01/12/2010
Claudia R.M.G.Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
1) Identificar os diferentes órgãos do corpo humano e suas respectivas funções
2) Discutir o funcionamento do corpo humano como um todo
3) Estabelecer correlações entre os diferentes órgãos e sistemas para o funcionamento do corpo
4) Reconhecer a importância de cuidados ligados ao corpo humano visando a saúde
Células, tecidos, órgãos do corpo humano
Fonte de consulta: http://www.caaec.rcts.pt/sitios/ch.htm
ATIVIDADE 1
Texto para reflexão:
A professora Mariana explicava aos seus alunos que a digestão e a respiração são chamadas funções de nutrição. Atrasado, Joel abre a porta apressado e, antes mesmo de sentar-se, interrompe a professora:
_ A senhora deve estar enganada, professora. Como é que alguém vai comer ar? Respiração não tem a ver com nutrição!
Mariana percebeu que outros alunos tinham concordado com ele pois acenaram com a cabeça.
Questões para debate:
a) O que vocês pensam sobre o fato relatado?
b) Vocês concordam com Joel? Em qual/ais aspecto/s? Justifiquem suas respostas.
c) Se discordam de Joel? Em quais aspectos? Justifiquem suas respostas.
d) A partir destas respostas que conclusões podemos tirar em relação ao funcionamento do corpo humano?
ATIVIDADE 2
Trabalhando com o texto:
O Corpo Humano
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida. Veja abaixo, os principais órgãos e sistemas do corpo humano bem como outros textos importantes sobre anatomia, saúde e bem-estar. Fonte de consulta: http://www.webciencia.com/11_00menu.htm
Professor/a: faça a leitura oral deste texto e solicite que os/as alunos/as ressaltem os aspectos, por eles/as considerados mais relevantes. A partir destas considerações apresente o vídeo.
ATIVIDADE 3
http://pibidbioufpa.blogspot.com/2010/06/exercicio-sobre-o-corpo-humano.html
Vídeo: Uma viagem pelo corpo humano (3:16)
http://www.youtube.com/watch?v=6ISG9siyRgE&feature=related
Professor/a, solicite que os/as alunos/as respondam as seguintes questões:
1) Liste todos os sistemas do corpo humano que aparecem no vídeo
2) Discuta com seus colegas, quais são as funções/papéis que cada um deles têm e que garantem o funcionamento do nosso corpo.
3) Representar por desenhos a função de cada um.
4) Representação/dramatização a respeito da função de cada sistema. Cada grupo ficará com um sistema.
5) Solicitar que seja produzido um texto, explicando a importância da integração entre esses sistemas, para o funcionamento do corpo humano.
ATIVIDADE 3
BRINCANDO....MODELANDO... APRENDENDO.... E VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Entrar em contato com o/a professor/a de Artes e solicitar a sua contribuição para que seja feita uma atividade com os/as alunos/as, para que estes possam modelar órgãos do corpo humano, utilizando massinha, argila. Na impossibilidade de se obter estes materiais, utilizar cartolina, papel cartão e ou papelão.
BRINCANDO...EXERCITANDO...APRENDENDO....E VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Entrar em contato com o/a professor/a de Educação Física e solicitar a sua contribuição para que seja feita uma atividade com os/as alunos/as, para que estes/as possam pesquisar a importância de se praticar atividades físicas visando o bem estar e a saúde e também quais seriam as atividades recomendadas para a faixa etárias dos/as alunos/as.
CONTANDO...APRENDENDO...E VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Entrar em contato com o/a professor/a de Matemática e solicitar a sua contribuição para que seja feita uma atividade com os/as alunos/as, para que estes/as construam gráficos apontando as atividades físicas praticadas por eles/elas. Poderá ser feito um gráfico traçando o perfil como um todo e depois dois gráficos sendo um referente aos alunos e outro referente às alunas.
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Três estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/05/2015
Quatro estrelasEsse esquema de aulas, principalmente a atividade 3, proporciona ao aluno conhecer de maneira mais específica e conceitual as partes de seu corpo e suas respectivas funções. Trabalhar interdisciplinarmente é uma maneira de ajudá-los a associarem melhor o conhecimento que produzem ao longo do desenvolver das atividades. Acredito que podemos fazer com os alunos as massas de modelar e depois elaborar como seriam os órgãos e os sistemas.
10/04/2013
Cinco estrelasmuito legal esse site ele ensina o que a gente quer saber
05/11/2012
Três estrelasbom
29/09/2012
Cinco estrelasMuito bom.
21/08/2011
Uma estrelavoces podiam acrescentar mais coisa