Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Segmentação de palavras

 

19/10/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida. Sentido e posicionamento da escrita na página.
  • Utilizar espaços ou traços para separar títulos, conjuntos de exercícios, tópicos, etc.
  • Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
  • Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase
  • Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para esta aula, não se fazem necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;  

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)       Para iniciar o trabalho, o professor poderá apresentar em cartaz o trava -língua a seguir. Ao realizar a leitura, é interessante que o professor sinalize a mesma com o uso de uma régua, para que os alunos reconheçam o alinhamento da leitura no sistema de escrita alfabético.

Trava língua.

Fonte: http://www.ritapolis.com/?p=1137   

2) Após a leitura, o professor organiza a turma em grupos e distribui entre estes diversos trava-línguas. Os trava-línguas distribuídos deverão estar todos aglutinados para que os alunos realizem a segmentação. Como o texto trava-língua constitui um dos gêneros da tradição oral, sua composição está muito calcada na oralidade, o que pode representar um maior desafio durante a segmentação.

OBS: O professor deverá distribuir os trava-línguas da seguinte forma:

Maria-Moleémolenga,senãoémolenga,

NãoéMaria-Mole.Écoisamalemolente,

Nemmala,nemmola,nemMaria,nemmole.

   

Osabiánãosabia.

Queosábiosabia.

Queosabiánãosabiaassobiar.   

Odoceperguntouprodoce

Qualéodocemaisdoce

Queodocedebatata-doce.

Odocerespondeuprodoce

Queodocemaisdoceque

Odocedebatata-doce

Éodocededocedebatata-doce.

Fonte: http://www.alzirazulmira.com/trava.htm    

3)      O professor poderá pedir aos alunos que, além de segmentarem as frases em palavras, que os mesmos contem quantas palavras há em cada frase (verso) ou quantas palavras há em todo o trava-língua.   

2ª atividade:   

O professor apresenta as manchetes/ títulos de notícias abaixo, propondo que os alunos realizem a marcação entre os espaços das palavras, reconhecendo onde inicia e onde termina uma palavra.

Manchete 1.

Fonte: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/manchetes-inusitadas 

Manchete 2.

Fonte: http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/2008_05_01_archive.html 

Manchete 3

Fonte: www.bergamota.net  

1)  Com o objetivo de sistematizar o conteúdo trabalhado, o professor propõe uma pesquisa de manchetes em jornais e revistas na sala de aula, solicitando que essas sejam recortadas. Desta forma o professor vai observar se os alunos conseguiram recortar as manchetes sem “partir” ou “engolir” as palavras.   

2)      O professor socializa a atividade e faz os comentários necessários.   

3ª atividade:   

1)      Finalmente, sugere-se que o alfabetizador realize uma atividade mais complexa na qual além de identificar os espaços entre as palavras, os alunos deverão demarcar a pontuação final das frases. Para isso sugerimos o uso do gênero notícia que deverá ser apresentada com algumas aglutinações e ausência de pontuação final. Veja o exemplo:   

Palmeiras venceAtlético-PRe acaba com jejum de Felipão: 2 a 0

Mesmo jogando com umamais durante todo o segundo tempo, Furacão não consegue seimpor Técnico do Verdão é expulso na etapa final

Acabou o jejum. Sete jogos após a estreia do técnico Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras finalmente consegue uma vitória Azarado Atlético-PR, que, mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, perdeu por 2 a 0, neste sábado, no Pacaembu OPalmeiras subiu para a nona colocação, com 19 pontos. Já o Furacão está em 15º, com 14, apenas um ponto a mais que o Atlético-MG, o primeiro da zona de rebaixamento

Na próxima rodada,  oPalmeiras enfrenta oGuarani, domingo, às 16h, fora de casa OAtlético-PR recebe o Flamengo, no mesmo horário  

Fonte: http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2010/2010-08-14/palmeiras-atletico-pr.html    

2)      Em seguida, o professor solicita que os alunos reescrevam o texto realizando as segmentações e pontuações necessárias.

3)      O professor socializa os trabalhos e faz os comentários necessários.  

Recursos Complementares

Consulta para o professor.

Jogos aprender pra valer

http://www.cenpec.org.br/memoria/print.php?&mod=projetos.view.7&id=100 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Um das atividades mais complexas para os alunos de alfabetização é identificar o início e fim das palavras. É comum que durante as atividades de escrita ou até mesmo de recorte de palavras em revistas e jornais, notarmos os alunos segmentando o que não é necessário e aglutinando o que não precisa ser aglutinado. Nesta atividade, o professor avaliará o reconhecimento (por parte dos alunos) da unidade palavra dentro dos textos, contado-as e separando-as quando necessário.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.