Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância das frutas para a saúde das crianças

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Reconhecer a importância das frutas para a saúde das crianças;

  •   Realizar jogos que envolvam nomes de frutas;
  •    Montar uma salada de frutas;
  •   Trabalhar com legendas e gráficos;
  •   Pesquisar sobre as vitaminas contidas nas frutas;
  •   Identificar e reconhecer algumas frutas características da cidade ou do estado ao qual pertence.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalho, com os alunos, o tema alimentação.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Rodinha

Professor, reúna a turma em roda e comece um debate a respeito da alimentação das crianças. Pergunte:

  •          O que costumam comer?
  •          Quantas refeições fazem durante o dia?
  •          Vocês acreditam ter uma alimentação saudável?
  •          Na alimentação que fazem tem espaço para as frutas?
  •          Quais são as frutas preferidas de cada criança? Faça um gráfico na lousa demonstrando o levantamento das frutas preferidas da turma. Você poderá usar o caderno quadriculado.

 Em seguida, trabalhe a poesia:  

Baile das frutas 

Houve um dia na roça,

Um baile espetacular,

Organizado pelas frutas,

Dentro de um belo pomar.

O caju dançava com a pitanga,

 A jaca com o mamão,

O caqui com a manga

E a carambola com o limão.  

 O baile seguia alegre,

 Cada vez mais animado,

Com a chegada de mais frutas

E os seus belos bailados.   

O jambo dançava com a uva,

 O abacate com a goiaba,

 O abacaxi com a banana

E o melão com a jabuticaba.   

E nesse bailão animado,

Triste estava a laranja,

Ao ver o seu amado

 Dançando com a jabuticaba.  

 O baile ia noite adentro,

Atravessando a madrugada,

Quando ouviu-se uma voz:

"Vamos todos dançar e aproveitar,

senão quem sabe amanhã,

 alguém pode nos chupar!   

"E assim continuou o baile,

Até o sol raiar!...   

Autor: Jaime Resende marquito

Disponível no sítio: http://aprendendo-brincando.blogspot.com/2009/12/baile-das-frutas-jaime-rezende-marquito.html 

Após a leitura e interpretação da poesia, solicite que os alunos a ilustrem  e verifiquem se há alguma fruta citada no texto que não conhecem, peça para anotarem o nome no caderno, pois na segunda atividade terão oportunidade de conhecê-la.

Professor, você poderá trabalhar também a estrutura textual de uma poesia. Sugerimos que registre na lousa e converse com as crianças sobre as seguintes perguntas:

1-      Qual o título do poema?

2-      Quantas estrofes tem o texto?

3-      Quantos versos? Numere-os.

4-      Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida.

5-      Quantos versos tem a estrofe maior?

 6-      E a menor?

2ª Atividade:

No laboratório de informática

Professor, inicie a atividade falando sobre a importância das frutas na alimentação das crianças. Informe que as frutas são alimentos que fazem muito bem a nossa saúde e devem sempre estar presentes na nossa alimentação, pois ingeridas diariamente fornecem principalmente vitaminas e nutrientes. Toda fruta tem uma fonte de vitamina e além da energia e vitamina, as frutas também nos fornecem bens medicinais. Algumas frutas para um determinado caso, acabam sendo melhor que um remédio.

Leve os alunos ao Laboratório de Informática/Multimídia e acesse os sítios: http://www.frutasnobrasil.com/ e http://www.ibraf.org.br/frutassaude/saude.asp  

Esses sítios trazem  informações sobre as características e origens de várias frutas.

Professor, no laboratório, divida a turma em duplas e peça para levarem o caderno para registrarem as informações pesquisadas. Solicite uma pesquisa sobre as vitaminas de várias frutas que eles têm curiosidade em saber; origem, bem como a descoberta de novas frutas. Em seguida, proponha a apresentação individual de cada fruta pesquisada. Quando todos apresentarem, fixe todas as informações no mural da sala de aula ou forneça reprografias para cada criança e cole-as no caderno. Solicite que as crianças tragam frutas para fazerem uma salada de frutas.   

3ª Atividade:

Professor, com as frutas que as crianças trouxeram, proponha montar com a turma uma salada de frutas. Para tanto, providencie uma receita e peça para as crianças a registrarem no caderno.

 Problematize:

  •         O que é uma receita culinária?
  •         Para que serve?
  •         É mais fácil preparar alimento com ou sem receita?  

Depois de concluírem que se trata de um texto de instruções, sugerimos que trabalhe a receita abaixo:

Receita: Salada de frutas

 Ingredientes:  

  •  Bananas
  •  Maçãs
  •  Mamão médio
  •  Laranjas
  •  Melão
  • Outras frutas a gosto  

 Modo de preparo:

1-      Lave as mãos e prepare um ambiente limpo;

2-      Pique todas as frutas;

3-      Coloque em uma vasilha e mecha bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar;

4-      Agora, é só saborear.

  Depois do registro no caderno, siga as orientações da receita e monte com a turma a salada de frutas.  

 4ª Atividade:

 Vamos Jogar ??

Professor, organize a turma em duplas e proponha nesse momento, o jogo denominado Cartões Frutíferos. Nele, as frutas representam números. Assim, você pode resolver problemas com elas. Cada cartão com uma fruta tem um determinado valor.

Como fazer:

1-      Faça um quadro como o desenho abaixo.

Fonte: Acervo da autora

2-      Use régua, para que todas as partes fiquem iguais, ou faça no computador usando a tabela.

3-      Escreva em alguns cartões operações incompletas como nos exemplos:

Fonte: Acervo da autora

4-      Em outros cartões, desenhe frutas coloridas. Depois recorte os cartões.

5 – Faça uma legenda mostrando quanto vale cada fruta.

Fonte: Acervo da autora

Como jogar:

1 - Separe os cartões com as operações e coloque-os com os numerais para baixo.

2 - Divida os cartões com desenhos, entre os jogadores.

3 - Vire um cartão de operações. Cada jogador tem sua vez de mostrar a fruta que completa a operação.

4 – Providencie uma folha para cada criança anotar o processo da operação.

Fonte: Acervo da autora

Professor, você poderá criar novos problemas e novos cartões de frutas. Assim, o jogo ficará mais longo, interessante e com um nível de dificuldade maior.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante os momentos propostos, avalie perguntando, observando, registrando: se os alunos reconheceram as frutas como alimentos importantes para uma alimentação saudável, bem como as vitaminas presentes nelas; o entendimento sobre a estrutura textual de um poema e de um texto instrucional. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas, retornando sempre quando for necessário.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.