Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Masculino e Feminino

 

14/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”;

-   Identificar nomes masculinos e femininos;

-  Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter o domínio da leitura e do código da escrita.

Estratégias e recursos da aula

 - livro: Engole esse choro, Lucianooo! – autora: Regina Lucia Pires Nemer, Ed. Ao Livro Técnico

 - fichas de atividades

 - jogo do Mico (2 a 6 participantes)

- bingo do masculino e feminino

  Atividade 1  

 Leia para a turma o livro: Engole esse choro, Lucianooo!

   Esta é a história de um menino que tem nove anos e se chama Luciano. Ele vem de uma família em que só nasciam meninas.Toda vez que a mãe esperava bebê, o pai escolhia um nome de menino, mas acabava nascendo uma menina. Então o jeito que encontrava era passar o nome para o feminino. Até que no quinto filho, o pai desistiu e foi a vez da mãe escolher: Luciana. Para a surpresa de todos, veio um menino. A mãe fez o inverso, passou o nome para o masculino. E assim, nasceu Luciano. A história quem nos conta é o próprio menino que tem a coragem de confessar que, às vezes, chora, coisa que seu pai não tolerava. “Qual o mal que existe em chorar . . .?”

   Aproveite a história para também trabalhar com a turma, a questão do choro, os sentimentos que podem gerar o choro. Quando é que alguém chora? O que leva alguém chorar? Converse sobre o preconceito de que homem não chora.  

 Faça um levantamento na turma de nomes de menina que podem ser passados para o masculino, ou vice-versa de meninos que podem passar para o feminino. Anote no quadro as possibilidades encontradas.

  Sugestão de ficha de atividades 1:   

  Você conheceu a história de Luciano.  Leia um trecho da história e faça o que se pede:

  “...meu pai pensava num menino e escolhia o nome. Como o menino não vinha, ele passava o nome para o feminino”.

   As irmãs de Luciano chamavam Renata, Fernanda, Paula e Flávia.  

 1) Que nomes o pai de Luciano pensou para seus filhos? Reescreva os nomes passando para o  masculino.   

 Renata             _______________________________                 

 Fernanda          _______________________________      

 Paula                _______________________________   

 Flávia               ________________________________  

 2) No quinto bebê, foi a mãe quem escolheu, mas como veio um menino, ela teve que transformar o nome.

 Então, virou Luciano. Que nome a mãe havia pensado para o bebê?  _____________________   

  3) Continue transformando, o nome masculino em feminino.   

      Gabriel     _______________             Márcio _______________             

      Cláudio     _______________              Luis     ______________              

      Nino          _______________              Rafael ______________                   

      Eduardo   _______________               Mariano _____________              

      Francisco _______________               Juliano _______________             

  Atividade 2  

 Trabalhe com a turma os pares de animais. Pergunte aos alunos por exemplo: Quem é a fêmea do cavalo?  Quem é a fêmea do leão? Quem é a fêmea do boi? E do carneiro?

 Provoque o grupo com alguns animais em que o nome, mesmo com a mudança de gênero, não modifica, como acontece com: jacaré, baleia, tartaruga, girafa, papagaio, entre outros.

 Então leve-os a perceber que neste caso, temos que acrescentar ao nome o termo macho ou fêmea. Assim dizemos, como exemplo, jacaré macho e jacaré fêmea.

 Proponha ficha de atividade com a correspondência entre os casais de animais.

 Uma outra sugestão para enriquecer o trabalho, seria brincar com a turma do jogo do mico que tem como objetivo formar os pares de bichos e fugir do mico.

 Providencie um jogo para cada grupo e explique as regras. Então divirtam-se com a brincadeira.

 Explore o gênero, também usando outros nomes: Qual é o feminino de homem? E de professor? E de doutor? E de autor? E de ator? Qual é o masculino de boneca? E de jogadora? E de irmã? E de princesa? E de rainha?

 Os alunos costumam ficar animados com os desafios e descobertas que fazem sobre os nomes. Leve a turma também a perceber que há nomes que servem para os dois gêneros, como dentista, entre outros.

 Outra possibilidade seria criar um bingo para identificar o feminino ou masculino de nomes sorteados. Elabore cartelas com as respostas. Será mais uma forma lúdica de corresponder os nomes quanto ao gênero e fixar o conteúdo.

   Atividade 3  

 Ofereça fichas de atividade em que transfiram o conhecimento de gênero, empregando em frases.

 Trabalhe antes o uso do artigo: o e a, combinando com o nome masculino ou feminino de forma garantir que ao substituir na frase, também modifiquem o artigo.

 Faça exercício anteriormente com lacunas para usar o ou a antes do nome.

 Exemplo: Descubra o que melhor vai combinar. Complete com o ou a:                    

  ____ homem    ____ mulher                           

   ____ boi        ____ vaca                  

   ____ atriz       ____  ator                                    

   ____ leão       ____ leoa                   

   ____ autor      ____ autora                               

   ____ cabra       ____ bode                     

   ____ rei           ____ rainha                         

   ____ égua        ____  cavalo

                                                                                     

      TRABALHANDO COM FRASES . . .

 Trabalhando com frases, proponha a reescrita em que substituam os nomes de acordo com o gênero pedido. Comece primeiro, fazendo junto com a turma para que os alunos possam compreender como funciona o exercício e aos poucos permita que continuem realizando com maior autonomia.     

  Sugestão de ficha de atividades 2:  

 1-Reescreva as frases, substituindo o nome destacado pelo feminino:

  a) O homem entrou no banheiro.  

  __________________________________________________  

 b) O gato mia no telhado.

  ___________________________________________________

  c) O jogador fez um gol.  

 ___________________________________________________

  d) O carneiro passeia pelo campo.     

 ____________________________________________________

  2- E se fosse masculino, como ficaria a frase?   

  a) A professora corrigiu a tarefa.

  _____________________________________________________

  b) A leoa caminha com o filhote.  

  ______________________________________________________  

  c) A irmã do João fez aniversário.

   ______________________________________________________   

  d) A égua participa da competição.

   ______________________________________________________    

Recursos Complementares

 Para trabalhar com a questão de que homem não chora e o que é de menino e de menina, seguem duas sugestões para leitura:

  - Livro: Faca sem ponta galinha sem pé, autora Ruth Rocha, Ed. Ática.

 http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_19.htm  

- Livro: Menino brinca de boneca?, autor Marcos Ribeiro, Ed. Salamandra.    

Veja informações sobre gênero no site:  

http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/masculino-e-feminino   

 Sugestão de jogo do mico: MICO da COPAG. Veja o jogo no site da empresa: www.copag.com.br

  

Avaliação

Na Atividade 1, observe o interesse dos alunos pela história do Luciano e a participação na conversa sobre choro. O que pensam sobre a ideia de que homem não chora? Veja os sentimentos apontados como motivo de alguém chorar. Avalie como responderam às questões da ficha de atividade 1, trabalhando com masculino e feminino a partir da história de Luciano.

Na Atividade 2, acompanhe o retorno que dão oralmente às questões apresentadas  sobre o gênero de animais e de outros nomes. Se utilizar o jogo do mico e/ou bingo, converse depois com o grupo sobre o que acharam da brincadeira e sobre as atitudes da turma durante o jogo. O que foi bom? O que não foi bom? O que poderia melhorar?

 Na Atividade 3, avalie como transferiram o conhecimento sobre gênero, substituindo os nomes nas frases. Observe como realizam a ficha de atividade 2 com autonomia. Neste momento, circule pela sala e interfira ainda se considerar necessário.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.