12/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer a função social do bilhete, através de discussão oral.
Identificar, através de modelos, o gênero textual bilhete e suas características (destinatário, assunto. despedida, assinatura e data).
Ler e interpretar alguns bilhetes, identificando as características do gênero.
Escrever e ampliar o conhecimento sobre o gênero, produzindo bilhetes sobre temas suscitados em aula.
Tecer comentários sobre os bilhetes produzidos em sala de aula.
É necessário que os alunos tenham algum conhecimento do que seja um bilhete.
1. Levar para a sala de aula uma caixa contendo (cinco) bilhetes com assuntos variados.
2. Chamar um aluno e pedir que retire um bilhete da caixa e leia, em voz alta, para os colegas, e assim sucessivamente, com os outros bilhetes.
3. A seguir, iniciar uma conversa orientada sobre as características e estrutura do gênero textual bilhete.
Professor: Mostre para os seus alunos que bilhete é um tipo de carta simplificada (uma mensagem curta e objetiva), por isso é preciso ir direto ao assunto. Aproveite para citar a importância do papel social da escrita, que se reflete, por exemplo, numa letra legível e numa estrutura de ideias bem organizada.
4. Apresentar aos alunos um cartaz contendo o seguinte bilhete.
Mamãe, (destinatário; nome de quem vai receber o bilhete) Hoje, depois da aula, vou para a casa da Elaine fazer um trabalho de história. Se você puder, me busque às 18 horas. Me ligue mais tarde confirmando.(assunto do bilhete) Beijos, (despedida) Marina. (remetente; nome de quem escreveu o bilhete)
|
5. Conversar com os alunos sobre o bilhete do cartaz, salientando que o bilhete é um gênero textual que possui algumas caracteristicas próprias. Ele deve conter o nome de quem vai receber o bilhete (destinatário), o assunto, que deverá ser curto e objetivo; a despedida e a assinatura de quem escreveu (remetente).
6. Entregar aos alunos uma folha contendo vários modelos de bilhetes.
Bilhete A:
Juca,
Estou com gripe e não posso ir à sua festa.
Você poderia mandar um pedaço de bolo e alguns brigadeiros pelo Carlos?
Feliz aniversário!
Luís.
30/08/2010
Bilhete B:
Mãe,
Depois da aula, vou almoçar na casa da tia Carla. Ficarei por lá até você ir me buscar.
Tchau,
Jorginho.
05/09/2010
Bilhete C:
Igor,
Deixe a encomenda com a Alessandra. Passarei à tarde para pegar.
Um abraço,
Chicão.
10/09/2010
7. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa dos bilhetes.
8. Fazer a leitura oral dos bilhetes.
9. A seguir, realizar a interpretação oral dos bilhetes lidos.
a) Qual é o destinatário do bilhete
A? B? C?
b) Qual a mensagem do bilhete
A? B? C?
c) Qual a despedida do bilhete
A? B? C?
d) Qual o remetente do bilhete
A? B? C?
e) Imagine que o bilhete C fosse lido por uma pessoa que não fosse o destinatário. Seria possível saber qual é a encomenda a que se refere o bilhete?
*Por que motivo não é possível conhecer essas informações?
R: Porque essa informação não foi mencionada no bilhete.
10. Entregar aos alunos uma outra folha contendo outros bilhetes.
Bilhete 1.
Tia Laura,
No meu aniversário quero ganhar uma mochila nova!
Falou?
Luís.
Bilhete 2.
Clarinha,
Fui ao supermercado fazer compras para o jantar. Não coma nada até eu voltar ou não terá apetite para comer depois.
Mamãe. 28/08
Bilhete 3.
Encontre-me, sem falta na casa do Ricardo para fazermos o trabalho de Ciências.
Valeu!!
11. Propor aos alunos as seguintes atividades.
a) Ler silenciosamente os bilhetes.
b) Em relação ao 1º bilhete, responda:
* Quem é o destinatário?
* Quem é o remetente?
* Qual é o assunto tratado no bilhete?
* Qual parte que está faltando no bilhete? Complete-o.
c) Em relação ao 2º bilhete:
* Imagine que você é a Clarinha e responda, no quadro abaixo, o bilhete deixado por sua mãe. Não esqueça as partes que compõem um bilhete.
Mamãe,
|
d) Em relação ao 3º bilhete:
* Você conseguiria fazer o que pede no bilhete?
* O autor do bilhete conseguiu se comunicar por meio desse texto? Por quê?
* Reescreva o bilhete dando todas as informações necessárias para haver comunicação entre o produtor do texto e a pessoa a quem se destina a mensagem.
12. Que tal escrever um bilhete para um colega de outra sala?
a) Preparar uma caixa para guardarem os bilhetes.
b) Em uma folha avulsa, fazer um rascunho do bilhete que será enviado ao colega da outra sala.
c) Reler o bilhete e verificar se as palavras estão escritas corretamente, assim como a estrutura do bilhete. Conferir se usou os sinais de pontuação de forma adequada. A seguir, mostrar ao professor para que este faça a revisão antes de passar a limpo.
d) Colocar o bilhete na caixa e aguardar a resposta do colega.
13. Antes de colocar os bilhetes na caixa, os alunos deverão realizar uma discussão, com orientação do professor, sobre os bilhetes produzidos.
CAIXA DE BILHETES
Fonte: mundoagni.blogspot.com
Professor: Antes de iniciar a troca de bilhetes, faça com os alunos um levantamento de possibilidades de assuntos que podem ser transformados em conteúdos para os bilhetes, ou sugira que no primeiro momento seja trabalhado a descrição, ocasião em que os alunos irão elaborar bilhetes com o objetivo de se conhecerem.
Antes de dar início à atividade, converse com o professor que leciona em outra sala. Também é interessante definir com os alunos qual o tempo de duração da troca de bilhetes.
Caso os alunos obtenham resposta dos bilhetes enviados, poderão confeccionar um cartaz para que fiquem expostos na sala de aula ou poderão colá-los no seu caderno de Língua Portuguesa.
O professor irá avaliar se o aluno:
Reconheceu a função social do bilhete, através de discussão oral.
Identificou, através de modelos, o gênero textual bilhete e suas características (destinatário, assunto. despedida, assinatura e data).
Leu e interpretou alguns bilhetes identificando as características do gênero.
Escreveu e ampliou o conhecimento sobre o gênero, produzindo bilhetes sobre temas suscitados em aula.
Teceu comentários sobre os bilhetes produzidos em sala de aula.
Quatro estrelas 32 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2015
Cinco estrelasIdeias excelentes e de fácil aplicação prática. Contempla a essência do conteúdo. Parabéns!
19/02/2015
Cinco estrelasmuito bom!
06/02/2015
Cinco estrelasMuito bom. Foi satisfatório as minhas espectativas. Obrigada pela ajuda.
17/08/2014
Quatro estrelasA aula esta bem elaborada,criativa,animada e participativa. Podemos todo tempo trabalhar sem que o aluno ache a aula monótona.
02/08/2014
Cinco estrelasMuito boa a sequência dos bilhetes , é interessantíssimo organizarmos as atividades de acordo com cada dificuldade !!!
25/07/2014
Cinco estrelasMuito bom, A divisão dos tópicos; As oportunidades de aprendizagem dos alunos e professores; A criatividade na abordagem do tema; Obrigada.
23/06/2014
Cinco estrelasAmei! Era exatamente o que eu procurava. Parabéns.
25/05/2014
Cinco estrelasExcelente trabalho ,era exatamente o que eu estava precisando.
17/03/2014
Cinco estrelasGostei muito da estrutura da aula e, achei excelente a sugestão da 'caixa de bilhetes'. Parabéns.
14/11/2013
Cinco estrelasMuito completa toda a explição não adotei todos as estratégias mais acertei. Obrigada.
09/07/2013
Cinco estrelasMuito bom esse gênero textual Bilhete. Parabéns!!!!
30/06/2013
Cinco estrelasAmei a aula, as ideias são ótimas! Com certeza vou aproveitar para trabalhar na minha turma do terceiro ano. Sou professora na zona rural do município de Mulungu PB. Beijos!
05/06/2013
Três estrelasAchei muito interessante, vou trabalhar com meus alunos dessa forma.
26/05/2013
Cinco estrelasExelente aula. Prabéns.
13/05/2013
Cinco estrelasJá usei esta aula em outros anos e o resultado foi excelente. Na avaliação da aula feita pelos alunos, só houve elogios. Obrigada. Usarei novamente esta semana. (moro em Santos, mas leciono em Cubatão)
10/04/2013
Cinco estrelasAdorei a aula. Sou diretora e adoro ajudar os professores e a professora do 3º ano está trabalhando com bilhetes. Amanhão mesmo vou levar esta ideia para ela. Amei. Parabéns!!!!
17/02/2013
Quatro estrelasGostei muito desta aula e vou aplicar em minha turma. Parabéns! Cinthia
15/10/2012
Cinco estrelasexcelente elaboração dos questionários, os quais ajudam muito na ampliação do conhecimento dos educandos, e na compreensão da função social dele.
01/10/2012
Quatro estrelasMuito criativa e proveitosa. Parabéns!
24/07/2012
Cinco estrelasAdorei as aulas, me ajudou muito... Deus te abençoe!
01/06/2012
Cinco estrelasMuito boa a a aula e me ajudou bastante.
15/04/2012
Cinco estrelasGostei muito destas sugestões,poi irei desenvolvê-las com meus alunos.
12/04/2012
Cinco estrelasamei essa aula sobre bilhete, me ajudou muito beijossss!!!!!!! Re
26/03/2012
Cinco estrelasparabéns pelos modelos e, pela forma explicativa de como desenvolver o conteúdo. só pode ser 10.
17/03/2012
Cinco estrelasAdorei,vou usar na minha aula.
14/03/2012
Quatro estrelasOtima aula, dinâmica, mostrando a função social da escrita de forma clara.
12/03/2012
Cinco estrelasAdorei a sua aula muito criativa.
10/03/2012
Cinco estrelasBoa aula,gostei,usarei com a turma.
29/11/2011
Cinco estrelasAdorei a aula e me ajudou muito. Parabéns!!!
08/04/2011
Cinco estrelasAdorei, foi muito util.
27/03/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa sequencia de aulas.
01/03/2011
Cinco estrelasPARABÉNS , FIQUEI ADMIRADA DA FORMA QUE VOCÊ CONSEGUIU ELABORAR ESTA AULA,POIS ,ELA CONTEMPLA A MAIORIA DA NECESSIDADE DE INFORMACÕES QUE DEVERÁ SER OBTIDA PELOS ALUNOS E PRICIPALMENTE PROFESSORES.CASO VOCÊ TENHA AULAS CONTEMPLANDO OUTROS GÊNERO,GOSTARIA DE RECEBER PARA COMPARTILHAR COM OUTROS COLEGAS DE TRABALHO. ABRAÇOS!