Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Meu jeito de morar e as diferentes moradias

 

20/10/2010

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Identificar diferentes tipos de moradia humana;
  •   Valorizar a importância da moradia;
  •   Perceber moradias construídas por animais.
  •   Explorar músicas e poesias sobre o tema;
  •   Realizar atividades de pesquisa;
  •   Reconhecer qual moradia é retratada nas diversas localizações geográficas.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula não é necessário ter conhecimentos prévios. Para esta aula é importante que o professor trabalhe diariamente com os alunos a importância do diálogo e da troca de ideias para a aprendizagem dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:   

SENSIBILIZAÇÃO

Professor, converse com os alunos informando-os que o poeta Vinícius de Morais construiu uma casa não com as peças de madeiras de um jogo, mas com palavras, uma casa muito engraçada!!! Informe alguns dados sobre a biografia e bibliografia de Vinicius de Moraes. Você poderá utilizar os seguintes sítios:

http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/vinicius-de-moraes.php  

Disponibilize uma cópia para cada criança com a letra da música. Em seguida, peça para fazerem a leitura.

A CASA

 Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela não

 Porque na casa

 Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque na casa

 Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque pinico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

 Na rua dos bobos

 Número zero

 Fonte: CD, Toquinho ou

Vinícius de Morais.A arca de Noé. 2ª. ed. São Paulo: Companhia da letrinhas, 2002.

Depois que realizarem a leitura, prepare um CD com a música e cante com os alunos. A seguir, problematize com eles:

  •         A casa do poema é diferente da casa em que você mora?
  •          O que há na sua casa que não existe na casa do poema?

Proponha que ilustrem o poema e disponibilize outra folha para cada criança ilustrar sua própria casa.

Logo após, reúna a turma em roda de conversa e proponha um diálogo sobre a importância da moradia na vida de cada um. É importante que os alunos dirijam suas opiniões e entendam que a nossa moradia é o nosso lar. As pessoas sempre procuraram abrigo, proteção, pois precisam se proteger do calor, do frio, vento, chuva, dentre outros fatores. As moradias também são o nosso abrigo, porque precisamos dormir, comer, cuidar da nossa saúde, higiene, além de conviver com nossa família e nossos amigos.

Pergunte a eles o que entendem sobre a palavra conviver. Você poderá registrar na lousa na medida em que os alunos forem falando. Logo após, peça para fazerem um desenho ou uma pintura sobre: “Como é a convivência na minha moradia”. Exponha os desenhos ou as pinturas no mural da sala de aula.

Proponha uma atividade de pesquisa no caderno de Para Casa. Registre na lousa e acompanhe o registro dos alunos no caderno.

ATIVIDADE DE CASA – PESQUISA

1)  Conte um pouco sobre a história de sua moradia: onde está localizada, quando foi construída, nomes de alguns materiais utilizados na sua construção, cômodos existentes e utilidade de cada um, dentre outros.

2)  Em seguida, faça um belo desenho representando sua moradia.

  •   Agora, responda o questionário que fala sobre você e sua moradia:

3) Quem mora na sua casa?

4) Com quem você brinca em casa?

5) Quantos cômodos há nela?

6) Escreva o nome dos cômodos existentes?

7) Em qual cômodo você pratica as seguintes atividades:

  •   Dormir –
  •   Brincar –
  •   Ler –
  •   Assistir TV –
  •   Vestir –
  •  Fazer as refeições –
  •   Estudar –

8) De qual lugar da sua casa você mais gosta? Por quê?

2ª Atividade:

Professor, distribua para cada aluno, uma cópia da música a seguir:   

O JEITO DE MORAR

Imagine quantas moradias diferentes

Deveria existir pelo mundo

 Para abrigar tanta gente

Esquimó mora em Iglu

 Ursinho polar mora em toca

 Morcego habita a caverna

E índio mora na oca

 Na oca

Índio mora na oca

Morar, habitar algum lugar

 Ter um lar, ter um lar

Tem gente que mora em barco

Tem casa de pena e sal

Tem outras na palafita

Tem aquelas onde tudo é digital

 Digital!

Morar, habitar algum lugar

Ter uma lar, ter um lar

 Como é bom a gente ter uma lar

Como é bom o nosso jeito de morar.

AH!

Música: Telma Chan

Acervo da autora

Em seguida, leia a letra da música em voz alta com os alunos. Problematize sobre o conteúdo da música. Tipos de moradias, habitar algum lugar, ter um lar, jeito de morar. Pergunte-os sobre quais os tipos de moradias já ouviram falar e quais realmente já viram. Prepare um material com imagens de diversos tipos de moradia e entregue para os alunos. Veja os exemplos:

PRÉDIOS EM JUÍS DE FORA – MG

   http://juizdeforaonline.wordpress.com/economia-3/lei-do-condominio-o-que-o-morador-deve-pagar/  

                                                                                

PALAFITAS NO RIO AMAZONAS – MANAUS (AM)

 http://br.olhares.com/palafitas_do_rio_amazonas_foto1261799.html 

 

OCA DO POVO INDÍGENA XINGU - MT

 http://www.vivercidades.org.br/publique_222/web/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1141&sid=21   

FAVELA (RJ)

  http://www.conversaafiada.com.br/antigo/?p=28686  

CASA EM GUARULHOS (SP)

http://guarulhos.olx.com.br/casa-terrea-jd-vila-galvao-iid-70116458  

Professor, depois que os alunos observarem com atenção, solicite que respondam as seguintes questões:

1)      Quais dessas moradias você conhece?

2)      Escolha duas delas e descreva-as.

3)      Quais desses tipos de habitação há na cidade onde você mora?

4)      Quais diferenças mais importantes você notou entre as casas?

5)      Escolha uma dessas casas e compare-a com as casas da rua onde mora. Complete o quadro abaixo, mostrando as semelhanças e diferenças entre elas.

TIPOS DE MORADIA

SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS

MOMENTO DE CURIOSIDADE

 Professor, faça um levantamento com a turma sobre moradias construídas por animais. Pergunte se conhecem algum animal que constrói sua própria casa, se já tiveram a oportunidade de ver. Anote na lousa e faça um gráfico sobre as opiniões dos alunos. Peça que registrem no caderno.  

Em seguida, providencie várias fotos e imagens de moradias construídas por animais (João de barro, tatu, castor, beija-flor, pica-pau, dentre outros) e socialize com os alunos.

Veja um exemplo de moradia do João de barrro:

http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/23500-casas-de-joao-de-barro.htm 

 

3ª Atividade:

No laboratório de informática

Professor, organize a turma em quatro grupos e utilize o espaço do Laboratório de Multimídia e ou Informática, para pesquisarem sobre as localizações geográficas de diversas moradias. Você poderá levar livros, dicionários e enciclopédias para os alunos consultarem, bem como acessar alguns sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=zqrXyn2uMIM   

http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/Historia/0,6674,PIG-971-3994,00.html 

http://brasil.planetasaber.com/default.asp 

Em seguida, disponibilize material para que os grupos confeccionem cartazes para serem expostos no mural da sala de aula.

PRODUZINDO...   

                                                                            UM MURAL

Em grupo façam cartazes e organizem um mural sobre moradias.

   MATERIAIS:

  •   Fotos de moradias;
  •   Revistas, jornais, imagens da internet, panfletos ou livros usados para recorte;
  •   Cola;
  •   Tesoura;
  •   Cartolinas.

    ETAPAS:

1 – Procurem fotos ou imagens de diversos tipos de moradia em revistas, jornais e panfletos de propagandas de imóveis e recortem; Faça uma seleção das imagens que você mais gostou. Recorte as imagens selecionadas.

2 – Colem as fotos ou imagens que recortaram na cartolina;

3 – Escrevam uma legenda para cada foto, identificando cada tipo de moradia;

4 – Organizem os cartazes e os exponham no mural da sala de aula;

5 – Observem os trabalhos de todas os grupos. Faça comentários sobre o trabalho dos colegas. Diga o que você achou e justifique sua resposta.  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação do ensino e da aprendizagem acontecerá durante todas as atividades realizadas. Faça registros individuais e observe se as atividades estão ajudando na construção do conhecimento. Verifique se os alunos conseguiram entender a importância e os diversos tipos de moradia.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Bernadete Costa Nunes, Escola estadual Senador Filinto Muller , Mato Grosso do Sul - dijo:
    bernacostanunes@hotmail.com

    09/06/2013

    Quatro estrelas

    Aula excelente pois mostra com muita clareza o conteúdo que vai ser trabalhado.Nota dez.Continue nos enviando e assim nós teremos mais ideias na preparação das aulas.


  • maria Uzibete Leitão de Araújo, IFPA , Pará - dijo:
    mariauzibete@gmail.com

    06/02/2013

    Cinco estrelas

    Os dados destas aulas irão contribuir muito no meu projeto que irei aplicar na Escola da zona rural na qual trabalho. Pois os alunos são de series iniciais, e as atividades são bem legais e atrativas. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.