Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Matemática na vida

 

23/02/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Entender o conhecimento matemático historicamente construído;

  Discutir a importância da linguagem matemática enquanto forma de comunicar ideias e dados a respeito da realidade. ·       

  Criar e jogar sobre a importância da matemática na vida.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discuta com os alunos sobre a visão que eles têm da matemática.

Estratégias e recursos da aula

A matemática tira o sono de muitos alunos, muitos passaram pelos bancos da escola e apesar de prosseguirem na vida escolar, não descobriram ou se encantaram com o que ela tem a oferecer. Essa distância se dá por vários fatores, mas com certeza um deles está conectado a ausência da relação entre a vida e a matemática, lidar com números pode ser muito abstrato, quando não conseguimos associá-los a nossa vida cotidiana.

Essa aula é um roteiro protagonizado pelos alunos para que estes identifiquem como a matemática está presente em suas vidas.   

Para estimular a discussão sobre a Matemática, há uma simulação de um jogo de cartas chamada: Faça 10

Os alunos podem explorar o jogo e depois comparar os resultados. Após essa atividade inicial proponha a construção de um infográfico de uma casa levando em consideração conceitos matemáticos.   

Para os alunos conhecerem um infográfico, inicialmente trabalhe este conceito com os alunos, para ajudar nesta construção conceitual, faça uma pesquisa em http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia há uma explicação bem didática do que vem a ser um infográfico.   

Depois visite este site que tem excelentes infográficos e servirão de inspiração para os alunos para a realização da próxima atividade. http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/      

 1ª Atividade  

 Divida os alunos em equipes que representarão cômodos de uma casa:   

1.      Quarto

 2.      Cozinha

3.      Garagem

4.      Sala

5.      Banheiro   

 

O desafio constituirá em fazer uma grande listagem de como a matemática está presente no cotidiano e como elas podem ser relacionadas a estes espaços.   

A listagem preparada pelos alunos deve ser extensa, pois assim ficará mais fácil  classificar quais serão as representações no infográfico. Para essa classificação será necessário discutir com cada grupo as associações trazidas pelos alunos. É importante estimular a argumentação dos alunos e entender o ponto de vista deles. Resolvida o que os alunos representarão, eles devem partir para a segunda atividade.   

 

  2ª Atividade  

 Compor a imagem do infográfico, isto pode ser feito:

1-      Pedir para cada aluno do grupo fazer um desenho no papel do cômodo que estão representando, fazer uma eleição e escolher o que mais representa a ideia proposta e scannear para fazer a animação.

 2-      Ou fazer o desenho no computador: Podem ser usados os seguintes programas: o Paint ou o TuxPaint          

 

   Depois que o desenho estiver feito será preciso colocar a animação para tal, pode- se utilizar o PowerPoint para tal.       

Após as intervenções em cada grupo, socialize as produções e salve em um arquivo único.

Discuta as descobertas dos alunos, e proponha novos desafios sempre colocando a matemática e a vida no centro da questão, por exemplo que tal usar um filme para fazer essa análise o importante é levar os alunos a encontrar a beleza da matemática.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Faça 10 Animação/simulação
Recursos Complementares

Para subsidiar o professor , em relação a discussão com matemática, o Portal do professor disponibiliza os seguintes programas:    

 A ordem nos caos: interdisciplinaridade: parte 1 [Sala de professor]

  Episódio do programa Sala de professor, da TV Escola. Apresenta o trabalho interdisciplinar realizado por professores das disciplinas de Artes, Matemática e Antropologia a partir dos documentários exibidos na TV Escola, que abordam desde a arte rupestre até o período contemporâneo. Demonstra como os conceitos de ordem, caos e desenvolvimento de padrões podem unir as três disciplinas   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18303   

  A ordem nos caos: interdisciplinaridade: parte 2 [Sala de professor]   

Episódio do programa Sala de professor, da TV Escola. Aponta alternativas para os professores das disciplinas de Artes, Matemática e Antropologia sobre como pode ser construído o trabalho interdisciplinar. Procura incentivá-los a passearem com os alunos, para que estes possam perceber a presença de padrões no ambiente, tais como: padrões urbanos, padrões sociais, padrões arquitetônicos, etc. Acrescenta ainda que, apesar do espaço observável oferecer objetos aparentemente desorganizados ou caóticos, os mesmos possuem algum tipo de organização   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18305     

A ordem nos caos: interdisciplinaridade: parte 3 [Sala de professor]

 Episódio do programa Sala de professor, da TV Escola. Trata da possível participação do professor de Educação Física nas atividades interdisciplinares referente aos temas caos, ordem e padrão. Aponta a produção de objetos visuais como um produto possível do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Artes, Matemática e Antropologia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18308   http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C  

Avaliação

Faça uma listagem coletiva das descobertas dos alunos e socialize com todos.é fundamental compartilhar esse conhecimento.  

Avalie quanto:   

- A criatividade -

A originalidade -

Ao trabalho em equipe -

A pesquisa realizada pelo grupo -

A produção final se ela atendeu aos objetivos propostos, ou seja ser um infográfico.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Joana Darc, E. E. Zenon de Sousa , Rio Grande do Norte - dijo:
    joanalalim@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    aula ótima,pois leva o aluno a perceber a importãncia da matemática em nossas vidas e a relação da mesma no nosso dia a dia,além de estimulá-losa trabalhar outros conceitos como:infográfico,desenho à mão ou no Point,scanner e animação do desenho no Power Point, ou seja, relaciona a Matemática com a Educação Digital.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.