Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica.

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas, nomeando-as;
  • Compreender a função da divisão silábica;
  • Construir os conceitos de letra e de sílaba;
  • Identificar diferentes formações silábicas;
  • Ampliar conhecimento linguístico;
  • Sistematizar a separação de sílabas;
  • Interagir com os pares.  
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Além disto é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a atividade perguntando aos alunos se eles conhecem a música “Pirulito que bate que bate”.

Se a resposta for afirmativa peça que digam a sua letra e/ou cantem. Em seguida, solicite que expliquem que tipo de brincadeira utiliza essa música e qual a maneira de realizá-la.  

Escreva a letra da música na lousa e peça que os alunos copiem.

       

   Pirulito Que Bate Bate  

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu  

Incentive os alunos a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que juntos façam a leitura oral.

Para finalizar todos deverão ilustrar a música. Se possível providencie também um CD com a referida música.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, convide seus alunos para realizarem algumas atividades lúdicas que contemplem o tema: separação silábica. Para isso leve-os até o pátio ou afaste as carteiras de sua sala de aula para que tenha espaço suficiente para os alunos se movimentarem.

 Num primeiro momento brinquem de “Pirulito que bate, bate”. Peça que se agrupem em duplas e oriente-os como brincar. Veja as instruções que se seguem.  

Orientação aos alunos quanto à brincadeira.

Em duplas, um de frente para o outro, devem trocar batidas de mãos enquanto cantam.

Quanto às batidas de mãos, cada aluno junta as próprias mãos e, na sequência, bate as duas palmas nas palmas do parceiro, posicionado à sua frente.

PI

RU

LI

TO

Alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – 1º ano “D” – 2010- Eliana Aparecida Carleto -Acervo da autora.

Professor, chame atenção dos alunos quanto ao fato de que ao cantarem estão dividindo as palavras em partes, isto é, em sílabas. Por exemplo: pi-ru- li- to  que  ba-te  ba-te. Repita a brincadeira quantas vezes julgar conveniente para que todos os alunos percebam a divisão sílabica.

Num segundo momento brinquem com os nomes dos alunos da turma.

Explique que deverão fazer uma rodinha, todos assentados no chão. Uma criança diz o seu nome e os colegas deverão repetir esse nome separando-o em partes, ou seja em sílabas.

A atividade deverá prosseguir até que todos tenham falado seu nome e os colegas tenham repetido. Se preferir você poderá pedir que batam as mãos enquanto falam as sílabas de cada nome.

Professor, você também deverá dizer seu nome para todos repetirem.

Ao final da atividade faça com os alunos uma avaliação oral. Pergunte o que  acharam da atividade realizada. Não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta.  

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

           

Preparando a atividade 

Professor, providencie revistas, jornais ou panfletos de propaganda para que os alunos possam fazer recortes. Providencie também para cada aluno seis fichas retangulares medindo aproximadamente 20cm x 4cm .

Para realização da atividade cada aluno deverá ter tesoura e cola.

Realizando a atividade

Solicite que os alunos recortem seis palavras ou mais, dependendo do desenvolvimento da turma você poderá pedir que recortem mais ou menos palavras.

Você poderá aproveitar algum conteúdo que estiver trabalhando. Se em Ciências você estiver estudando animais, poderá pedir que recortem nomes de animais.

Ao finalizar os recortes organize os alunos em rodinha. Essa deverá ser feita com os alunos assentados em suas próprias carteiras.

Você deverá pedir que cada aluno cole as palavras na ficha que você providenciou.

Em seguida cada aluno fará a leitura de suas palavras. Na medida em que for lendo as palavras, todos deverão fazer a separação silábica. Caso seja necessário você poderá alertar os alunos quanto à divisão com relação ao som das palavras. Leia as palavras mais lentamente para que os alunos percebam que dividimos as sílabas das palavras à medida que emitimos um som.

Após a leitura e separação silábica realizada oralmente, cada aluno deverá recortar as palavras conforme sua divisão silábica.

Brincando com Dominó Silábico

Quando a turma tiver terminado de recortar as sílabas das palavras solicite que se organizem em duplas ou trios para  utilizarem as fichas que foram confeccionadas com as sílabas. Informe ainda que eles acabaram de construir um Dominó Silábico.

   

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, escolha cinco ou mais palavras para cada aluno. Recorte-as em sílabas e misture-as. Em seguida, peça aos alunos que descubram palavras que poderão ser formados com essas partes ou sílabas. Depois que eles formarem as palavras, pergunte se sabem como se chama cada parte que foi entregue a eles e se essas palavras poderiam ser separadas de outra forma.

Espera-se que com os questionamentos a turma chegue à conclusão de que as partes são as sílabas. Se necessário você poderá dar-lhes essa informação, ou seja, sílaba é um fonema (som) ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz.

Aproveite a oportunidade e informe aos alunos que as palavras recebem nomes conforme o número de sílabas. Escreva na lousa esses nomes destacando as silabas como no exemplo:  

 MONOSSÍLABA, DISSÍLABA, TRISSÍLABA e POLISSÍLABA.

Pergunte à turma:

Qual a semelhança entre as partes destacadas das palavras e o número de sílabas? Faça novos questionamentos à medida que os alunos forem levantando suas hipóteses.  

Professor, com sua ajuda, espera-se que os alunos estabeleçam a relação que há entre mono e um, di e dois, tri e três e poli e vários.

Sugerimos que seja feito um texto coletivo com a turma. Os alunos vão falando e você vai registrando as ideias na lousa. Ao final todos fazem a revisão do texto e em seguida a cópia.

Veja um exemplo de texto construído com alunos do 2º ano do ensino fundamental de nove anos, professora Eliana Aparecida Carleto (Escola de Educação Básica da UFU).

Imagem- Fonte: CD Clipat & Cia - Números 05 e 06

REGISTRANDO NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE DIVISÃO SILÁBICA       

Hoje nossa professora trouxe algumas partes de palavras recortadas.

Ela deu várias partes para cada um de nós. Deveríamos escrever palavras utilizando essas partes.

Depois que escrevemos, ela nos perguntou o que descobrimos com a atividade que nos foi proposta.

Chegamos à conclusão que cada pedacinho se chamava sílaba, ou seja, cada uma das partes de uma palavra pronunciada em uma única emissão de voz.

As palavras que escrevi e como as separei em sílabas:

Anel- a- nel

Passarinho- pas –sa- ri- nho

Sol- sol

Macaco- ma- ca- co

Liquidificador- li – qui – di- fi- ca- dor   

Ainda descobrimos que quando as palavras são separadas em sílabas elas recebem nomes. Assim, as palavras acima são assim classificadas:

Uma sílaba

Duas sílabas

Três sílabas

Quatro ou mais sílabas

sol

a- nel  

ma- ca- co

pas –sa- ri- nho

li – qui – di- fi- ca- dor

monossílaba

dissílaba

trisssílaba

polissílaba

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Imagem- Fonte: CD Clipat & Cia - Número 05

Professor, se em sua escola você tiver acesso ao Laboratório de Informática agende um horário para que seus alunos assistam um vídeo sobre sílaba e também realizem alguns jogos com a referida temática.

Sugerimos o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=SuJRcFFZUTA&feature=related  para assistir um vídeo sobre a temática sílabas e classificação. 

Nos sítios abaixo você encontrará jogos para trabalhar separação de sílabas e classificação http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-2.htm 

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-1.htm 

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-3.htm 

Ao terminar de assistir ao vídeo e realizar os jogos indague os alunos sobre o que foi possível aprender com cada um deles.

Recursos Complementares

Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre sílaba, divisão silábica e classificação quanto ao número de sílabas. http://www.graudez.com.br/portugues/ch01s05.html  

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=divisao&page=present  

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADlaba  

Para os alunos que conhecem e utilizam as terminologias dígrafos, tritongos, ditongos, hiatos, prefixo, indicamos http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related  

Avaliação

Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de compreender a função da divisão silábica, se construíram os conceitos de letra e de sílaba e se separaram as sílabas corretamente. É importante que seja verificado a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Eurides da Conceição Coelho, Escola M. Ensino Fundamental José Carlos Lima da silva , Amapá - dijo:
    eurids.conceicao@gmail.com

    15/05/2016

    Cinco estrelas

    Eu simplesmente amei esta atividade. Parabéns, conseguir até tirar umas dúvidas em relação ao tema exposto.


  • Maria Márcia Silva Amorim, EEIEF. José Oster Machado , Ceará - dijo:
    marsilamor@hotmail.com

    09/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Eliana, com essas aulas, com certeza seus alunos estão craques em sílaba e divisão silábica. As atividades são excelentes, uma das atividades que que mais chamou minha atenção foi a dos jogos nos sites, onde eles aprendem o conteúdo e também a informática. Afinal estamos no mundo da tecnologia, e a inclusão digital é uma das maiores tecnologia do mundo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.