Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TRABALHANDO COM TEXTOS JORNALISTICOS NA ALFABETIZAÇÃO

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

TRABALHANDO COM TEXTOS JORNALISTICOS NA ALFABETIZAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ser capaz de localizar no texto do jornal: frases, palavras e sílabas;
  • Identificar as características do texto jornalístico;
  • Produzir uma notícia para o mural da sala ou da escola;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita por meio de textos de jornais;
  • Criar o habito de leitura.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 min – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos estejam no nível silábico da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos.

Estratégias e recursos da aula

-Professor, o jornal é um suporte textual, ou seja, é um portador de texto, que nos permite ensinar os alunos a ler e escrever e também possibilita o letramento, pois  desenvolve habilidades de leitura e escrita a partir de textos do seu cotidiano, que tem uma função social relevante.

-O trabalho com textos jornalísticos abrange tanto o ensino fundamental inicial quanto a EJA, pois permite uma adequação a linguagem e as especificidades dos dois segmentos, ou seja, podemos  utilizar artigos, textos jornalísticos que estejam de acordo com estas  faixas etárias. Contudo, temos que ficar atentos ao selecionarmos os textos, buscando sempre o enfoque adequado.

-Professor, nossa aula está estruturada em 3 momentos, porém ela pode ter desdobramentos a partir do interesse dos alunos.

  • Motivação: a caixa surpresa;
  • Roda de conversa, apresentação de diferentes jornais;          
  • Trabalho em grupo: conhecendo o jornal e produzindo notícia;           
  • Trabalhando com palavras e frases: a árvore do otimismo;            
  • Jornal  falado.

Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:         

  • Diversos Jornais usados com diferentes cadernos, ou seções; ·         
  • Textos de jornais retirados da internet;          
  • Tesoura, cola, lápis; pincel;           
  • Folha branca;          
  • Papel pardo ou papelão;         
  • Sítios da internet;          
  • Laboratório de Informática;        
  • Microfone, caixa de som.   

1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA: CAIXA SURPRESA

-A roda de conversa é um momento importante, pois possibilita o diálogo, a interação e a exploração do tema. Para as turmas infantis poderá fazer uma roda com todos sentados no piso, mas para as turmas da EJA organize as carteiras em circulo.

 

Fonte da imagem:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1259&bih=627&tbs=isch%3A1&sa=1&q=caixa+surpresa&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=&gs_rfai= 

-Cubra uma caixa de papelão grande com papel colorido, escreva bem grande “CAIXA SURPRESA “, ela poderá ser útil em diversas atividades. Selecione jornais usados e coloque dentro da CAIXA SURPRESA e leve-a para o centro da roda.

  • Questione-os sobre  o que tem dentro dela.   
  • Dê pistas do tipo: aqui tem o mundo, tem felicidade, tem tristeza,...
  • Deixe que a caixa passe pelo grupo e cada um fala uma palavra sobre o que imagina que tem lá dentro.
  • Crie suspense para motivá-los e depois de explorar bem, abra a caixa e mostre os jornais.
  • Questione qual a relação entre o que eles imaginaram que tinha lá dentro e o que realmente tem. (comprovação das hipóteses)
  • Explique-lhes que tem jornal com diversos assuntos inclusive para crianças.

-Para as turmas infantis mostre-lhes o suplemento infantil. Para os alunos da EJA,  selecione um caderno que tenha notícias atuais, procure levar algum que tenha notícias de sua região, se existir.

TRABALHO EM GRUPO: CONHECENDO O JORNAL E PRODUZINDO NOTÍCIA.

Organize-os em grupos e distribua diversos jornais usados. Solicite que identifiquem os assuntos das seções que encontrarem.

-Cada grupo deverá recortar manchetes do jornal e guardar a notícia.

-Distribua folhas em branco para que eles colem e anotem o nome do jornal, a manchete ou título, a data e se tiver, o autor.

- Um grupo passará para o outro as manchetes que recortaram do jornal e cada aluno ou o grupo escreverá uma notícia para a manchete que recebeu. Depois, cada um apresentará sua notícia. Quem fez o recorte e tem a notícia da manchete dirá se o que o colega escreveu tem algo em comum com a notícia do jornal.

-Se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve seus alunos e acesse o sítio http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ , para as turmas infantis, mas as turmas da EJA podem acessar o sítio   http://www.folha.uol.com.br/ , porém existem diversos sítios de jornais online que podem ser visitados.  

2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

A  ÁRVORE DO OTIMISMO.

- Professor, no dia anterior solicite aos alunos que recortem de jornais palavras ou frases que tenham uma idéia de otimismo, que transmita mensagens positivas e tragam para a escola.

-Esta atividade visa identificar palavras e frases que tenham idéias positivas, pois os jornais apresentam em sua grande maioria notícias ruins, tragédias e violências, por isso é necessário mostrar também que existem coisas boas acontecendo. Além deste enfoque vamos trabalhar as sílabas, palavras e frases, contextualizadas na atividade.

-Veja algumas palavras que os alunos do 2º ano C, da Escola de Educação Básica da UFU, trouxeram para a árvore do otimismo:

SAÚDE, RISO SOLTO, ESPERANÇA, CIÊNCIA, AMIGO É AQUELE QUE ABRE AS PORTAS DA CASA PARA VOCÊ, NOTÍCIA POSITIVA,  53 PESSOAS SOBREVIVEM A QUEDA DE AVIÃO, CIENTISTAS ATACAM CURA COM CÉLULA TRONCO, VOCÊ QUER VOCÊ PODE, MELHORA DO RACIOCÍNIO e outras.

-Construa com os alunos a “ÁRVORE DO OTIMISMO”, para isso você vai fazer um painel em forma de árvore e precisará de: ·         

  • Papel pardo ou papelão usado; ·         ·         
  • Cola, tesoura;
  • Pincéis coloridos.

-Desenhe no papel pardo ou no papelão uma árvore grande, pois a copa dela será o painel aonde vamos colar as palavras e as frases. Se em sua turma tiver  alunos com habilidades no desenho solicite que eles façam o desenho. Depois recorte e cole na parede da sala. Assim você poderá ir colando ou trocando as palavras e frases à medida que a copa for sendo ocupada.

-Cada aluno irá colar na árvore a palavra ou frase que trouxe, deverá  ler e explicar para os colegas o que quer dizer aquela palavra ou frase.

Veja a árvore do otimismo do 2º ano C da Escola de Educação Básica da UFU:

Fonte: acervo da professora.

- Aproveite as palavras e frases e elabore atividades com elas, tais como:

1- Escolha cinco palavras da árvore do otimismo e separe-as em sílabas.

PALAVRAS

SÍLABAS

2- Reorganize as sílabas e descubra as palavras.

VO

PO

SI

TI

BRE

SO

VEM

VI

LA

CE

LU

TAS

POR

PES

AS

SO

3- Elabore uma frase para cada palavra retirada da árvore do otimismo, utilize a pontuação correta (, ! ? .).

1. Saúde

2. Ciência

3. Amigo

4. Esperança    

3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

Fonte da Imagem: CD Clipart-vol 5.

-Professor, estabeleça um horário semanal para o JORNAL FALADO.  Esta é uma atividade que vai além de uma aula, ela deverá ser desenvolvida ao longo do mês ou bimestre, até que todos os grupos apresentem.

-Os alunos deverão pesquisar e selecionar notícias de acordo com a seção estabelecida

-Divida a turma em grupos e indique a apresentação, veja uma sugestão:

Grupo 1- notícias de esportes, lazer;

Grupo 2- notícias da cidade (o que está  acontecendo de importante);

Grupo 3- notícias do país (os fatos marcantes: eleição, grandes eventos);

Grupo 4- notícias culturais (filmes, teatro, livros, poemas );

Grupo 5- notícias com temas direcionados para crianças e para adolescentes.

-Uma vez por semana cada grupo apresenta o JORNAL FALADO. Após a apresentação é realizado um debate com a turma com o objetivo de discutir sobre o que foi apresentado e sobre a leitura dos alunos.

-Oriente os alunos sobre a postura para a apresentação, o tom de voz, a pontuação correta na hora da leitura.

_Se em sua escola tiver caixa de som e microfone, utilize na apresentação do jornal falado, isto motiva os alunos e enriquece a atividade, pois o aluno ouve sua voz, o que ajuda no desenvolvimento da leitura oral.

_Sugira que os grupos criem nomes para suas empresas de jornais, deixe que façam a discussão nos grupos e sugira que não podem usar nomes de empresas já existentes (Globo, Bandeirantes, SBT ou outras) podem fazer uma reconstrução dos nomes ou criar.

_Solicite que escrevam os nomes das empresas que representam em uma cartolina  para servir de fundo no dia da apresentação.

_Outra estratégia que motiva os alunos, é solicitar que levem uma roupa diferente para colocarem no dia de sua apresentação no jornal  falado, eles se sentem verdadeiros repórteres apresentadores.

_Trabalhe os sólidos geométricos   e utilize caixas de papelão pequenas de dois tamanhos e construa com os alunos as câmeras para filmar os repórteres  no  dia da apresentação.

MURAL DA SALA

-Exponha as notícias no mural da sala, assim você terá dois espaços para a divulgação do trabalho dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor, a avaliação deve permear todo trabalho, visando acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer um feedback relativo a metodologia que foi utilizada, por isso fique atento no desenvolvimento das atividades;

-Nas atividades relativas a árvore do Otimismo eles  foram capazes de localizar frases, palavras e sílabas?

-Eles perceberam as características do texto jornalístico e foram capazes de produzir noticias, para isso, verifique a produção de texto.

-Utilize uma fixa de registro para as apresentações do jornal falado, é um ótimo momento para avaliar a leitura,  fazer intervenções e crie um projeto de leitura  que atenda as dificuldades.

-Eles se envolveram nas atividades, demonstraram interesse?

-Registre suas observações, assim você terá subsídios para planejar as próximas atividades.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Josi, Centro de Formação , São Paulo - dijo:
    atpjosi@gmail.com

    16/09/2013

    Duas estrelas

    Será que separar sílabas e elaborar frases para quem está sendo alfabetizado é uma boa proposta? No jornal existem diversos textos que poderiam ser trabalhados sem precisar que as crianças separem sílabas e escrevam frases, cumprindo a função do letramento.


  • Débora, Escola de Ensino Fundamental , São Paulo - dijo:
    dreginadsa@yahoo.com.br

    10/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante a proposta!!


  • Claudete, Escola Armindo Ferreira Fraga - Governador Jorge Teixeira , Rondônia - dijo:
    cllaw_rocha12@hotmail.com

    05/05/2011

    Quatro estrelas

    Este tipo de trabalho é bastante interessante, pois nos dá a idéia de como melhorar nossa prática inovando nossas aulas, no que se refere a produção da escrita que um dos maiores desafios de um professor alfabetizador


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.