05/10/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1) Conhecer os problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem.
2) Discutir propostas para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza.
3) Conscientizar-se da importância da preservação do meio ambiente.
4) Reconhecer a responsabilidade social de cada um na preservação do meio ambiente.
Não são necessários conhecimentos prévios
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assitir aos vídeos:
1) Hidrelétrica de Jirau e os riscos ao meio ambiente amazônico, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=1tanrziPvcM
2) Usinas do Madeira - Reportagem Jornal da Globo (20.08.09), disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Od94KE4Q8YQ&feature=related
2º Momento: Professor/a, divida a turma em trios para que respondam às seguintes questões com base nos vídeos assistidos:
1) Vocês sabem para que serve uma hidrelétrica?
2) Na sua percepção, é possível construir uma hidrelétrica sem causar danos ao meio ambiente?
3) De acordo com os vídeos, quais os principais prejuízos de uma hidrelétrica para a população?
3º Momento: Professor/a, convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e socializarem as respostas no grupo. Ampliar a discussão sobre a responsabilidade de cada um de nós na preservação do meio ambiente.
1º Momento: Orientar os/as alunos/as a fazerem uma pesquisa junto aos/as professores de Geografia da escola. Sugestão de pergunta:
Na sua percepção as usinas hisdrelétricas trazem mais benefício ou prejuízo à população? E ao meio ambiente?
Para a realização dessa entrevista com o/as professores/as de Geografia, sugere-se que os/as alunos/as dividam-se em grupos de cinco para que sejam entrevistados em torno de cinco ou seis professores/as. Caso não haja essa quantidade de professores de Geografia na escola, a entrevista poderá ser realizada em uma escola próxima, ou mesmo com professores/as de outra área de conhecimento.
2º Momento: Reunir as informações contidas nas entrevistas e divulgar o resultado das mesmas no jornal ou mural da escola.
1º Momento: Divida a turma em dois sub-grupos para que construam dois painéis:
A) Preservação do Meio-ambiente
B) Destruição do Meio-ambiente.
Para isso os/as alunos/as precisarão de : cartolina, cola, tesoura, revistas para recorte, caneta hidrocor. Caso os/as alunos/as não encontrem gravuras que ilustrem tal situação, oriente-os a desenhar.
2º Momento: O grupo A deverá apresentar o seu painel relatando maneiras necessárias e possíveis de se preservar o meio ambiente. O grupo B deverá fazer a sua apresentação enfocando as atitudes inconsequentes do homem dirigidas ao meio-ambiente, que acaba prejudicado.
3º Momento: Afixar os painéis na sala ou em outro espaço da escola que possibilite a sensibilização de outros/as alunos/as para a responsabilidade social de preservação da natureza.
Professor/a, o vídeo e o texto a seguir poderão subsidiar as discussões e reflexões em aula:
Vídeo Youtube: Impactos ambientais, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=VkIq7ckjDyY&feature=related
Texto: A construção de Usinas Hidrelétricas e os impactos sobre a população e o espaço, disponível em:
http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n2_usinas.htm
Professor/a caso você queira aprofundar no tema sobre a geração de água por meio de uma hidrelétrica você poderá acessar o endereço abaixo e adequar o conteúdo para a faixa etária que irá trabalhar:
Revista Nova Escola: Série sobre água- Plano de aula 5 - Energia hidrelétrica , disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-energia-brasil-mundo-528751.shtml
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as, ao conhecerem alguns problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem, conseguiram perceber a importância da população se opor a construções de indústrias que provocam danos ao meio ambiente. Solicitar aos/as alunos/as que, em duplas, proponham ações para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!