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Diferentes sons do X

 

30/11/2010

Autor y Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Verificar que a letra X representa diferentes sons.

b- Identificar a diferença entre letra e fonema.

c- Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Letras e fonemas

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – Dividir a turma em grupos de 5 crianças. Distribuir para cada grupo diversos jornais e revistas. Pedir que procurem palavras escritas com X e sublinhem as palavras encontradas.

Professor, peça que seus alunos tragam jornais e revistas de casa.  

Fonte: http://blogenaro.blogspot.com/2008/08/sipnose-dos-principais-jornais-e.html 

As palavras encontradas devem ser escritas em tiras de papel de 20 cm por 5 cm. Em seguida, peça que as crianças pintem com um lápis de cor somente a  letra X de cada palavra escrita.

Peça que separem as palavras iniciadas pela letra X, as palavras terminadas em X e as palavras onde a letra X apareça no meio e façam uma lista com elas. Aqui está um exemplo de lista, no entanto, é importante que seus alunos busquem muito mais palavras do que as que estão aqui listadas.  

Em seguida, proponha um jogo de perguntas que deverão ser respondidas pelos grupos e depois comparadas para que a turma possa montar suas conclusões.

a)      Quando a palavra possui o X inicial, que som tem esse X?

b)      Quanto às palavras terminadas com X, que som apresentam?

c)      As palavras com X no meio vêm acompanhadas de vogais ou de consoantes?

d)     Que consoantes encontramos antes da letra X quando esta se encontra no meio das palavras?

e)      Que vogais encontramos depois da letra X quando esta de encontra no meio da palavra?

f)       Consulte a sua lista e veja que sons o X pode representar no meio das palavras.

g)      Depois de ler todas estas palavras podemos concluir que o X é uma letra que representa um único som (fonema)?

Que tal montar um diário com as descobertas feitas até agora?

Vamos lá...

1- O X pode ter os seguintes sons...

a)  Som de "s": sexto, texto, expectativa...

b) Som de "ch": xarope, enxofre, vexame...

c)  Som de "ss": auxílio, máximo, próximo...

d)  Som de "z": exagero, exausto, exemplo...

e)  Som de "cs": tórax, látex, tóxico...

2 – No início das palavras o X terá sempre som de CH.

3 – No final das palavras o X terá sempre som de CS.   

Aula 2- Dar para cada criança duas ou três palavras pesquisadas por eles para que possam ilustrar. Montar um mural com estas palavras, de forma que estejam separadas pelos sons que representam.   

Assistir com a turma aos vídeos:

Tosse e os sons do X:

http://www.youtube.com/watch?v=gEyil1UXMy4

Fonte: http://utilizandomidias.blogspot.com/2010/04/videos-ortografia-x-e-ch.html 

X com som de SS :

http://www.youtube.com/watch?v=pe6QCvm35jA 

X com som de Z e S:

http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4 

e

Usos do X e CH:

http://www.youtube.com/watch?v=jyfMjNThBbw 

 

Em seguida, pedir que encaixem as palavras apresentadas nos vídeos nos grupos já predeterminados no mural.   

Aula 3- Que tal um ditado diferente?   

Cada grupo terá que pensar em 5 palavras com X que tenham sido trabalhadas na aula anterior para poder ditar para a turma. As 5 palavras ditadas pelos outros grupos mais as suas 5 palavras deverão ser escritas, assim, todos terão um registro de todas as palavras do dia. Nesta hora é importante que o mural esteja tampado para que as crianças possam exercitar sua memória. Após o ditado, os alunos trocam as olhas para que um colega possa corrigir do outro.   

Para finalizar, peça que cada aluno escolha 5 palavras das que foram ditadas e produza uma história onde elas apareçam. Esta atividade pode, também, ser realizada em dupla.     

Recursos Complementares
Avaliação

a-      A participação de cada aluno deverá ser avaliada. A forma como participa dos debates internos dos grupos, sua participação na organização das respostas e das listas com os diferentes sons do X.

b-      O ditado de palavras elaborado pela turma também é uma boa forma de avaliação.

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