Fazer uma simulação do jogo, no qual a bola será agarrada, de modo a garantir que assumam os posicionamentos e façam a recepção e os passes para o levantador e para o ataque. Nestan atividade o professor deverá lançar a bola em diversas posições para que compreendam com realizar o rodízio. 

ATIVIDADE 03

Realizar o jogo, corrigindo sempre os rodízios e repetindo sempre que for realizado com erros.

AULA 04

Sistema 5x1

Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 1 levantador, 2 jogadores de meio, 2 jogadores de ponta e um oposto.

Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador (a) na 2, oposto (a) na 5, um (a) jogador (a) de meio na 4, outro (a) na 1, um (a) jogador (a) de ponta na 3, outro (a) na 6.

Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor possa mostrar na quadra, por meio de desenhos, esta posição, determinar uma figura geométrica ou usar coletes de cores diferentes nos alunos para demonstrar cada função específica.

ATIVIDADE 01

Realizar um jogo com os alunos e fazer as correções necessárias para o aprendizado dos rodízios e das situações do sistema 5X1.

ATIVIDADE 02 

Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição. Eleger o levantador e os demais jogadores de ponta e de meio, mostrando como se realizará o rodízio e as trocas para as posições. Fazer uma simulação do jogo, no qual a bolar será agarrada, de modo a garantir que assumam os posicionamentos e façam a recepção e os passes para o levantador e para o ataque. Nesta atividade o professor deverá lançar a bola em diversas posições para que compreendam com realizar o rodízio.

ATIVIDADE 03

Realizar o jogo, corrigindo sempre os rodízios e repetindo sempre que for realizado com erros.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar junto aos alunos se compreenderam os sistemas 4x2 e 5x1 no jogo do voleibol?

Pedir que os alunos apontem o porque de se utilizar as diferentes estratégias possibilitadas e usadas para jogar volei pelos sistemas 4x2 e 5x1?

Observar nos jogos e atividades quanto a compreensão a aplicação dos sistemas 4x2 e 5x1 no voleibol.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 36 calificaciones

  • Cinco estrelas 24/36 - 66,67%
  • Quatro estrelas 10/36 - 27,78%
  • Três estrelas 2/36 - 5,56%
  • Duas estrelas 0/36 - 0%
  • Uma estrela 0/36 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jusciely, Emef Jardim das Laranjeiras , São Paulo - dijo:
    jusciely-ribeiro@bol.com.br

    23/11/2013

    Quatro estrelas

    *_* Gostei, me ajudou muito, em tudoo!!


  • Profº Ribeiro, EEF Álvaro de Araújo Carneiro , Ceará - dijo:
    ribeiro.madalena@hotmail.com

    04/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente! Muito obrigado!


  • Fernando, ULBRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    feadasilva@yahoo.com.br

    31/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom!!!! Excelente.


  • LEANDRA DAVID RIOS BELIZÁRIO, Polo UFG , Goiás - dijo:
    leandradavid@hotmail.com

    22/07/2013

    Cinco estrelas

    Dos pesquisado foi o mais bem explicado,de fácil aprendizagem.Parabéns!


  • Isa, fagoc , Minas Gerais - dijo:
    odaisasoares@gmail.com

    08/07/2013

    Quatro estrelas

    Ótima aula


  • edson junio, ffug , Minas Gerais - dijo:
    junio_edson10@yahoo.com.br

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    muito bom essa aula


  • Bia, Não sei , Paraná - dijo:
    biazinhavl@hotmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante, me ajudou bastente para aperfeiçoar meu ataque!!


  • thalia, instituicao , Paraná - dijo:
    tacrispe@hotmail.com

    14/03/2013

    Cinco estrelas

    nossa adorei


  • IOLANDA DOS SANTOS, ITPAC , Tocantins - dijo:
    iolanda_mouura@hotmail.com

    10/12/2012

    Cinco estrelas

    ESSA AULA EM BEM ESPECÍFICA E PRATICA MUITO BOA!


  • richard, ESV , Minas Gerais - dijo:
    richard131998@hotmail.com

    06/12/2012

    Três estrelas

    boa gostei sim,gostei das seleçoes de fotos. pulam muitu alto!!!


  • francieli, China - dijo:
    natalyn.silva@hotmail.com

    15/09/2012

    Cinco estrelas

    amei essas explicacões os videos tudo muito bem explicado adorei nota 10 para vcs


  • thaynara griebler, Tres passos , Rio Grande do Sul - dijo:
    thaynara.griebler@hotmail.com

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    nossa com este conteudo consegui tirar 100 no trabalho muito obrigada pela aula Eu e nome do meu grupo dou o meus parabens para você's!


  • Alcimar, Aluno do ISECENSA , Rio de Janeiro - dijo:
    alcimar.silva@yahoo.com.br

    09/09/2012

    Cinco estrelas

    Òtimas as aulas, me esclareceu muito.


  • Paulo Vitor, CASA , Minas Gerais - dijo:
    paulovictor1712010@hotmail.com

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula e fiquei surpreso com muitas coisas que nem imaginava que existia no voleibol estou pensando em fazer um tesye e essa aula me ajudou bastante,estava com dificuldades em entender rodizio e posiçoes etc agora é só estudar mais um poouco!!


  • Rafaela Marques, Caic-Maria Felicio Lopes , Ceará - dijo:
    rafaela_9002@hotmail.com

    25/08/2012

    Cinco estrelas

    Caraca essa aula é muito maneiro vai me ajudar bastante em uma aula que eu vou ter que dar de 40 minutos sobre 5x1 videos e tarefas que vão me ajudar bastante !


  • kevin, cevn , Bahia - dijo:
    kevinwintersbayrom@hotmail.com

    19/08/2012

    Cinco estrelas

    esta aula fio boua e meajudou muito


  • Wesley, CRC vôlei Clube , Minas Gerais - dijo:
    wesleybax2@hotmail.com

    17/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom.. ótima explicação... jogo vôlei... e estas dicas e aulas, e videos vão me ajudar muito. obrigado e parabéns!!!


  • vbarreto, Pereira Bruno , Rio de Janeiro - dijo:
    viniciusbarreto_1997@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    me ajudou muito no meu trabalho de educação física sobre o sistema 4x2... queria agradecer ai o professor e saudações a para minas gerais....


  • zize, muni , Paraná - dijo:
    mayaradepaulavr@gmail.com

    13/06/2012

    Quatro estrelas

    boa aula vou utilizar no meu trabalho do colegio


  • isabela, isabela , São Paulo - dijo:
    isabellabragalmeidas@yahoo.com.br

    10/06/2012

    Cinco estrelas

    legal me ajudou muito


  • EDCARLOS, GUARAVOLEY , Espírito Santo - dijo:
    dicarlosed@hotmail.com

    24/05/2012

    Quatro estrelas

    BEM EXPLICADO, E MUITOBEMELABORADA A AULA


  • gabi nascimentto, Espanha - dijo:
    gabisantan@live.com

    08/05/2012

    Quatro estrelas

    achei otima,pois consegui aprender muito mais rapido


  • lilian caroline schwertz, Colégio Estadual Humberto de Campos E.F.M.N.P , Paraná - dijo:
    lilian_carol.95@hotmail.com

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    foi muito proveitoso para o meu trabalho de educação fisíca.


  • debora, lucas , Minas Gerais - dijo:
    debora_roseno2011@hotmail.com

    05/05/2012

    Cinco estrelas

    achei d++++++++++++++!Amei!


  • Pedro Pereira da Silva, UFGD- Universidade Federal da Grande Dourados , Mato Grosso do Sul - dijo:
    dasilvapp@hotmail.com

    05/05/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito da explicação da aula, me ajudou bastante a entender melhor os dois sistemas. vai ser de grande ajuda para me complementar nas minhas aulas de estágio. obrigado.


  • AYRA GUIMARÃES DA COSTA, nao tenho , Pará - dijo:
    ayraflor@hotmail.com

    03/05/2012

    Cinco estrelas

    A aula foi Ótima Dmais amei mesmo uma aula muito bem explicada bem aperfeiçoada excelentiiiiiii AAAAmeiiiiiiiiii!!!!!


  • Kau Paiva, Universidade Federal do Pará , Pará - dijo:
    kaupaiva05@live.com

    28/04/2012

    Cinco estrelas

    Achei esse conteúdo extremamente bem elaborado e muito rico em detalhes, sem falar na linguagem clara e muito concisa e objetiva. Parabéns, está me ajudando muito. Sou bolsista do Curso de Ed.Física da Ufpa na Escola de Aplicação da Universidade, e como ainda estou no início do 1º semestre não tenho muita experiência, e encontrar esse site foi de inestimável ajuda pra desenvolver minhas "aulas" rsrs. Mais uma vez, muito Obrigado


  • dayana , escola gratiente , Pernambuco - dijo:
    dayanalife@hotmail.com

    07/04/2012

    Quatro estrelas

    foi muito boa essa aula.....


  • cgd, ff , Paraná - dijo:
    bggfgdd@ggg.com

    05/04/2012

    Três estrelas

    sistema de jogo é a mesma coisa q o rodizio?


  • miriam, colegio rondon , Paraná - dijo:
    miriam.miriam@hotmail.com

    21/02/2012

    Cinco estrelas

    muito bom, me ajudou muito, estava desesperada pra entender o sistema e agora ficou mais facil, muito obrigda. se vc tiver mais aulas como essa ficaria muito agradecida se pudesse mandar no meu emai. obrigada


  • Denize silva, ufmt , Mato Grosso - dijo:
    denizeefufmt@hotmail.com

    18/10/2011

    Quatro estrelas

    me ajudou bastante a fazer um trabalho


  • PAULO RABELO, FACULDADE ALVORADA , Distrito Federal - dijo:
    rabeloleal@gmail.com

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula abriu os meus horizintes como aluno do Curso de Educação Física.


  • thaina, vila flavia , Rio de Janeiro - dijo:
    thainalima19@yahoo.com.br

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    otimo me ajudou no trabalho


  • Tiago Soares, Esola de Educação Básica ESEBA/UFU , Minas Gerais - dijo:
    tiagoeduca@yahoo.com.br

    25/04/2011

    Quatro estrelas

    Aula muito boa, fácil de compreender para trabalhar táticas! Vou utilizar!


  • Carolina Reis, Colégio Batista , Maranhão - dijo:
    carolinarcfarias@hotmail.com

    14/04/2011

    Quatro estrelas

    Aula boa, mas poderia ser esquematizada a troca, quem vai para o posição tal na hora do saque, etc.


  • Felipe Dantas, Sesc SP , São Paulo - dijo:
    ffsdantas@gmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula otima vou utilizar


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.