Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA

 

01/09/2010

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender a importância da água para a vida no planeta;
  2. Conhecer os estados em que se encontra a àgua;
  3. Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;
  4. Valorizar o meio ambiente.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Importância da água para a vida;
  2. Os estados da água;
  3. Atitudes de conservaçãoe preservação da água;
  4. Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta.
Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

O contexto do tema

Primeiro Momento:

A professora(o) deve observar a forma como as crianças usam a água na escola para iniciar o estudo de forma significativa.

Na roda de conversa comentar que tem observado que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. A partir daí, problematizar:

  1. De onde vem a água?
  2. Será que existe muita água no planeta para beber?
  3. Como utilizamos a água no dia a dia?
  4. Como encontramos a água? ela é sempre líguida?
  5. Como devemos fazer para cuidar da água?

Portadores de texto

Registre a fala das crianças nesse momento para depois confrontar com as informações e conhecimentos construídos durante o estudo. Essas questões vão guiar o estudo do tema. Proponha após a conversa, escrever coletivamente uma lista de situações em que se usa a água. Registre a fala das crianças no quadro ou numa cartolina.

Durante o estudo podemos propor a produçao de uma cartilha contendo dicas de como preservar a água ou mesmo uma campanha dentro da escola com panfletos organizados pelas próprias crianças sobre 10 boas maneiras de preservar e conservar a água no planeta.

 Os panfletos visam apresentar numa circulação rápida, de mão e mão mimiografadas ou fotocopiadas, opiniões, idéias informações sobre diversos assuntos como por exemplo; publicidade de um produto, orientação ou ajuda num determinado local, ou ainda, a exposição de qualquer tipo de produção artística, política.

z

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=580&tbs=isch:1&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&oq=&gs_rfai=&q=panfleto%20dia%20da%20agua

 Segundo Momento: 

Leia o texto.Suscite após a leitura uma conversa sobre o assunto tratado.Apresente um globo para as crianças visualizarem a distribuição e quantidade de água existente no planeta. Solicite que representem através do desenho, usando cores diferentes para diferenciar á agua doce e salgada.

Oceanos e mares - 97% Geleiras inaccessíveis - 2% Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%

  A água é um recurso natural Único Escasso Essencial à vida Distribuído de forma desigual no planeta   De toda água existente no planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce.Grande parte da água doce encontra-se em geleiras ou em regiões subterrâneas (aqüíferos). Somente o,4% de água doce é encontrada em rios, lagos e na atmosfera, portanto de fácil acesso ao consumo humano. Para você entender melhor, imagine uma piscina com capacidade de 1000 litros: 975 litros seriam de água salgada e somente 25 litros de água doce. Destes,apenas 100 ml (quantidade igual a um copo americano) estariam disponíveis para consumo. Com o desenvolvimento das indústrias e o crescimento das cidades, aumentou o consumo de água. A poluição também aumentou, atingindo principalmente os reservatórios de água da superfície, matando rios e lagos. Não podemos nos esquecer de que 70% do oxigênio do planeta é produzido por algas que habitam rios,lagos e oceanos. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, com cerca de 13,8% sendo que: 68,5% dos recursos hídricos estão localizados na região Norte que possui 7% da população brasileira; 6% estão na região Sudeste, com quase 43% da população; 3% estão na região Nordeste onde habitam 29% da população.  

 http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/distribuicao-de-agua-no-planeta-terra/40543/ 

2ª ATIVIDADE

Leitura de poesia.

 Após a leitura conversar sobre a poesia. Perquntar sobre o que elas entenderam quando o autor fala: " A água também nasce pequena como gota de orvalho ou de neblina e morre quando seca, entristecendo todo mundo".

Propor um jogo sócio dramático para representar a poesia. Discuta a organização da brincadeira a partir dos elementos que aparecem na poesia tais como:

  1. Como podemos representar a água nascendo pequenina?
  2.  Quando ela se torna madura?
  3. Como ela fica quando chora/
  4. Como podemos representar ela crescendo? sofrendo e morrrendo? 

Depois dessa conversa organizar um roteiro no quadro para estruturar o jogo dramático.

  •  Quem vai representar a água?
  • O que vai representar?
  • Onde?
  • Quando?

3ª ATIVIDADE

Leitura

Leitura da história " seis razões para cuidar bem da água de Nilson Machado. Depois da leitura listar oralmente com as crianças as razões porque devemos cuidar bem da água. Após essa conversa, solicitar que registrem por meio do desenho e da escrita as razões para cuidar bem da água.

4ª ATIVIDADE

Música

Conversar na roda sobre os estados da água despertando a curiosidade das crianças para a descoberta do movimento da água. Perqunte:

  1. A água se apresenta na natureza do mesmo jeito?

Para responder a perqunta, proponha a escuta da música, Planeta Água de Guilherme Arantes.Escute pelo menos duas vezes.Inicie uma conversa após a música, indagando: Como a agua se apresenta na natureza?

Organize uma releitura da música através da técnica de pintura mista para demonsntrar o movimento das águas.

Procedimentos para a pintura:

  • Cole duas folhas de cartolina branca demarcando o espaço de cima para pintar o céu e as nuvens. A parte de baixo para a água dos rios, lagos e mares.
  • Coloque a cartolina no chão e divida os grupos para pintar o céu. Depois de seca, o outro grupo, com esponjas e tinta branca pinta as nuvens.
  • Enquanto isso, os outros grupos estão desenhando com hidrocor e lápis colorido, os mares, os rios, os lagos para recortar e colar na cartolina. Pode ser introduzidos outros elementos nos desenhos tais como: casas, pessoas para compor o cenário.
  • Após esse momento, o professor(a) organiza as crianças sentadas no chão com os desenhos recortados para ser colados um a um na cartolina já pintada e seca.

Exponha a produção no mural da sala ou no espaço externo da sala de aula. Cole ao lado a letra da música digitada e um texto informativo sobre os estados da água.

Recursos Complementares

Leia mais:

Assombrações da água.  Lucas Menezes. coleção banquete folclórico. Editora Larousse.

 Para saber mais:

As etapas do ciclo da água. http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws 

Avaliação
  1. Perceber se as crianças demonstraram comprender a importância da água para a vida;
  2. Observar atráves das pruduções, das falas se houve mudanças de atitudes em relação ao uso da água na escola.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Pedrina, E.E.I.E.F. Pedro Afrodisio , Ceará - dijo:
    pedrina_mpg@hotmail.com

    18/03/2015

    Cinco estrelas

    Foi show. Adorei


  • ROZANE GARCIA, uniasselvi , Santa Catarina - dijo:
    rozanegarcia4488@hotmail.com

    15/02/2015

    Cinco estrelas

    maravilhoso,muito bem elaborado.


  • FABIANA FARIA, CEIM ANJO DA GUARDA , Espírito Santo - dijo:
    fabifaria2008@hotmail.com

    13/04/2011

    Três estrelas

    nossa !Amei suas sugestões.Trabalho com uma turminha de maternal e estava procurando algo relacionado a esse tema.Muito bom mesmo!


  • Catarina, Centro de Educação Infantil Doce Lar , Minas Gerais - dijo:
    keity-martins@hotmail.com

    22/03/2011

    Cinco estrelas

    Sou professora de Educação infantil a 12 anos, amo trabalhar com crianças. Atualmente estou trabalhando com crianças de 5 anos de idade em uma creche escola.Estou desenvolvendo um projeto sobre a agua no planeta e entrei neste site por acaso e me surpreendi com esta aula, muito boa mesmo, parabens vai me ajudar bastante.


  • Andréa Morais Diniz, NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - dijo:
    nataldiniz@yahoo.com.br

    16/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá professora... adorei a aula, vamos preservar o meio ambiente! abraços


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.