24/10/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Reconhecer uma mistura
Identificar misturas homogêneas e heterogêneas no cotidiano
Aplicar processos de separação de misturas.
Identificar, no cotidiano, exemplos de misturas oriundas de conhecimentos culturais/populares e científicos/tecnológicos
Conceito de matéria
Propriedades gerais e específicas da matéria
Recomendamos que o conteúdo/atividades dessas três aulas seja digitado e que uma cópia seja entregue a cada aluno uma vez que serão necessários registros em todos os momentos das aulas. Ao final do estudo, o professor poderá utilizar esse roteiro preenchido como instrumento de avaliação
Motivação e introdução ao tema
O professor deverá projetar imagens previamente selecionadas de alguns tipos de materiais utilizando o aparelho data show.
Propor aos alunos que observem as imagens e classifiquem cada tipo de material/ substância apresentada como substância pura ou mistura e justifiquem suas respostas.
Fontes das imagens
Granito - http://images01.olx.com.br/ui/4/63/03/17616003_2-Granito-Verde-Ubatuba-Pavao-Belo-Horizonte.jpg Acessado em 05/10/2010.
Água - http://2.bp.blogspot.com/_IFun9Nyrlqw/SwHWlCfK_wI/AAAAAAAABN0/0fuah7so31Y/s1600/beber-agua-2%5B1%5D.jpg Acessado em 05/10/2010.
Leite- http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/07/leite.jpg Acessado em 05/10/2010.
Café- http://2.bp.blogspot.com/_y_GKdJNi36Q/S7NBVxthzDI/AAAAAAAACMU/qnhMpfAkATQ/s1600/cafe-e-jornal.jpg Acessado em 05/10/2010.
Água e azeite - http://www.eb1-setubal-n17-amoreiras.rcts.pt/notasoltas/exper1a/azeite4.jpg Acessado em 05/10/2010.
Fechamento dessa discussão inicial pelo professor
O professor deverá fazer essas considerações oralmente e incorporar esse pequeno texto no roteiro do aluno.
Antes de definirmos as misturas, é preciso saber o que são substâncias: Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais. É muito difícil encontrarmos substâncias puras na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação. Qualquer fração dessas substâncias apresenta a mesma característica que as demais, sempre igual a da própria substância
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/misturas-homogeneas-heterogeneas.htm acessado em 19/08/2010
ATIVIDADES EM GRUPOS DE 4 ALUNOS
Essas atividades deverão ser impressas e entregues a cada aluno
1- MATERIAIS NA NATUREZA
Praticamente todos os materiais da natureza são formados por misturas de duas ou mais substâncias. O ar atmosférico, por exemplo, é uma mistura de diferentes substâncias gasosas, entre elas o oxigênio, o nitrogênio, o vapor d’água e o gás carbônico. Os rios e mares são formados por misturas de água e substancias nela dissolvidas. O solo é também uma mistura: contém areia, argila, sais minerais, água etc. Pense e responda argumentando: O solo, o ar e a água do mar têm aparência de mistura?
2- MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
Muitas vezes a aparência de um material já mostra que ele é uma mistura de duas ou mais substâncias. Mas em muitas situações, a simples aparência não é suficiente para que se possa chegar a uma conclusão a esse respeito. Para entender melhor essa situação, faça com seu grupo a seguinte atividade prática.
ATIVIDADE EXPERIMENTAL 1
TÍTULO: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
MATERIAL:
Procedimento:
I - Em um dos béqueres, prepare uma mistura de água e óleo (mistura 1);
II- No outro béquer prepare uma mistura de água e álcool (mistura 2).
Usando um bastão de vidro em cada béquer, agite as duas misturas.
Observe as misturas e responda:
a) Que diferenças vocês percebem entre as duas misturas?
b) Em qual delas a aparência já mostra que se trata de uma mistura?
Pegue um conta gotas e tente retirar com ele, separadamente, algumas gotas dos componentes de cada uma das misturas .
a) Foi possível retirar da mistura 1 somente óleo ou somente água?
b) Foi possível retirar da mistura 2 somente álcool ou somente água?
Uma mistura é homogênea quando porções retiradas de regiões diferentes são iguais entre si.
Uma mistura é heterogênea quando porções retiradas de regiões diferentes são diferentes entre si.
Responda:
a) A mistura 1 é homogênea ou heterogênea?
b) A mistura 2 é homogênea ou heterogênea?
c) Para saber se uma mistura é homogênea ou heterogênea, usa-se como critério:
( ) a aparência ( ) o cheiro ( ) a massa ( ) o volume.
Fechamento pelo professor
Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme; portanto as misturas homogêneas e heterogêneas podem ser diferenciadas visualmente.
Propomos a seguir várias maneiras de demonstrar em sala de aula ou em laboratório de Ciências/Química a diferença entre mistura homogênea e heterogênea, utilizando materiais facilmente encontrados.
ATIVIDADE EXPERIMENTAL 2
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE MISTURAS
MATERIAL:
Procedimento
Verifique os frascos sobre a bancada, identificados com números de 1 a 5. Em cada um deles há uma das misturas relacionadas no Quadro I.
Seu trabalho será observá-las, sem destampar os frascos e procurar identificá-las.
Quadro I
MISTURAS |
ÁGUA + ÓLEO |
ÁGUA + SAL |
SAL + AREIA |
CARVÃO + LIMALHA DE FERRO |
ÁGUA + ÁLCOOL |
Responda:
1) Qual das misturas você conseguiu identificar usando como critério a aparência?
2) Talvez você não tenha conseguido identificar as misturas “água +sal” e “água + álcool”. Entretanto, conseguiria se destampasse os frascos. Por quê?
3) Classifique as cinco misturas em dois grupos: misturas homogêneas e misturas heterogêneas.
Fechamento pelo professor
Exemplos de misturas homogêneas - As águas salgadas e o ar apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.
Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica; podemos perceber isso pela diferença de cor de cada pedra.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
a) Classifique cada uma das seguintes misturas como homogênea ou heterogênea: refrigerante; café com leite; molho para salada; ovo; água do mar; gasolina; aço inoxidável. Justifique sua opção para cada material.
b) Todos os materiais listados a seguir são misturas de substâncias: vinagre; tempero de salada; granito; gasolina; cola escolar; óleo de cozinha; fotografia em papel. Em quais deles a aparência já indica que são misturas?
c) Classifique cada uma das misturas indicadas no item anterior como homogêneas ou heterogêneas.
Essa aula deverá acontecer no laboratório de informática, para onde o professor deve encaminhar os alunos com os roteiros das aulas em mãos.
Pesquisa na internet em grupos de 3 alunos, ou individualmente se houver disponibilidade de um computador por aluno.
Objetivos: Os alunos deverão acessar os seguintes sítios da internet, em busca de mais informações a respeito de misturas homogêneas e heterogêneas e processos de separação dessas misturas com vistas à obtenção de substâncias puras.
Desafio a ser resolvido por meio dessa pesquisa
Quais são os processos de separação de misturas que poderão ser usados para separar as substâncias componentes das misturas feitas na aula anterior e que compõem o Quadro I?
No endereço http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm (acessado em19/08/2010) o texto aborda os conceitos de substância pura e mistura, fazendo a caracterização de cada uma e as distinções pertinentes. Nesse e nos demais sites elencados a seguir, são apresentados os diversos processos de separação de misturas. A leitura a esse respeito deve ser feita com vistas a resolver o desafio proposto pelo professor.
Sugestões de endereços para a pesquisa
http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html Acessado em 21/08/2010
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/separac.html Acessado em 21/08/2010
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=165 Acessado em 21/08/2010
ATENÇÃO: O grupo dever ter clareza de que a escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Questões para discussão e registros a serem feitos durante a pesquisa para discussão no grupo de 3 ou 4 alunos.
I- Relacione:
a) Substância pura simples e composta.
b) Substância pura e mistura.
II- Proponha processos de separação de misturas a serem aplicados nos casos estudados na aula anterior:
1-água e óleo. Decantação; separação utilizando o funil.
Fonte: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=165 Acessado em 21/08/2010.
2- Água e sal - evaporação ; destilação simples
3- Sal e areia - primeiro adiciona água que dissolve o sal. Depois deixa decantar; após a decantação fitra-se separando a areia da solução água e sal. Separa-se o sal da água por meio da evaporação ou destilação simples.
4- Carvão e limalha de ferro - imantação, magnetismo. O ímã atrai as partículas de limalha que se separa do ferro.
5- Água e álcool. I) Deixa o sistema aberto, em contato com o ar; o álcool, mais volátil evapora e fica somente a água no recipiente. II) destilação.
Nessa aula, dando continuidade ao estudo do tema, nossa proposta é que o professor volte ao laboratório de ciências/química para a realização de mais duas atividades experimentais. O professor deverá organizar a turma em grupos compostos por quatro alunos, sendo que um deles deve se dedicar aos registros..
Atividade experimental 1: Separação das misturas
Antes de iniciar a atividade experimental o professor deverá retomar os itens discutidos pelos grupos na aula anterior e fazer o fechamento com os ajustes e esclarecimentos necessários.
Em seguida, cada grupo deverá decidir quais processos de separação de misturas irá colocar em prática nessa aula onde o professor deverá disponibilizar as 5 misturas constantes no Quadro I para serem separadas.
Após uma discussão inicial cada grupo deverá socializar aos demais as suas escolhas e explicar por quê.
O professor deverá dialogar com o grupo reforçando procedimentos pertinentes e corrigindo as discrepâncias.
Em seguida o grupo efetuará essas separações com o apoio e a assistência do professor, que deve zelar pelas condutas de segurança no laboratório.
Os alunos de cada grupo deverão executar e descrever cada processo de separação, enfocando: a escolha do processo de separação; os procedimentos e os resultados alcançados. No caso de processos de separação que demandam mais tempo do que o da aula para se chegar ao final, os alunos deverão relatar os resultados esperados.
Atividade experimental 2: Produção de cola a partir do leite.
Questão a serem discutidas antes de iniciar essa atividade:
Como você classificaria o leite?
(a) Substância pura (b) Mistura homogênea (c) Mistura heterogênea.
Por meio dessa atividade experimental você terá elementos para certificar-se dessa classificação do leite.
Vamos lá?
O roteiro, comentários e fundamentação teórica e histórica estão disponíveis em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/cola.html (acessado em 17/08/2010). O professor poderá fazer os ajustes que considerar necessários ao elaborar o roteiro da aula, inclusive propondo um enfoque interdisciplinar envolvendo o professor de matemática que poderia contribuir para a resolução das questões propostas 1 e 2, que envolvem cálculos. Sugerimos que seja acrescente a elas uma quarta questão: Após a realização dessa atividade experimental, como você classifica o leite: substância pura; mistura homogênea ou mistura heterogênea? Argumente a respeito.
Cada grupo deverá produzir um relatório de cada uma dessa atividades experimentais. Sugerimos a seguir um de roteiro para essa produção
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados
AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C.F. Misturas e substâncias; Reações Químicas. Série “Ciências para o 1º Grau”. São Paulo: CECISP: Mosaico, 1983.
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/mistura-homogenea-heterogenea.htm Acessado em 20/08/2010.
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/misturas-homogeneas-heterogeneas.htm Acessado em 20/08/2010.
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.
Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização.
Deverão ser usados como instrumentos principais de avaliação quantitativa o roteiro preenchido por cada aluno, com todos os seus registros realizados durante as três aulas e os relatórios das atividades experimentais.
Quatro estrelas 6 calificaciones
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23/09/2015
Cinco estrelasAmei essa aula das misturas vou aplicar com meus alunos do 3 ano.
09/05/2013
Cinco estrelasamei suas aulas, estou trabalhando misturas e separação e foi uma excelnte ideia, obreigada, beijos.
26/04/2013
Cinco estrelasEsse seu endereço e sensacional, amei, pois estou aplicando esse conteudo hoje, e foi muito proveitoso, obrigada.
13/06/2012
Cinco estrelasAula simples, prática e de grandes resultados.Parabéns!
20/06/2011
Cinco estrelasGostei muito do pronejamento para essa aula, vai me ajudar muito. Obrigada pela socialização do conhecimento.
18/03/2011
Quatro estrelasGostei das atividades de laboratorio, ainda aumentei as questoes! Os alunos Gostaram da aula!