Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BILHETE: introdução do gênero textual

 

12/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função social do bilhete, através de discussão oral.

Identificar, através de modelos, o gênero textual bilhete e suas características (destinatário, assunto. despedida, assinatura e data).

Ler e interpretar alguns bilhetes, identificando as características do gênero.

Escrever e ampliar o conhecimento sobre o gênero, produzindo bilhetes sobre temas suscitados em aula.

Tecer comentários sobre os bilhetes produzidos em sala de aula. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham algum conhecimento do que seja um bilhete.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula uma caixa contendo (cinco) bilhetes com assuntos variados.

2. Chamar um aluno e pedir que retire um bilhete da caixa e leia, em voz alta, para os colegas, e assim sucessivamente, com os outros bilhetes.

3. A seguir, iniciar uma conversa orientada sobre as características e estrutura do gênero textual bilhete.

Professor: Mostre para os seus alunos que bilhete é um tipo de carta simplificada (uma mensagem curta e objetiva), por isso é preciso ir direto ao assunto. Aproveite para citar a importância do papel social da escrita, que se reflete, por exemplo, numa letra legível e numa estrutura de ideias bem organizada.

4. Apresentar aos alunos um cartaz contendo o seguinte bilhete.

        Mamãe, (destinatário; nome de quem vai receber o bilhete)

        Hoje, depois da aula, vou para a casa da Elaine fazer um trabalho de história. Se você puder, me busque às 18 horas. Me ligue mais tarde confirmando.(assunto do bilhete)

        Beijos, (despedida)

                                                                Marina. (remetente; nome de quem escreveu o bilhete)

        

5. Conversar com os alunos sobre o bilhete do cartaz, salientando que o bilhete é um gênero textual que possui algumas caracteristicas próprias. Ele deve conter o nome de quem vai receber o bilhete (destinatário), o assunto, que deverá ser curto e objetivo; a despedida e a assinatura de quem escreveu (remetente).

6. Entregar aos alunos uma folha contendo vários modelos de bilhetes.

.

Bilhete A:

       Juca,

       Estou com gripe e não posso ir à sua festa.

       Você poderia mandar um pedaço de bolo e alguns brigadeiros pelo Carlos?

       Feliz aniversário!

                                                                                  Luís.

                                                                                  30/08/2010

Bilhete B:

      Mãe,

      Depois da aula, vou almoçar na casa da tia Carla. Ficarei por lá até você ir me buscar.

      Tchau,    

                                                                                 Jorginho.

                                                                                 05/09/2010

Bilhete C:

       Igor,

       Deixe a encomenda com a Alessandra. Passarei à tarde para pegar.

       Um abraço,

                                                                               Chicão.

                                                                               10/09/2010

7. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa dos bilhetes.

8. Fazer a leitura oral dos bilhetes.

9. A seguir, realizar a interpretação oral dos bilhetes lidos.

a) Qual é o destinatário do bilhete

A?                               B?                                    C?

b) Qual a mensagem do bilhete

A?                              B?                                     C?

c) Qual a despedida do bilhete

A?                              B?                                     C?

d) Qual o remetente do bilhete

A?                             B?                                      C?

e) Imagine que o bilhete C fosse lido por uma pessoa que não fosse o destinatário. Seria possível saber qual é a encomenda a que se refere o bilhete? 

*Por que motivo não é possível conhecer essas informações?

R:  Porque essa informação não foi mencionada no bilhete.

10. Entregar aos alunos uma outra folha contendo outros bilhetes.

Bilhete 1.

     Tia Laura,

     No meu aniversário quero ganhar uma mochila nova!

     Falou?

                                                            Luís.

Bilhete 2.

     Clarinha,

     Fui ao supermercado fazer compras para o jantar. Não coma nada até eu voltar ou não terá apetite para comer depois.

                                                               

                                              Mamãe.                                                                                                                     28/08

Bilhete 3.

     Encontre-me, sem falta na casa do Ricardo para fazermos o trabalho de Ciências.

     Valeu!!

                                 

11. Propor aos alunos as seguintes atividades.

a) Ler silenciosamente os bilhetes.

b) Em relação ao 1º bilhete, responda:

* Quem é o destinatário?

* Quem é o remetente?

* Qual é o assunto tratado no bilhete?

* Qual parte que está faltando no bilhete? Complete-o.

c) Em relação ao 2º bilhete:

* Imagine que você é a Clarinha e responda, no quadro abaixo, o bilhete deixado por sua mãe. Não esqueça as partes que compõem um bilhete.

                   Mamãe,

d) Em relação ao 3º bilhete:

* Você conseguiria fazer o que pede no bilhete?

* O autor do bilhete conseguiu se comunicar por meio desse texto? Por quê?

* Reescreva o bilhete dando todas as informações necessárias para haver comunicação entre o produtor do texto e a pessoa a quem se destina a mensagem.

12. Que tal escrever um bilhete para um colega de outra sala?

a) Preparar uma caixa para guardarem os bilhetes.

b) Em uma folha avulsa, fazer um rascunho do bilhete que será enviado ao colega da outra sala.

c) Reler o bilhete e verificar se as palavras estão escritas corretamente, assim como a estrutura do bilhete. Conferir se usou os sinais de pontuação de forma adequada. A seguir, mostrar ao professor para que este faça a revisão antes de passar a limpo.

d) Colocar o bilhete na caixa e aguardar a resposta do colega.

13. Antes de colocar os bilhetes na caixa, os alunos deverão realizar uma discussão, com orientação do professor, sobre os bilhetes produzidos.

CAIXA DE BILHETES

Fonte: mundoagni.blogspot.com  

Professor: Antes de iniciar a troca de bilhetes, faça com os alunos um levantamento de possibilidades de assuntos que podem ser transformados em conteúdos para os bilhetes, ou sugira que no primeiro momento seja trabalhado a descrição, ocasião em que os alunos irão elaborar bilhetes com o objetivo de se conhecerem.

Antes de dar início à atividade, converse com o professor que leciona em outra sala. Também é interessante definir com os alunos qual o tempo de duração da troca de bilhetes.

Caso os alunos obtenham resposta dos bilhetes enviados, poderão confeccionar um cartaz para que fiquem expostos na sala de aula ou poderão colá-los no seu caderno de Língua Portuguesa.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor irá avaliar se o aluno:

Reconheceu a função social do bilhete, através de discussão oral.

Identificou, através de modelos, o gênero textual bilhete e suas características (destinatário, assunto. despedida, assinatura e data).

Leu e interpretou alguns bilhetes identificando as características do gênero.

Escreveu e ampliou o conhecimento sobre o gênero, produzindo bilhetes sobre temas suscitados em aula.   

Teceu comentários sobre os bilhetes produzidos em sala de aula. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 32 calificaciones

  • Cinco estrelas 26/32 - 81,25%
  • Quatro estrelas 5/32 - 15,62%
  • Três estrelas 1/32 - 3,12%
  • Duas estrelas 0/32 - 0%
  • Uma estrela 0/32 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.