12/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: A História do Basquete
Recursos: Texto – História do Basquete
Acesso ao texto pelo link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete.php (Acessado em 13/08/2010).
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) irá propor a leitura do texto. A mesma será realizada pelos alunos e o(a) professor(a) destacará os principais potos que dizem respeito ao surgimento do basquete e suas primeiras regras.
Obs.: Pesquisa na internet. Professor(a), caso não queira utilizar o texto sugerido, poponha a formação de grupos, conduze-os até a sala de informática e peça-os para pesquisarem a respeito da história das regras do basquete. Como referência, você poderá entregar um roteiro de pesquisa, com tópicos e perguntas a respeito do tema, como por exemplo: Ano em que foi criado o jogo de basquete? Onde o basquete surgiu? Como era jogado? Quais as principais características do jogo? Como o corpo se movimentava para realizar as jogadas? Para socializar os resultados da pesquisa o(a) professor(a) poderá distribuir cartazes para os grupos registrarem os achados e, por fim, compartilharem com os demais colegas.
Sugestão de sites para consulta:
http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html (Acessado em 13/08/2010).
http://www.cbb.com.br/conheca_o_basquete.asp (Acessado em 13/08/2010).
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm (Acessado em 13/08/2010)
http://basquetecataguases.com.br/historia.html (Acessado em 13/08/2010)
O professor poderá exibir algumas imagens relacionadas ao esporte para enriquecer as informações e tornar a aula mais atrativa:
Fonte: http://osjbasquetebol.wordpress.com/historia-do-basquetebol/ (Acessado em 13/08/2010)
Fonte: http://gdgbasquetebol.blogspot.com/2010/08/historia-do-basquetebol-ii-como-tudo.html (Acessado em 13/08/2010)
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_i_Ao_fKCPRc/SI4Su0yFqEI/AAAAAAAAAJM/HW5IfM2_sgU/s1600-h/Basquetebol.jpg (Acessado em 13/08/2010)
Atividade 2: Mirando na Cesta
Duração: Aproximadamente 10 minutos
Recursos: Bola de Futebol (pode ser utilizada também bola de vôlei ou de iniciação); Cesta improvisada. Obs.: Latas de lixo podem ser afixadas em algum suporte. É importante não colocá-las muito altas.
Descrição: Após o término da atividade 1, conduza os(as) alunos(as) até a quadra e peça-os para ocuparem diferentes espaços. Em seguida, solte uma bola de futebol e oriente-os para que cada aluno(a) tente arremessar a bola na cesta de basquete utilizando qualquer parte do corpo. Regras: Caso o espaço da quadra disponha de paredes laterais, o(a) aluno(a) poderá utilizá-las para favorecer a posse de bola, fazer “tabelinhas” etc. Para garantir a segurança dos(as) alunos(as), peça-os para não chutarem a bola forte.
Atividade 3: Aprendendo as Primeiras Regras do Basquete
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Recursos: Situações do jogo anterior; reflexões do texto sugerido na atividade 1; bola de basquete.
Descrição: Professor(a), faça uma roda com os(as) alunos(as) e peça-os para relatarem os principais acontecimentos do jogo realizado, principalmente nos aspectos que dizem respeito a organização, ao espaço e às dificuldades encontradas. A partir dos relatos, o(a) professor(a) irá sugerir a introdução de novas regras ao decorrer da partida, tendo como referência as regras elaboradas ao longo dos anos até os dias atuais, como por exemplo:
Regras atuais: http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp (Acessado em: 12/08/2010)
Atividade 4: Basquete na Atualidade
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bola de Basquete
Descrição: Professor(a), divida a turma em times contendo 5 jogadores em cada e proponha partidas de basquete com duração de 5 minutos cada, fazendo valer as regras oficiais da atualidade.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço – O jogo pode ser realizado em qualquer espaço. A atividade 2 fica mais interessante quando praticada em algum lugar que tenha obstáculos, para que os mesmos sejam utilizados para auxiliar nas jogados individuais.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 os jogadores podem montar duplas e de mãos dadas formarem um “único jogador”.
Quanto ao Material: O professor poderá colocar mais bolas no jogo. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas). A cesta de basquete pode ser feita também com cabo de vassoura e balde vazado.
Professor(a), o site abaixo apresenta importantes informações a respeito do basquete. Caso considere importante, utilize-o como fonte de pesquisa para subsidiar a construção das regras.
http://www.cbb.com.br/ (Acessado em 12/08/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam do texto? Como eles estão relacionados o texto com a nossa realidade? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras? dentre outras.
Ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi realizar as atividades tendo como referência as regras? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de realizar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!