18/11/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Jogar os sistemas 4x2 e 5x1 no jogo do voleibol;
Identificar no jogo o uso das estratégias possibilitadas pelos sistemas 4x2 e 5x1;
Praticar os jogos e atividades que levem a aplicação dos sistemas 4x2 e 5x1 no voleibol.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Voleibol - Sistema 4x2
Foi um sistema muito utilizado até a década de 70. Nas equipes de base, é um sistema apropriado por dois motivos:
1 - Desenvolve um maior número de levantadores, dois titulares e mais dois reservas, concomitantemente;
2 - Não depende, exclusivamente, de um único levantador, como ocorre no sistema 5x1.
O sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração. A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa).
Após o saque, o levantador desloca-se para frente em direção as posições 3 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico e um bom sistema de recepção de saque, caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o mais indicado.
A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2 sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede e um levantador e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre três atacantes na rede, pois quando um dos levantadores estiver nas posições 4,3 e 2, atuará como atacante de saída de rede.
Voleibol - Sistema 5x1
Com as mudanças nas regras do jogo, é para se esperar mais evolução. É apropriado pelas principais razões:
1 - Apenas um levantador organiza o sistema ofensivo da equipe, o que melhora a sensibilidade estratégia do mesmo;
2 - Desenvolve dois levantadores (um titular e um reserva) de grande categoria, ao invés de quatro do sistema 4x2, o que é muito difícil;
3 - Acrescenta mais um atacante nato, em relação ao sistema 4x2, antecessor do 5x1;
4 - Nas rotações em que o levantador está na rede (posições 2, 3 e 4), os jogadores mais velozes dispõem de maior espaço, para atacar após deslocamentos.
Apresenta algumas desvantagens e, em virtude das mesmas, não é apropriado às equipes de iniciantes, de base, etc..., ou seja:
1 - Centraliza responsabilidade excessiva, para o levantador;
2 - Requer ao levantador atributos como inteligência, tática individual, habilidade e controle emocional;
3 - O levantador deve ter um perfil psicológico especial, com características como a "renúncia ao aplauso" e o "prazer em servir";
4 - Requer extrema eficácia, da recepção do saque.
Vídeo sistema 5X1:
http://www.youtube.com/watch?v=pDfakAk4W8M
AULA 1
ATIVIDADE 01
Antes de falar propriamente destes dois sistemas, que são os mais empregados no Voleibol Escolar, o professor têm que ensinar alguns tópicos iniciais, sem os quais não há como o professor conseguir montar o seu plano tático de jogo e os alunos devem conhecer profundamente sobre posicionamento dos jogadores na quadra, em relação à regra.
POSICIONAMENTO E RODÍZIO DO JOGADORES EM QUADRA
http://www.infoescola.com/esportes/volei-volleyball/
Diagonais
Esta é uma regra bastante simples, mas de fundamental importância para o desenvolvimento do jogo de volei. O professor poderá mostrar em um quadro negro para os alunos as posições na quadra e suas respectivas diagonais.
Fonte: Apostila Curso Nacional Treinadores Voleibol Nível II - Confederação Brasileira de Voleibol -
Diagonal 1x4 - 5x2 - 6x3
- A posição n° 1 - defesa direita e posição do saque.
- A posição n° 2 - saída de rede.
- A posição n° 3 - meio de rede.
- A posição n° 4 - entrada de rede.
- A posição n° 5 - defesa esquerda.
- A posição n° 6 -defesa central.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque.
ATIVIDADE 02
Realizar a atividade mostrada no quadro negro para os alunos agora na quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição e sua respectiva diagonal. Fazer os rodízios de modo que todos compreendam e pratiquem todas as posições na quadra.
A compreenção deste posicionamento é fundamental para que se aplique os sistemas táticos.
ATIVIDADE 03
Realizar um jogo em que cada aluno passe pelas posições na quadra, assumindo a função em que se encontra no rodízio. Ex: definir entre os integrantes dos times 2 levantadores, 2 jogadores de ponta e 2 jogadores de meio para jogar o sistema 4X2. Definir 1 levantador, 2 jogadores de ponta, 2 jogadores de meio e 1 jogador oposto para jogar o sistema 5X1. Para melhorar o rendimento do treino-jogo o professor pode optar por dar um treino de volume onde o mesmo ficará sacando para dar ritmo ao jogo.
AULA 2
ATIVIDADE I
O professor no laboratório de informática ou de posse de um computador portátil na quadra poliesportiva da escola passará os vídeos abaixo para melhorar o conhecimento do posicionamento do levantador para seus alunos.
CONHECENDO O POSICIONAMENTO LEVANTADOR
.Combinação de ataque - Levantador na posição 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GPxjNyREMeE&feature=related
Combinação de ataque - Levantador na posição 2 - http://www.youtube.com/watch?v=z4USYJtm_DU&feature=related
Combinação de ataque - Levantador na posição 3 - http://www.youtube.com/watch?v=kAnvB0jNEB8&feature=related
Combinação de ataque - Levantador na posição 4 - http://www.youtube.com/watch?v=ZiJn5aFrIhk&feature=related
Combinação de ataque - Levantador na posição 5 - http://www.youtube.com/watch?v=jJxyNctR1FY&feature=related
Combinação de ataque - Levantador na posição 6 - http://www.youtube.com/watch?v=-ABAqPZ5dU4&feature=related
É de fundamental importância que o professor o conheça e oriente o seu (a) levantador (a) quanto ao posicionamento correto nas diversas situações de jogo. Portanto, o seu posicionamento ideal é: receber o passe entre as posições 2 e 3, estar de frente para a posição 4 (entrada de rede). Dessa, forma ele terá toda a extensão da rede, e a visão total de seus atacantes, para efetuar com tranquilidade as jogadas de armação do ataque, com bolas na entrada, meio, saída e fundo de quadra.
Levantamentos para trás são de: saída de rede curta, atrás e fundo pela 1;
Levantamentos para frente são de: entrada de rede, chutada no meio ou curta à frente. Com relação ao bloqueio, quando o levantador estiver nas posições 3 ou 4, deverá fazer a troca e bloquear na posição 2, pois dessa forma, quando houver contra-ataque, ele já estará na sua posição ideal de levantamento.
JOGADOR DE MEIO, PONTA, LÍBERO LEVANTADOR E OPOSTO
Escolhendo os jogadores para desempenho específico das suas funções na quadra:
Para que o professor possa armar a sua equipe no sistema 4x2 ou 5x1, primeiramente ele deverá treinar e preparar seus alunos para o desempenho específico de cada função:
Os jogadores de meio ou central devem ser os mais altos por causa da função principal de bloqueio e ataques de bolas de 1º tempo. Ataque de meio: http://www.youtube.com/watch?v=Juo3Klx5dIo&feature=related
http://www.jfsolucoes.com/regras-do-volei-voleibol-de-quadra-atualizado.html
- Ponteiros - devem ser aqueles que têm uma boa velocidade e explosão de ataque, além de serem os melhores passadores da equipe. Ataque de ponta: http://www.youtube.com/watch?v=gV5Y2HDEEH8
http://heldervolei.blogspot.com/2010/05/mercado-do-volei.html
- Oposto - selecionar aquele que tenha facilidade e força em todos os tipos de ataques. Obs.: Não precisa ser bom passador. Ataque oposto: http://www.youtube.com/watch?v=kIdR1vWaEhk&feature=related
http://superpericles.blogspot.com/2008/05/esportes-voleibol.html
- Libero - escolher o jogador de melhor passe e defesa e que seja corajoso (normalmente os mais baixos).
Líbero: http://www.youtube.com/watch?v=EfexV6LHTzc&feature=related
http://www.esportesite.com.br/2008/05/21/selecao-brasileira-adulta-feminina-de-volei/
- Levantador - escolher os que tenham o melhor toque, possuam uma boa velocidade, e principalmente que sejam inteligentes. Levantamento: http://www.youtube.com/watch?v=bUqOknWCdws&feature=related
ATIVIDADE 02
Após o estudo dos alunos o professor pedirá para que desempenhem cada função específica na quadra, o professor terá toda a condição necessária para armar a sua equipe dentro do plano tático de jogo. Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição. Fazer os rodízios de modo que todos compreendam e vivencie todas as posições na quadra.
ATIVIDADE 03
Realizar um jogo em que cada aluno passe pela posições do jogo, assumindo a função em que se encontra no rodízio.
AULA 3
Sistema 4x2
O professor explicará para os alunos o posicionamento de cada jogador na quadra nos sistemas de jogo 4x2 e 5x1. Poderá usar recursos como vídeos, desenhos geométricos e explicação no quadro de giz. É interessante usar coletes de cores diferentes nos alunos para diferenciar as posições em quadra.
Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 2 levantadores, 2 jogadores de meio e 2 jogadores de ponta.
Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador (a) na 2, outro (a) na 5, um (a) jogador (a) de meio na 4, outro (a) na 1, um (a) jogador (a) de ponta na 3, outro (a) na 6.
Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor possa mostrar na quadra, por meio de desenhos, esta posição, determinar uma figura geométrica ou usar coletes de cores diferentes nos alunos para demonstrar cada função específica.
ATIVIDADE I
Realizar um jogo com os alunos e fazer as correções necessárias para o aprendizado dos rodízios e das situações do sistema 4X2.
ATIVIDADE 02
Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colcoar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição.
Eleger os levantadores, os jogadores de ponta e de meio, mostrando como se realizará o rodízio e as trocas para as posições.
Fazer uma simulação do jogo, no qual a bola será agarrada, de modo a garantir que assumam os posicionamentos e façam a recepção e os passes para o levantador e para o ataque. Nestan atividade o professor deverá lançar a bola em diversas posições para que compreendam com realizar o rodízio.
ATIVIDADE 03
Realizar o jogo, corrigindo sempre os rodízios e repetindo sempre que for realizado com erros.
AULA 04
Sistema 5x1
Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 1 levantador, 2 jogadores de meio, 2 jogadores de ponta e um oposto.
Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador (a) na 2, oposto (a) na 5, um (a) jogador (a) de meio na 4, outro (a) na 1, um (a) jogador (a) de ponta na 3, outro (a) na 6.
Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor possa mostrar na quadra, por meio de desenhos, esta posição, determinar uma figura geométrica ou usar coletes de cores diferentes nos alunos para demonstrar cada função específica.
ATIVIDADE 01
Realizar um jogo com os alunos e fazer as correções necessárias para o aprendizado dos rodízios e das situações do sistema 5X1.
ATIVIDADE 02
Realizar a atividade mostrada no quadro em quadra. Montar os times e colocar os alunos nas posições para que compreendam no espaço da quadra onde devem ficar de acordo com a posição. Eleger o levantador e os demais jogadores de ponta e de meio, mostrando como se realizará o rodízio e as trocas para as posições. Fazer uma simulação do jogo, no qual a bolar será agarrada, de modo a garantir que assumam os posicionamentos e façam a recepção e os passes para o levantador e para o ataque. Nesta atividade o professor deverá lançar a bola em diversas posições para que compreendam com realizar o rodízio.
ATIVIDADE 03
Realizar o jogo, corrigindo sempre os rodízios e repetindo sempre que for realizado com erros.
http://www.youtube.com/watch?v=1BP7NkFMXcE
http://www.scribd.com/doc/8405778/Guia-Do-Aluno-Voleibol
http://www.efdeportes.com/efd137/jogador-libero-no-sistema-de-jogo-5x1.htm
Verificar junto aos alunos se compreenderam os sistemas 4x2 e 5x1 no jogo do voleibol?
Pedir que os alunos apontem o porque de se utilizar as diferentes estratégias possibilitadas e usadas para jogar volei pelos sistemas 4x2 e 5x1?
Observar nos jogos e atividades quanto a compreensão a aplicação dos sistemas 4x2 e 5x1 no voleibol.
Quatro estrelas 36 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/11/2013
Quatro estrelas*_* Gostei, me ajudou muito, em tudoo!!
04/09/2013
Cinco estrelasExcelente! Muito obrigado!
31/07/2013
Cinco estrelasMuito bom!!!! Excelente.
22/07/2013
Cinco estrelasDos pesquisado foi o mais bem explicado,de fácil aprendizagem.Parabéns!
08/07/2013
Quatro estrelasÓtima aula
16/04/2013
Cinco estrelasmuito bom essa aula
14/04/2013
Cinco estrelasMuito interessante, me ajudou bastente para aperfeiçoar meu ataque!!
14/03/2013
Cinco estrelasnossa adorei
10/12/2012
Cinco estrelasESSA AULA EM BEM ESPECÍFICA E PRATICA MUITO BOA!
06/12/2012
Três estrelasboa gostei sim,gostei das seleçoes de fotos. pulam muitu alto!!!
15/09/2012
Cinco estrelasamei essas explicacões os videos tudo muito bem explicado adorei nota 10 para vcs
12/09/2012
Cinco estrelasnossa com este conteudo consegui tirar 100 no trabalho muito obrigada pela aula Eu e nome do meu grupo dou o meus parabens para você's!
09/09/2012
Cinco estrelasÒtimas as aulas, me esclareceu muito.
28/08/2012
Cinco estrelasAdorei a aula e fiquei surpreso com muitas coisas que nem imaginava que existia no voleibol estou pensando em fazer um tesye e essa aula me ajudou bastante,estava com dificuldades em entender rodizio e posiçoes etc agora é só estudar mais um poouco!!
25/08/2012
Cinco estrelasCaraca essa aula é muito maneiro vai me ajudar bastante em uma aula que eu vou ter que dar de 40 minutos sobre 5x1 videos e tarefas que vão me ajudar bastante !
19/08/2012
Cinco estrelasesta aula fio boua e meajudou muito
17/08/2012
Cinco estrelasMuito bom.. ótima explicação... jogo vôlei... e estas dicas e aulas, e videos vão me ajudar muito. obrigado e parabéns!!!
15/08/2012
Cinco estrelasme ajudou muito no meu trabalho de educação física sobre o sistema 4x2... queria agradecer ai o professor e saudações a para minas gerais....
13/06/2012
Quatro estrelasboa aula vou utilizar no meu trabalho do colegio
10/06/2012
Cinco estrelaslegal me ajudou muito
24/05/2012
Quatro estrelasBEM EXPLICADO, E MUITOBEMELABORADA A AULA
08/05/2012
Quatro estrelasachei otima,pois consegui aprender muito mais rapido
06/05/2012
Cinco estrelasfoi muito proveitoso para o meu trabalho de educação fisíca.
05/05/2012
Cinco estrelasachei d++++++++++++++!Amei!
05/05/2012
Quatro estrelasgostei muito da explicação da aula, me ajudou bastante a entender melhor os dois sistemas. vai ser de grande ajuda para me complementar nas minhas aulas de estágio. obrigado.
03/05/2012
Cinco estrelasA aula foi Ótima Dmais amei mesmo uma aula muito bem explicada bem aperfeiçoada excelentiiiiiii AAAAmeiiiiiiiiii!!!!!
28/04/2012
Cinco estrelasAchei esse conteúdo extremamente bem elaborado e muito rico em detalhes, sem falar na linguagem clara e muito concisa e objetiva. Parabéns, está me ajudando muito. Sou bolsista do Curso de Ed.Física da Ufpa na Escola de Aplicação da Universidade, e como ainda estou no início do 1º semestre não tenho muita experiência, e encontrar esse site foi de inestimável ajuda pra desenvolver minhas "aulas" rsrs. Mais uma vez, muito Obrigado
07/04/2012
Quatro estrelasfoi muito boa essa aula.....
05/04/2012
Três estrelassistema de jogo é a mesma coisa q o rodizio?
21/02/2012
Cinco estrelasmuito bom, me ajudou muito, estava desesperada pra entender o sistema e agora ficou mais facil, muito obrigda. se vc tiver mais aulas como essa ficaria muito agradecida se pudesse mandar no meu emai. obrigada
18/10/2011
Quatro estrelasme ajudou bastante a fazer um trabalho
04/10/2011
Cinco estrelasExcelente aula abriu os meus horizintes como aluno do Curso de Educação Física.
24/09/2011
Cinco estrelasotimo me ajudou no trabalho
25/04/2011
Quatro estrelasAula muito boa, fácil de compreender para trabalhar táticas! Vou utilizar!
14/04/2011
Quatro estrelasAula boa, mas poderia ser esquematizada a troca, quem vai para o posição tal na hora do saque, etc.
13/03/2011
Cinco estrelasUma aula otima vou utilizar