Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Panfletos

 

27/09/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do panfleto.

- Identificar a finalidade do gênero textual panfleto.

- Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do anúncio.

- Produzir panfletos escritos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Uso do dicionário.

Estratégias e recursos da aula

Veja uma definição sobre panfleto:

Panfleto pode ser definido como um “texto publicitário curto, impresso em folha avulsa, com distribuição corpo a corpo feita em locais de grande circulação”.

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.

ATIVIDADE 1:

Comece a aula, perguntando para os alunos se eles já ouviram o verbo “panfletar”. Dependendo da experiência de vida desses estudantes, eles podem trazer informações mais ou menos corretas a respeito do que significa esse termo. Após ouvir as crianças, pergunte se elas têm alguma idéia de como podemos saber o que significa esse termo. Espera-se que alguma delas sugira que se busque a palavra no dicionário. Se nenhuma delas sugerir, o professor pode fazer a indicação. Caso haja dicionários disponíveis para todos, pode-se pedir que as crianças façam a busca da palavra. Pode-se relembrar como o dicionário é organizado e de que forma as palavras são procuradas (ordem alfabética).

Segue uma definição de panfletar:

panfletar pan.fle.tar (panfleto+ar2) vtd Bras Fazer ou distribuir panfletos.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=panfletar)    

Pergunte aos alunos se eles já viram alguém panfletando pelas ruas e se eles sabem o que é um panfleto. Pode-se procurar no dicionário a definição de panfletos, uma vez que a definição de panfletar faz referência a esse verbete. A partir dessa definição, é possível que os alunos comecem a compreender o que é panfleto.

O professor pode levar um panfleto que circula pela cidade para que os alunos observem esse gênero textual. Pode-se perguntar qual a finalidade de textos como esse e para que servem. Com essas questões, o professor pode trabalhar a função social do gênero panfleto. Peça que os alunos levem, na aula seguinte, exemplos de panfletos de diferentes tipos para a sala de aula, para que sejam analisados.

ATIVIDADE 2

Utilize os panfletos trazidos pelos alunos para realizar uma discussão sobre o que caracteriza este gênero. Também podem ser usados exemplos de panfletos como os que se seguem:

Disponível em: http://barraroaumento.wordpress.com/2010/02/02/chegou-a-hora/  

Disponível em: http://www.tvmatao.com.br/novo/index.php/2010/03/18/secretaria-de-saude-distribui-panfletos-sobre-prevencao-a-influenza-a/ 

Disponível em: https://glssite.wordpress.com/2008/09/28/pesquisa-do-ibope-revela-angela-65-e-opcao-de-vitoria-em-florianopolis/ 

O trabalho que se sugere pode ser feito oralmente com toda a turma ou pode ser feito a partir da divisão da turma em grupos, caso se queira um trabalho mais aprofundado. Pedir que os alunos identifiquem o assunto desses folhetos. Os alunos devem perceber que o primeiro folheto está direcionado a uma reivindicação de um determinado grupo social contra o aumento de passagens. O segundo folheto traz informações sobre a prevenção de uma doença e o terceiro faz propaganda de uma candidata a cargo político.   Explore com os alunos as características comuns a cada um desses panfletos. Eles podem ser convidados a observar a quantidade de texto presente em cada um. Podem observar também a existência de uma frase maior no panfleto que tem como objetivo fazer com que o provável leitor identifique o tema e se interesse pela leitura do restante do panfleto. Mostre também que, no panfleto, normalmente as frases são simples, evitando orações subordinadas ou reduzidas. Explore também os elementos gráficos de um panfleto, tais como molduras, imagens e fontes diferentes. Essas características fazem do panfleto um gênero textual diferente de outros.

Se houver possibilidade de manipular o panfleto em seu próprio suporte, os alunos devem ser levados a perceber como o material utilizado geralmente é simples, já que panfletos estão associados a uma distribuição em larga escala. A partir dessa discussão, pode-se perguntar para os alunos qual é a função de um panfleto. Espera-se que eles percebam que a função do panfleto é dar informações para o público amplo sobre um determinado produto, evento, pessoa, situação ou reivindicação.   Essa mesma atividade pode ser realizada com os panfletos que as crianças trouxeram de casa.

ATIVIDADE 3

Explore novamente os panfletos trazidos pelos alunos. Elabore questões sobre eles. Em seguida, pergunte onde eles acham que os panfletos usados como base para essa aula poderiam ser divulgados. Os alunos podem responder quanto ao primeiro, que seria, por exemplo, distribuído próximo a pontos de ônibus ou dentro de transportes coletivos. Com relação ao segundo, pode-se inferir que ele seria distribuído por toda a cidade, já que seu público são todas as pessoas. O último panfleto seria distribuído também amplamente, mas poderia ser distribuído preferencialmente próximo aos locais de votação a fim de divulgar a candidata. Pode-se explorar onde normalmente são distribuídos panfletos de supermercados, de pizzarias, de festas, etc. Pergunte aos alunos por que eles acham que essa distribuição ocorre nesses lugares. Os alunos devem ser levados a perceber que isso acontece para que o panfleto atinja o seu público alvo.

A partir daí, o professor pode explorar questões referentes ao público para quem um texto é produzido. É importante destacar que todo texto deve ser produzido para alguém. Todo texto tem um interlocutor e o modo como se escreve sofre interferências em função de quem é esse interlocutor. Quando se pensa na produção de um texto qualquer, é importante ter claro para quem esse texto será escrito.

O professor pode também explorar outros elementos importantes na produção de textos escritos. Ele pode falar que, quando vamos pensar nessa produção, devemos estar atentos a cinco elementos: para que esse texto será escrito? Para quem esse texto será escrito? Sobre o que se escreve? Em que tipo de suporte ele será veiculado? Que tipo de linguagem será utilizado?

Relembre com os alunos que, como visto na atividade 2, o panfleto é escrito com objetivo de divulgar algo. O “para quem” vai depender do assunto que será tratado no panfleto. Em geral, o suporte utilizado para panfletos é papel simples e que a linguagem varia com o objetivo do panfleto, mas que geralmente é constituída de frases curtas e com pelo menos uma escrita em fonte maior na qual se pretende chamar a atenção do leitor.

ATIVIDADE 4

Após compreender algumas características que compõem o panfleto, os alunos devem ser convidados a produzir textos desse gênero. O professor pode estabelecer alguns critérios de produção e dividir a turma em grupos para que essa atividade seja feita. Pode-se estabelecer que cada grupo ficará com um assunto diferente, como: divulgação de um restaurante, protesto contra a poluição das cidades, medidas para economizar água, divulgação de alguma festa, explicação sobre um novo produto, anúncio de promoções em um supermercado, etc.

Antes de produzir propriamente o texto e apresentá-lo em formato de panfleto, os alunos devem ser convidados a pensarem sobre as questões anteriormente discutidas. Eles devem pensar qual é o interlocutor do seu texto, quais instrumentos de linguagem ou de imagem serão necessários para chamar a atenção do possível leitor, de que forma o texto será colocado no suporte. Em alguns casos, pode ser necessária também uma pesquisa sobre o tema. Se essa for a situação, pode-se sugerir uma visita à biblioteca ou pesquisas na Internet.

Após o planejamento da escrita, os alunos vão escrever os textos. O professor pode orientá-los para evitar erros ortográficos. Eles podem também ser convidados a procurar palavras sobre as quais tenham dúvidas nos dicionários. Essa será uma primeira versão da escrita.

Recursos Complementares
Avaliação

Reúna novamente os alunos em grupo. Cada grupo receberá a primeira versão do texto escrito por um dos outros grupos. Os alunos serão convidados a avaliar a produção dos colegas. O professor pode escrever novamente no quadro as regras que deviam ser seguidas pelos alunos na produção de um panfleto e os colegas deverão avaliar os trabalhos uns dos outros, utilizando essas regras. Eles devem, então, registrar o que consideraram adequado no trabalho dos colegas e o que acham que pode ser melhorado. Essa avaliação deve ser socializada com a turma. O professor deve instruir os alunos a avaliarem exclusivamente o trabalho, sem emitir qualquer juízo de valor com relação aos colegas que os produziram. No processo de socialização, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam a função do panfleto, bem com as regras de produção de textos escritos. Ele pode ir complementando as sugestões feitas pelos diferentes grupos para que os panfletos fiquem adequados.

Após a avaliação, sugere-se a reescrita dos textos para que os alunos possam aprimorar o seu trabalho. Para que os alunos compreendam o processo de produção de panfletos, o ideal é que cada um desses panfletos seja reproduzido de maneira a que possam ser distribuídos entre os alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ariosto, C.E.Vila Maria , Rio de Janeiro - dijo:
    acericato@yahoo.com.br

    04/04/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns, muito interessante sua aula.


  • raineldi, ciep238 , Rio de Janeiro - dijo:
    raineldi@hotmail.com

    22/03/2013

    Cinco estrelas

    Achei a aula interessantíssima. vou aproveitar as sugestões e aplicar com a minha turma.


  • Thaiza Dutra, SRE C Lafaiete , Minas Gerais - dijo:
    thaizadutra@gmail.com

    08/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Haylley Cardoso, Prefeitura municipal de Maringá , Paraná - dijo:
    haylleycardoso@hotmail.com

    10/02/2012

    Quatro estrelas

    Adorei!


  • Jaquelisi, Escola da rede da Prefeitura Municipal , São Paulo - dijo:
    jaquelisi@yahoo.com.br

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei todas as dicas ótimas, e cada professor vai adequando de acordo com faixa etária de sua turma e o interesse no assunto, que pode surpreender, pois é um material rico e pode ser utilizado para trabalhar gênero, pontuação, produção de texto, leitura, interpretação, e por aí vai. Achei muito válido. Muito obrigada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.