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Seleção Sexual das Aves

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer os rituais de corte das aves;

§  conhecer estratégias utilizadas por machos para atrair a atenção das fêmeas;

§  relacionar estas estratégias ao processo de acasalamento e reprodução das espécies;

§  reconhecer a importância da seleção sexual para a evolução das espécies;

§  desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo das Aves, bem como compreender o conceito de reprodução destes animais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

A seleção sexual e os parasitas

Desde a publicação de seu importante livro A descendência do homem e seleção em relação ao sexo, em 1871, Darwin vinha tentando, sem sucesso, conseguir uma explicação para o fato de os machos de várias espécies de aves apresentarem uma plumagem colorida e volumosa; que teoricamente deveria ter o efeito deletério de torná-los presas fáceis para predadores. O pavão é o exemplo mais flórido desse fenômeno.

O risco elevado tinha de ser contrabalançado com o lucro de um aumento considerável de atração sexual desses machos. Tal observação era análoga às características de outras espécies nas quais se observava este paradoxo da “seleção sexual”, como o coaxar dos sapos, o tamanho da galhada dos alces ou o colorido dos peixes. Por que as fêmeas prefeririam esses machos tão enfeitados?

O dilema persistiu até que em 1982, Hamilton e M. Zuk postularam a hipótese de que os caracteres exuberantes de seleção sexual constituíam uma demonstração de boa saúde, uma prova de que os animais estavam livres de parasitas. Os autores mostraram que entre as aves havia uma correlação negativa significativa entre a infestação por parasitas (nematódeos e protozoários) e a exuberância da plumagem e do canto dos machos. Esses resultados são compatíveis com um modelo de seleção sexual no qual as fêmeas das aves escolhem parceiros sexuais pelo escrutínio de características físicas cuja expressão completa depende de saúde e vigor.   

Antropomorficamente falando – o que sempre é arriscado –, ao optar por machos ornamentados, as fêmeas estão na verdade escolhendo machos não parasitados, isto é, com genes de resistência, que serão transmitidos aos seus filhotes. Esta é mais uma demonstração do papel fundamental dos parasitas na evolução dos hospedeiros.   

Adaptado de: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/deriva-genetica/parasitas-evolucao-e-sexo (consultado em 09/08/10, às 09h01min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles e com o professor, vídeos e textos sobre o assunto, com interpretação dos mesmos, além de uma saída de campo orientada, em que poderão observar os diferentes tipos de aves e seus dimorfismos sexuais.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de orientação de discussões, com sondagem dos conhecimentos dos alunos, bem como apresentação de vídeos e textos sobre o assunto para os alunos, auxiliando na interpretação, além de levá-los a uma saída de campo para observação de diferentes aves e seus dimorfismos sexuais.   

Atividade Inicial: uma discussão e sondagem de conhecimentos prévios

Professor, num primeiro momento da aula, pergunte à turma se conhecem os pavões e o que eles pensam sobre a sua bela plumagem. É possível que os alunos se refiram às penas desta ave, mencionando que são bonitas e vistosas.   

- Quem conhece o pavão?

- Eu já vi no zoológico, ele tem umas penas muito bonitas e coloridas...

- Vocês acham que estas penas vistosas ajudam este animal a viver melhor?

- Acho que sim, pois as fêmeas devem gostar mais deles.   

Leve para a sala de aula algumas figuras de pavões e outras aves que apresentem dimorfismo sexual, com machos atraindo as fêmeas. Mostre para os alunos e pergunte sobre as diferenças entre fêmeas e machos.  

Pavão macho

Retirado de: http://animais.bicodocorvo.com.br/blog/wp-content/gallery/pavao/foto-pavao-09.jpg (consultado em 09/08/10, às 10h06min).      

Pavão fêmea

Retirado de: http://i.olhares.com/data/big/292/2922544.jpg (consultado em 09/08/10, às 10h05min).      

Ave do paraíso macho cortejando a fêmea

Retirado de: http://lh4.ggpht.com/_RvnAJ_8jAiU/SejbHOXnTII/AAAAAAAABdw/plPKtuhXKXs/real_55.jpg (consultado em 09/08/10, às 10h04min).                

Pássaro fêmea

Retirado de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Agelaius-phoeniceus-008.jpg (consultado em 09/08/10, às 10h03min).      

Pássaro macho

Retirado de: http://www.coffeecreekwc.org/photos/birds/Red-Winged_Blackbird_(male).jpg (consultado em 09/08/10, às 10h02min).                                        

Galo do campo

Retirado de: http://exoticfarm.net/wp-content/uploads/2010/04/Male-two-air-sac-view.jpg (consultado em 09/08/10, às 10h01min).      

Galinha do campo

Retirado de: http://www.arkive.org/media/91/91451478-C5B2-445F-BFB5-599ADBC95447/Presentation.Large/photo.jpg (consultado em 09/08/10, às 10h00min).      

- Vocês percebem as diferenças entre as fêmeas e machos?

- Acho que eles são diferentes mesmo, as fêmeas são menores e não tão vistosas.

- Mas por que será que elas não têm plumagem bonita como os machos?

- Acho que é porque os machos é que têm que chamar a atenção da fêmea.   

Anote no quadro as considerações dos alunos, para posterior discussão.   

Ferramentas tecnológicas:

Professor, após este momento de sondagem, apresente para os alunos alguns vídeos que discorrem sobre o assunto. Peça que eles anotem no caderno, durante a exibição, todas as coisas que julgarem importantes, para que depois eles possam discutir entre si.   

Comportamento de côrte: AVES - http://www.youtube.com/watch?v=bSfZ6QGg9n0 (consultado em 09/08/10, às 10h10min).    

El cortejo nupcial - http://www.youtube.com/watch?v=U5yq67uM2DQ&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h10min).      

Cortejo Colimbo (Comportamiento animal) BioAyuda - http://www.youtube.com/watch?v=n1ZPiDProo4&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h11min).      

Comportamiento Correlimos (Comportamiento animal) BioAyuda - http://www.youtube.com/watch?v=R6Xax1O-s_o&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h12min).      

Paradas nupciais.wmv - http://www.youtube.com/watch?v=mOi33pywv08&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h13min).      

Frigate Birds Mating Behaviour - http://www.youtube.com/watch?v=8tO80BvZapA&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h14min).      

Male birds show off their beauty to attract females - David Attenborough - BBC wildlife - http://www.youtube.com/watch?v=gqsMTZQ-pmE&feature=channel (consultado em 09/08/10, às 10h15min).         

Globo Reporter Australia parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=zcRbcKtKu6U&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h18min).      

Novo Telecurso - E. Fundamental - Ciências - Aula 28 - http://www.youtube.com/watch?v=thcBbc8f4tM (consultado em 09/08/10, às 10h19min).    

Ciências - Aula 28 (2 de 2) - http://www.youtube.com/watch?v=hcXtstJvp3w&feature=related (consultado em 09/08/10, às 10h20min).      

Discussões sobre os vídeos:             

Professor: retome as observações iniciais feitas pelos alunos no início da aula, reveja as anotações no quadro e sonde dos alunos novamente sobre as estratégias usadas pelos machos para atração das fêmeas. As observações feitas por eles foram confirmadas?

Comente com os alunos que as fêmeas são menores e muito menos coloridas que os machos na maioria das espécies, pois depois do acasalamento ela deverá cuidar dos filhotes, e quanto menos chamativa ela for, maiores serão suas chances de se esconder de predadores.

Pergunte para os alunos como são as aves dos vídeos, se eles notam que existe alguma diferença entre machos e fêmeas, o que as aves estão fazendo nos vídeos, se existe alguma finalidade e importância para estes comportamentos. Instigue a discussão entre os alunos, peça que todos falem suas impressões, anote novamente no quadro o que eles considerarem importante.

Explique para eles que quando uma ave macho consegue manter uma bela plumagem ou unir diferentes presentes para a fêmea, ele está demonstrando que tem boa saúde, força ou capacidade de escolher os melhores presentes para ela. Isso significa para a fêmea que seus descentes também terão essas características, além de que, muitas vezes, o macho também alimenta os filhotes, indicando que ele poderá conseguir alimento de boa qualidade. Quando a fêmea escolhe uma característica no lugar de outra, ela seleciona aquela que irá permanecer no ambiente. Assim podemos notar que ao fazer essa escolha, algumas características se mantêm no ambiente e outras não, ou seja, se as fêmeas preferem acasalar com pássaros azuis, por exemplo, os vermelhos poderão não conseguir uma parceira, e com o tempo os vermelhos poderão ser extintos. Isso é o que chamamos de seleção sexual, pois a fêmea seleciona o que deverá permanecer.

Instigue os alunos a pensarem sobre os riscos que os machos correm ao se exibirem. Pergunte o que poderá acontecer com eles caso algum predador os veja. Explique que quando as aves se exibem elas podem ser predadas com mais facilidade, então, este mecanismo de chamar a atenção das fêmeas pode ter um custo alto para o macho, que corre mais riscos. Portanto, a estratégia para atração de fêmeas deve ser muito vantajosa.

Agora pergunte aos alunos quais estratégias eles conseguiram perceber que as aves têm para atrair a atenção da fêmea. É possível que os alunos citem a exibição, oferta de presentes, canto, construção de ninhos, dentre outras exibidas nos vídeos. Peça a opinião dos alunos: de todas as estratégias observadas, quais as mais interessantes? Por quê? Instigue-os a compreender que aquelas estratégias que demandam menos trabalho e menos riscos são as mais interessantes para as espécies.

Peça que desenhem e que escrevam uma história sobre a estratégia escolhida, e que depois compartilhem com a turma as histórias. Exiba os textos dos alunos no mural da sala, para divulgação de seu trabalho, de forma que as crianças possam ter acesso aos textos dos colegas, fazer observações e comentários.   

Texto dos alunos:             

Professor, após a confecção dos textos pelos alunos, entregue para eles um texto informativo sobre o mesmo assunto, de forma que possam interpretar a leitura, fazer suas considerações e discussões. Faça uma leitura oral na sala, peça que os alunos grifem as partes mais importantes e instigue-os a discutir sobre o que leram, escrevendo no caderno um pequeno resumo.   

A Seleção Sexual.

A seleção sexual diz respeito à maneira que algumas espécies encontram para maximizar suas chances de reprodução. Neste caso, embora a seleção natural atue sobre a luta pela sobrevivência de cada indivíduo, os membros da espécie acabam por desenvolver táticas para garantir um maior sucesso reprodutivo.

Podemos citar como exemplo o pavão. Trata-se de uma espécie de ave em que os machos carregam uma cauda vistosa e colorida. A disputa pela fêmea é feita pela exibição da cauda, que se abre feito um leque para impressionar a parceira pretendida. Em geral, o animal que tiver a cauda mais estravagante ganha  a parceira e se reproduz com sucesso. Deste modo, indivíduos com caudas ainda que levemente menos coloridas que de seus concorrentes, acabam tendo maior dificuldade em gerar descendentes.

A seleção sexual em geral ocorre em paralelo à seleção natural. Praticamente todas as espécies animais possuem estratégias reprodutivas de competição. Essas estratégias de reprodução não diferem muito das estratégias de sobrevivência e luta por recursos naturais. Agem de forma similar, garantindo ao indivíduo maior ou menor sucesso competitivo na dinâmica de sua população.

Vale observar que, INDEPENDENTE do método de seleção, as características surgem de maneira mais ou menos aleatórias. A seleção atua no sentido de beneficiar determinadas características que foram desenvolvidas, ainda assim, excetuando-se talvez a seleção artificial, as características são selecionadas sem um propósito ou fim. DE MANEIRA ALGUMA qualquer característica adquirida pelo indivíduo surge em resposta ao meio ambiente, nem mesmo na seleção artificial.

Adaptado de: http://polegaropositor.com.br/evolucao-selecao-natural-artificial-e-sexual/ (consultado em 09/08/10, às 10h55min).    

Outra sugestão de texto:  

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=t2k&cod=_ciencias_25cie (consultado em 09/08/10, às 10h57min).    

Atividade de Saída de Campo: uma visita aos viveiros do zoológico de minha cidade

Professor, após a leitura e interpretação do texto sobre a seleção sexual, programe com os seus alunos uma visita orientada ao zoológico da sua cidade ou a outro local que permita observar o comportamento das aves. Esta saída de campo terá como objetivo principal conhecer os viveiros do local, prestando atenção às diferentes aves. Os alunos deverão observar atentamente quais as espécies de aves presentes, quais delas apresentam diferenças sexuais (entre macho e fêmea), quais as características de cada espécie, dentre outros aspectos. Divida a turma em pequenos grupos ou duplas, e oriente-os a observar tudo que for possível. Entregue a cada grupo um roteiro de orientação. Abaixo segue uma sugestão de roteiro a ser seguido para a saída de campo ao zoológico.   

Roteiro para Saída de Campo ao Zoológico   

1)    Observe os viveiros das aves do zoológico. Quantas aves, aproximadamente, existem em cada um?

2)    Escolha uma espécie de ave e descreva suas características principais (cor da plumagem, tamanho, comportamento, habitat, alimentação, etc.).

3)    Agora observe algum viveiro em que se percebe que machos e fêmeas são diferentes.

a)    Qual é a cor do macho?

b)    Qual é a cor da fêmea?

c)    Como ambos se comportam?

d)    Por que existem tais diferenças entre os dois?

4)    Escreva um texto, relatando alguma situação vivenciada no zoológico, que demonstra um exemplo de diferenças observadas entre aves de sexos diferentes. Tente justificar estas diferenças, dando exemplos de outros casos. Não se esqueça de ilustrar seu texto.   

Professor: lembre-se de ficar sempre junto dos grupos, orientando-os sobre como fazer as observações, anotações. Deixe que eles comentem sobre as informações que se lembram da aula, relembre-os dos casos estudados anteriormente.

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns links de recursos que você poderá utilizar durante a aula, se julgar necessário para complementar as informações, ou, se preferir, poderá usar como curiosidade:  

http://www.webartigos.com/articles/25686/1/SELECAO-SEXUAL/pagina1.html (consultado em 09/08/10, às 14h25min).    

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=106245 (consultado em 09/08/10, às 14h26min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Avalie as respostas dadas pelos alunos no roteiro da saída de campo. Observe o comportamento de seus alunos durante a saída, perceba se eles conseguiram construir novos conceitos sobre a seleção sexual das aves, leia atentamente o texto escrito por eles, bem como suas considerações sobre as atividades realizadas. Desta forma, você poderá perceber como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, e se eles atingiram os objetivos esperados.

Caso a ida ao zoológico ou outro local para observação das aves não tenha sido possível, avalie seus alunos através de perguntas sobre o assunto estudado na aula. Exemplos de questionamentos que poderão ser feitos a eles para avaliação são:

1)    Justifique a relação entre seleção natural e seleção sexual.

2)    Por que dizemos que, apesar dos riscos, a corte entre as aves beneficia as espécies?

Além destas questões, proponha aos alunos que investiguem em livros, revistas, internet ou mesmo entrevistando pessoas adultas, sobre os acasalamentos das aves: será que apenas podem ocorrer acasalamentos entre machos e fêmeas da mesma espécie? Ou será que espécies diferentes podem acasalar? Se ocorrer acasalamento entre espécies diferentes, o que acontecerá? Incentive os alunos a pesquisarem e conversarem com outras pessoas. Esta investigação poderá ajudá-lo, professor, a avaliar o ensino-aprendizagem dos alunos, além de incentivar a pesquisa.

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