02/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Identificar a importância das vitaminas como nutrientes indispensáveis para manter o bom funcionamento do corpo humano.
Ratificar os princípios de uma alimentação saudável.
Reconhecer os diferentes tipos de vitaminas e suas características, assim como a sua contribuição para manter em equilíbrio o funcionamento do corpo humano.
Leitura do livro: Amanda no país das vitaminas- Leonardo Mendes Cardoso
Princípios de uma alimentação saudável.
Os benefícios de uma alimentação saudável para o funcionamento do corpo humano.
Surpreenda as crianças com um mural com o seguinte título, após a leitura prévia do livro:
AMANDA E O PAÍS DAS VITAMINAS
Você também pode colocar os seguintes subtítulos:
QUEM É AMANDA?
O QUE É O PAÍS DAS VITAMINAS?
POR QUE ESSE PAÍS É TÃO ESPECIAL?
O QUE NÓS PODEMOS APRENDER COM ELE?
Será uma ótima oportunidade para trabalhar os conceitos discutidos no livro “Amanda no país das vitaminas”. Deixe que as crianças falem suas opiniões e as registre no mural. Peça a ajuda delas para fazer esse regsitro.
Após esse momento, divida a turma em duplas e pergunte:
VOCÊS SABEM O QUE SÃO AS VITAMINAS?
Oportunize uma discussão sobre o assunto a partir das respostas dadas pelas crianças. Em seguida, amplie as informações que eles já possuem a respeito do assunto trazendo um texto sobre o mesmo.
Alguns textos que podem ajudar a explorar o assunto:
Vitaminas e minerais são bem legais!
http://guiadobebe.uol.com.br/bb5a6/vitaminas_e_minerais_satildeo_bem_legais.htm
O que são vitaminas?
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/tabela_vitaminas.htm
Leia o texto escolhido com a turma. Faça uma leitura compartilhada, permitindo que várias crianças possam ajudá-lo nessa tarefa. É uma ótima oportunidade para verificar como você pode ajudá-las a melhorar a pontuação, entonação, entre outros aspectos. Nesse momento, também é possível esclarecer as dúvidas que possam surgir na leitura. Organize a turma em duplas e peça-lhes que respondam às perguntas apresentadas:
QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS PARA A NOSSA SAÚDE?
POR QUE AS VITAMINAS ESTÃO AGRUPADAS DE FORMA DIFERENTE?
POR QUE PRECISAMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA?
Peça a cada dupla que escreva e também ilustre a sua resposta. Recolha as folhas e guarde-as com você.
Posteriormente, divida a turma em grupos e explore os diferentes tipos de vitaminas. Traga para a sala revistas e encartes de jornais e deixe que cada grupo fique responsável por confeccionar um cartaz referente a um determinado tipo de vitamina. Ajude as crianças nessa tarefa. Reforce a ideia que a ausência de uma vitamina específica (avitaminose) é responsável pelo surgimento de doenças. Precisamos ter uma alimentação balanceada, rica em diferentes tipos de vitaminas para termos saúde e um pleno funcionamento do corpo humano. Crie a oportunidade para que cada dupla apresente o seu cartaz para toda a turma, aproveitando para destacar informações importantes durante a apresentação dos trabalhos.
Complemente o mural iniciado anteriormente com todo o material produzido por elas sobre o assunto.
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto para a Educação Infantil. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas? http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/self-service-mirim-428193.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° As crianças demonstraram interesse pelo assunto e entenderam a sua relevância para termos uma vida saudável?
2° Como cada dupla/grupo reagiu diante das demandas apresentadas?
3° As crianças ampliaram as informações que já possuíam sobre o assunto?
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/06/2012
Cinco estrelasSOU O AUTOR DO LIVRO AMANDA NO PAÍS DAS VITAMINAS. NÃO CONSEGUI VISUALIZAR A AULA. GOSTARIA MUITO DE SABER COMO É PROCESSADA. OS PROFESSORES ENVOLVIDOS PODERIAM ME ENVIAR EM ALGUM OUTRO FORMATO QUE NÃO O ZIPADO? SEJA COMO FOR, É UM PRAZER TER MEU TRABALHO SERVINDO DE BASE PARA AÇÕES DESTA NATUREZA. LEONARDO MENDES CARDOSO
01/06/2011
Cinco estrelasMuito interessante, parabéns, deu-me um "insight".