Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo a “Evolução” das Regras do Basquete

 

12/10/2010

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A história da construção das regras do basquete desde o seu surgimento até os dias atuais, experimentando diferentes jogos.
  • Os motivos que ocasionaram as mudanças das regras da modalidade, interagindo com o espaço da quadra, materiais e seus colegas.
  • Os diferentes movimentos com os braços e com as pernas, ocupando diferentes espaços da quadra.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A História do Basquete 

Recursos: Texto – História do Basquete

Acesso ao texto pelo link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete.php (Acessado em 13/08/2010). 

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) irá propor a leitura do texto. A mesma será realizada pelos alunos e o(a) professor(a) destacará os principais potos que dizem respeito ao surgimento do basquete e suas primeiras regras.

Obs.: Pesquisa na internet. Professor(a), caso não queira utilizar o texto sugerido, poponha a formação de grupos, conduze-os  até a sala de informática e peça-os para pesquisarem a respeito da história das regras do basquete. Como referência, você poderá entregar um roteiro de pesquisa, com tópicos e perguntas a respeito do tema, como por exemplo: Ano em que foi criado o jogo de basquete? Onde o basquete surgiu? Como era jogado? Quais as principais características do jogo? Como o corpo se movimentava para realizar as jogadas? Para socializar os resultados da pesquisa o(a) professor(a) poderá distribuir cartazes para os grupos registrarem os achados e, por fim, compartilharem com os demais colegas.

Sugestão de sites para consulta:

http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html  (Acessado em 13/08/2010).

http://www.cbb.com.br/conheca_o_basquete.asp (Acessado em 13/08/2010). 

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm (Acessado em 13/08/2010)

http://basquetecataguases.com.br/historia.html (Acessado em 13/08/2010)

O professor poderá exibir algumas imagens relacionadas ao esporte para enriquecer as informações e tornar a aula mais atrativa:

 Fonte: http://osjbasquetebol.wordpress.com/historia-do-basquetebol/  (Acessado em 13/08/2010) 

 Fonte: http://gdgbasquetebol.blogspot.com/2010/08/historia-do-basquetebol-ii-como-tudo.html (Acessado em 13/08/2010)

 Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_i_Ao_fKCPRc/SI4Su0yFqEI/AAAAAAAAAJM/HW5IfM2_sgU/s1600-h/Basquetebol.jpg (Acessado em 13/08/2010) 

Atividade 2: Mirando na Cesta

Duração: Aproximadamente 10 minutos

Recursos: Bola de Futebol (pode ser utilizada também bola de vôlei ou de iniciação); Cesta improvisada. Obs.: Latas de lixo podem ser afixadas em algum suporte. É importante não colocá-las muito altas.

Descrição: Após o término da atividade 1, conduza os(as) alunos(as) até a quadra e peça-os para ocuparem diferentes espaços. Em seguida, solte uma bola de futebol e oriente-os para que cada aluno(a) tente arremessar a bola na cesta de basquete utilizando qualquer parte do corpo. Regras: Caso o espaço da quadra disponha de paredes laterais, o(a) aluno(a) poderá utilizá-las para favorecer a posse de bola, fazer “tabelinhas” etc. Para garantir a segurança dos(as) alunos(as), peça-os para não chutarem a bola forte.

Atividade 3: Aprendendo as Primeiras Regras do Basquete 

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Recursos: Situações do jogo anterior; reflexões do texto sugerido na atividade 1; bola de basquete.

Descrição: Professor(a), faça uma roda com os(as) alunos(as) e peça-os para relatarem os principais acontecimentos do jogo realizado, principalmente nos aspectos que dizem respeito a organização, ao espaço e às dificuldades encontradas. A partir dos relatos, o(a) professor(a) irá sugerir a introdução de novas regras ao decorrer da partida, tendo como referência as regras elaboradas ao longo dos anos até os dias atuais, como por exemplo:

  1. Não será permitido mais chutar a bola;
  2. Não será permitido o uso das paredes laterais;
  3. A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos;
  4. A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos);
  5. Um jogador não pode correr com a bola.
  6. O jogador deve arremessá-la do ponto onde pegá-la. Exceção será feita ao jogador que receba a bola quando estiver correndo a uma boa velocidade;
  7. Não será permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário;
  8. Formação de 2 equipes.
  9. Regras sugeridas pelos(a) alunos(as).

Regras atuais: http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp (Acessado em: 12/08/2010)  

Atividade 4: Basquete na Atualidade 

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Bola de Basquete

Descrição: Professor(a), divida a turma em times contendo 5 jogadores em cada e proponha partidas de basquete com duração de 5 minutos cada, fazendo valer as regras oficiais da atualidade.

Possibilidades de Ampliação: 

Quanto ao Espaço – O jogo pode ser realizado em qualquer espaço. A atividade 2 fica mais interessante quando praticada em algum lugar que tenha obstáculos, para que os mesmos sejam utilizados para auxiliar nas jogados individuais.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 os jogadores podem montar duplas e de mãos dadas formarem um “único jogador”.

Quanto ao Material: O professor poderá colocar mais bolas no jogo. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas). A cesta de basquete pode ser feita também com cabo de vassoura e balde vazado.

Recursos Complementares

Professor(a), o site abaixo apresenta importantes informações a respeito do basquete. Caso considere importante, utilize-o como fonte de pesquisa para subsidiar a construção das regras.

http://www.cbb.com.br/ (Acessado em 12/08/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam do texto? Como eles estão relacionados o texto com a nossa realidade? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras? dentre outras.

Ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi realizar as atividades tendo como referência as regras? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de realizar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.