Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As danças e os grupos sociais

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar as diversas formas de dança com grupos sociais existentes.
  • Relacionar a dança com aspectos característicos destes grupos.
Duração das atividades
200 minutos (4 aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de dança; conceito de cultura.

Estratégias e recursos da aula

Introdução:

Iniciar a aula lançando algumas perguntas relativas ao tema da aula:

  • Existe uma relação entre a forma de dançar com os diversos grupos sociais?
  • O que será que define as formas de movimentos nas danças?

Estas perguntas têm como objetivo iniciar a discussão com os alunos sobre o tema. Assim, o professor deverá somente mediar os pontos que surgirão.

Atividade 1:

O professor, em uma sala com aparelho de DVD e televisão, deverá exibir o filme “Vem dançar”.

http://blog.agalaxia.com.br/up/a/ag/blog.agalaxia.com.br/img/venha_dancar_1.jpg

"O filme mostra a realidade de uma comunidade, além das dificuldades que o educando vai enfrentar com sua turma. O professor, personagem do ator Antônio Bandeiras,  tenta ajudar aos jovens que eram considerados, pelo corpo docente da escola, como delinqüentes sem recuperação, através da dança, tenta mostrar que a vida é  um conjunto de problemas. As dificuldades dos jovens não estão restritas ao ambiente da pobreza, e este simbolismo é inserido no enredo através da jovem rica que tem dificuldades de aprender a dançar, mesmo com todo o investimento de seus pais, que são ricos. Para facilitar a obtenção do objetivo, o educador tenta mostrar através do ensino da dança (que representa os conteúdos ministrados aos alunos), que todos temos de superar barreiras, e o aluno através de perseverança pode ultrapassar os seus limites e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola. O professor usa a dança como método de ensino, ao introduzir sua metodologia ele encontra dificuldade, pois sua turma traz consigo outro estilo de dança. A preparação do professor é de suma importância nessa ocasião o mestre aproveita o conhecimento de mundo do aluno, fazendo assim a junção com o conteúdo elaborado planejado e aplicado por ele.Os diferentes conteúdos que se apresenta aos alunos exigem esforços de aprendizagem e ajuda especifica. Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo nem no mesmo trabalho. Ha uma reflexão sobre o que implica aprender e o que propomos, de maneira significativa.Vale dizer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e a maneira de se articular dentro da sala de aula é que torna cada conteúdo específico, e os conhecimentos prévios devem ser levados sempre em consideração. Ressaltando a importância sobre o estudo continuo do educador, reforçando o compromisso de aprendizagem que tem com o educando além de tudo não existe uma receita básica, cabe a nos professores descobrir que método usará para um bom desenvolvimento do aluno."

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/25385/1/Resenha-do-Filme-Vem-Dancar/pagina1.html#ixzz0x3HPWYzH

(Acessos dia 19 de agosto de 2010).

Dica: como o filme tem uma duração maior que um tempo de aula, sugerimos que o professor utilize tempos de aulas de outros professores no mesm dia, para que o filme tenha uma continuidade.

Atividade 2:

Ao término do filme, o professor iniciará um debate relacionando este com o tema da aula: quais são os motivos que levam a existir uma resistência entre dois gêneros de dança? Como será que cada um destes surgiram? Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a origem do tango e da dança no movimento hip hop, onde deverá conter o contexto histórico, os movimentos corporais e as demandas políticas e sociais durante suas criações.

Sugestões de sites:

Tango

http://www.pasiontango.net/pt/artigos.aspx?id=historia-do-tango

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/argentina/tango-argentino.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tango

Hip Hop

http://www.ginofitness.com/admin/imagens/modalidades/200509060729410.hiphop1.jpg  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop

http://pdmspurpis.pbworks.com/História-do-Hip-Hop

(Acessos dia 19 de agosto de 2010).

Os resultados das pesquisas devem ser apresentados em forma de seminário, com o professor auxiliando os alunos na apresentação. É interessante também fazer com que os alunos usem a criatividade ao expor os resultados dos dados, com vídeos, construção de dramatizações, etc.

Ao término, o professor deverá organizar uma vivência em cada uma destas modalidades de dança, conforme as atividades a seguir.

Atividade 3: Vivenciando o tango: o professor irá apresentar alguns movimentos básicos do tango aos alunos e estes deverão tentar repeti-los.

Dica: caso o professor não tenha domínio técnico destas movimentações, sugerimos os sites abaixo como apoio:

http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/primeiros-passos-para-dan-231-ar-tango.aspx

http://www.google.com.br/search?q=passos+basicos+tango&hl=pt-BR&prmd=v&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=OhxtTNCKCoK8lQfF8YWbDQ&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDEQqwQwAw

(Acessos dia 19 de agosto de 2010).

Atividade 4: Vivenciando o hip hop: na mesma metodologia da atividade anterior, o professor irá apresentar alguns movimentos do break aos alunos:

No mesmo sentido, sugerimos alguns materiais de apoio aos professores:

http://mais.uol.com.br/view/rhxghj8dmjre/aula-de-break-dance-primeiros-pasoschristian-fabian-0402376ED4B12366?types=A

http://www.youtube.com/watch?v=94gghZYNZ3A

http://www.youtube.com/watch?v=rj4x9FIq5cA&feature=related

(Acessos dia 19 de agosto de 2010)

Para estas duas atividades, o professor poderá utilizar os vídeos apresentados acima como uma forma de organizar e conhecer as movimentações básicas das duas formas de dança, além de expor os vídeos aos alunos durante a vivência e solicitar que os alunos as repitam, bem como músicas dos ritmos.

Atividade 5:

Amparados nas reflexoões e vivências das outras atividades, iniciar um debate com os alunos, dividindo-os em 2 grupos a partir das respostas em relação à pergunta: existe relação entre a dança e os grupos sociais onde foram criadas e desenvolvidas? (No caso de não haver divergência de opiniões, o professor deverá representar a outra opinião). Os dois lados da discussão deverão apresentar argumentos das pesquisas realizadas, das vivências e do filme apresentado para defenderem o seu ponto de vista, que deverão ser organizados na forma de um debate, onde cada um dos lados deverá apresentar seus argumentos em um tempo estabelecido pelo professor, com o outro lado tendo o mesmo tempo para argumentar sobre o seu ponto de vista.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão criar um mini-jornal informativo sobre o tema da aula, a partir do debate da última atividade da aula. A turma será dividida em 3 grupos (redatores, jornalistas e organização), devendo ser feito um trabalho integrado com o professor de redação ou português da escola. Após construção, este poderá ser distribuído aos alunos da escola.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • nanau, pernambuco , Acre - dijo:
    rayanenaneh@hotmail.com

    03/06/2013

    Quatro estrelas

    acho o filme um barato moh vey


  • Tatiana Colares, EMEF ANTONIO VIEIRA PE , São Paulo - dijo:
    tatiana.colares@usp.br

    06/06/2012

    Quatro estrelas

    Já comecei com o filma Vem Dançar sem mesmo saber da existência do portal bem como desta aula. O filme é um modo diferenciado de trabalhar a dança, já que a minha realidade demonstra alunos que se negam completamente a dançar na escola. Estou encaminhando atividades diferenciadas, como construção e pesquisa por parte deles de pequenos movimentos dos ritmos apresentados no filme e a importante discussão de valores, culturas entre outros. Assim que finalizar volto com os resultados. Gostei muito!


  • Carla Resgala Silva, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - dijo:
    carla.rgla@yahoo.com.br

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    Estou fazendo um projeto de trabalho para minha faculdade (Comunicação Social na UFMG) onde propus a análise de filmes que além de relacionarem formas de dança com grupos sociais existentes, proponham a interação desses estilos como os aspectos característicos destes grupos. Deste modo, a pesquisa concluiria-se na coleta de resultados na sociedade a partir do lançamento destes filmes. Este portal será com certeza um interessante link do meu trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.