26/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Conceito de dança; conceito de cultura.
Introdução:
Iniciar a aula lançando algumas perguntas relativas ao tema da aula:
Estas perguntas têm como objetivo iniciar a discussão com os alunos sobre o tema. Assim, o professor deverá somente mediar os pontos que surgirão.
Atividade 1:
O professor, em uma sala com aparelho de DVD e televisão, deverá exibir o filme “Vem dançar”.
http://blog.agalaxia.com.br/up/a/ag/blog.agalaxia.com.br/img/venha_dancar_1.jpg
"O filme mostra a realidade de uma comunidade, além das dificuldades que o educando vai enfrentar com sua turma. O professor, personagem do ator Antônio Bandeiras, tenta ajudar aos jovens que eram considerados, pelo corpo docente da escola, como delinqüentes sem recuperação, através da dança, tenta mostrar que a vida é um conjunto de problemas. As dificuldades dos jovens não estão restritas ao ambiente da pobreza, e este simbolismo é inserido no enredo através da jovem rica que tem dificuldades de aprender a dançar, mesmo com todo o investimento de seus pais, que são ricos. Para facilitar a obtenção do objetivo, o educador tenta mostrar através do ensino da dança (que representa os conteúdos ministrados aos alunos), que todos temos de superar barreiras, e o aluno através de perseverança pode ultrapassar os seus limites e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola. O professor usa a dança como método de ensino, ao introduzir sua metodologia ele encontra dificuldade, pois sua turma traz consigo outro estilo de dança. A preparação do professor é de suma importância nessa ocasião o mestre aproveita o conhecimento de mundo do aluno, fazendo assim a junção com o conteúdo elaborado planejado e aplicado por ele.Os diferentes conteúdos que se apresenta aos alunos exigem esforços de aprendizagem e ajuda especifica. Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo nem no mesmo trabalho. Ha uma reflexão sobre o que implica aprender e o que propomos, de maneira significativa.Vale dizer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e a maneira de se articular dentro da sala de aula é que torna cada conteúdo específico, e os conhecimentos prévios devem ser levados sempre em consideração. Ressaltando a importância sobre o estudo continuo do educador, reforçando o compromisso de aprendizagem que tem com o educando além de tudo não existe uma receita básica, cabe a nos professores descobrir que método usará para um bom desenvolvimento do aluno."
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/25385/1/Resenha-do-Filme-Vem-Dancar/pagina1.html#ixzz0x3HPWYzH
(Acessos dia 19 de agosto de 2010).
Dica: como o filme tem uma duração maior que um tempo de aula, sugerimos que o professor utilize tempos de aulas de outros professores no mesm dia, para que o filme tenha uma continuidade.
Atividade 2:
Ao término do filme, o professor iniciará um debate relacionando este com o tema da aula: quais são os motivos que levam a existir uma resistência entre dois gêneros de dança? Como será que cada um destes surgiram? Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a origem do tango e da dança no movimento hip hop, onde deverá conter o contexto histórico, os movimentos corporais e as demandas políticas e sociais durante suas criações.
Sugestões de sites:
Tango
http://www.pasiontango.net/pt/artigos.aspx?id=historia-do-tango
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/argentina/tango-argentino.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tango
Hip Hop
http://www.ginofitness.com/admin/imagens/modalidades/200509060729410.hiphop1.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop
http://pdmspurpis.pbworks.com/História-do-Hip-Hop
(Acessos dia 19 de agosto de 2010).
Os resultados das pesquisas devem ser apresentados em forma de seminário, com o professor auxiliando os alunos na apresentação. É interessante também fazer com que os alunos usem a criatividade ao expor os resultados dos dados, com vídeos, construção de dramatizações, etc.
Ao término, o professor deverá organizar uma vivência em cada uma destas modalidades de dança, conforme as atividades a seguir.
Atividade 3: Vivenciando o tango: o professor irá apresentar alguns movimentos básicos do tango aos alunos e estes deverão tentar repeti-los.
Dica: caso o professor não tenha domínio técnico destas movimentações, sugerimos os sites abaixo como apoio:
(Acessos dia 19 de agosto de 2010).
Atividade 4: Vivenciando o hip hop: na mesma metodologia da atividade anterior, o professor irá apresentar alguns movimentos do break aos alunos:
No mesmo sentido, sugerimos alguns materiais de apoio aos professores:
http://www.youtube.com/watch?v=94gghZYNZ3A
http://www.youtube.com/watch?v=rj4x9FIq5cA&feature=related
(Acessos dia 19 de agosto de 2010)
Para estas duas atividades, o professor poderá utilizar os vídeos apresentados acima como uma forma de organizar e conhecer as movimentações básicas das duas formas de dança, além de expor os vídeos aos alunos durante a vivência e solicitar que os alunos as repitam, bem como músicas dos ritmos.
Atividade 5:
Amparados nas reflexoões e vivências das outras atividades, iniciar um debate com os alunos, dividindo-os em 2 grupos a partir das respostas em relação à pergunta: existe relação entre a dança e os grupos sociais onde foram criadas e desenvolvidas? (No caso de não haver divergência de opiniões, o professor deverá representar a outra opinião). Os dois lados da discussão deverão apresentar argumentos das pesquisas realizadas, das vivências e do filme apresentado para defenderem o seu ponto de vista, que deverão ser organizados na forma de um debate, onde cada um dos lados deverá apresentar seus argumentos em um tempo estabelecido pelo professor, com o outro lado tendo o mesmo tempo para argumentar sobre o seu ponto de vista.
http://clam.sarava.org/node/75
http://www.blogtok.com/index.php?tipo=blog&accao=ler&id=13229
(Acessos dia 19 de agosto de 2010).
Os alunos deverão criar um mini-jornal informativo sobre o tema da aula, a partir do debate da última atividade da aula. A turma será dividida em 3 grupos (redatores, jornalistas e organização), devendo ser feito um trabalho integrado com o professor de redação ou português da escola. Após construção, este poderá ser distribuído aos alunos da escola.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/06/2013
Quatro estrelasacho o filme um barato moh vey
06/06/2012
Quatro estrelasJá comecei com o filma Vem Dançar sem mesmo saber da existência do portal bem como desta aula. O filme é um modo diferenciado de trabalhar a dança, já que a minha realidade demonstra alunos que se negam completamente a dançar na escola. Estou encaminhando atividades diferenciadas, como construção e pesquisa por parte deles de pequenos movimentos dos ritmos apresentados no filme e a importante discussão de valores, culturas entre outros. Assim que finalizar volto com os resultados. Gostei muito!
24/09/2011
Cinco estrelasEstou fazendo um projeto de trabalho para minha faculdade (Comunicação Social na UFMG) onde propus a análise de filmes que além de relacionarem formas de dança com grupos sociais existentes, proponham a interação desses estilos como os aspectos característicos destes grupos. Deste modo, a pesquisa concluiria-se na coleta de resultados na sociedade a partir do lançamento destes filmes. Este portal será com certeza um interessante link do meu trabalho.