Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


INTERFERÊNCIA DO HOMEM NA NATUREZA E OS PREJUÍZOS PARA AS COMUNIDADES LOCAIS

 

05/10/2010

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer os problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem.

2) Discutir propostas para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza.

3) Conscientizar-se da importância da preservação do meio ambiente.

4) Reconhecer a responsabilidade social de cada um na preservação do meio ambiente.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assitir aos vídeos:

1) Hidrelétrica de Jirau e os riscos ao meio ambiente amazônico, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=1tanrziPvcM   

   

2) Usinas do Madeira - Reportagem Jornal da Globo (20.08.09), disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=Od94KE4Q8YQ&feature=related       

2º Momento: Professor/a, divida a turma em trios para que respondam às seguintes questões com base nos vídeos assistidos:

1) Vocês sabem para que serve uma hidrelétrica?

2) Na sua percepção, é possível construir uma hidrelétrica sem causar danos ao meio ambiente?

3) De acordo com os vídeos, quais os principais prejuízos de uma hidrelétrica para a população?

3º Momento: Professor/a, convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e socializarem as respostas no grupo. Ampliar a discussão sobre a responsabilidade de cada um de nós na preservação do meio ambiente. 

Atividade 2

1º Momento: Orientar os/as alunos/as a fazerem uma pesquisa junto aos/as professores de Geografia da escola. Sugestão de pergunta:

Na sua percepção as usinas hisdrelétricas trazem mais benefício ou prejuízo à população? E ao meio ambiente? 

Para a realização dessa entrevista com o/as professores/as de Geografia, sugere-se que os/as alunos/as dividam-se em grupos de cinco para que sejam entrevistados em torno de cinco ou seis professores/as. Caso não haja essa quantidade de professores de Geografia na escola, a entrevista poderá ser realizada em uma escola próxima, ou mesmo com professores/as de outra área de conhecimento.

2º Momento: Reunir as informações contidas nas entrevistas e divulgar o resultado das mesmas no jornal ou mural da escola.

Atividade 3

1º Momento: Divida a turma em dois sub-grupos para que construam dois painéis:

A) Preservação do Meio-ambiente

B) Destruição do Meio-ambiente.

Para isso os/as alunos/as precisarão de : cartolina, cola, tesoura, revistas para recorte, caneta hidrocor. Caso os/as alunos/as não encontrem gravuras que ilustrem tal situação, oriente-os a desenhar.

2º Momento: O grupo A deverá apresentar o seu painel relatando maneiras necessárias e possíveis de se preservar o meio ambiente. O grupo B deverá fazer a sua apresentação enfocando as atitudes inconsequentes do homem dirigidas ao meio-ambiente, que acaba prejudicado.

3º Momento:  Afixar os painéis na sala ou em outro espaço da escola que possibilite a sensibilização de outros/as alunos/as para a responsabilidade social de preservação da natureza.

Recursos Complementares

Professor/a, o vídeo e o texto a seguir poderão subsidiar as discussões e reflexões em aula:

Vídeo Youtube: Impactos ambientais, disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=VkIq7ckjDyY&feature=related

Texto: A construção de Usinas Hidrelétricas e os impactos sobre a população e o espaço, disponível em:

http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n2_usinas.htm 

Professor/a caso você queira aprofundar no tema sobre a geração de água por meio de uma hidrelétrica você poderá acessar o endereço abaixo e adequar o conteúdo para a faixa etária que irá trabalhar:   

Revista Nova Escola: Série sobre água- Plano de aula 5 - Energia hidrelétrica , disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-energia-brasil-mundo-528751.shtml 

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as, ao conhecerem alguns problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem, conseguiram perceber a importância da população se opor a construções de indústrias que provocam danos ao meio ambiente. Solicitar aos/as alunos/as que, em duplas, proponham ações para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza.   

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.