20/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Para a realização desta aula não é necessário ter conhecimentos prévios. Para esta aula é importante que o professor trabalhe diariamente com os alunos a importância do diálogo e da troca de ideias para a aprendizagem dos alunos.
Professor, converse com os alunos informando-os que o poeta Vinícius de Morais construiu uma casa não com as peças de madeiras de um jogo, mas com palavras, uma casa muito engraçada!!! Informe alguns dados sobre a biografia e bibliografia de Vinicius de Moraes. Você poderá utilizar os seguintes sítios:
http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp
Disponibilize uma cópia para cada criança com a letra da música. Em seguida, peça para fazerem a leitura.
A CASA
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero
Fonte: CD, Toquinho ou
Vinícius de Morais.A arca de Noé. 2ª. ed. São Paulo: Companhia da letrinhas, 2002.
Depois que realizarem a leitura, prepare um CD com a música e cante com os alunos. A seguir, problematize com eles:
Proponha que ilustrem o poema e disponibilize outra folha para cada criança ilustrar sua própria casa.
Logo após, reúna a turma em roda de conversa e proponha um diálogo sobre a importância da moradia na vida de cada um. É importante que os alunos dirijam suas opiniões e entendam que a nossa moradia é o nosso lar. As pessoas sempre procuraram abrigo, proteção, pois precisam se proteger do calor, do frio, vento, chuva, dentre outros fatores. As moradias também são o nosso abrigo, porque precisamos dormir, comer, cuidar da nossa saúde, higiene, além de conviver com nossa família e nossos amigos.
Pergunte a eles o que entendem sobre a palavra conviver. Você poderá registrar na lousa na medida em que os alunos forem falando. Logo após, peça para fazerem um desenho ou uma pintura sobre: “Como é a convivência na minha moradia”. Exponha os desenhos ou as pinturas no mural da sala de aula.
Proponha uma atividade de pesquisa no caderno de Para Casa. Registre na lousa e acompanhe o registro dos alunos no caderno.
ATIVIDADE DE CASA – PESQUISA
1) Conte um pouco sobre a história de sua moradia: onde está localizada, quando foi construída, nomes de alguns materiais utilizados na sua construção, cômodos existentes e utilidade de cada um, dentre outros.
2) Em seguida, faça um belo desenho representando sua moradia.
3) Quem mora na sua casa?
4) Com quem você brinca em casa?
5) Quantos cômodos há nela?
6) Escreva o nome dos cômodos existentes?
7) Em qual cômodo você pratica as seguintes atividades:
8) De qual lugar da sua casa você mais gosta? Por quê?
Professor, distribua para cada aluno, uma cópia da música a seguir:
O JEITO DE MORAR
Imagine quantas moradias diferentes
Deveria existir pelo mundo
Para abrigar tanta gente
Esquimó mora em Iglu
Ursinho polar mora em toca
Morcego habita a caverna
E índio mora na oca
Na oca
Índio mora na oca
Morar, habitar algum lugar
Ter um lar, ter um lar
Tem gente que mora em barco
Tem casa de pena e sal
Tem outras na palafita
Tem aquelas onde tudo é digital
Digital!
Morar, habitar algum lugar
Ter uma lar, ter um lar
Como é bom a gente ter uma lar
Como é bom o nosso jeito de morar.
AH!
Música: Telma Chan
Acervo da autora
Em seguida, leia a letra da música em voz alta com os alunos. Problematize sobre o conteúdo da música. Tipos de moradias, habitar algum lugar, ter um lar, jeito de morar. Pergunte-os sobre quais os tipos de moradias já ouviram falar e quais realmente já viram. Prepare um material com imagens de diversos tipos de moradia e entregue para os alunos. Veja os exemplos:
PRÉDIOS EM JUÍS DE FORA – MG
http://juizdeforaonline.wordpress.com/economia-3/lei-do-condominio-o-que-o-morador-deve-pagar/
PALAFITAS NO RIO AMAZONAS – MANAUS (AM)
http://br.olhares.com/palafitas_do_rio_amazonas_foto1261799.html
OCA DO POVO INDÍGENA XINGU - MT
http://www.vivercidades.org.br/publique_222/web/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1141&sid=21
FAVELA (RJ)
http://www.conversaafiada.com.br/antigo/?p=28686
CASA EM GUARULHOS (SP)
http://guarulhos.olx.com.br/casa-terrea-jd-vila-galvao-iid-70116458
Professor, depois que os alunos observarem com atenção, solicite que respondam as seguintes questões:
1) Quais dessas moradias você conhece?
2) Escolha duas delas e descreva-as.
3) Quais desses tipos de habitação há na cidade onde você mora?
4) Quais diferenças mais importantes você notou entre as casas?
5) Escolha uma dessas casas e compare-a com as casas da rua onde mora. Complete o quadro abaixo, mostrando as semelhanças e diferenças entre elas.
TIPOS DE MORADIA |
SEMELHANÇAS |
DIFERENÇAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Professor, faça um levantamento com a turma sobre moradias construídas por animais. Pergunte se conhecem algum animal que constrói sua própria casa, se já tiveram a oportunidade de ver. Anote na lousa e faça um gráfico sobre as opiniões dos alunos. Peça que registrem no caderno.
Em seguida, providencie várias fotos e imagens de moradias construídas por animais (João de barro, tatu, castor, beija-flor, pica-pau, dentre outros) e socialize com os alunos.
Veja um exemplo de moradia do João de barrro:
http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/23500-casas-de-joao-de-barro.htm
Professor, organize a turma em quatro grupos e utilize o espaço do Laboratório de Multimídia e ou Informática, para pesquisarem sobre as localizações geográficas de diversas moradias. Você poderá levar livros, dicionários e enciclopédias para os alunos consultarem, bem como acessar alguns sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=zqrXyn2uMIM
http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/Historia/0,6674,PIG-971-3994,00.html
http://brasil.planetasaber.com/default.asp
Em seguida, disponibilize material para que os grupos confeccionem cartazes para serem expostos no mural da sala de aula.
Em grupo façam cartazes e organizem um mural sobre moradias.
MATERIAIS:
ETAPAS:
1 – Procurem fotos ou imagens de diversos tipos de moradia em revistas, jornais e panfletos de propagandas de imóveis e recortem; Faça uma seleção das imagens que você mais gostou. Recorte as imagens selecionadas.
2 – Colem as fotos ou imagens que recortaram na cartolina;
3 – Escrevam uma legenda para cada foto, identificando cada tipo de moradia;
4 – Organizem os cartazes e os exponham no mural da sala de aula;
5 – Observem os trabalhos de todas os grupos. Faça comentários sobre o trabalho dos colegas. Diga o que você achou e justifique sua resposta.
Professor, a avaliação do ensino e da aprendizagem acontecerá durante todas as atividades realizadas. Faça registros individuais e observe se as atividades estão ajudando na construção do conhecimento. Verifique se os alunos conseguiram entender a importância e os diversos tipos de moradia.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/06/2013
Quatro estrelasAula excelente pois mostra com muita clareza o conteúdo que vai ser trabalhado.Nota dez.Continue nos enviando e assim nós teremos mais ideias na preparação das aulas.
06/02/2013
Cinco estrelasOs dados destas aulas irão contribuir muito no meu projeto que irei aplicar na Escola da zona rural na qual trabalho. Pois os alunos são de series iniciais, e as atividades são bem legais e atrativas. Parabéns!