12/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Apresentar o sistema digestório às crianças.
Identificar os órgãos que o compõem e a função que cada um deles exerce neste sistema.
Reconhecer a contribuição deste sistema para o corpo humano.
Princípios de uma alimentação saudável.
O corpo humano e suas unidades estruturais e funcionais: células, tecidos, órgãos e sistemas.
Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.
Traga para a aula as seguintes imagens:
Você pode encontrá-las nos seguintes endereços eletrônicos:
http://pimentanocafe102fm.blogspot.com/2010/08/comer-demais-em-pouco-tempo-pode.html
http://sabrinaleaofono.blogspot.com/2010/06/orientacoes-quanto-alimentacao-para.html
Peça as crianças para imaginarem como conseguimos a energia necessária para realizarmos as nossas atividades diárias. Diante da resposta, não deixe de perguntar o que elas imaginam que acontece com os alimentos que consumimos:
1) Como eles são digeridos?
2) Como são transformados em energia para realizarmos nossas atividades diárias?
3) O que acontece com o que não é aproveitado pelo corpo humano?
Explique que a função do sistema digestório é processar os alimentos que consumimos, transformando-os em energia para que possamos realizar as nossas atividades diárias. Ele também elimina os resíduos não aproveitados pelo organismo através das fezes.
Leve à sala de aula mapas sobre o funcionamento do sistema digestório. Apresente os órgãos que o compõem e a sua funcionalidade, ressaltando que cada um deles trabalha com o outro de maneira articulada e integrada.
Você pode encontrá-lo no site:
http://mundodadanielly.blogspot.com/2010/05/um-pouquinho-de-escolaa.html
Uma ótima oportunidade para materializar o funcionamento do sistema digestório é exibir o seguinte vídeo (pode ser baixado do Youtube):
(tp://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU).
Utilize textos que ajudem a explicar um pouco melhor o sistema digestório:
http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-digestorio.html
http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../saude/index.htm
Outra boa sugestão de leitura pode ser o capítulo: Digestão do livro “ Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”, de César Coll e Ana Teberosky.
Leia o texto escolhido com as crianças, aproveitando o momento para esclarecer dúvidas e para ajudá-las na compreensão do texto, assim como para observar aspectos como pontuação e entonação. Se as crianças já conhecem os outros sistemas que compõem o corpo humano, ressalte que embora o sistema digestório tenha funções específicas, este não está isolado do resto do corpo humano, mas age de maneira integrada com eles. Mesmo que elas ainda não conheçam outros sistemas, o comentário é válido.
Organize-as em grupos e peça-lhes para destacar as principais informações contidas nos textos. Deixe-as apresentarem suas conclusões para os colegas, promovendo um debate sobre as informações aprendidas.
Apresenre a organização em grupos e leve massa de modelar para que elas construam o sistema digestório com esse material. Oriente-as a colocá-lo na metade de uma folha de papel pardo, para que seja possível escrever minimamente a função de cada órgão que o compõe. É uma ótima oportunidade para favorecer a aprendizagem dessas informações.
Após esse momento, faça um bingo com as palavras que caracterizam esse sistema.
Por exemplo:
|
|
|
|
|
|
|
|
1- Estômago 3- Intestino Grosso 5- Quimo 7- Pâncreas 9 - Esôfago
2- Vesícula Biliar 4- Intestino Delgado 6- Quilo 8- Bolo Alimentar 10- Dentes
(Você pode utilizar outras palavras)
Sorteie um número. Leia a definição da palavras correspondente a esse número. Se a criança tiver escolhido essa palavra, ela deverá marcá-la. Aproveite para tirar as dúvidas que ainda possam existir sobre o assunto.
Peça aos grupos para escrever minimamente as funções de cada órgão que compõe o sistema digestório. Peça-lhes também para pesquisar informações e imagens para, posteriormente, organizar uma exposição sobre a temática. As crianças poderão construir cartazes com esse material e poderão apresentar suas conclusões umas para as outras. Elas também poderão fazê-lo para crianças de diferentes anos de escolaridade. Será uma ótima oportunidade para sistematizar todas as informações aprendidas e realizar um intercâmbio com outras turmas e professores da escola. Se preferir, você também pode montar um mural com o mesmo material.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/buriti/fazendo/atividades/ati_cie4_uni1.pdf
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Alimentação saudável”
Aula 1- Amanda viaja pelo país das vitaminas.
Aula 2 – Conhecer a organização da pirâmide de alimentos e aprender os princípios de uma alimentação saudável.
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Foi possível articular o assunto às aulas sobre alimentação saudável?
2º As crianças demonstraram interesse?
3° Foi possível perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada compreendeu a importância do sistema digestório para o corpo humano e o seu funcionamento?
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/09/2013
Cinco estrelasmuito bom
12/10/2011
Três estrelasadorei
01/10/2011
Cinco estrelasAdorei esta aula certamente será de grande valia para nós professores compartilhar conhecimento e estratégias é necessário.