07/10/2010
TRABALHANDO COM TEXTOS JORNALISTICOS NA ALFABETIZAÇÃO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
É importante que os alunos estejam no nível silábico da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos.
-Professor, o jornal é um suporte textual, ou seja, é um portador de texto, que nos permite ensinar os alunos a ler e escrever e também possibilita o letramento, pois desenvolve habilidades de leitura e escrita a partir de textos do seu cotidiano, que tem uma função social relevante.
-O trabalho com textos jornalísticos abrange tanto o ensino fundamental inicial quanto a EJA, pois permite uma adequação a linguagem e as especificidades dos dois segmentos, ou seja, podemos utilizar artigos, textos jornalísticos que estejam de acordo com estas faixas etárias. Contudo, temos que ficar atentos ao selecionarmos os textos, buscando sempre o enfoque adequado.
-Professor, nossa aula está estruturada em 3 momentos, porém ela pode ter desdobramentos a partir do interesse dos alunos.
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA: CAIXA SURPRESA
-A roda de conversa é um momento importante, pois possibilita o diálogo, a interação e a exploração do tema. Para as turmas infantis poderá fazer uma roda com todos sentados no piso, mas para as turmas da EJA organize as carteiras em circulo.
Fonte da imagem: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1259&bih=627&tbs=isch%3A1&sa=1&q=caixa+surpresa&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=&gs_rfai=
-Cubra uma caixa de papelão grande com papel colorido, escreva bem grande “CAIXA SURPRESA “, ela poderá ser útil em diversas atividades. Selecione jornais usados e coloque dentro da CAIXA SURPRESA e leve-a para o centro da roda.
-Para as turmas infantis mostre-lhes o suplemento infantil. Para os alunos da EJA, selecione um caderno que tenha notícias atuais, procure levar algum que tenha notícias de sua região, se existir.
TRABALHO EM GRUPO: CONHECENDO O JORNAL E PRODUZINDO NOTÍCIA.
Organize-os em grupos e distribua diversos jornais usados. Solicite que identifiquem os assuntos das seções que encontrarem.
-Cada grupo deverá recortar manchetes do jornal e guardar a notícia.
-Distribua folhas em branco para que eles colem e anotem o nome do jornal, a manchete ou título, a data e se tiver, o autor.
- Um grupo passará para o outro as manchetes que recortaram do jornal e cada aluno ou o grupo escreverá uma notícia para a manchete que recebeu. Depois, cada um apresentará sua notícia. Quem fez o recorte e tem a notícia da manchete dirá se o que o colega escreveu tem algo em comum com a notícia do jornal.
-Se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve seus alunos e acesse o sítio http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ , para as turmas infantis, mas as turmas da EJA podem acessar o sítio http://www.folha.uol.com.br/ , porém existem diversos sítios de jornais online que podem ser visitados.
2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
A ÁRVORE DO OTIMISMO.
- Professor, no dia anterior solicite aos alunos que recortem de jornais palavras ou frases que tenham uma idéia de otimismo, que transmita mensagens positivas e tragam para a escola.
-Esta atividade visa identificar palavras e frases que tenham idéias positivas, pois os jornais apresentam em sua grande maioria notícias ruins, tragédias e violências, por isso é necessário mostrar também que existem coisas boas acontecendo. Além deste enfoque vamos trabalhar as sílabas, palavras e frases, contextualizadas na atividade.
-Veja algumas palavras que os alunos do 2º ano C, da Escola de Educação Básica da UFU, trouxeram para a árvore do otimismo:
SAÚDE, RISO SOLTO, ESPERANÇA, CIÊNCIA, AMIGO É AQUELE QUE ABRE AS PORTAS DA CASA PARA VOCÊ, NOTÍCIA POSITIVA, 53 PESSOAS SOBREVIVEM A QUEDA DE AVIÃO, CIENTISTAS ATACAM CURA COM CÉLULA TRONCO, VOCÊ QUER VOCÊ PODE, MELHORA DO RACIOCÍNIO e outras.
-Construa com os alunos a “ÁRVORE DO OTIMISMO”, para isso você vai fazer um painel em forma de árvore e precisará de: ·
-Desenhe no papel pardo ou no papelão uma árvore grande, pois a copa dela será o painel aonde vamos colar as palavras e as frases. Se em sua turma tiver alunos com habilidades no desenho solicite que eles façam o desenho. Depois recorte e cole na parede da sala. Assim você poderá ir colando ou trocando as palavras e frases à medida que a copa for sendo ocupada.
-Cada aluno irá colar na árvore a palavra ou frase que trouxe, deverá ler e explicar para os colegas o que quer dizer aquela palavra ou frase.
Veja a árvore do otimismo do 2º ano C da Escola de Educação Básica da UFU:
Fonte: acervo da professora.
- Aproveite as palavras e frases e elabore atividades com elas, tais como:
1- Escolha cinco palavras da árvore do otimismo e separe-as em sílabas.
PALAVRAS |
SÍLABAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2- Reorganize as sílabas e descubra as palavras.
VO |
PO |
SI |
TI |
BRE |
SO |
VEM |
VI |
LA |
CE |
LU |
TAS |
POR |
PES |
AS |
SO |
3- Elabore uma frase para cada palavra retirada da árvore do otimismo, utilize a pontuação correta (, ! ? .).
1. Saúde
2. Ciência
3. Amigo
4. Esperança
3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
Fonte da Imagem: CD Clipart-vol 5.
-Professor, estabeleça um horário semanal para o JORNAL FALADO. Esta é uma atividade que vai além de uma aula, ela deverá ser desenvolvida ao longo do mês ou bimestre, até que todos os grupos apresentem.
-Os alunos deverão pesquisar e selecionar notícias de acordo com a seção estabelecida
-Divida a turma em grupos e indique a apresentação, veja uma sugestão:
Grupo 1- notícias de esportes, lazer;
Grupo 2- notícias da cidade (o que está acontecendo de importante);
Grupo 3- notícias do país (os fatos marcantes: eleição, grandes eventos);
Grupo 4- notícias culturais (filmes, teatro, livros, poemas );
Grupo 5- notícias com temas direcionados para crianças e para adolescentes.
-Uma vez por semana cada grupo apresenta o JORNAL FALADO. Após a apresentação é realizado um debate com a turma com o objetivo de discutir sobre o que foi apresentado e sobre a leitura dos alunos.
-Oriente os alunos sobre a postura para a apresentação, o tom de voz, a pontuação correta na hora da leitura.
_Se em sua escola tiver caixa de som e microfone, utilize na apresentação do jornal falado, isto motiva os alunos e enriquece a atividade, pois o aluno ouve sua voz, o que ajuda no desenvolvimento da leitura oral.
_Sugira que os grupos criem nomes para suas empresas de jornais, deixe que façam a discussão nos grupos e sugira que não podem usar nomes de empresas já existentes (Globo, Bandeirantes, SBT ou outras) podem fazer uma reconstrução dos nomes ou criar.
_Solicite que escrevam os nomes das empresas que representam em uma cartolina para servir de fundo no dia da apresentação.
_Outra estratégia que motiva os alunos, é solicitar que levem uma roupa diferente para colocarem no dia de sua apresentação no jornal falado, eles se sentem verdadeiros repórteres apresentadores.
_Trabalhe os sólidos geométricos e utilize caixas de papelão pequenas de dois tamanhos e construa com os alunos as câmeras para filmar os repórteres no dia da apresentação.
MURAL DA SALA
-Exponha as notícias no mural da sala, assim você terá dois espaços para a divulgação do trabalho dos alunos.
Acesse o sítio http://criancanegritude.blogspot.com/2006/11/jornal-listas.html nele você encontra uma lista de sítios somente de suplementos infantis.
-Professor, a avaliação deve permear todo trabalho, visando acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer um feedback relativo a metodologia que foi utilizada, por isso fique atento no desenvolvimento das atividades;
-Nas atividades relativas a árvore do Otimismo eles foram capazes de localizar frases, palavras e sílabas?
-Eles perceberam as características do texto jornalístico e foram capazes de produzir noticias, para isso, verifique a produção de texto.
-Utilize uma fixa de registro para as apresentações do jornal falado, é um ótimo momento para avaliar a leitura, fazer intervenções e crie um projeto de leitura que atenda as dificuldades.
-Eles se envolveram nas atividades, demonstraram interesse?
-Registre suas observações, assim você terá subsídios para planejar as próximas atividades.
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2013
Duas estrelasSerá que separar sílabas e elaborar frases para quem está sendo alfabetizado é uma boa proposta? No jornal existem diversos textos que poderiam ser trabalhados sem precisar que as crianças separem sílabas e escrevam frases, cumprindo a função do letramento.
10/06/2012
Quatro estrelasMuito interessante a proposta!!
05/05/2011
Quatro estrelasEste tipo de trabalho é bastante interessante, pois nos dá a idéia de como melhorar nossa prática inovando nossas aulas, no que se refere a produção da escrita que um dos maiores desafios de um professor alfabetizador