14/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
O/a professor/a perguntará aos alunos que poemas eles conhecem, ou se já ouviram alguém ler ou declamar poemas.
Depois deverá registrar as idéias dos alunos e discutir sobre o que é para eles querem saber acerca do tema.
Atividade 1 – Conhecendo poesias
1º momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
Em seguida propõe que os alunos façam o mesmo. As crianças são muito criativas, deixe que elas brinquem com as palavras, caso alguma criança precise de ajuda, peça para outro colega ajudar na rima, caso as crianças sintam dificuldade, o/a professor/a deverá ajudá-la.
2º momento - Tarefa direcionada aos alunos - Proponha aos alunos que procurem saber se no estado ou na cidade em que moram tem um poeta ou uma pessoa que gosta de fazer e declamar poesia. Caso tenha, marque uma entrevista, elabore com os alunos as perguntas e proporcione o contato, aproxime-os do autor e da sua obra literária.
3º momento – O/a professor/a deverá ler uma poesia.
A bailarina Cecília Meireles
fonte: http://loureiroarte.blogspot.com/2009/08/tarsila-do-amaral.html
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
fonte: http://bailarinadepano65.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Depois, o/a professor/a deverá chamar a atenção das crianças para as rimas, mostre que as rimas ajudam a marcar o ritmo mas que há poemas sem rima, e que nem por isso deixam de ter um ritmo. O/a professor/a deverá no momento da leitura ler diferentes poemas, incentivando as crianças a recitá-los.
4º momento - O/a professor/a poderá propor a ilustração da poesia, que poderá ser trabalhada bidimensionalmente ou tridimensionalmente, para tanto se faz necessário discutir com o grupo qual técnica será utilizada.
Sugestão: Trimensional - material: cabaças ou garrafas pets pequenas 250ml, massa de biscuit, tinta guache ou tecido, pincel, lápis, pequenos potes, paninhos e água.
Bidimensional - material: papel A4 ou cartolina, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, aquarela, pincel, pequenos potes, paninhos e água.
Atividade 2 - Criando poesias
1º momento – O/a professor/a deverá chamar a atenção dos alunos para os recursos gráficos, a disposição do texto no papel, a quantidade de estrofes e versos em cada estrofe, os poemas que parecem uma narrativa, como se fosse uma história e também a mensagem ou o tema de que trata a poesia. Para tanto, deverá propor aos alunos que criem seus poemas. Inicialmente o/a professor/a deverá incentivar a produção da poesia, questionando sobre um tema, por exemplo: Ser pai. O/a professor/a poderá iniciar a poesia:
Este seria um mote para que os alunos iniciassem suas poesias. Dessa forma, cada aluno criará um verso e no final a poesia estará pronta para ser declamada.
2º momento - O/a professor deverá propor que formem pequenos grupos e criem poesias, para tanto será necessário que levantem os temas juntamente com os alunos, sugerindo que escrevam as poesias de brincadeiras, danças, jogos e românticas como por exemplo: escrever em papeis com forma de coração.
fonte: http://come-se.blogspot.com/2008_02_01_archive.html
Atividade 3 - Elaborando um Sarau Poético
1º momento – O/a professor/a deverá organizar juntamente com as crianças um sarau com as poesias produzidas pelos alunos. Para tanto, deverão elaborar os convites do sarau poético para serem entregues aos alunos da escola. Deverão também elaborar cartazes para divulgar o evento cultural, lembrando sempre de colocar o local, o dia e o horário.
fonte: http://sementinhasparacriancas.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
2º momento – O/a professor deverá propor a elaboração e criação de um cenário para o sarau, para tanto terão que pensar no tema da decoração (brinquedos, danças, doces, flores ou notas musicais), as crianças deverão participar da produção destes elementos, para tanto o/a professor/a deverá providenciar o material para a confecção: cartolinas coloridas, tesoura. Cola, hidrocor, pincel, tinta guache, lápis de cor, giz de cera e régua
Atividade 4 - Vivenciando um Sarau Poético
1º momento – O/a professor/a juntamente com os alunos deverão organizar um sarau poético, o qual convidarão os alunos, pais e professores da escola para participarem.
2º momento - O grupo deverá definir o prazo para inscrições, o dia, o local e o horário da apresentação. Juntos, alunos e professor/a montarão o cenário produzido na aula anterior para compor o local do evento. O sarau deverá ser apresentado para a comunidade escolar. Este evento deverá ser fotografado e se possível filmado para que as crianças possam fazer um avaliação critica da produção cultural elaborada por elas.
Pesquisar em livros, sites que abordem este tema. Organizar com os alunos caixinhas de poemas para serem lidas, memorizadas e declamadas na sala de aula.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil
http://www.revista.agulha.nom.br/infan01.html
Livros: Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles;
Berimbau e outros Poemas - Manoel Bandeira;
Qual a Palavra - Roseana Murray;
Eu chovo, tu choves, ele choves - Sylvia Orthof.
Os alunos serão avaliados se:
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/12/2014
Quatro estrelasMuito bom. Gostei muito desse Plano de Aula. Achei as ideias muito criativas e fáceis de implementar. Vocês estão de parabéns.
18/03/2013
Cinco estrelasAmei sua aula, você esta de parabéns.Vou usar algumas sugestões para enriquecer minhas aulas também.
09/02/2013
Cinco estrelasadorei suas dicas,parabéns.posso fazer com meus alunos.eles irão adorar!
07/12/2012
Quatro estrelasBoa noite, este trabalhomerece parabéns! Sinto que é preciso o compartilhar de mais idéias e recuirso paraa educação em nosso país, pois precisamos fazer a diferença, tornando mais ricas e agradáveis nossas aulas. Quero muito receber mais materiais como este. Parabéns! P.S.: Estando em São Paulo, não enconteri meu município relacionado, mas sendo obrigatório...
07/04/2012
Quatro estrelasAdorei! todas as dicas, parabéns
01/01/2011
Cinco estrelasGostei, achei criativa e muito envolvente. Parabéns!! p
24/11/2010
Cinco estrelasPRECISAMOS CADA VEZ MAIS DE COMPETENCIAS COMO ESSA.PARABENS!!!!!!
20/11/2010
Cinco estrelasexelente estava prescisando da tela bailarina para fazer um trabalho da faculdade e so encontrei aqui o que estava prescisando.