Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Amanda viaja pelo país das vitaminas.

 

02/12/2010

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância das vitaminas como nutrientes indispensáveis para manter o bom funcionamento do corpo humano.

Ratificar os princípios de uma alimentação saudável.

Reconhecer os diferentes tipos de vitaminas e suas características, assim como a sua contribuição para manter em equilíbrio o funcionamento do corpo humano.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura do livro: Amanda no país das vitaminas- Leonardo Mendes Cardoso  

Princípios de uma alimentação saudável.

Os benefícios de uma alimentação saudável para o funcionamento do corpo humano. 

   

         

Estratégias e recursos da aula

Surpreenda as crianças com um mural com o seguinte título, após a leitura prévia do livro:

AMANDA E O PAÍS DAS VITAMINAS

Você também pode colocar os seguintes subtítulos:

QUEM É AMANDA?

O QUE É O PAÍS DAS VITAMINAS?

POR QUE ESSE PAÍS É TÃO ESPECIAL?

O QUE NÓS PODEMOS APRENDER COM ELE?

Será uma ótima oportunidade para trabalhar os conceitos discutidos no livro “Amanda no país das vitaminas”. Deixe que as crianças falem suas opiniões e as registre no mural. Peça a ajuda delas para fazer esse regsitro.

Após esse momento, divida a turma em duplas e pergunte:

VOCÊS SABEM O QUE SÃO AS VITAMINAS?

Oportunize uma discussão sobre o assunto a partir das respostas dadas pelas crianças. Em seguida, amplie as informações que eles já possuem a respeito do assunto trazendo um texto sobre o mesmo.

Alguns textos que podem ajudar a explorar o assunto:

Vitaminas e minerais são bem legais!

http://guiadobebe.uol.com.br/bb5a6/vitaminas_e_minerais_satildeo_bem_legais.htm  

O que são vitaminas?

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/tabela_vitaminas.htm 

Leia o texto escolhido com a turma. Faça uma leitura compartilhada, permitindo que várias crianças possam ajudá-lo nessa tarefa. É uma ótima oportunidade para verificar como você pode ajudá-las a melhorar a pontuação, entonação, entre outros aspectos. Nesse momento, também é possível esclarecer as dúvidas que possam surgir na leitura. Organize a turma em duplas e peça-lhes que respondam às perguntas apresentadas:

QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS PARA A NOSSA SAÚDE?

POR QUE AS VITAMINAS ESTÃO AGRUPADAS DE FORMA DIFERENTE?

POR QUE PRECISAMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA?

Peça a cada dupla que escreva e também ilustre a sua resposta. Recolha as folhas e guarde-as com você.  

Posteriormente, divida a turma em grupos e explore os diferentes tipos de vitaminas. Traga para a sala revistas e encartes de jornais e deixe que cada grupo fique responsável por confeccionar um cartaz referente a um determinado tipo de vitamina. Ajude as crianças nessa tarefa. Reforce a ideia que a ausência de uma vitamina específica (avitaminose) é responsável pelo surgimento de doenças. Precisamos ter uma alimentação balanceada, rica em diferentes tipos de vitaminas para termos saúde e um pleno funcionamento do corpo humano. Crie a oportunidade para que cada dupla apresente o seu cartaz para toda a turma, aproveitando para destacar informações importantes durante a apresentação dos trabalhos.

Complemente o mural iniciado anteriormente com todo o material produzido por elas sobre o assunto.    

Recursos Complementares

 No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto para a Educação Infantil. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas? http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/self-service-mirim-428193.shtml  

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° As crianças demonstraram interesse pelo assunto e entenderam a sua relevância para termos uma vida saudável?  

2° Como cada dupla/grupo reagiu diante das demandas apresentadas?

3° As crianças ampliaram as informações que já possuíam sobre o assunto?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • LEONARDO MENDES CARDOSO, LEONARDO MENDES CARDOSO , Goiás - dijo:
    leomc@cultura.com.br

    15/06/2012

    Cinco estrelas

    SOU O AUTOR DO LIVRO AMANDA NO PAÍS DAS VITAMINAS. NÃO CONSEGUI VISUALIZAR A AULA. GOSTARIA MUITO DE SABER COMO É PROCESSADA. OS PROFESSORES ENVOLVIDOS PODERIAM ME ENVIAR EM ALGUM OUTRO FORMATO QUE NÃO O ZIPADO? SEJA COMO FOR, É UM PRAZER TER MEU TRABALHO SERVINDO DE BASE PARA AÇÕES DESTA NATUREZA. LEONARDO MENDES CARDOSO


  • Gérson Alvarenga Monteiro, C COM EDUC DA LEGIAO DA BOA VONTADE , Alagoas - dijo:
    gerson-alvarenga@hotmail.com

    01/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante, parabéns, deu-me um "insight".


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.