Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cadeia alimentar... O que isto significa?

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar o conceito de cadeia alimentar e a seu significado

Discutir a relação de interdependência entre os seres vivos.

Destacar que desta forma se mantém o equilíbrio no ecossistema. 

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Princípios de uma alimentação saudável.

Ecossistema

 Disney DVD: O Rei Leão (Edição Especial, DVD duplo/2003)

 Fotossíntese

Estratégias e recursos da aula

Antes de começar a conversar sobre o assunto, as crianças precisarão assistir o DVD: "O Rei Leão", da Disney.

Após esse momento, que tal pedir-lhes para fazer uma ilustração sobre o filme? Distribua folhas de papel ofício com essa finalidade.

Uma vez que estaremos tratando de um assunto específico, por que não direcionar essa ilustração?

Peça-lhes que, ao ilustrar o filme, valorizem os aspectos relacionados à alimentação:

1) O que os leões comem?

2) O que os javalis e os suricatos comem?

3) Todos os animais se alimentam da mesma maneira?

4) O que os seres humanos comem?

Após a ilustração, organize um livro com as crianças, que pode ser intitulado: “O Rei Leão: observando os hábitos alimentares dos animais”. Você pode confeccionar a capa com uma folha de cartolina colorida e pode pedir a ajuda delas para ilustrá-la.

Oportunize uma discussão com a turma sobre o assunto. Assim como existem diferentes tipos de animais também existem diferentes hábitos alimentares entre eles. De acordo com esses hábitos, os animais podem ser carnívoros, herbívoros e onívoros. Faça uma lista, utilizando alguns animais que aparecem no filme, e separe-os a partir desses hábitos.

 

HERBÍVOROS

CARNÍVOROS

ONÍVOROS

 

 

 

 

Leia o texto abaixo para enriquecer a discussão sobre o assunto:

Por dentro das cadeias alimentares:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/biologia/por-dentro-das-cadeias-alimentares/?searchterm=cadeia alimentar

Uma outra boa sugestão de leitura para essa finalidade é o capítulo: Os ecossistemas, do livro: Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”, de César Coll e Ana Teberosky.V

Valorize a noção de equilíbrio ecológico a partir da cadeia alimentar. Os vegetais a iniciam por serem produtores (através da fotossíntese), mas também são beneficiados pelos seres que decompõem o último animal da cadeia (bactérias e fungos), que não é consumido. Este animal acaba fertilizando o solo onde os vegetais crescem. Dessa maneira podemos perceber que a natureza está em equilíbrio constante.

Traga revistas para sala e divida as crianças em grupos. Ajude-as a montar diferentes cadeias alimentares e peça-lhes para identificar no cartaz os produtores e consumidores. Desta forma elas terão mais facilidade de guardar os conceitos trabalhados.

Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:

 http://www.saudeanimal.com.br/ecologia_cadeia_alimentar.htm

 http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/cadeia-alimentar-cadeiase-teias-alimentares-2.php

Organize duplas de trabalho e peça-lhes que escrevam um texto sobre cadeias alimentares. Escolha um dos textos e faça a revisão coletivamente, aproveitando o momento para fomentar a reflexão sobre os conhecimentos que elas já têm sobre a linguagem escrita. Será uma ótima oportunidade para pensar sobre os aspectos formais desse tipo de linguagem. 

Você também pode enriquecer a aula com os seguintes vídeos que podem ser encontrados no site youtube:

Cadeia alimentar:

http://www.youtube.com/watch?v=9QABakIlVS4

http://www.youtube.com/watch?v=tpr_MQQZjk8&feature=fvsr

Você também pode montar um mural com todo o material produzido pelas crianças. Ele poderá se tornar uma preciosa fonte de consulta sobre a temática.

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/bichos-injusticados-466.shtml

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Alimentação saudável”:

Aula 1- Amanda viaja pelo país das vitaminas.   

Aula 2 – Conhecer a organização da pirâmide de alimentos e aprender os princípios de uma alimentação saudável.

  Aula 3- Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° As crianças demonstraram o interesse pelo assunto?

2º A relação de interdependência entre os seres vivos foi entendida pelas crianças, assim como a noção de equilíbrio ecológico que participa dessa premissa? 

3° Como cada criança compreendeu as particularidades do assunto?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/7 - 42,86%
  • Quatro estrelas 4/7 - 57,14%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • LAURA ENGLER BARBOSA, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - dijo:
    laura_englerb@hotmail.com

    24/04/2015

    Quatro estrelas

    Achei essa proposta muito interessante. Começar o tema trabalhado com um filme é realmente significativo, pois atrai as crianças para o assunto. Também achei ótima a ideia de pedir para os alunos produzirem a cadeia alimentar com de imagens de revistas que eles mesmos procurarão. Gostaria de informar que o texto indicado (Por dentro das cadeias alimentares) não está mais disponível no link divulgado. Há outro lugar que podemos encontrá-lo? Parabéns pela atividade!


  • nazira fontes, escola municipal alberto zaire , Acre - dijo:
    nazirafontes@bol.com.br

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessas sugestoes me ajudou bastante em minha aula.obrigado!


  • Maria, Vai sabrina , São Paulo - dijo:
    mamacunha@bol.com.br

    16/08/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito bom!!!


  • Queliane de Lima, Instituto Sagarana , Distrito Federal - dijo:
    quelinha36@hotmail.com

    16/08/2012

    Quatro estrelas

    Adorei as sugestões, e principalmente os alunos. a aula foi show!


  • ROSANA, semed , Amazonas - dijo:
    rosanagomes73@hotmail.com

    13/06/2012

    Quatro estrelas

    otimo


  • nayara, África do Sul - dijo:
    nayara_moreira@ymail.com

    08/03/2012

    Cinco estrelas

    achei otimo


  • erivaldo sdantos de melo, iceia , Bahia - dijo:
    gugastar14@hotmail.com

    01/08/2011

    Cinco estrelas

    otima usei e deu certo


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.