Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogando baralho: calculando e desenvolvendo o pensamento lógico.

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento lógico, a atenção e a memorização;
  • Resolver situações problema envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Registrar atividades realizadas. 
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga distinguir os diferentes conceitos e a utilização das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Seja capaz de identificar numerais de 1 a 1000, bem como a quantidade que cada um representa. Além disto, que saiba expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, faça um desafio à sua turma. Comece perguntando:

___ Será que vocês são capazes de resolver operações matemáticas com rapidez? São capazes de multiplicar, somar, dividir e subtrair?O que significa multiplicar?E dividir? Somar é a mesma coisa que...? Qual o significado de subtrair? Alguém poderia dar um exemplo em que teve de utilizar uma operação de subtração?

Após o diálogo entregue a cada aluno uma folha em branco. Peça que escrevam no mínimo vinte e quatro operações, seis de multiplicação, seis de divisão, seis de adição e seis de subtração. Porém, deverão escrever apenas operações que tenham certeza saber o resultado.

Em seguida, divida a turma em duplas. Um aluno deverá fazer a revisão das operações que o outro escreveu. Caso tenham dúvida poderão recorrer à outro colega e/ou ao professor para que a mesma seja sanada.

Com essa atividade você terá dados para verificar se os alunos já são capazes de resolver operações de adição, subtração, divisão e multiplicação.

Quando terminar de conferir as operações instrua a turma a fazer um painel com as operações que elaboraram. Faça colunas para que possam colar em seus respectivos lugares. Veja:

Operações de Adição

Operações de Subtração

Operações de Multiplicação

Operações de Divisão

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

    

Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05               

Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar alguns jogos com operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Sugerimos os sítios:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica.html 

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/  

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/tabuada_do_6.html  

http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_adicao_1.html 

http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_subtracao_1.html

http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_multiplicacao_pelo_numero_2.html  

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?201_caixa.swf 

Vídeos da tabuada:

 do dois http://www.youtube.com/watch?v=PwDXHZRPcV4&feature=related   

do três  http://www.youtube.com/watch?v=0kL_s7_owQo&feature=related  

do quatro  http://www.youtube.com/watch?v=Ypvgd_qrZKI&feature=related  

do cinco http://www.youtube.com/watch?v=0ItAPO0uYe8&feature=related  

do   seis  http://www.youtube.com/watch?v=RL0c5SEVdQM&feature=related  

do sete  http://www.youtube.com/watch?v=D89NcLMX0Mk&feature=related  

do oito  http://www.youtube.com/watch?v=dpqu-VePdNM&feature=related     

do nove http://www.youtube.com/watch?v=ip4TEAFira4&feature=related  

do dez   http://www.youtube.com/watch?v=vDlcwl81FSY&feature=related 

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas.

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em equipes.

Organize a turma em equipes. Se você tiver, por exemplo, vinte e oito alunos, faça sete equipes de quatro participantes (anteriormente faça questionamentos para chegar à conclusão da quantidade de elementos em cada equipe). Você poderá estabelecer critérios para organizar as equipes, por exemplo, sorteio de nomes, de números ou deixar que escolham livremente.

Informe aos alunos que cada equipe irá receber 40 (quarenta) cartas de baralho medindo 6cm x 4cm. As mesmas não são como as cartas de um baralho, pois os naipes são substituídos por resultados diversificados de tabuadas.

No centro de cada carta está registrada uma operação de multiplicação sem o seu resultado. O resultado está escrito em uma das extremidades da carta. Se ao jogar não encontrar o resultado em nenhuma das extremidades deverá passar a vez para o próximo. Se o resultado estiver em uma das extremidades deverá pegar a carta que está no centro e descartar outra.

Após todas as jogadas possíveis, aquele que tiver a maior quantidade de cartas será o vencedor. Se nenhum dos participantes tiver uma carta correspondente à operação apresentada, aquele que tiver maior quantidade lança mão de uma das suas cartas.   

É necessário que cada participante tenha lápis, papel e borracha.

Veja o modelo de algumas cartas:

 

Explicando o jogo para a turma

       

     Será que vocês estão estudando a tabuada? Estão craques na resolução de operações de multiplicação? Quero ver como vocês estão nos cálculos matemáticos. Formaremos equipes de cinco elementos, isto será feito através de um sorteio. Cada um irá pegar um número aqueles que retirarem os números 1, 5, 10, 15, 20 irá escolher os elementos de sua equipe. Após a realização do sorteio vocês deverão decidir a ordem das jogadas, esta decisão será feita a critério de vocês. Em seguida deverão pegar papel, lápis, borracha e jogar. Vocês deverão distribuir, igualmente, 40 cartas entre os participantes. Quantas cartas cada um irá receber?           

    Na sua vez de jogar lançar mão de uma das cartas para que o próximo participante verifique se tem o resultado apresentado no centro da mesma. O resultado deverá estar escrito em uma das extremidades da carta. Se não encontrar o resultado em nenhuma das extremidades deverá passar a vez para o próximo. Se o resultado estiver certo pegue a carta e descarte outra. Se nenhum dos participantes tiver uma carta correspondente à operação apresentada, aquele que tiver maior quantidade lança mão de uma das suas.   Após todas as jogadas possíveis, aquele que tiver a maior quantidade de cartas será o vencedor.

    Ao resolver as operações, caso seja necessário, utilize a folha para resolvê-las, no final de cada rodada registre as operações que conseguiu descartar com seu respectivo resultado.

VARIAÇÕES

Esta atividade poderá ser trabalhada com as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, isoladamente ou simultaneamente. Poderão ser acrescentadas também frações mistas, numerais romanos, ordinais, dentre outros. Poderá ser trabalhada com equipes de dois elementos ou individualmente. Os participantes recebem as cartas, distribuem entre si e jogam conforme suas instruções.

Outra forma de trabalhar esta atividade é sugerir que o participante que iniciar a jogada descarte uma carta e quem tiver o resultado e for mais rápido, descarta para cobrir a carta jogada. Assim, estará apresentando ao mesmo tempo uma nova proposta de multiplicação. O próprio participante desafiante poderá ter o resultado entre suas cartas e descartá-la primeiro que os demais. Porém, para que haja um rodízio no jogo, estabeleça que o participante possa apresentar a proposta de multiplicação e ele mesmo descartar o resultado apenas uma vez. Neste caso, será o vencedor aquele que acabar com as cartas primeiro.

Você também poderá propor à turma que construa este jogo. Poderá ser individualmente ou em duplas. Os alunos recortam as cartas, elaboram as operações que desejam registrar e em seguida escrevem as operações e os resultados seguindo as instruções que você elaborou. Se preferir poderão (re) elaborar outras regras.

Você também poderá propor à turma que executem este jogo com alunos de outras turmas da escola. Nesse caso seus alunos serão os instrutores da atividade.

IMPORTANTE

 Incentive os participantes a tentarem resolver as operações fazendo cálculos mentalmente.  Ao explicar como jogar, apresente as cartas e dê exemplos. Retire todas as dúvidas antes de iniciar a atividade.

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05 e 06

Após a realização da atividade, instrua os alunos para registrá-la no caderno de Matemática. Escreva o nome do jogo, os objetivos, as instruções, o nome dos participantes de cada equipe e as operações formadas. Escreva também a opinião do participante sobre a atividade, justificando sua resposta.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve acontecer durante todo o processo. Verifique se os alunos entenderam como executar cada atividade proposta. Utilize as terminologias: operações de adição, subtração, multiplicação, divisão para resolver as situações problema apresentadas, a fim de os alunos  se adaptem a elas. Se perceber que o aluno está com dificuldades, dê novos exemplos para sanar as dúvidas. Durante a realização das atividades, caso seja necessário, utilize materiais concretos (palitos de picolé, tampinhas, dentre outros) assim o aluno poderá tirar suas dúvidas com mais facilidade.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.