01/12/2010
Claudia R. M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
1) Investigar os sistemas reprodutores feminino e masculino
2) Diferenciar fecundação de reprodução
3) Reconhecer a importância da reprodução para a perpetuação da espécie humana
Funcionamento do corpo humano como um todo integrado, bem como as modificações físicas que ocorrem na adolescência.
ATIVIDADE 1
Professor/a este fato pode ser apresentado oralmente aos alunos/as, pode ser por escrito ou então através do uso uma transparência.
Apresentar o seguinte fato para os/as alunos/as:
O filho pergunta para a mãe:
_ Mamãe, como eu nasci?
_O médico tirou você da barriga da mamãe.
_Mas como eu fui parar na sua barriga?
_Como?
_Pra que você quer saber isso agora? Quando você crescer, sua professora de ciências vai te explicar isso tudo na escola...
REFLETINDO A SITUAÇÃO APRESENTADA:
Formar um círculo grande envolvendo todos os alunos e discutir esse fato:
a) Alguém já viveu uma situação semelhante a esta?
b) Vocês dialogam sobre as mudanças corporais com alguém de sua família? Quem?Quando? Em quais situações?
c) E com os amigos/as? Quando? Em quais situações?
d) E na escola? Quando? Quais aulas?Quais professores/as?
e) Vocês concordam que este assunto deva ser discutido somente nas aulas de ciências? Justificativa:
Professor/a: Promover uma discussão sobre estas questões e aproveite a oportunidade para explorar se há dialogo na família sobre o assunto.
ATIVIDADE 2
Exibição de vídeos:
1) Sistema Reprodutor Masculino (1:41)
http://www.youtube.com/watch?v=ObRExD4zREk&feature=fvw
2) Sistema Reprodutor Masculino (4:16)
http://www.youtube.com/watch?v=vVkKRBIKK4E&feature=related
3) Sistema Reprodutor Feminino (7:29)
http://www.youtube.com/watch?v=oyzwRzv2r5c
4) Reprodução Humana (7:03)
http://www.youtube.com/watch?v=VCIJUMbW7iE
Após a exibição dos vídeos solicite que os/as alunos/as formem um grande círculo e peça que todos escrevam dúvidas que têm a respeito do sistema reprodutor masculino e feminino. Recolha-as em uma sacola e ao abrir cada pergunta, verifique se algum aluno/a, gostaria de explicar a questão solicitada, caso contrário, explique-a. Se necessário, utilize partes do filme para complementar a explicação.
Professor, este é um bom momento para que os alunos/as se familiarizem com o funcionamento do organismo, com a anatomia e a fisiologia de ambos os sexos, com os processos de fecundação, gestação e reprodução. Aproveite para ressaltar a diferença entre fecundação e reprodução. Explore ao máximo estas questões para que os alunos/as possam tirar proveito delas para a sua própria vida.
ATIVIDADE 3
Professor/a: Projete estas imagens e explique-as. Outra sugestão é que sejam distribuídas para os/as alunos/as estas imagens. Solicite que seja feita uma legenda, identificando as partes que compõem cada sistema reprodutor.
Fonte de consulta: http://ciencias-blog-show.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
Fonte de consulta: http://cabaergasrega.blogspot.com/2009/10/sistema-reprodutor-masculino.html
ATIVIDADE 4
VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
INFORMÁTICA: Solicitar que os/as alunos/as realizem uma pesquisa para investigarem os avanços da medicina ligados à questão da reprodução e da fecundação. Este trabalho poderá ser feito em parceria com o/a professor/a da área de informática. A discussão deverá acontecer nas aulas de ciências.
ARTES: Construir modelos dos dois sistemas reprodutores (masculino, feminino) em cartolina, argila e ou sucata.
http://cabaergasrega.blogspot.com/2009/10/sistema-reprodutor-masculino.html
http://ciencias-blog-show.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
A avaliação ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas, nas quais os/as alunos/as serão convidados a participarem das aulas, apresentando suas ideias, seus argumentos e suas aprendizagens
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/02/2013
Duas estrelasOs sites indicados como fonte para a atividade três está com uma qualidade ruim, sem contar que as informações não são bem referenciadas. E também as imagens precisam ser melhoradas.
27/02/2013
Três estrelasO termo trompa de Falópio não deve mais ser utilizado. Em seu lugar a utilização do termo trompa uterina, pois fica mais claro o órgão ao qual estamos nos referindo. O primeiro vídeo "anatomia do sistema reprodutor" aparece uma imagem da ejaculação que poderá provocar equívoco nos alunos.
05/06/2012
Cinco estrelasElucidativa, simples, contextualizada.