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REPRODUÇÃO HUMANA: VIDA QUE GERA VIDA

 

01/12/2010

Autor y Coautor(es)
Zaida Barros Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia R. M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Investigar os sistemas reprodutores feminino e masculino

2) Diferenciar fecundação de reprodução

3) Reconhecer a importância da reprodução para a perpetuação da espécie humana

Duração das atividades
3 aulas ( 50minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Funcionamento do corpo humano como um todo integrado, bem como as modificações físicas que ocorrem na adolescência.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Professor/a este fato pode ser apresentado oralmente aos alunos/as, pode ser por escrito ou então através do uso uma transparência.

Apresentar o seguinte fato para os/as alunos/as:

O filho pergunta para a mãe:

_  Mamãe, como eu nasci?

_O médico tirou você da barriga da mamãe.

_Mas como eu fui parar na sua barriga?

_Como?

_Pra que você quer saber isso agora? Quando você crescer, sua professora de ciências vai te explicar isso tudo na escola...

REFLETINDO A SITUAÇÃO APRESENTADA:

Formar um círculo grande envolvendo todos os alunos e discutir esse fato:

a) Alguém já viveu uma situação semelhante a esta?

b) Vocês dialogam sobre as mudanças corporais com alguém de sua família? Quem?Quando? Em quais situações?

c) E com os amigos/as? Quando? Em quais situações?

d) E na escola? Quando? Quais aulas?Quais professores/as?

e) Vocês concordam que este assunto deva ser discutido somente nas aulas de ciências? Justificativa:

Professor/a: Promover uma discussão sobre estas questões e aproveite a oportunidade para explorar se há dialogo na família sobre o assunto. 

ATIVIDADE 2

 Exibição de vídeos:

 1) Sistema Reprodutor Masculino (1:41)

http://www.youtube.com/watch?v=ObRExD4zREk&feature=fvw 

2) Sistema Reprodutor Masculino (4:16)

 http://www.youtube.com/watch?v=vVkKRBIKK4E&feature=related 

                            

3) Sistema Reprodutor Feminino (7:29) 

http://www.youtube.com/watch?v=oyzwRzv2r5c  

4) Reprodução Humana (7:03)

http://www.youtube.com/watch?v=VCIJUMbW7iE 

Após a exibição dos vídeos solicite que os/as alunos/as formem um grande círculo e peça que todos escrevam  dúvidas que têm a respeito do sistema reprodutor masculino e feminino. Recolha-as em uma sacola e ao abrir cada pergunta, verifique se algum aluno/a, gostaria de explicar a questão solicitada, caso contrário, explique-a. Se necessário, utilize partes do filme para complementar a explicação.

 Professor, este é um bom momento para que os alunos/as se familiarizem com o funcionamento do organismo, com a anatomia e a fisiologia de ambos os sexos, com os processos de fecundação, gestação e reprodução. Aproveite para ressaltar a diferença entre fecundação e reprodução. Explore ao máximo estas questões para que os alunos/as possam tirar proveito delas para a sua própria vida.

ATIVIDADE 3

Professor/a: Projete estas imagens e explique-as. Outra sugestão é que sejam distribuídas para os/as alunos/as estas imagens. Solicite que seja feita uma legenda, identificando as partes que compõem cada sistema reprodutor.

Fonte de consulta: http://ciencias-blog-show.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

Fonte de consulta: http://cabaergasrega.blogspot.com/2009/10/sistema-reprodutor-masculino.html  

ATIVIDADE 4

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

INFORMÁTICA: Solicitar que os/as alunos/as realizem uma pesquisa para investigarem os avanços da medicina ligados à questão da reprodução e da fecundação. Este trabalho poderá ser feito em parceria com o/a professor/a da área de informática. A discussão deverá acontecer nas aulas de ciências.

ARTES: Construir modelos dos dois sistemas reprodutores (masculino, feminino) em cartolina, argila e ou sucata. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas, nas quais os/as alunos/as serão convidados a participarem das aulas, apresentando suas ideias, seus argumentos e suas aprendizagens

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Hugo Henrique Martins, Universidade Federal do Paraná , Paraná - dijo:
    hugohenriquemartins@hotmail.com

    27/02/2013

    Duas estrelas

    Os sites indicados como fonte para a atividade três está com uma qualidade ruim, sem contar que as informações não são bem referenciadas. E também as imagens precisam ser melhoradas.


  • Leticia Gabardo , UFPR , Paraná - dijo:
    leticiagw@hotmail.com

    27/02/2013

    Três estrelas

    O termo trompa de Falópio não deve mais ser utilizado. Em seu lugar a utilização do termo trompa uterina, pois fica mais claro o órgão ao qual estamos nos referindo. O primeiro vídeo "anatomia do sistema reprodutor" aparece uma imagem da ejaculação que poderá provocar equívoco nos alunos.


  • apolinaria gomes de loiola do couto, EE PROFESSOR CANDIDO GOMES , Minas Gerais - dijo:
    apolinarianavitoria@yahoo.com.br

    05/06/2012

    Cinco estrelas

    Elucidativa, simples, contextualizada.


Sem classificação.
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