Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar o sistema digestório às crianças.

Identificar os órgãos que o compõem e a função que cada um deles exerce neste sistema.

 Reconhecer a contribuição deste sistema para o corpo humano. 

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Princípios de uma alimentação saudável.

O corpo humano e suas unidades estruturais e funcionais: células, tecidos, órgãos e sistemas.

Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Traga para a aula as seguintes imagens:

 

Você pode encontrá-las nos seguintes endereços eletrônicos:

http://pimentanocafe102fm.blogspot.com/2010/08/comer-demais-em-pouco-tempo-pode.html 

http://sabrinaleaofono.blogspot.com/2010/06/orientacoes-quanto-alimentacao-para.html  

Peça as crianças para imaginarem como conseguimos a energia necessária para realizarmos as nossas atividades diárias. Diante da resposta, não deixe de perguntar o que elas imaginam que acontece com os alimentos que consumimos:

1) Como eles são digeridos?

2) Como são transformados em energia para realizarmos nossas atividades diárias?

3) O que acontece com o que não é aproveitado pelo corpo humano?

Explique que a função do sistema digestório é processar os alimentos que consumimos, transformando-os em energia para que possamos realizar as nossas atividades diárias. Ele também elimina os resíduos não aproveitados pelo organismo através das fezes.

 Leve à sala de aula mapas sobre o funcionamento do sistema digestório. Apresente os órgãos que o compõem e a sua funcionalidade, ressaltando que cada um deles trabalha com o outro de maneira articulada e integrada.

Você pode encontrá-lo no site:

http://mundodadanielly.blogspot.com/2010/05/um-pouquinho-de-escolaa.html 

Uma ótima oportunidade para materializar o funcionamento do sistema digestório é exibir o seguinte vídeo (pode ser baixado do Youtube):

 (tp://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU).

Utilize textos que ajudem a explicar um pouco melhor o sistema digestório:

http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-digestorio.html 

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../saude/index.htm 

Outra boa sugestão de leitura pode ser o capítulo: Digestão do livro “ Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”, de César Coll e Ana Teberosky.

 Leia o texto escolhido com as crianças, aproveitando o momento para esclarecer dúvidas e para ajudá-las na compreensão do texto, assim como para observar aspectos como pontuação e entonação. Se as crianças já conhecem os outros sistemas que compõem o corpo humano, ressalte que embora o sistema digestório tenha funções específicas, este não está isolado do resto do corpo humano, mas age de maneira integrada com eles. Mesmo que elas ainda não conheçam outros sistemas, o comentário é válido.

Organize-as em grupos e peça-lhes para destacar as principais informações contidas nos textos.  Deixe-as apresentarem suas conclusões para os colegas, promovendo um debate sobre as informações aprendidas. 

Apresenre a organização em grupos e leve massa de modelar para que elas construam o sistema digestório com esse material. Oriente-as a colocá-lo na metade de uma folha de papel pardo, para que seja possível escrever minimamente a função de cada órgão que o compõe. É uma ótima oportunidade para favorecer a aprendizagem dessas informações.

Após esse momento, faça um bingo com as palavras que caracterizam esse sistema.

Por exemplo:

1- Estômago           3- Intestino Grosso      5- Quimo    7- Pâncreas  9 - Esôfago

2- Vesícula Biliar      4- Intestino Delgado    6- Quilo      8- Bolo Alimentar  10- Dentes

(Você pode utilizar outras palavras)

Sorteie um número. Leia a definição da palavras correspondente a esse número. Se a criança tiver escolhido essa palavra, ela deverá marcá-la. Aproveite para tirar as dúvidas que ainda possam existir sobre o assunto. 

Peça aos grupos para escrever minimamente as funções de cada órgão que compõe o sistema digestório. Peça-lhes também para pesquisar informações e imagens para, posteriormente, organizar uma exposição sobre a temática. As crianças poderão construir cartazes com esse material e poderão apresentar suas conclusões umas para as outras. Elas também poderão fazê-lo para crianças de diferentes anos de escolaridade. Será uma ótima oportunidade para sistematizar todas as informações aprendidas e realizar um intercâmbio com outras turmas e professores da escola. Se preferir, você também pode montar um mural com o mesmo material.

Recursos Complementares

 No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/buriti/fazendo/atividades/ati_cie4_uni1.pdf 

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Alimentação saudável”

Aula 1- Amanda viaja pelo país das vitaminas.

 Aula 2 – Conhecer a organização da pirâmide de alimentos e aprender os princípios de uma alimentação saudável. 

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Foi possível articular o assunto às aulas sobre alimentação saudável?

2º As crianças demonstraram interesse?

3° Foi possível perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada compreendeu a importância do sistema digestório para o corpo humano e o seu funcionamento?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.