Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“OPERÁRIOS” DE TARSILA DO AMARAL: UM NOVO OLHAR

 

30/08/2010

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Conhecer a vida da artista Tarsila do Amaral;
  • Conhecer as obras de Tarsila do Amaral, especificamente “ Operários”;
  • Realizar uma releitura da obra “Operários” de Tarsila do Amaral; Confeccionar máscaras .
Duração das atividades
6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

Inicialmente o professor poderá perguntar às crianças se conhecem Tarsila do Amaral, se já ouviram ou viram suas obras.  

O professor poderá então motivar o grupo a conhecê-la através da leitura do livro: “A infância de Tarsila do Amaral”, de Carla Caruso.

Capa do livro: A infância de Tarsila do Amaral.

Nesse momento o professor apresenta a história e aborda a temática da infância de Tarsila e, em seguida provoca uma discussão sobre a infância da artista e as infâncias de cada um. Depois da leitura e conversa com a turma o professor sugere a turma uma aula no laboratório de informática, para visitar o site da artista (se não houver laboratório de informática o professor poderá realizar esta atividade de forma coletiva em um único computador em algum espaço da escola).   

2º MOMENTO

Antes de encaminhar os alunos para o laboratório de informática o professor deverá orientar na construção de um roteiro que oriente a pesquisa, neste caso: informações sobre a artista, suas obras e a história ou o contexto da realização de cada uma delas.

Apresentamos como sugestão para a visita à internet o seguinte site:

http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm  

Imagem do site: Tarsila do Amaral

Sugerimos ainda que o professor organize a turma em grupos menores, para que cada grupo pesquise com mais detalhes um dos aspectos.

As informações pesquisadas pelos grupos poderão ser apresentadas posteriormente em sala de aula.

3º MOMENTO

Nesse momento cada grupo apresenta as informações pesquisadas para toda a  turma, promovendo assim um momento de discussão sobre a temática.

Após essa apresentação o professor poderá sugerir um registro escrito sobre o que cada aluno aprendeu nessa aula sobre Tarsila do Amaral.

4º, 5º e 6º  MOMENTOS

Após realizar um estudo sobre a vida e a obra de Tarsila, orientamos que o professor apresente a possibilidade de construção de uma releitura de uma das obras de Tarsila. Sugerimos para essa construção uma releitura da obra: “Operários”.

Operários, 1933

Em um primeiro momento o professor apresenta a obra  “Operários” pede para que cada criança a observe, perceba seus detalhes, suas formas,  suas cores, fundo. Depois dessa apresentação o professor poderá falar um pouco sobre a obra e sugerir que a turma construa uma releitura da mesma.

Apresentamos como sugestão de uma releitura coletiva. Essa atividade apresenta uma experiência vivenciada por uma turma de 2º ano, que decidiu homenagear a escola. Para tanto, utilizamos máscara de gesso representando cada criança da turma e pintamos coletivamente no fundo a imagem da escola.

A construção das máscaras

Sugerimos dois tipos máscaras: a máscara de gesso e a máscara de papel. A máscara de papel pode ser observada no seguinte link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6931   na aula: “O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras”.

Já a máscara de gesso apresentaremos o seu passo a passo:

Essa imagem foi retirada do site: Como fazer tudo em artesanato  

Receita da máscara de gesso

Material:   

  • Atadura gessada (encontra-se em farmácias);
  • Vaselina ou algum creme gorduroso
  • Água  

 Modo de fazer:   

  1. Passe vaselina ou algum creme gorduroso no rosto da pessoa.
  2. Corte a atadura gessada em retângulos de aproximadamente 3/7cm.
  3.  Molhe um pedaço na água (coloque água em um prato) e retire rapidamente. Aplique no rosto da pessoa e alise delicadamente com os dedos para o gesso se espalhar pela atadura. (não deixe pontas levantadas).
  4. Cubra o rosto todo e repita o processo mais duas vezes.  
  5. Deixe secar alguns minutos e retire do rosto.
  6. Deixe secar até o outro dia.   

Construindo a releitura

Depois das máscars prontas as crianças deverão realizar a pintura das máscaras.

O desenho do fundo do painel.

Organizarão as máscaras no painel.

Painel concluido.

  

                                         

Após essas etapas, sugerimos a exposição dessa atividade.

Recursos Complementares

Sugerimos também o livro: Tarsila do Amaral, coleção mestre das artes no Brasil de Ângela Braga.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Realizaram as pesquisas orientadas pelo professor;
  • Participaram das discussões em sala sobre a vida e obra Tarsila do Amaral;
  • Participaram da construção da releitura da obra “Operários” de Tarsila.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Regina Rosa, Aretão Autonoma , Piauí - dijo:
    Rosaparentte@gmail.com

    13/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante a interatividade dos alunos com a confecção da releitura da obra dessa grande artista.


  • Camila , aula particular , São Paulo - dijo:
    inter.camila@gmail.com

    29/05/2012

    Cinco estrelas

    Quero muito fazer essa aula com os alunos de arte. Quanto as máscaras, há algum perigo de irritação na pele? Quanto tempo leva para tirar a máscara do rosto da criança? Obrigada pela atenção e parabéns pela ideia. Camila


  • Silvane Honorio da Silva, E.E.Dr. Felipe Moreira Caldas , Minas Gerais - dijo:
    silhonorio@yahoo.com.br

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Amei, vou ensinar meus alunos nas aulas de arte.


  • Tatiana Botini, CMEI Otília Teixeira Pinto , Paraná - dijo:
    tatibotini@hotmail.com

    22/09/2011

    Cinco estrelas

    Fantástica esta idéia das máscaras compondo a releitura da obra "Operários da Tarsila.


  • Lúcia Andréa Cardoso Dias, ESC MUN ENS FUN FERNANDO FERRARI , Rio Grande do Sul - dijo:
    lucia235@hotmail.com

    06/09/2011

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa a aula.


  • Helena Pokoieski, Escola municipal de ens. fund. Antonio Zambrycki , Rio Grande do Sul - dijo:
    hpokoieski@gmail.com

    21/11/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão de aulas a partir da Obra de Tarsila Amaral " os operários", muito criativa!


  • Miriam Ferraz, UMEI Padre Pedro Hermans , Pará - dijo:
    meiretuc09@hotmail.com

    27/09/2010

    Cinco estrelas

    Amei sua aula,Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.