Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Literatura de cordel na Alfabetização

 

01/09/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  •  Avance no processo de apropriação do sistema de escrita .   
  • Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”.  
  • Leia, compreendendo globalmente as palavras.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas, conheçam as letras do alfabeto e o modo de grafá-las.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nessa sequência didática os alunos irão refletir sobre as relações entre a fala e a escrita e, ao mesmo tempo, vivenciar situações concretas de usos sociais da escrita. Acreditamos que essa postura pedagógica auxilia às crianças, desde o início do processo de alfabetização, na construção de significações para os textos lidos e  no reconhecimento de suas funções sociais.

Atividade 1: Ouvindo e conhecendo a literatura de cordel

Objetivos: Conhecer a literatura de cordel e algumas de suas características.

1.1 Pergunte às crianças se elas já ouviram falar em cordel. Antes de trabalhar a definição desse gênero textual, proponha a elas a leitura do cordel “Brincadeira de criança”, retirado do site: http://tarciocosta.com.br/content/view/322/45/.

Entregue uma cópia para cada aluno, escreva o poema em um cartaz e deixe-o fixado na sala. É importante que, ao ouvir a leitura do professor, as crianças percebam a musicalidade e a melodia do cordel. Leia o nome do cordel e peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o assunto que será tratado. Logo após, faça a leitura de todo o texto.

BRINCADEIRA DE CRIANÇA   

UM BARQUINHO DE PAPEL

GIRA GIRA MEU PEÃO

CARRINHO DE ROLIMÃ

AMARELINHA NO CHÃO

QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO CÉU

VAI GANHAR MEU CORAÇÃO   

A PIPA NO AZUL DO CÉU

PULAR CORDA NO QUINTAL

BATE E VOLTA À BOLA QUEIMA

SEMPRE VENÇO NO FINAL

POIS BOM MESMO É SER CRIANÇA

 BRINCAR ATÉ PASSAR MAL   

O MUNDO É BOLA DE GUDE

É CIRANDA CIRANDINHA

PEGA PEGA É MAIS GOSTOSA

QUANDO A VEZ NÃO É A MINHA

SE ADULTO TEM INVEJA

QUE VOLTE A SER CRIANCINHA  

Ao final da leitura, peça às crianças que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Além disso, converse com a turma sobre a forma de declamar o cordel, o conteúdo que ele aborda e a sua estrutura. Você pode perguntar:

-“Como o cordel foi declamado?”

- “Ele tem rimas? Quais são? (leia cada estrofe para que os alunos identifiquem as rimas) Para que elas servem?”  

- “Que história o texto conta?”

 - “Quantos versos e estrofes têm o cordel?”             

Durante o processo de alfabetização, é importante que você faça às crianças perguntas que visem trabalhar a capacidade de produzir inferências. Por meio dessas questões, os alunos serão desafiados a ler o texto em suas entrelinhas, ou seja,  a perceber as informações que não estão ditas explicitamente. Abaixo, sugestões de perguntas:

 - “Por que, ao final da história, se diz":  

 “SE ADULTO TEM INVEJA   

QUE VOLTE A SER CRIANCINHA”   

- “Para o autor, qual a diferença entre ‘ser criança’ e ‘ser adulto’?

Os aprendizes deverão perceber que, nas "entrelinhas", o autor passa a seguinte informação: o adulto não brinca, enquanto a criança sim. Por isso, se tiver inveja deve voltar a ser criança.

Peça às crianças que colem o cordel no caderno para que, em outra aula, continuem o trabalho com esse texto.

1.2 Em outro dia, apresente às crianças algumas informações sobre o cordel. Mostre a imagem abaixo, retirada do site: http://renatabatata.files.wordpress.com/2009/05/cordel1.jpg e explique que os cordéis eram escritos em folhetos e penduradas em barbantes nas praças. Os cordelistas ficavam recitando seus cordéis para atrair compradores. 

Caso você tenha disponível, leve para a sala alguns folhetos de cordel e leia para as crianças. Aproveite para mostrar como ele é estruturado. Chame atenção para a capa, e o tamanho desse suporte. O site: http://www.slideshare.net/ianaj/cordel-peteca traz um bonito cordel, feito por alunos de uma escola pública.   

Sugerimos também que você declame um cordel que conta um pouco sobre a história desse tipo de poesia:  http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/projetocordelnaescola.htm:

LITERATURA DE CORDEL

É POESIA POPULAR

É HISTORIA CONTADA EM VERSOS

EM ESTROFES A RIMAR

ESCRITA EM PAPEL COMUM

FEITA PRA LER OU CANTAR.

OS FOLHETOS DE CORDEL

NAS FEIRAS ERAM VENDIDOS

PENDURADOS NUM CORDÃO

FALANDO DO ACONTECIDO,

DE AMOR, LUTA E MISTÉRIO,

DE FÉ E DO DESASSISTIDO.

A MINHA LITERATURA DE CORDEL

É REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL

E ORIENTA O CIDADÃO

A VALORIZAR O SEU POVO

E TAMBÉM A EDUCAÇÃO.

MAS TRATA DE OUTROS TEMAS:

DA LUTA DO BEM CONTRA O MAL,

DA CRENÇA DO NOSSO POVO,

DO ENGRAÇADO, COISA E TAL

E VOCÊ ACHA NAS BANCAS

POR APENAS UM REAL.           

 Leia cada estrofe e converse com os alunos sobre ela. A seguir, um exemplo de diálogo que pode ser feito ao término da primeira estrofe:

- “Vocês gostaram de escutar? Por quê?”

- “O que vocês aprenderam sobre o cordel?”

- “Onde ele é escrito?"

-"Ele é feito para ler só com os olhos ou para ler em voz alta para todos ouvirem? Por quê?”

 - “Aprendemos que o cordel é feito de rimas. O que são rimas? Quais as rimas dessa estrofe?”

Ao final da reflexão sobre cada estrofe, a turma deverá elaborar, coletivamente, um texto, contendo as principais características do cordel.   

Atividade 2: Estratégias para alfabetização a partir de cordéis

Objetivos: Remontar o cordel, observando o modo como ele é estruturado.                   

Reconhecer as unidades fonológicas: rimas, sílabas, início e término de palavras.                   

Familiarizar com a grafia e o significado das palavras chave do cordel.        

2.1 Refazendo o cordel. Retome o cordel “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”, registrado no cartaz, e proponha à turma o desafio de montá-lo em outro cartaz e fixá-lo em alguns locais da escola. Para isso, divida a sala em seis grupos e entregue para cada um uma folha de papel craft e as palavras de uma estrofe do cordel, escritas em uma ficha de cartolina. Nesta atividade, os alunos deverão consultar o cordel registrado no cartaz pela professora. Ao final, cada grupo deverá ter confeccionado uma estrofe do cordel, totalizando duas montagens de cada estrofe (dois cordéis).  

É importante alertar aos aprendizes para que sejam fies à estrutura original do cordel. Deverão observar o número de palavras em cada verso e a segmentação entre elas, por exemplo. Quando os cordéis estiverem montados, fixe-os no quadro e peça às crianças que façam a sua leitura coletiva. Nesse momento, a turma poderá conferir se o cordel confeccionado está de acordo com o original. Para isso, leia com os alunos cada verso, contando o número de palavras e identificando aquelas que rimam. Retome com as crianças a função da rima em um poema: fazer com que esse texto tenha sonoridade e melodia agradáveis e facilitar sua memorização.  

Em seguida, os alunos irão decidir o local da escola onde desejam fixar o cordel. Você pode orientar esse processo por meio de perguntas como:

- “Em que local da escola podemos fixar o cordel? Por quê?”

- “Nesse local, as pessoas poderão ler, com facilidade, o texto? Por quê?”

Ao final, os aprendizes deverão ir aos locais eleitos, fixar o cordel e avaliar se esses locais atendem aos critérios discutidos em sala.

2.2 Brincando com as rimas Proponha às crianças o jogo das rimas. Escreva as palavras do cordel (“BRINCADEIRA DE CRIANÇA”) que rimam em uma ficha e siga as seguintes instruções:

  • Organize os alunos em uma roda e peça que um deles segure um barbante.
  • Solicite à turma que leia as primeiras palavras rimadas, escritas nas fichas. Exemplo: CHÃO e CORAÇÃO.  
  • O aprendiz que estiver com o barbante deverá dizer outra palavra que rima com CHÃO/CORAÇÃO e jogar o rolo para um colega.
  • Cada aluno que receber o rolo também deverá dizer uma palavra que rima com CHÃO/CORAÇÃO.
  • À medida que as crianças falarem as palavras, você pode listá-las no quadro e chamar atenção para a sua grafia e o seu som.
  • Repita o mesmo procedimento com outras palavras do cordel.

2.3 Qual a minha brincadeira preferida. Divida a sala em duplas, distribua uma folha de ofício para cada uma, e leia novamente o cordel. As crianças deverão escolher um brinquedo ou brincadeira citada no texto para fazer o seguinte trabalho:  

  • Recortar de jornais ou revistas as letras que formam o nome da brincadeira escolhida, montá-lo na folha de ofício e desenhar a referida brincadeira.
  • Cada dupla irá ler para os colegas o nome da brincadeira eleita, dizer por que a escolheu e explicar como a desenhou. -
  • O trabalho poderá ser fixado no mural da sala.

Com esta atividade, as crianças começarão a se familiarizar com a grafia e som de algumas palavras chave do cordel. Esse procedimento é muito importante no processo de alfabetização, pois, essas palavras poderão servir de fonte de consulta para a reflexão e a escrita de outras palavras.

2.4 Lista de brinquedos e brincadeiras. Proponha às crianças a elaboração de uma lista de brinquedos e brincadeiras. Essa lista deverá ser iniciada com as brincadeiras citadas pelo cordel e completada com outros brinquedos e brincadeiras que os aprendizes conheçam. Explique os objetivos da lista: escrever as brincadeiras e os brinquedos com os quais a turma brincará. Em cada dia da semana, os alunos irão ler o nome de uma brincadeira, jogá-la no pátio da escola e marcar na lista. No momento de elaboração da lista, explique a forma de organização desse texto: geralmente, é estruturado com um item debaixo do outro, pois facilita a visualização e a leitura de cada um deles. Ao escrever cada brincadeira, estimule as crianças a levantarem hipóteses sobre a grafia das palavras. Além disso, é importante solicitar  a elas que identifiquem o número de sílabas e de letras das palavras e as suas letras iniciais e finais.

2.5 Jogo: “Qual é a brincadeira?”.  Desenhe, no chão do pátio da escola, círculos grandes com os nomes das brincadeiras trabalhadas. Divida as crianças em três grupos.  Você falará o nome de uma brincadeira para cada grupo e eles deverão se direcionar ao círculo em que está escrito esse nome. Em outro momento, você pode pedir que todos os alunos se direcionem ao nome de uma única brincadeira. É importante que você explore a letra inicial e final de cada palavra, o seu número de letras e de sílabas.

2.6 Com quem está a brincadeira? Em sala, entregue aos alunos, aleatoriamente, as brincadeiras escritas em uma ficha. Explique que, quando você falar o nome de uma brincadeira, o aluno que estiver com ele deverá fixa-lo no quadro. Explore também a letra inicial e final das palavras e o seu número de sílabas.

Atividade 3: Produzindo nosso cordel

Objetivos: Produzir um cordel, obedecendo o modo como ele é organizado.

Releia o texto “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA” e proponha aos aprendizes a produção de um cordel da turma. Como é a primeira vez que os alunos escreverão esse tipo de texto, sugerimos a elaboração de um cordel com esse mesmo tema, porém, que fale de outros brinquedos e brincadeiras, que são do seu cotidiano. O cordel deverá ser escrito coletivamente.

3.1 Explique à turma que a escrita de um texto envolve três etapas: planejamento, redação e avaliação. Convide os alunos a planejarem o texto, listando as brincadeiras que farão parte do cordel. Você pode deixá-las no canto do quadro. Assim, sempre que necessário, eles poderão retornar a esse registro para incluir alguma brincadeira no poema. Relembre, ainda, que o poema é formado por versos, que, por sua vez, formam estrofes. Os versos são curtos e, preferencialmente, deverão rimar.     

Sugerimos que você registre o cordel em um cartaz e os alunos em seu caderno. Após a escrita, leia o texto para a turma e peça que o avaliem. Deverão perceber se conseguiram produzir versos que rimam e se desejam modificar algo.             

3.2 Proponha aos alunos o desafio de escrever o cordel em um suporte semelhante ao usado pelos cordelistas. Assim, poderão levar o cordel para casa e mostrar a amigos e familiares. Distribua um pequeno caderno (com o tamanho aproximando de um quarto da folha de ofício. Você pode, por exemplo, cortar uma folha em quatro partes e grampear, formando um caderninho). Cada aprendiz deverá copiar o cordel no caderno, observando o tamanho da letra a ser usada, a organização do texto em versos e estrofes, o espaçamento entre as palavras e a sua grafia correta. Ao final, deverão fazer a capa do cordel, com uma bonita ilustração, e o nome do autor do texto.   

Atividade 4: Declamando cordel

Objetivo: Declamar o cordel em público

Proponha às crianças a declamação do cordel ao público da escola. Ela poderá ser feita no momento do início ou do término das aulas, ou em outra ocasião que você julgue pertinente.

Explique à turma que, para a realização da apresentação em público, é necessário planejar o que irão dizer e como dirão. Sugerimos que você ensaie com a turma o modo como cada aluno deverá se posicionar, o tom, a entonação de voz e o ritmo na declamação da poesia. Após a apresentação, peça aos aprendizes que avaliem a atuação de cada colega segundo os critérios discutidos anteriormente. 

Recursos Complementares

Para leitura do professor, sugerimos o livro: PINHEIRO, Elder; LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Cordel na sala de aula. São Paulo: Duas cidades, 2001.

Avaliação

Para verificar se os alunos avançaram no processo de apropriação do sistema do sistema de escrita, sugerimos as seguintes intervenções:

  • Distribua uma cópia do cordel “Brincadeiras de crianças” para a turma.
  • Dite algumas palavras do cordel e peça aos alunos que as circulem
  • Leia uma estrofe e peça aos alunos que marquem as suas rimas.
  • Faça o ditado de algumas brincadeiras e verifique se os alunos já estão estabelecendo relações entre a fala e a escrita.

Com essas atividades, você poderá perceber em que aspectos da aprendizagem os alunos avançaram e o que ainda necessita ser mais trabalhado.    

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 10/16 - 62,5%
  • Quatro estrelas 5/16 - 31,25%
  • Três estrelas 1/16 - 6,25%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ieda Santos, E.E.Dr.Euzébio Dias Bicalho , Minas Gerais - dijo:
    ieda.s.p.s@hotmail.com

    16/10/2013

    Cinco estrelas

    excelente


  • Elda Maria Santos Oliveira, Escola Sitio do Pica Pau Amarelo , Goiás - dijo:
    eldamariaso@hotmail.com

    17/09/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom! Gosto muito da literatura de Cordel. Tenho alguns textos em cordel. Sou professora e me interesso por coisas novas. Valeu mesmo. Parabéns!


  • adriana, IE Cardoso de Almeida , Alagoas - dijo:
    anadri@yahoo.com.br

    09/04/2013

    Cinco estrelas

    parabéns


  • Andréa Julia, Atuo em duas grandes escolas privadas da minha cidade , Rio de Janeiro - dijo:
    andreacy_julia@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta, mas preciso ressaltar que foi escrito "peão" em vez de "pião". Fico preocupada que por seu uma turma de 1º ano, a nossa atenção tem que ser redobrada em relação a escrita.


  • Cleudinéia Ferreira da Silva Costa, E M E F BREJO GRANDE DO ARAGUAIA , Pará - dijo:
    cleudineiaf.costa@gmail.com

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, você é muito criativa,gostei de sua aula.Pois é muito importante trabalhar Cordel em sala de aula, torna-se uma aula divertidissima.


  • Maria Lucia Soares, Escola Municipal Exuperio Gonçalves , Minas Gerais - dijo:
    professoraluciafernandes@yahoo.com.br

    05/06/2012

    Quatro estrelas

    Fernanda! Parabéns pela sua aula! Você é muito criativa!


  • Suely, ESCOLA MUNICIPAL LAURO TUPINAMBA VALENTE , Maranhão - dijo:
    suelly.mendess@hotmail.com

    01/06/2012

    Cinco estrelas

    Fernanda, Aula maravilhosa!!!! Estou trabalhando uma semana de literatura de cordel para alfabetização e sua aula me ajudou muito. Muito obrigada!


  • Hilda Alão, Colégio São Matheus , São Paulo - dijo:
    paulerasantos@hotmail.com

    22/04/2012

    Cinco estrelas

    Ótima a aula. Também emprego o cordel para alfabetização de crianças.


  • Izabel, ... , Pernambuco - dijo:
    carmembel@hotmail.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    amei a aula vale a pena mesmo obrigada p colaboração


  • Edilieta Fernanda, Escola Adventista do Natal , Rio Grande do Norte - dijo:
    edilieta@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito. me ajudou bastante na elaboração do meu projeto de leitura. Parabéns!


  • Luciana, ESCOLA COMUNITÁRIA , São Paulo - dijo:
    luciana.tuti@hotmail.com

    13/08/2011

    Cinco estrelas

    GOSTEI DA SEQUÊNCIA. O TRABALHO COM RIMAS É AGRADÁVEL PARA CRIANÇAS. QUERO TRABALHAR COM ESTE GÊNERO TEXTUAL COM MEUS ALUNOS.


  • Sara Stephany de Almeida Quintão, Sete Lagos , Minas Gerais - dijo:
    sarastephany97@yahoo.com.br

    09/06/2011

    Três estrelas

    Eu gostei muito...Me ajudou a fazer meu trabalho.


  • Ana Flávia, E.M. Carlúcio Castanha , Pernambuco - dijo:
    aninhalacerd@hotmail.com

    07/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desse modelo de aula. Estava procurando uma forma de trabalhar com cordel na minha turma de 2º ano e essa aula foi muito elucidativa. Parabéns!


  • debi, IEEEM , Rio Grande do Sul - dijo:
    debyberwamger@hotmail.com

    09/09/2010

    Quatro estrelas

    adorei são muito boas as sugestões de atividades citadas no plano...


  • veveh, IEEEM , Rio Grande do Sul - dijo:
    verusktk@yahoo.com.br

    09/09/2010

    Quatro estrelas

    adorei essa aula!!!


  • elaine, PMRO , Rio de Janeiro - dijo:
    elaineiekercosta@gmail.com.br

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal, vai me ajudar enriquecer a minha aula sobre cordel Gostei muito


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.