19/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Conhecer a história das expedições que fizeram parte da história do Brasil colônia.
Conhecer mitos e lendas sobre o desbravamento do sertão brasileiro.
Interpretar mapas do Brasil em diferentes períodos.
O papel destas expedições no povoamento e ocupação do território brasileiro.
Identificar São Paulo como “capital dos bandeirantes.”
Comparar entradas e bandeiras mencionando as principais diferenças entre elas.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-sepor ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.
Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.
Respeitar o turno da palavra.
Produzir textos adequados aos objetivos, gêneros e interlocutores.
Os alunos deverão conhecer, em linhas gerais, os primeiros movimentos de colonização empreendidos no território brasileiro.
Leitura de texto.
Discussão.
Interpretação de mapa
Trabalho de Grupo
Interpretação de Texto
Produção de textos
1- O professor apresenta a imagem solicitando que os alunos observem com atenção a cena.
OBS: O trabalho pode ser desenvolvido no laboratório de informática ou a imagem pode ser xerocada e distribuída para os alunos analisarem.
2- Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que você observa na gravura?
b) Quem são as pessoas que aparecem na pintura?
c) Qual é a época retratada na imagem?
d) Que pistas da imagem ajudaram a identificar a época retratada?
e) Para quem está direcionada a atenção das pessoas?
f) O que você pode concluir sobre esta observação?
g) O que te sugere esta cena? Uma partida? Uma chegada? Justifique.
h) Que meio de transporte era utilizado?
3- O professor após a discussão informa aos alunos:
Esta é uma pintura de autoria de Almeida Júnior no ano de 1897 que faz parte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e retrata a partida de uma bandeira em direção aos sertões inexplorados da colônia,em busca de mão de obra indígena, pedras e metais preciosos. Partiam principalmente de São Paulo, usando o rio Tietê e se tornaram os grandes responsáveis pela ampliação dos limites das fronteiras da colônia, incorporando ao território do Brasil inúmeras área que,de acordo com o tratado de Tordesilhas, pertenciam à Espanha.
4- Em seguida, o professor organiza a turma em duplas para que elaborem um parágrafo contando as emoções e idéias que sentiram no contato com a obra.
5- O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
1- O professor apresenta o mapa abaixo solicitando a leitura e a observação do mesmo.
http://padogeo.com/formacao-do-brasil.html
2- O professor, com a turma em grupos, solicita que façam as atividades abaixo
a) Qual o título deste mapa?
b) Qual é a época retratada no mapa?
c) O que a ilustração do texto nos mostra?
d) O que o texto nos conta?
e) Em que região se desenvolveu a exploração do pau-brasil?
f) Você sabe indicar qual o tipo de vegetação existia nesta região naquela época?
OBS: Caso nenhum aluno identifique a mata Atlântica, o professor oferece a informação
g) Você tem notícia da existência da Mata Atlântica hoje no território brasileiro?O que será que aconteceu com ela?
h) O que as setas amarelas estão indicando no mapa?
i) Formule duas conclusões a que se pode chegar observando a direção das setas amarelas no mapa.
3- O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
OBS: O professor explica que a Mata Atlântica, originalmente, ocupava quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Piauí.
Embora, hoje, estime-se que apenas cerca de 7% de sua área original ainda exista, ela ainda é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta e abriga milhares de espécies endêmicas (que só existem lá)!
Isso também significa que muitos dos animais em extinção no Brasil - cerca de 60% - são encontrados na Mata Atlântica.Além disso, 7 das 9 maiores bacias hidrográficas brasileiras se encontram na Mata Atlântica.
Apesar da urgência de se proteger este bioma, apenas cerca de 2% de sua área original está protegido em unidades de conservação, e mesmo as áreas protegidas são pequenas, fragmentadas e, muitas vezes, só existem no papel, devido à falta de infra-estrutura e de fiscalização.
http://raizasas.blogspot.com/2010/05/blog-post.html
4- Ainda com a turma em grupos, o professor propõe a análise da legenda do mapa a partir das questões:
a) O que indica o primeiro retângulo? Localize no mapa e comente o significado do Tratado de Tordesilhas.
b) O que indica o 2º retângulo?Formule uma hipótese para a afirmação: “ área não conhecida pelos colonizadores.”
c) Observe a área de exploração do pau-brasil.O que contribuiu para que a exploração do pau-brasil acontecesse em larga escala?
d) Quais aspectos contribuíram para a fixação da população, dando origem aos primeiros núcleos urbanos?
e) Observe o 5º retângulo e comente a informação que ele mostra.
f) Compare o domínio espanhol com o domínio português e tire duas conclusões.
5- O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários
1- O professor apresenta o mapa abaixo solicitando a leitura do mesmo.
http://padogeo.com/formacao-do-brasil.html
2- Em seguida, organiza a turma em grupos para que faça as atividades abaixo:
a) Qual o título deste mapa?b) Que época o mapa retrata?
c) O que a ilustração do texto nos mostra?
d) De acordo com o texto o que ocorreu no século XVII no Brasil?
e) Quais as atividades econômicas introduzidas no Brasil neste momento?
f) Quais as consequências da introdução da pecuária para o processo de ocupação do território brasileiro?
g) Elabore duas conclusões a que se pode chegar observando no mapa a região de ocorrência das chamadas drogas do sertão.
h) Qual o papel dos rios no processo de expansão do território brasileiro?
i) O que você observou sobre o processo de ocupação do território brasileiro no século XVII?
3- O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários
OBS: O professor investiga se os alunos sabem o que são drogas do sertão e esclarece:
Em 1616, a construção do forte de Belém deu início a uma série de expedições exploratórias pelo interior da selva amazônica. Em um primeiro momento, os portugueses esperavam encontrar e aprisionar índios posteriormente usados no trabalho escravo. Entretanto, as prospecções realizadas acabaram possibilitando a descoberta de diversos recursos naturais que poderiam ser vendidos para o mercado consumidor europeu.
As chamadas drogas do sertão abarcavam uma série de produtos como o guaraná, o anil, a salsa, o urucum, a noz de pixurim, pau-cravo, gergelim, cacau, baunilha e castanha-do-pará. Todas essas especiarias tinham alto valor de revenda no Velho Continente e, com isso, logo o contrabando apareceu nessas áreas. Para controlar a exploração das drogas do sertão, Portugal optou por deixar a exploração desses gêneros a cargo das missões jesuíticas que empregava mão-de-obra indígena.
A descoberta das drogas do sertão ocorreu em um período em que a busca por especiarias no Mundo Oriental estava em franco processo de decadência. Dessa maneira, a exploração da região norte teve grande desenvolvimento no momento em que assumiu o papel econômico outrora desempenhado por outras nações. Além disso, a busca e o comércio das drogas do sertão tiveram fundamental importância para a ocupação da região norte do Brasil.
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/drogas-sertao.htm
3- O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
4- Ainda com a turma em grupos, o professor solicita que comparem os mapas do século XVI e XVII e elaborem um parágrafo registrando as suas descobertas.
4- O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
1- O professor organiza a turma em grupos de quatro alunos e propõe que eles leiam os textos abaixo. Para a discussão do texto, sugere-se o roteiro:
a) Trabalhar o significado das palavras desconhecidas.
b) Leitura oral pelos participantes do grupo.
c) Identificar as idéias defendidas nos textos.
d) Levantar argumentos contra ou a favor das ideias do texto.
Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos.
Estes homens, que saiam de São Paulo e São Vicente, dirigiam-se para o interior do Brasil caminhando através de florestas e também seguindo caminho por rios, o Rio Tietê foi um dos principais meios de acesso para o interior de São Paulo. Estas explorações territoriais eram chamadas de Entradas ou Bandeiras. Enquanto as Entradas eram expedições oficiais organizadas pelo governo, as Bandeiras eram financiadas por particulares (senhores de engenho, donos de minas, comerciantes).
Estas expedições tinham como objetivo predominante capturar os índios e procurar por pedras e metais preciosos. Contudo, estes homens ficaram historicamente conhecidos como os responsáveis pela conquista de grande parte do território brasileiro. Alguns chegaram até fora do território brasileiro, em locais como a Bolívia e o Uruguai.
http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR/Bandeirantes.htm
No Brasil, no século XVII, alguns homens valentes se introduziram no sertão, movidos pelo desejo de encontrar jazidas de metais preciosos e outras riquezas e, ainda, aprisionar selvagens, a fim de vendê-los como escravos aos colonizadores. Arriscavam-se muitíssimo, e algumas vezes foram massacrados por índios ferozes. Levavam provisões de mandioca, milho, feijão, carne seca e pólvora, bem como redes, onde dormiam. Faziam-se acompanhar dos filhos maiores de 14 anos, de escravos e alguns homens do povoado, que também ambicionavam riquezas. Não raro, ficavam longos períodos afastados da família, alguns deles nem mesmo regressando, vítimas de febres ou picadas de cobras, quando não de flechas indígenas.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bandeirantes/entradas-e-bandeiras-1.php
O desejo de explorar o território brasileiro, a busca de pedras e metais preciosos, a preocupação do colonizador português em consolidar seu domínio e a vontade de arrebanhar mão-de-obra indígena para trabalhar nas lavouras resultaram em incursões pelo interior do país, feitas muitas vezes por milhares de homens, em viagens que duravam meses e até anos.
Entradas e bandeiras foram os nomes dados às expedições dos colonizadores que resultaram na posse e conquista definitiva do Brasil. As entradas, em geral de cunho oficial, antecederam as bandeiras, de iniciativa de particulares. Tanto naquelas quanto nestas, era evidente a preocupação do europeu em escravizar o índio, e não foi pequeno o morticínio nas verdadeiras caçadas humanas que então ocorreram, como observa o historiador João Ribeiro. As bandeiras, fenômeno tipicamente paulista que data do início do século XVII, não extinguiram as entradas e também não foram iniciativa exclusiva dos mamelucos - filhos de portugueses com índias - do planalto de São Paulo. Elas marcam o início de uma consciência nativista e antiportuguesa.
http://www.grupoescolar.com/materia/entradas_e_bandeiras.html
2- Após a leitura dos textos e com os argumentos elencados, o professor propõe a realização de um debate. Para isso, organiza a turma em dois grandes círculos que são posicionados um dentro do outro. O círculo de fora inicia defendendo as ideias do texto e o outro, acusando. Ao sinal do professor, os círculos trocam de papéis.
3- No momento que o professor julgar que os argumentos estão suficientes para a defesa ou a “condenação”, o professor finaliza a atividade e faz os comentários necessários.
1- O professor apresenta o título: A interiorização do processo colonizador e propõe que a turma apresente hipóteses sobre o significado do mesmo. Enquanto os alunos se manifestam, o professor vai registrando as ideias da turma.
2- Em seguida, o professor apresenta o texto solicitando a leitura do mesmo
Ao contrário do que defende uma ampla parcela da historiografia, como ressaltou Capistrano de Abreu, a interiorização do processo colonizador não foi fruto apenas da introdução da pecuária; envolveu gerações, épocas diversas e motivações múltiplas.
É verdade que não se pode negar o papel desempenhado pela criação de gado no nordeste, sobretudo na região do Rio Grande do Norte e interior de Pernambuco, ainda no século XVI, em decorrência das necessidades de abastecimento das populações das vilas e cidades que começavam a surgir e dos engenhos de açúcar.
No entanto, devemos considerar o fato de que, na capitania de São Vicente, desde os primórdios de sua colonização; a facilidade de transporte por via fluvial no planalto, sobretudo através do rio Tietê, caminho para alcançar a bacia do Prata; somada as bandeiras organizadas para aprisionar indígenas; estimulou a interiorização da ocupação portuguesa, com a fundação de vilas pelos caminhos percorridos pelos paulistas.
Além disto, entre outros fatores, como por exemplo o papel desempenhado pelas missões jesuítas, não menos importante foi à busca pelas drogas do sertão na região norte e o ouro, diamantes e esmeraldas das Minas Gerais.
Entretanto, um fator menos conhecido, presente mesmo antes do fomento a interiorização da colonização através das problemáticas tradicionais já analisadas pela historiografia de vanguarda; esteve circunscrito a fixação de povoados e quintas em zonas afastadas do litoral como estratégia de combate ao ataque de piratas.
http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2010/09/interiorizacao-do-processo-colonizador.html
3- Após a leitura do texto o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) As hipóteses sobre o significado do título foram confirmadas ou não pelo texto?
b) Qual era o objetivo dos homens quando penetraram no sertão?
c) Como o texto se refere a estes indivíduos?
d) Como você avalia o papel destes indivíduos para a construção do processo histórico brasileiro?
4) O professor organiza a turma em grupos para que elaborem um parágrafo defendendo ou não as expedições exploradoras descritas no texto.
5) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
1- O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos a observem bem.
2- O professor propõe a análise da imagem a partir das questões:
a) O que você vê nessa imagem?
b) Quem já viu esta imagem antes? Onde?
OBS: Nesse momento, o professor pode informar que se trata do monumento que representa a memória ao bandeirante português e ao guia índio. Há também a representação de outras raças que participaram das bandeiras, como os negros e mamelucos, todos numa união de forças para carregar a canoa das monções.
O Monumento as Bandeiras é uma obra de arte executada pelo escultor Vítor Brecheret que se localiza na cidade e estado de Săo Paulo, no Brasil.
Foi erigida na regiăo sul da cidade, em uma praça em frente ao Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, tendo sido encomendada pelo governo de Săo Paulo em 1921.
c) O que cada um sente ao ver essa imagem?
d) Descreva os personagens que você vê nesta imagem.
OBS: Explorar com os alunos a presença de diversas etnias num esforço de desbravar o país, puxando a canoa das monçőes (utilizada nas expediçőes fluviais).
e) O que justifica a construção de um monumento tão grandioso em um local tão importante da cidade de São Paulo?
OBS: Ouvir as argumentações dos alunos e reforçar que as expedições dos bandeirantes partiam do rio Tietê para desbravar o interior do Brasil, e ampliar suas fronteiras.
Em 1623, partiram tantas bandeiras, que São Paulo se tornou quase um povoado só de mulheres, crianças e velhos.
1- O professor chama a atenção dos alunos para o fato de que as bandeiras deram origem a narrativas épicas, mitos e lendas sobre o desbravamento e conquista do sertão brasileiro, que hoje fazem parte do simbolismo regional. Embora tenham sido responsáveis pela escravização e dizimação de inúmeras etnias indígenas e pela destruição de muitas missões jesuíticas, os bandeirantes são retratados como homens heróicos, portadores de coragem, bravura e espírito aventureiro, que penetraram na mata e desbravaram a vastidão do interior até então desconhecido, enfrentaram e dominaram índios, descobriram e exploraram riquezas minerais e fundaram povoados.
2- A partir do comentário acima, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:
1º grupo:
O grupo deverá imaginar que é um bandeirante e que quer mandar notícias para a família. Para isso, escreva uma carta para seus familiares contando como e o que está fazendo.
2º grupo:
O grupo deverá imaginar que é um bandeirante e que quer escrever um texto para contar as memórias de sua vida. Para isso, escreva um conto narrando a sua vida como conquistador e desbravador do território brasileiro.
3º grupo:
O grupo deverá imaginar que é um bandeirante e que quer relatar a verdade sobre suas ações. Para isso, escreva uma notícia para ser publicada em um jornal relatando a sua verdade sobre sua vida como conquistador e desbravador do território brasileiro.
4º grupo:
O grupo deverá imaginar que é um bandeirante e que quer escrever um texto contando sobre suas atividades. Para isso, escreva uma carta para as autoridades do governo brasileiro relatando o que está fazendo.
5º grupo:
O grupo deverá imaginar que é um bandeirante e que quer escrever um texto contando sobre suas atividades. Para isso, escreva um conto com o título: herói ou bandido?
3- O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, corrige o que for preciso e organiza a exposição das mesmas no espaço da escola.
Remanescentes florestais da Mata Atlântica:
http://www.rbma.org.br/default_02.asp
http://raizasas.blogspot.com/2010/05/blog-post.html
Biografias de artistas citados na aula:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos diferentes gêneros textuais, as discussões em grupo, as respostas aos questionamentos, as produções dos textos argumentativos, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos e se compreenderam que a conformação do território nacional é resultado de um processo histórico.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/04/2013
Cinco estrelasachei as aulas otimas e me ensinaram bastante
25/09/2012
Uma estrelavisao idealizada - homens valentes indios ferozes... maniqueista e os massacres nas missões?
12/08/2012
Cinco estrelasUma aula de excelente nível e qualidade.Adorei os textos e a forma metodológica da exposição da aula
01/05/2012
Cinco estrelasÓtima dica de aula e material, parabéns aos autores.
11/01/2012
Cinco estrelasObrigado pelo material, ira me ajudar muito
17/11/2011
Cinco estrelasParabéns como paranaense encontrei um material riquissimo para trabalhar esse assunto usei em Jaguariaíva
23/07/2011
Cinco estrelasParabéns pela excelente contribuição para todos os professores que buscam suporte pedagógico para sua prática neste portal.
17/07/2011
Cinco estrelasadorei as atividades propostas, estou me formando em professora e tenho que montar um plano de aula e achei incrível a forma que você abordou a matéria. Parabéns!