24/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Apresentar o conceito de cadeia alimentar e a seu significado
Discutir a relação de interdependência entre os seres vivos.
Destacar que desta forma se mantém o equilíbrio no ecossistema.
Princípios de uma alimentação saudável.
Ecossistema
Disney DVD: O Rei Leão (Edição Especial, DVD duplo/2003)
Fotossíntese
Antes de começar a conversar sobre o assunto, as crianças precisarão assistir o DVD: "O Rei Leão", da Disney.
Após esse momento, que tal pedir-lhes para fazer uma ilustração sobre o filme? Distribua folhas de papel ofício com essa finalidade.
Uma vez que estaremos tratando de um assunto específico, por que não direcionar essa ilustração?
Peça-lhes que, ao ilustrar o filme, valorizem os aspectos relacionados à alimentação:
1) O que os leões comem?
2) O que os javalis e os suricatos comem?
3) Todos os animais se alimentam da mesma maneira?
4) O que os seres humanos comem?
Após a ilustração, organize um livro com as crianças, que pode ser intitulado: “O Rei Leão: observando os hábitos alimentares dos animais”. Você pode confeccionar a capa com uma folha de cartolina colorida e pode pedir a ajuda delas para ilustrá-la.
Oportunize uma discussão com a turma sobre o assunto. Assim como existem diferentes tipos de animais também existem diferentes hábitos alimentares entre eles. De acordo com esses hábitos, os animais podem ser carnívoros, herbívoros e onívoros. Faça uma lista, utilizando alguns animais que aparecem no filme, e separe-os a partir desses hábitos.
HERBÍVOROS |
CARNÍVOROS |
ONÍVOROS |
|
|
|
Leia o texto abaixo para enriquecer a discussão sobre o assunto:
Por dentro das cadeias alimentares:
Uma outra boa sugestão de leitura para essa finalidade é o capítulo: Os ecossistemas, do livro: Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”, de César Coll e Ana Teberosky.V
Valorize a noção de equilíbrio ecológico a partir da cadeia alimentar. Os vegetais a iniciam por serem produtores (através da fotossíntese), mas também são beneficiados pelos seres que decompõem o último animal da cadeia (bactérias e fungos), que não é consumido. Este animal acaba fertilizando o solo onde os vegetais crescem. Dessa maneira podemos perceber que a natureza está em equilíbrio constante.
Traga revistas para sala e divida as crianças em grupos. Ajude-as a montar diferentes cadeias alimentares e peça-lhes para identificar no cartaz os produtores e consumidores. Desta forma elas terão mais facilidade de guardar os conceitos trabalhados.
Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.saudeanimal.com.br/ecologia_cadeia_alimentar.htm
http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/
Organize duplas de trabalho e peça-lhes que escrevam um texto sobre cadeias alimentares. Escolha um dos textos e faça a revisão coletivamente, aproveitando o momento para fomentar a reflexão sobre os conhecimentos que elas já têm sobre a linguagem escrita. Será uma ótima oportunidade para pensar sobre os aspectos formais desse tipo de linguagem.
Você também pode enriquecer a aula com os seguintes vídeos que podem ser encontrados no site youtube:
Cadeia alimentar:
http://www.youtube.com/watch?v=9QABakIlVS4
http://www.youtube.com/watch?v=tpr_MQQZjk8&feature=fvsr
Você também pode montar um mural com todo o material produzido pelas crianças. Ele poderá se tornar uma preciosa fonte de consulta sobre a temática.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/bichos-injusticados-466.shtml
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Alimentação saudável”:
Aula 1- Amanda viaja pelo país das vitaminas.
Aula 2 – Conhecer a organização da pirâmide de alimentos e aprender os princípios de uma alimentação saudável.
Aula 3- Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° As crianças demonstraram o interesse pelo assunto?
2º A relação de interdependência entre os seres vivos foi entendida pelas crianças, assim como a noção de equilíbrio ecológico que participa dessa premissa?
3° Como cada criança compreendeu as particularidades do assunto?
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/04/2015
Quatro estrelasAchei essa proposta muito interessante. Começar o tema trabalhado com um filme é realmente significativo, pois atrai as crianças para o assunto. Também achei ótima a ideia de pedir para os alunos produzirem a cadeia alimentar com de imagens de revistas que eles mesmos procurarão. Gostaria de informar que o texto indicado (Por dentro das cadeias alimentares) não está mais disponível no link divulgado. Há outro lugar que podemos encontrá-lo? Parabéns pela atividade!
22/08/2012
Quatro estrelasGostei muito dessas sugestoes me ajudou bastante em minha aula.obrigado!
16/08/2012
Cinco estrelasAchei muito bom!!!
16/08/2012
Quatro estrelasAdorei as sugestões, e principalmente os alunos. a aula foi show!
13/06/2012
Quatro estrelasotimo
08/03/2012
Cinco estrelasachei otimo
01/08/2011
Cinco estrelasotima usei e deu certo