Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TRANSPORTES AÉREOS

 

09/09/2010

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer a vida e obra de Santos Dumont;
  • Identificar alguns tipos de aeronaves;
  • Diferenciar uma asa delta de um ultraleve;
  • Diferenciar um helicóptero de um avião;
  • Diferenciar um avião bimotor de um monomotor;
  • Conhecer um aeroporto,
  • Visitar uma aeronave.
  • Participar das atividades propostas
  • Cooperar com os colegas e professora.  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– QUEM FOI SANTOS DUMONT?

 1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças que vão estudar os  transportes aéreos e questionar:

  • O que é um transporte aéreo?
  • Quais os transportes aéreos que vocês conhecem?
  • Quem já andou de avião?
  • Quem gosta de andar de avião?

           O/a professor/a deverá registrar as falas das crianças e expor no mural. O/a professor/a deverá organizar uma pesquisa como tarefa de casa e as crianças farão juntamente com um adulto. Sugerir as crianças levarem de casa, livros, dvd’s , gravuras, revistas.

  • Quem foi Santos Dumont?
  • O que ele criou e quando?
  • Como era o nome de sua obra de arte.
  • Quais as aeronaves que vocês conhecem?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Wk000002.jpg   

2º Momento: O/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e pedir para  que elas leiam a pesquisa para todo o grupo, as que ainda não conseguem ler  terão a ajuda do professor.

3º Momento: O/a professor/a deverá dividir as crianças em grupos e pedir que elas organizem um cartaz com os dados de suas pesquisas, deixando-as decidir o que quiserem privilegiar de sua pesquisa. Depois que todos os grupos organizarem as suas idéias, pedir que cada grupo se apresente aos demais. Nesse momento o professor deverá ser o mediador das apresentações, como também aquele que dará ênfase as idéias colocadas pelas crianças ao longo das apresentações.

Sugestão de material: cartolina, cola, tesoura, hidrocor, lápis grafite, lápis de cor, recorte de revistas, jornais, panfletos.

 Atividade 2 –  AERONAVES PONTILHADAS

1º  Momento: O/a professor/a irá propor que as crianças façam uma pesquisa, na qual terão que trazer imagens de diferentes aeronaves, depois deverá organizar com as crianças o material da pesquisa. Em seguida, o/a professor/a pedirá que as crianças classifiquem as gravuras das aeronaves por tamanho. As aeronaves devem ser coladas em papel sufite e abaixo dela as suas características. Pode ser feito em duplas ou pequenos grupos. Sugestão de material: cartolina, cola, tesoura, hidrocor, lápis grafite, lápis de cor, recorte de revistas, jornais, panfletos

2º  Momento: O Professor deverá sentar com as crianças numa roda e pedir que as crianças apresentem as suas aeronaves ao grande grupo. O professor deverá listar no quadro os nomes das aeronaves e perguntar as crianças se já conheciam ou viajaram em algumas delas. Depois solicitar para a criança que viajou de avião descrever como foi essa experiência.

                            

3º  Momento: O professor deverá expor as aeronaves dos cartazes e pedir que cada criança crie uma história com uma dessas aeronaves. Depois cada criança irá ilustrar a sua história usando a técnica de pontilhismo com lápis cera derretido na vela.

Ao final da atividade as crianças deverão expor suas obras no mural. Obs: Técnica do pontilhismo 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo

 

http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Paul_Signac                                                                                                       

Atividade 3 – COMPARANDO AS AERONAVES

1º  Momento: O/a professor/a deverá sentar com as crianças e mostrar várias cartelas com gravuras de: asa delta, ultraleve, helicóptero, aeronaves . Pedir que as crianças as identifiquem. Na medida em que forem identificando pedir para uma criança escrever o nome embaixo. As gravuras que as crianças não conseguirem identificar, elas deverão buscar informações  no material que deverá está reservado na sala para pesquisa, e completar as cartelas que ficaram incompletas. Depois que as cartelas estiverem prontas, o/a professor/a colará no quadro duas gravuras e pedirá para que as crianças comparem e diferenciem as aeronaves. Nesse momento o professor deverá registrar no quadro ao lado das gravuras as falas das crianças.

 Por exemplo: 

  • Asa delta e ultraleve;
  • Helicóptero e avião;
  • Avião bimotor e avião monomotor.                   

http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/avioes-cruzando-os-ceus   

      http://www.forte.jor.br/page/29/                      

        eriberto.pro.br 

http://www.eriberto.pro.br/ultraleves/ 

guiadeesportes.com.br 

http://www.guiadeesportes.com.br/?secao=dinamica&area=cidades&cidade=1 (quando entrar o site clicar em asa delta)

 

obs: TODAS AS IMAGENS DOS TRANSPORTES AÉREOS SÃO DO SITE ABAIXO:

http://www.defesabr.com/fab/fab_embraer.htm 

        As cartelas e falas das crianças devem ser anexadas ao mural.     

2º  Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças na roda, dando a elas, a idéia de construírem um jogo de memória utilizando as cartelas acima criadas, e fazer outras cartelas com os nomes das aeronaves. Para o jogo poderão ser acrescentados outros meios de transportes que as crianças conhecem. O professor deverá levar para a sala as cartelas já cortadas. As crianças colarão as gravuras dos meios de transportes e os seus nomes.

  Atividade 4: VISITA AO AEROPORTO   

Obs: O professor deverá enviar aos pais um pedido de autorização para a aula de campo no aeroporto. Deverá solicitar o transporte da escola e ainda enviar ao aeroporto um oficio solicitando uma visita. Com o oficio em mãos e as autorizações dos pais, conversar com as crianças sobre a aula de campo e os objetivos da mesma.

  • Conhecer o aeroporto,
  • Identificar as aeronaves,
  • Conhecer uma tripulação e
  • Visitar uma aeronave.   

1º  Momento: O professor deverá conversar com as crianças antes de sair para  o aeroporto, relembrando os combinados e os objetivos dessa aula de campo. Registrar o passeio com filmagem ou fotos.  

2º  Momento: O professor ao retornar da aula de campo conversar com as crianças sobre a experiência vivida no aeroporto, e registrar as falas das crianças. Anexar no mural juntamente com as fotos   

3º  Momento: O professor deverá avaliar com as crianças a visita ao aeroporto e combinar com as crianças de fazer um grande painel retratando o aeroporto. Primeiramente, deverão combinar com qual cor do fundo do quadro, e deixar que cada criança pinte um pouco utilizando uma esponja. Depois cada criança deverá usar um papel A4 peso 40 para pintar uma aeronave, depois de pintadas e secas, cada criança deverá recortar a sua aeronave e colar no aeroporto já construído anteriormente. Expor o mural.   

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a vida e obra de Santos Dumont;
  • Identificam alguns tipos de aeronaves;
  • Diferenciaram uma asa delta de um ultraleve;
  • Diferenciaram um helicóptero de um avião;
  • Diferenciaram um avião bimotor de um monomotor;
  • Conheceram um aeroporto,
  •  Visitaram uma aeronave.
  •  Participaram das atividades de artes
  • Cooperaram com os colegas e professora na realização das atividades.  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.