Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CANTAR, RECITAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR

 

14/10/2010

Autor y Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  • Conhecer a linguagem poética;
  • Conhecer sobre a linguagem poética: ritmo, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica;
  • Apreciar sons e ritmos da linguagem poética;
  • Desenvolver o gosto pela leitura de poesias;
  • Reescrever uma poesia;
  • Produzir oralmente e por escrito poemas;
  • Utilizar as estratégias de leitura para ler poemas; 
  • Elaborar e organizar um sarau;
  • Elaborar e produzir  cartazes para divulgar o sarau;
  •  Vivenciar um sarau poético
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 O/a professor/a perguntará aos alunos que poemas eles conhecem, ou se já ouviram alguém ler ou declamar poemas.

 Depois deverá registrar as idéias dos alunos e discutir sobre o que é para eles querem saber acerca do tema.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Conhecendo poesias

 1º momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:  

  • Vocês sabem brincar com as palavras?
  •  Eu vou começar e vocês continuam.
  •  Nesse momento o/a professor fala seu nome acompanhado com uma palavra que rima.
  •  Meu nome é Gabriela e eu cozinho na panela.
  • Eu sou Gabriela e gosto de ficar na janela.  

 Em seguida propõe que os alunos façam o mesmo. As crianças são muito criativas, deixe que elas brinquem com as palavras, caso alguma criança precise de ajuda, peça para outro colega ajudar na rima, caso as crianças sintam dificuldade, o/a professor/a deverá ajudá-la.  

 2º momento - Tarefa direcionada aos alunos - Proponha aos alunos que procurem saber se no estado ou na cidade em que moram tem um poeta ou uma pessoa que gosta de fazer e declamar poesia. Caso tenha, marque uma entrevista, elabore com os alunos as perguntas e proporcione o contato, aproxime-os  do autor e da sua obra literária.

 3º momento – O/a professor/a deverá ler uma poesia.

A bailarina                                      Cecília Meireles

fonte: http://loureiroarte.blogspot.com/2009/08/tarsila-do-amaral.html  

  Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.

  Não conhece nem dó nem ré

  mas sabe ficar na ponta do pé

  Não conhece nem mi nem fá

  Mas inclina o corpo para cá e para lá.

  Não conhece nem lá nem si                                                              

  mas fecha os olhos e sorri.

  Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar

  e não fica tonta nem sai do lugar.

  Põe no cabelo uma estrela e um véu

  e diz que caiu do céu.  

  Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.   

  Mas depois esquece todas as danças,

 e também quer dormir como as outras crianças.

  fonte: http://bailarinadepano65.blogspot.com/2010_03_01_archive.html 

Depois, o/a professor/a  deverá chamar a atenção das crianças para as rimas, mostre que as rimas ajudam a marcar o ritmo mas que há poemas  sem rima, e que nem por isso deixam de ter um ritmo.  O/a professor/a deverá no momento da leitura ler  diferentes poemas, incentivando as crianças a recitá-los.

 4º momento - O/a professor/a poderá propor a ilustração da poesia, que poderá ser trabalhada bidimensionalmente ou tridimensionalmente, para tanto se faz necessário discutir com o grupo qual técnica será utilizada.

Sugestão: Trimensional - material: cabaças ou garrafas pets pequenas 250ml,  massa de biscuit, tinta guache ou tecido, pincel, lápis, pequenos potes, paninhos e água.

               Bidimensional - material: papel A4 ou cartolina, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, aquarela, pincel, pequenos potes, paninhos e água.

 Atividade 2  - Criando poesias  

 1º momento  – O/a professor/a deverá chamar a atenção dos alunos para os recursos gráficos, a disposição do texto no papel, a quantidade de estrofes e versos em cada estrofe, os poemas que parecem uma narrativa, como se fosse uma história e também a mensagem ou o tema de que trata a poesia. Para tanto, deverá propor aos alunos que criem seus poemas. Inicialmente o/a professor/a deverá incentivar a produção da poesia, questionando sobre um tema, por exemplo: Ser pai.  O/a professor/a poderá iniciar a poesia:   

  • Quando eu crescer vou ser pai,
  •  E meu filho não vai dizer ai, aiiii
  •  Vou passear de carro
  •  E brincar com ele no barro  

Este seria um mote para que os alunos iniciassem suas poesias.   Dessa forma, cada aluno criará um verso e no final a poesia estará pronta para ser declamada.

 2º momento  - O/a professor deverá propor que formem pequenos grupos e criem poesias, para tanto será necessário que levantem os temas juntamente com os alunos, sugerindo que escrevam as poesias de brincadeiras, danças, jogos e românticas como por exemplo: escrever em papeis com forma de coração.

fonte:  http://come-se.blogspot.com/2008_02_01_archive.html 

Atividade 3 - Elaborando um Sarau Poético

 1º momento – O/a professor/a deverá organizar juntamente com as crianças um sarau com as poesias produzidas pelos alunos. Para tanto, deverão elaborar os convites do sarau poético para serem entregues aos alunos da escola. Deverão também elaborar cartazes para divulgar o evento cultural, lembrando sempre de colocar o local, o dia e o horário.

fonte: http://sementinhasparacriancas.blogspot.com/2009_10_01_archive.html 

 2º momento  – O/a professor deverá propor a elaboração e criação de um cenário para o sarau, para tanto terão que pensar no tema da decoração (brinquedos, danças, doces, flores ou notas musicais), as crianças deverão participar da produção destes elementos, para tanto o/a professor/a deverá providenciar o material para a confecção: cartolinas coloridas, tesoura. Cola, hidrocor, pincel, tinta guache, lápis de cor, giz de cera e régua   

Atividade 4 - Vivenciando um Sarau Poético

 1º momento  – O/a professor/a juntamente com os alunos deverão organizar um sarau poético, o qual convidarão os alunos, pais e professores da escola para participarem.

  •   Definirão um grupo de alunos para fazerem as inscrições dos participantes;
  •   Discutirão como vai ser apresentação do sarau;.
  •   Textos produzidos por alunos;
  •   Textos de autores brasileiros;
  •   Apresentação musical.

 2º momento - O grupo deverá definir o prazo para inscrições, o dia, o local e o horário da apresentação. Juntos, alunos e professor/a montarão o cenário produzido na aula anterior para compor o local do evento. O sarau deverá ser apresentado para a comunidade escolar. Este evento deverá ser fotografado e se possível filmado para que as crianças possam fazer um avaliação critica da produção cultural elaborada por elas.

Recursos Complementares

Pesquisar em livros, sites que abordem este tema. Organizar com os alunos caixinhas de poemas para serem lidas, memorizadas e declamadas na sala de aula.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil 

http://www.revista.agulha.nom.br/infan01.html 

Livros:  Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles;

Berimbau e outros Poemas - Manoel Bandeira;

Qual a Palavra - Roseana Murray;

Eu chovo, tu choves, ele choves - Sylvia Orthof.

Avaliação

Os alunos serão avaliados se:

  •  Conhecem a linguagem poética;
  •  Conhecer os: ritmos, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica da linguagem poética;
  •  Apreciam sons e ritmos da linguagem poética;
  •  Desenvolvem o gosto pela leitura de poesias;
  •  Reescrevem uma poesia;
  •  Produzem poemas;
  • Utilizam as estratégias de leitura para ler poemas;  
  •  Elaboram e organizam um sarau;
  •  Vivenciam um sarau poético
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ronaldo Augusto de Alcantara, SINDPREV-AL , Alagoas - dijo:
    ronaldoaugusto@gmail.com

    12/12/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom. Gostei muito desse Plano de Aula. Achei as ideias muito criativas e fáceis de implementar. Vocês estão de parabéns.


  • JANAINA MIRANDA, Escola E.E.F.M.DONA BENTA , Rondônia - dijo:
    jana_educon@hotmail.com

    18/03/2013

    Cinco estrelas

    Amei sua aula, você esta de parabéns.Vou usar algumas sugestões para enriquecer minhas aulas também.


  • raimunda eliane sampaio de nojosa, escola monsenhor andré viana camurça , Ceará - dijo:
    tiaelianearaturi@hotmail.com

    09/02/2013

    Cinco estrelas

    adorei suas dicas,parabéns.posso fazer com meus alunos.eles irão adorar!


  • maria da penha rodrigues, EE "Vila Dirce II " , Tocantins - dijo:
    rodriguesmp2011@hotmail.com

    07/12/2012

    Quatro estrelas

    Boa noite, este trabalhomerece parabéns! Sinto que é preciso o compartilhar de mais idéias e recuirso paraa educação em nosso país, pois precisamos fazer a diferença, tornando mais ricas e agradáveis nossas aulas. Quero muito receber mais materiais como este. Parabéns! P.S.: Estando em São Paulo, não enconteri meu município relacionado, mas sendo obrigatório...


  • Claudia, Aluna do 5º semestre de pedagogia na Anhanguera , São Paulo - dijo:
    Claudiadria@hotmail.com

    07/04/2012

    Quatro estrelas

    Adorei! todas as dicas, parabéns


  • Katia Cristina, Matita Perê , Distrito Federal - dijo:
    katiacristinalouzada@gmail.com

    01/01/2011

    Cinco estrelas

    Gostei, achei criativa e muito envolvente. Parabéns!! p


  • ALEXANDRE RUFINO, EMEF GERCINA ELOY FREIRE , Paraíba - dijo:
    ALLESHANDRE@YAHOO.COM

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    PRECISAMOS CADA VEZ MAIS DE COMPETENCIAS COMO ESSA.PARABENS!!!!!!


  • debora silva araujo, unemat , Mato Grosso - dijo:
    debora.raujo@hotmail.com

    20/11/2010

    Cinco estrelas

    exelente estava prescisando da tela bailarina para fazer um trabalho da faculdade e so encontrei aqui o que estava prescisando.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.