18/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Reconhecer a importância das frutas para a saúde das crianças;
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalho, com os alunos, o tema alimentação.
Professor, reúna a turma em roda e comece um debate a respeito da alimentação das crianças. Pergunte:
Em seguida, trabalhe a poesia:
Baile das frutas
Houve um dia na roça,
Um baile espetacular,
Organizado pelas frutas,
Dentro de um belo pomar.
O caju dançava com a pitanga,
A jaca com o mamão,
O caqui com a manga
E a carambola com o limão.
O baile seguia alegre,
Cada vez mais animado,
Com a chegada de mais frutas
E os seus belos bailados.
O jambo dançava com a uva,
O abacate com a goiaba,
O abacaxi com a banana
E o melão com a jabuticaba.
E nesse bailão animado,
Triste estava a laranja,
Ao ver o seu amado
Dançando com a jabuticaba.
O baile ia noite adentro,
Atravessando a madrugada,
Quando ouviu-se uma voz:
"Vamos todos dançar e aproveitar,
senão quem sabe amanhã,
alguém pode nos chupar!
"E assim continuou o baile,
Até o sol raiar!...
Autor: Jaime Resende marquito
Disponível no sítio: http://aprendendo-brincando.blogspot.com/2009/12/baile-das-frutas-jaime-rezende-marquito.html
Após a leitura e interpretação da poesia, solicite que os alunos a ilustrem e verifiquem se há alguma fruta citada no texto que não conhecem, peça para anotarem o nome no caderno, pois na segunda atividade terão oportunidade de conhecê-la.
Professor, você poderá trabalhar também a estrutura textual de uma poesia. Sugerimos que registre na lousa e converse com as crianças sobre as seguintes perguntas:
1- Qual o título do poema?
2- Quantas estrofes tem o texto?
3- Quantos versos? Numere-os.
4- Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida.
5- Quantos versos tem a estrofe maior?
6- E a menor?
Professor, inicie a atividade falando sobre a importância das frutas na alimentação das crianças. Informe que as frutas são alimentos que fazem muito bem a nossa saúde e devem sempre estar presentes na nossa alimentação, pois ingeridas diariamente fornecem principalmente vitaminas e nutrientes. Toda fruta tem uma fonte de vitamina e além da energia e vitamina, as frutas também nos fornecem bens medicinais. Algumas frutas para um determinado caso, acabam sendo melhor que um remédio.
Leve os alunos ao Laboratório de Informática/Multimídia e acesse os sítios: http://www.frutasnobrasil.com/ e http://www.ibraf.org.br/frutassaude/saude.asp
Esses sítios trazem informações sobre as características e origens de várias frutas.
Professor, no laboratório, divida a turma em duplas e peça para levarem o caderno para registrarem as informações pesquisadas. Solicite uma pesquisa sobre as vitaminas de várias frutas que eles têm curiosidade em saber; origem, bem como a descoberta de novas frutas. Em seguida, proponha a apresentação individual de cada fruta pesquisada. Quando todos apresentarem, fixe todas as informações no mural da sala de aula ou forneça reprografias para cada criança e cole-as no caderno. Solicite que as crianças tragam frutas para fazerem uma salada de frutas.
Professor, com as frutas que as crianças trouxeram, proponha montar com a turma uma salada de frutas. Para tanto, providencie uma receita e peça para as crianças a registrarem no caderno.
Problematize:
Depois de concluírem que se trata de um texto de instruções, sugerimos que trabalhe a receita abaixo:
1- Lave as mãos e prepare um ambiente limpo;
2- Pique todas as frutas;
3- Coloque em uma vasilha e mecha bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar;
4- Agora, é só saborear.
Depois do registro no caderno, siga as orientações da receita e monte com a turma a salada de frutas.
Professor, organize a turma em duplas e proponha nesse momento, o jogo denominado Cartões Frutíferos. Nele, as frutas representam números. Assim, você pode resolver problemas com elas. Cada cartão com uma fruta tem um determinado valor.
Como fazer:
1- Faça um quadro como o desenho abaixo.
Fonte: Acervo da autora
2- Use régua, para que todas as partes fiquem iguais, ou faça no computador usando a tabela.
3- Escreva em alguns cartões operações incompletas como nos exemplos:
Fonte: Acervo da autora
4- Em outros cartões, desenhe frutas coloridas. Depois recorte os cartões.
5 – Faça uma legenda mostrando quanto vale cada fruta.
Fonte: Acervo da autora
Como jogar:
1 - Separe os cartões com as operações e coloque-os com os numerais para baixo.
2 - Divida os cartões com desenhos, entre os jogadores.
3 - Vire um cartão de operações. Cada jogador tem sua vez de mostrar a fruta que completa a operação.
4 – Providencie uma folha para cada criança anotar o processo da operação.
Fonte: Acervo da autora
Professor, você poderá criar novos problemas e novos cartões de frutas. Assim, o jogo ficará mais longo, interessante e com um nível de dificuldade maior.
Durante os momentos propostos, avalie perguntando, observando, registrando: se os alunos reconheceram as frutas como alimentos importantes para uma alimentação saudável, bem como as vitaminas presentes nelas; o entendimento sobre a estrutura textual de um poema e de um texto instrucional. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas, retornando sempre quando for necessário.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!